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Re: acelerador kick down

Enviado: 06 Fev 2010, 12:18
por Arr
Dady,
Este "calo" é para dar maior controle ao motorista (pelo menos eu suponho).
Você sabe que acelerando até o "calo" o câmbio permanece na mesma marcha. Se precisar reduzir, para uma ultrapassagem por exemplo, é só acionar o acelerador depois do calo que o câmbio faz o "kick down" e reduz uma ou duas marchas conforme a necessidade.
Com o carro parado (e desligado) esse calo passa uma sensação estranha mesmo, mas andando eu não sinto isso. Por falar nisso fui verificar na Xsara (que ficou com a patroa) onde o acionamento do câmbio automático é todo mecânico, o "calo" é similar ao do C4.

Enfim é isso, na minha opinião o calo serve para dar ao motorista maior sensibilidade no acionamento do kick down
já que eu acredito que esse controle é todo eletrônico.

Agora por que os carros com câmbio mecânico têm esse calo também? Eu vejo duas razões:

- Dar a mesma sensibilidade ao motorista na hora de destravar o limitador de velocidade.
- Economia de custos. Se projeta, fabrica, estoca etc. um só componente que serve para todos os carros.

Re: acelerador kick down

Enviado: 06 Fev 2010, 14:31
por HERON
Dady escreveu:pergunto aos que já tem o carro automático> - É bom isso`...é ruim....ou não é kick ??
Não é bom não. É excelente.
Experimente primeiramente numa via sem trânsito.
Ande de forma tranqüila e, de repente, pise fundo no acelerador para ver o carro se "enfurecer" e correr disparado.
Depois que estiver acostumado, conhecendo bem o carro, teste numa ultrapassagem na estrada (ultrapasse com seguraça!).
Vc pisa e o carro responde. É simples assim.

Re: acelerador kick down

Enviado: 07 Fev 2010, 17:43
por Dady
Pessoal, boa tarde.

olha...ahgradeço muito as respostas. estou realmente ansioso em pegar o carro, pena que ainda vou viajar de Sentra esta carnaval. É um bom carro mas quando a gente troca quer pegar o novo logo.
O meu é o BVA 2.0 gris cendre hatch. podia ter pego o pallas mecanico mas acabei decidindo pelo hatch devido espaço de vaga. Agora não sei se instalo um sensor de ré, me parece que este sensor fica meio "pendurado" no painel.....

voltando ao Kick.....deve ser bom mesmo poder contar com um mecanismo que te garante uma reduzida de marcha.

Vou testar.....o que ocoore é que o pessoal da concessinária não deixa muito vc "testar " o carro numa via boa.

Abç.

Re: acelerador kick down

Enviado: 08 Fev 2010, 13:47
por leokb
[/quote]

Leo, talvez você esteja confundindo o limitador com piloto automatico.

Acho que essa função só influencia no o LIMITADOR não no PILOTO AUTOMÁTICO....

Faz um teste aí, o seu possui o tal estagio no acelerador?[/quote]


Isso mesmo...
eu testei no LIMITADOR de velocidade e NADA aconteceu...
Setei a velocidade para NAO passar de 90 KM/h e quando fiz o teste pisando até o fundo, nada aconteceu e nao senti nehum calo..
acho que esse lance não está disponível no 1.6

Quando ao piloto automático, se eu quiser ou precisar, é só pisar no acelerador que ele vai ate onde quero...

Alguém confirma se este "kick" existe no 1.6 com certeza????

posso estar tanto parado quanto em movimento que não há qualquer indicio de "kick"

Obrigado

Léo

Re: acelerador kick down

Enviado: 08 Fev 2010, 13:50
por leokb
FrEaKaZoiD escreveu:
leokb escreveu:C4 1.6 tem sim limitador e regulador de velocidade.
Esse recurso é padrão de toda linha C4.

O meu carro tb dá um arranque as vezes.. mas até onde eu percebo não tem a ver com estar pisando até o fundo.
A impressao que eu tenho é que ele reage como se estivesse passando uma marcha automáticamente, como se vc estivesse dirigindo um automático. Ele dá um tracozinho, principalmente de 2ª e 3ª marcha.

Quando isso acontece, parece que o carro "acorda" e começa a querer andar de verdade.

Léo
Leo,
Isso q vc está descrevendo é graças ao comando de válvulas variável do motor. Até os 3000RPM o comando regula a abertura das valvulas visando economia e conforto. Qdo vc acelera e mantém uma aceleração constante acima dos 3000 (ou 3500 não lembro agora) RPM o comando aumenta a abertura das válvulas fazendo com que o carro fique mais esperto e responda imediatamente às acelerações.
Esse é o famoso principio V-TEC que a Honda inaugurou no mercado na decada de 90 (guardada as devidas proporções, pois esse motor da PSA obviamente tem outras características e melhorias).

Pra saber mais: http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep ... avel-1.htm

Agora, VSF !!
to a 1,5 ano com meu VTR e ainda to descobrindo coisa !!!!
Isso q já li o manual de cabo a rabo e já enchi o saco do pessoal da concessionaria (aliás, muitos são completamente ignorantes com relação ao carro...)
Vou testar esse trem aí !

ABS
FrEaKaZoiD

Obrigado pela explicação.
É exatamente isso...
quando passo dos 3000 RPM eu sinto esse gas extra...
obrigado tb pelo link para a leitura adicional..

Abraços,

Léo

Re: acelerador kick down

Enviado: 08 Fev 2010, 20:31
por Nico
leo,

No proximo fds pego o carro da Dani e verifico se o 1.6 tem essa função. Depois posto o resultado.

Re: acelerador kick down

Enviado: 11 Fev 2010, 18:11
por twu_raves
Estranho, no meu VTR esse kickdown ativa o Nitro!!
heheheheh

Re: acelerador kick down

Enviado: 12 Fev 2010, 11:23
por leokb
Nico escreveu:leo,

No proximo fds pego o carro da Dani e verifico se o 1.6 tem essa função. Depois posto o resultado.

Valeu Nico.

Na espectativa.

Abraço

Re: acelerador kick down

Enviado: 18 Fev 2010, 14:45
por leokb
dando um UP no tópico.
Nico, alguma novidade?

Esse fds fui pra Angra e mais uma vez fiz o teste pra saber se o carro desliga o Limitador quando pisa até o fundo. Mais uma vez, nada aconteceu.
Valeu,

Léo

Re: acelerador kick down

Enviado: 18 Fev 2010, 20:55
por Dady
Oi pessoal,

Existe algum tópico sobre * espaço interno no hatch *....??
Meu carro será faturado na fábrica dia 22 -2-10...próxima 2a feira.....depois de 10 dias tá na mão.
Espero que de para uma família de 4 pessoas......

abç