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rootavio
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Re: VTR Engasgando

Mensagem por rootavio »

henrique.tomasi escreveu:Vamos lá...

Peguei o carro na concessionária. Infelizmente devido ao trânsito, não deu pra perceber se o carro ficou realmente bom, porém a pequena percepção foi positiva. Vou conseguir dizer com precisão durante a semana.

O valor cobrado pelo serviço mencionado anteriormente também inclui outra situação pertinente ao escapamento, sendo que este serviço representa algo em torno de 100-150 reais do total do serviço.

O serviço da concessionária vem acompanhado de uma garantia de 8 meses livre de quilometragem.

Abs,
Henrique.
Beleza Henrique,

seu retorno é muito importante pois amanhã eu devo levar o meu lá também. Já liguei para o cara da agência para informar sobre o ocorrido, pois como vai ter que olhar o motor então a garantia deles deve cobrir. Também quero arrumar logo isso, é ruim sair de manhã cedo e ter que manter o giro alto pra não engasgar até aquecer.
Mas quanto a esse serviço ao escapamento? Não entendi.

Abs,

Rodrigo
Rodrigo Otávio
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henrique.tomasi
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Re: VTR Engasgando

Mensagem por henrique.tomasi »

Fala, Rodrigo.

Cara, acredito que no meu caso, valeu a pena deixar lá na concessionária. A garantia oferecida também propicia um belo conforto! hehe. Acredito que no seu caso, será efetuado o mesmo procedimento. Já aviso que é necessário deixar o carro lá 2 dias.

Em relação ao escapamento, é o seguinte. O escapamento na parte dianteira do veículo, embaixo do motor possui algumas partes metálicas para isolar o calor proveniente do próprio escapamento. Se eu não me engano, no VTR são 7. A função destes componentes metálicos é somente o isolamento térmico. No meu caso, com a vibração natural do motor e do veículo, estas proteções estavam batendo no próprio escapamento fazendo um barulho metálico irritante. Dava a impressão de ser algo que não estivesse funcionando direito, além de vc ter um VTR funcionando com uma trilha sonora de motor refrigerado a ar né! hehe.

Eu já tinha ido em uma oficina ver este barulho a algum tempo atrás, mais o cara falou que pra arrumar definitivamente, precisaria desmontar algumas peças na região do motor. Aproveitei pra ver isso junto com o engasgue, já que o mecânico lá na Citroen já estava desmontando a região do motor, assim como se precisasse de algum componente como uma presilha, lá certamente teria.

Abs,
Henrique.
Henrique Tomasi Pires
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rootavio
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Re: VTR Engasgando

Mensagem por rootavio »

henrique.tomasi escreveu:Fala, Rodrigo.

Cara, acredito que no meu caso, valeu a pena deixar lá na concessionária. A garantia oferecida também propicia um belo conforto! hehe. Acredito que no seu caso, será efetuado o mesmo procedimento. Já aviso que é necessário deixar o carro lá 2 dias.

Em relação ao escapamento, é o seguinte. O escapamento na parte dianteira do veículo, embaixo do motor possui algumas partes metálicas para isolar o calor proveniente do próprio escapamento. Se eu não me engano, no VTR são 7. A função destes componentes metálicos é somente o isolamento térmico. No meu caso, com a vibração natural do motor e do veículo, estas proteções estavam batendo no próprio escapamento fazendo um barulho metálico irritante. Dava a impressão de ser algo que não estivesse funcionando direito, além de vc ter um VTR funcionando com uma trilha sonora de motor refrigerado a ar né! hehe.

Eu já tinha ido em uma oficina ver este barulho a algum tempo atrás, mais o cara falou que pra arrumar definitivamente, precisaria desmontar algumas peças na região do motor. Aproveitei pra ver isso junto com o engasgue, já que o mecânico lá na Citroen já estava desmontando a região do motor, assim como se precisasse de algum componente como uma presilha, lá certamente teria.

Abs,
Henrique.
E ae Henrique,

de ontem pra hoje já deu pra sentir diferença no carro ? Será que resolveu mesmo ? O meu eu decidir por deixar apenas na próxima semana para não passar o feriado a pé. hehehe.

Abs,
Rodrigo
Rodrigo Otávio
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RodVTS98
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Re: VTR Engasgando

Mensagem por RodVTS98 »

rootavio escreveu: Fala Henrique,

esse orçamento inclui os R$ 145 dos serviços de mecânica ou é apenas o valor para a solução do caso ?

Vou aguardar a solução então. Ainda não fui lá, tomara que você consiga pegar o carro hoje no final do dia e nos passar um retorno positivo. Se puder informar os detalhes também, pois achei sacanagem eles me cobrarem R$ 230,00 apenas para atualizar o software.
Aproveita a oportunidade e vê com eles o que causa essa carbonização, se tem como evitar ou o que pode ser feito para que esta limpeza seja feita apenas em grandes intervalos de tempo.Isso sem dúvida vai ajudar a todos nós a economizar e talvez até melhorar alguns hábitos, evitando este e outros problemas.

Abs,

Rodrigo.
Fala chará!.... Tudo bom?

Bem, acúmulo de sujeira, como relatado pelo henrique, é normalmente devido a três fatores:

1- Gasolina de má qualidade utilizada por período longo;
2- Trocas de óleo feitas em intervalos errados e/ou não trocar filtro de óleo toda vez que troca o óleo;
3- Troca de tipo de óleo (de mineral para sintético ou vice-versa) mantendo o mesmo filtro por duas trocas.

Quanto ao primeiro motivo, é realmente complicado MAS NÃO IMPOSSÍVEL de resolver! Toda vez que for a um posto, peça antes de abastecer para coletarem gasolina de uma bomba (veja de qual bomba eles coletam) e peça para fazerem o teste. Somente abasteça se estiver convencido da qualidade do combustível. Abasteça na mesma bomba da onde a amostra foi coletada, pois isso tbém existe... certos postos, deixam uma bomba com comb bom! E nas demais, deixam combustível adulterado. Lembrem-se, gasolina aditivada ou normal, se forem de má qualidade, tanto faz abastecer com uma ou com a outra. Sempre será ruim!

Quanto ao segundo e terceiro motivo, não importa o que diz a fábrica, o manual do carro, ou o fabricante do óleo!.. Troque SEMPRE o óleo de 5.000 em 5.000km e SEMPRE com o filtro de óleo!.. Tente manter o tipo de óleo do começo ao fim da vida do motor! Se tiver que colocar outro tipo, que seja trocando o filtro e por um óleo comprovadamente melhor em especificação API (os óleos mais avançados atualmente são de API SM).

Seguindo essas regras, as chances do seu motor fica sujismundo será infinitamente menor!

Abraços,
Rodrigo.
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rootavio
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Re: VTR Engasgando

Mensagem por rootavio »

RodVTS98 escreveu:
rootavio escreveu: Fala Henrique,

esse orçamento inclui os R$ 145 dos serviços de mecânica ou é apenas o valor para a solução do caso ?

Vou aguardar a solução então. Ainda não fui lá, tomara que você consiga pegar o carro hoje no final do dia e nos passar um retorno positivo. Se puder informar os detalhes também, pois achei sacanagem eles me cobrarem R$ 230,00 apenas para atualizar o software.
Aproveita a oportunidade e vê com eles o que causa essa carbonização, se tem como evitar ou o que pode ser feito para que esta limpeza seja feita apenas em grandes intervalos de tempo.Isso sem dúvida vai ajudar a todos nós a economizar e talvez até melhorar alguns hábitos, evitando este e outros problemas.

Abs,

Rodrigo.
Fala chará!.... Tudo bom?

Bem, acúmulo de sujeira, como relatado pelo henrique, é normalmente devido a três fatores:

1- Gasolina de má qualidade utilizada por período longo;
2- Trocas de óleo feitas em intervalos errados e/ou não trocar filtro de óleo toda vez que troca o óleo;
3- Troca de tipo de óleo (de mineral para sintético ou vice-versa) mantendo o mesmo filtro por duas trocas.

Quanto ao primeiro motivo, é realmente complicado MAS NÃO IMPOSSÍVEL de resolver! Toda vez que for a um posto, peça antes de abastecer para coletarem gasolina de uma bomba (veja de qual bomba eles coletam) e peça para fazerem o teste. Somente abasteça se estiver convencido da qualidade do combustível. Abasteça na mesma bomba da onde a amostra foi coletada, pois isso tbém existe... certos postos, deixam uma bomba com comb bom! E nas demais, deixam combustível adulterado. Lembrem-se, gasolina aditivada ou normal, se forem de má qualidade, tanto faz abastecer com uma ou com a outra. Sempre será ruim!

Quanto ao segundo e terceiro motivo, não importa o que diz a fábrica, o manual do carro, ou o fabricante do óleo!.. Troque SEMPRE o óleo de 5.000 em 5.000km e SEMPRE com o filtro de óleo!.. Tente manter o tipo de óleo do começo ao fim da vida do motor! Se tiver que colocar outro tipo, que seja trocando o filtro e por um óleo comprovadamente melhor em especificação API (os óleos mais avançados atualmente são de API SM).

Seguindo essas regras, as chances do seu motor fica sujismundo será infinitamente menor!

Abraços,
Rodrigo.
Fala Chará. Tranquilão e contigo ?

Valeu pelas dicas. Como eu peguei meu carro com 57200km era de ser esperar que algum problema qualquer surgisse. Mas agora na minha mão o carro receberá o tratamento que merece :)
Quanto ao óleo eu faço exatamente do jeito que você falou: trocar de 5k em 5k sempre trocando o filtro de óleo. De 2 em 2x trocando o filtro de ar. O lance da gasolina realmente é um problema, normalmente abasteço sempre no mesmo posto, mas uma hora ou outra a gente não vai ter como abastecer no mesmo e é preciso mesmo ficar sempre atento.

Abs,

Rodrigo.
Rodrigo Otávio
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Re: VTR Engasgando

Mensagem por HERON »

RodVTS98 escreveu:não importa o que diz a fábrica, o manual do carro, ou o fabricante do óleo!.. Troque SEMPRE o óleo de 5.000 em 5.000km e SEMPRE com o filtro de óleo!..
Tem certeza disso? Achei um pouco exagerado.
Costumo trocar de 10.000 em 10.000km (óleo semi-sintético), desde meu primeiro carro.
Heron

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henrique.tomasi
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Re: VTR Engasgando

Mensagem por henrique.tomasi »

Fala, Rodrigo (Rootavio).

Cara, hj andei bastante o dia inteiro e o carro ficou bom mesmo! Tanto na partida com o motor frio quanto em baixas rotações, na verdade melhorou em todas as rotações, a resposta é mais plana e não há atraso nas acelerações.

Fala, Rodrigo (RodVTS).

Pelas 3 causas relatadas por você, descarto a terceira (troca de tipo de óleo), visto que todas as trocas efetuei na concessionária. Em relaçã a segunda (troca de óleo em intervalos errados), troquei o óleo apenas 2 vezes, justamente nas revisões de 10 mil e 20 mil respectivamente sendo que por padrão o filtro também foi substituído. Meu carro está com 21.800 KMs e estou seguindo o padrão do manual/montadora, vc acha realmente necessário a troca em intervalos de 5 mil? Já a primeira causa (gasolina batizada) não há o que discutir, não tem como saber na real, mais muito provavelmente colaborou no processo.

Estou pensando em adotar a troca em intervalos de 5 mil, sendo que a próxima troca faria aos 25 mil. Neste caso, utilizarei o óleo recomendado no tópico viewtopic.php?f=18&t=4148.

Abs,
Henrique.
Henrique Tomasi Pires
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lookheed
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Re: VTR Engasgando

Mensagem por lookheed »

Pessoal, deixa eu relatar a solução inusitada deste problema de engasgo do meu VTR.
Ontem deixei o carro na concessioária para efetuar a troca da correia dentada. O mecânico constatou também que a bomba d'água estava "trincada". Fiquei desconfiado pq nunca notei nenhum vasamento no veículo e o sistema de arrefecimento estava ok. Tudo bem, autorizei a troca também. Nem tinha comentado o problema do engasgo em baixas rotações porque precisava do carro no mesmo dia e não podia deixar lá pra verificar do que se tratava.
Não é que pra minha surpresa, quando peguei o carro no fim da tarde e saí da concessionária, o problema tinha simplesmente desaparecido! Hoje andei muito com o veículo também e nada de engasgo, melhorou 100%. Qual será a relação destes 2 itens trocados com esse problema?

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rootavio
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Re: VTR Engasgando

Mensagem por rootavio »

Pessoal,

deixei meu carro na Citroen Matignon Brasília, que por sinal fui muito bem atendido e bastou apenas atualizar o software e o problema foi resolvido. O antigo dono nunca tinha atualizado.
Eles deram uma olhada lá nas válvulas mas não foi o caso de se fazer uma limpeza. Após estes dois dias realmente as engasgadas não ocorreram mais. Portanto foi tudo tranquilo e rápido, porém o próprio supervisor lá da oficina da citroen afirmou que caso haja reincidência do problema é que talvez seja necessário realizar a limpeza.

Abs,

Rodrigo.
Rodrigo Otávio
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Re: VTR Engasgando

Mensagem por henrique.tomasi »

Po, que bom Rodrigo.

O teu foi mais tranquilo.

Abs,
Henrique.
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