Tudo relacionado a personalização da linha C4.
fmiglior
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Re: Quero aumentar a potencia do meu C4

Mensagem por fmiglior »

johnny17 escreveu:
Lincão escreveu:
johnny17 escreveu: Tudo custou uns 1.300 (chip+abafador+filtro).
E com isso você foi de 143cv pra 170cv ou tiveram outras peripércias no meio do caminho?!

Hehhee.....sem peripécias Lincão!

abrxx...
Hahaha o Johnny ainda quero da uma volta nesse VTR!!
EX C4 VTR

johnny17
Membros

Mensagem por johnny17 »

eh só marcar Felipão!
Semana q vem por mim ta ok!

abrxx!
VTR Gris Aluminium, 225/45R18, Aero by Bold. Koyama 8000K H11, Sonar Chrome,DVD Pioneer 5980, Audiophonics 1500w sub 600W, Aux. Ipod RCA - Black vinil roof by Oracal - NASCAR chips, duplo fluxo SIMOTA, abafador by 4D Garage 170cv, Eibach

portocarrero
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por portocarrero »

Amigão, acho que seu mecânico foi bem sincero...

Com mods simples não se consegue mais do que 6 ou 7 cv. Sem entrar no mérito da confiabilidade do dinamômetro utilizado. A verdade é que na grande maioria das vezes o efeito é puramente psicológico. O melhor exemplo disso é a instalação de filtros esportivos (duplo fluxo) ou a troca apenas do silencioso do escapamento. Como o som do motor muda, a emoção aumenta e, também, pensa-se ter mais potência. Já ví vários testes feitos por empresas e revistas sobre a utilização de filtros esportivos, e em alguns casos perdeu-se potência ao invéz de ganhar. (Antes da minha orelha começar a esquentar observem que falei APENAS da troca do filtro, nada sobre remapeamento de central).

A Citroen, assim como qualquer montadora, tira o máximo que pode do motor com o que ele pode oferecer. Se uma simples reprogramação de chip (que para a montadora não teria custo nenhum) aumentasse tanto a potência, esteja certo de que isso viria de fábrica.

Por outro lado, existem vários relatos aqui no próprio fórum de usuários que fizeram a reprogramação (entre outras coisas) e , diga-se de passagem, o conjunto total da obra não fica barato, e conseguiram significativo aumento de potência, chegando por volta dos 170cv. Mas é importante ressaltar, isso os próprios podem confirmar, que se meche nas condições originais do sistema (giro de corte, injeção, etc) deixando-o muito mais exposto a quebras, principalmente se sobreutilizado.

Minha (MINHA!) opnião é que por 20cv não vale a pena. Vou escrever denovo: MINHA!!!! Respeito muito a opnião dos demais. Cada um faz o que quer com o que tem!

Abraço!

mitvix
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Grand Picasso
Contato:

Mensagem por mitvix »

Porto carrero,

Concordo plenamente com você, tenho certeza que mexendo um pouco é possível aumentar a potência, mas ai vem em mente, pô, se dá pra aumentar a potência, porque não o fizeram logo de fabrica, e ai vem uma frase que ouvi em um documentário sobre o bugatti veyron, o carro tem limitador que o impede de ultrapassar de 420 e poucos km/h, pois acima dessa velocidade e potencia o comportamento do carro é imprevisível. Imagine agora um dono de veyron querendo tirar o limitador de velocidade... é mais ou menos o mesmo caso.... que é possível é, será benéfico também? Provavelmente não...

Por isso em termos de mods por enquanto fico só com filtro e abafador mesmo... quando existir um projeto pra troca completa do motor por um do VTS, ai to dentro... por enquanto nao...
Imagem
A família cresceu!!!"

desordeiro
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por desordeiro »

.....
Editado pela última vez por desordeiro em 27 Mar 2011, 16:36, em um total de 1 vez.

portocarrero
Membros

desordeiro escreveu:existem 2 problemas que impedem que a CSS venda automoveis de alta potencia...

1º imposto que seria cobrado .. com isso aumentaria em muito o valor do automóvel.. fugindo da realidade brasileira.. talvez atingindo valores mais que modelos da categoria acima

2º aumento do consumo.. 99% dos brasileiros não querem saber de conforto se o carro for beberrão .. maioria prefere um 1000 básico mas que faça 15km/l na cidade, e se puderem ainda colocam kit gás..

quem quiser uma potencia extra sem gastar muito, investe em um kit nitro ... dura poucos segundos.. mas ninguem usa a potencia máxima o tempo todo mesmo .. xD
Amigão,

Concordo com sua colocação à respeito do consumo, porém, sobre a limitação da potência, no Brasil a lei determina a "fronteira" de potência nos 127cv. Ou seja, veículos com cilidrada maior que 1000cm3 e potência até a 127cv pagam 17% de IPI e acima desta potência pagam 35%. Ou seja, como o C4 já está acima destes 127cv, não é de se acreditar que sua potência esteja limitada intencionalmente por alguma coisa simples!

Vamos que vamos!

Um abraço!

(Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/potencia.htm)

desordeiro
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por desordeiro »

......
Editado pela última vez por desordeiro em 27 Mar 2011, 16:36, em um total de 1 vez.

portocarrero
Membros

desordeiro escreveu:
portocarrero escreveu:
desordeiro escreveu:existem 2 problemas que impedem que a CSS venda automoveis de alta potencia...

1º imposto que seria cobrado .. com isso aumentaria em muito o valor do automóvel.. fugindo da realidade brasileira.. talvez atingindo valores mais que modelos da categoria acima

2º aumento do consumo.. 99% dos brasileiros não querem saber de conforto se o carro for beberrão .. maioria prefere um 1000 básico mas que faça 15km/l na cidade, e se puderem ainda colocam kit gás..

quem quiser uma potencia extra sem gastar muito, investe em um kit nitro ... dura poucos segundos.. mas ninguem usa a potencia máxima o tempo todo mesmo .. xD
Amigão,

Concordo com sua colocação à respeito do consumo, porém, sobre a limitação da potência, no Brasil a lei determina a "fronteira" de potência nos 127cv. Ou seja, veículos com cilidrada maior que 1000cm3 e potência até a 127cv pagam 17% de IPI e acima desta potência pagam 35%. Ou seja, como o C4 já está acima destes 127cv, não é de se acreditar que sua potência esteja limitada intencionalmente por alguma coisa simples!

Vamos que vamos!

Um abraço!

(Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/potencia.htm)
obrigado pela correção e informação =)
imaginava que acima acima dos 150cv o imposto poderia ser maior

Então qual seria o fator que limitaria o aumento de potencia ? custo ? manutenção ? tecnologia para melhorar os motores flex ? ou a velha frase... em time que está ganhando não se mexe ?
Sem dúvida o custo... Para os dois lados, do fabricante e do consumidor.

Do lado do fabricante, um carro mais potente é mais caro para ser fabricado, também porque não se meche apenas na potencia do motor, mas no sistema como um todo: freios, suspensão, câmbio, etc. Veja bem, a KIA por exemplo dá três anos de garantia nos seus carros. Imagine quanto ela gasta a mais no PICANTO, que tem apenas 64cv para garantir que, mesmo com sobreuso, o proprietário não danifique as partes críticas. Agora imagine quanto a KIA gasta para dar esta mesma garantia no SORENTO, que tem em algumas versões, 278cv. Boa parte do conjunto é superdimensionada para que suporte com folga o uso diário durante pelo menos 3 anos e, por consequência também disso, o carro fica mais caro.

Do lado do consumidor, você não paga apenas pela potência, mas também por todas as modificações que este incremento de potência demandou. Algumas para dar segurança ao usuário, outras para dar segurança ao fabricante de que o carro vai aguentar toda esta potência sem esforço excessivo que poderia causar quebra por fadiga em alguma parte. Além disso, o carro mais potente bebe mais, tem seguro mais caro, ipva, etc, etc, etc... Brasil...

Em tempo e aproveitando o gancho, ví uma reportagem do Bob Sharp comentando uma coisa interessante. Se os motores, ao invés de flex, fossem apenas a álcool, a potência seria consideravelmente maior. Uma vez que para que o motor ande com gasolina e álcool a taxa de compressão é mais baixa do que poderia ser utilizando-se apenas álcool. Levanto aqui a questão para os entendidos postarem seus comentários.

Um abraço!!!

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Não é de "5 anos" a garantia da Kia?
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

portocarrero
Membros

VTR2008 escreveu:Não é de "5 anos" a garantia da Kia?
3 ou 5... Tanto faz... O meu é Citroen mesmo... rsrsrsrsrsrs... :)

Abraço!

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”