Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
vagnerflorindo
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Mensagem por vagnerflorindo »

Upando um tópico excelente.

Kbelooooo
Membros
Estado: RS

Mensagem por Kbelooooo »

Já que o tópico foi desenterrado, vou colocar meu pensamento...
O sistema de controle de tração funciona da mesma forma que o ABS.
Ele utiliza o sensor hall montado nos cubos de roda que detecta no caso do abs uma desaceleração muito violenta, rodas travando, ou no caso do controle de tração, uma aceleração muito violenta, rodas patinando. Esse limite, quando o controle entra nao é baixo o suficiente para poder dizer que um pneu com tala maior, com maior aderência vai fazer o controle de tração acionar sem real necessidade.
Eu ando com aro 18 e funciona perfeitamente o sistema, como na abs onde ocorre micro travadas nas rodas, quando arrancamos podemos perceber as micro destracionadas dos pneus.
Em relação ou controle de estabilidade a coisa é um pouco mais discutível...
Temos vários sensores pelo carro, mas eles nao levam em conta o limite de aderência pois o carro é vendido com vários pneus diferentes, e cada dono pode colocar o pneu que quiser também.
O sistema funciona com um conjunto enorme de informações, ele "cria" um eixo imaginário perto do centro de gravidade do carro para perceber se ocorre a saída de traseira, considera o quanto o volante é esterçado e compara com as forças que estão atuando no carro e também com o sensor hall nas rodas para entender se o carro continua na trajetória.
Minha conclusão... O sistema de controle de tração nao é influenciado pela variação roda-pneu e embora o controle de estabilidade permita maior discussão, me faz muito mais sentido o carro com problema da geometria, buchas ou amortecedores estourados, ou até mesmo carregado com MUITO peso ter mais problemas com o esp do que com rodas diferentes.
Caso alguém tenha maiores informações, adoraria discutir e aprender mais sobre o assunto.
Abraço.
Imagem

vagnerflorindo
Membros

Bom, não entendo muito do assunto por isso quero tirar algumas dúvidas.

Oque eu entendi foi o seguinte: Atualmente meu VTR tem rodas de 15'', não vejo a hora de colocar as Resolfen 17'', quando saio forte as 15'' cantam demais, mesmo com o ESP ligado, minha conclusão: AS 15'' POLEGADAS DEFINITIVAMENTE NÃO SERVEM PARA O VTR. Vi que neste tópico pessoas falando que o VTR não aguenta as 17'', mas na minha opinião, só elas servem para ele. As 18'' já predicariam a performance do carro.

As minhas dúvidas são quanto as configurações que deveram ser feitas depois das trocas.
Além de reconfigurar a velocidade terei que ajustar o controle de tração?

Uns falam que sim e outros que não!

filipe411
Membros
Estado: ES
Veiculo: C4 Hatch VTS do Filipe

Mensagem por filipe411 »

Uma vez fuçando no Lexia ou DiagBox não lembro ao certo, vi uma opção para otimização do sistema de frenagem ou ESP ou controle de tração, como disse eu não me lembro bem, que vc definia o tamanho do aro...tinham as opções 15", 16" e 17"...

Abras
Imagem

ThiagoBS
Membros

Mensagem por ThiagoBS »

vagnerflorindo escreveu:Bom, não entendo muito do assunto por isso quero tirar algumas dúvidas.

Oque eu entendi foi o seguinte: Atualmente meu VTR tem rodas de 15'', não vejo a hora de colocar as Resolfen 17'', quando saio forte as 15'' cantam demais, mesmo com o ESP ligado, minha conclusão: AS 15'' POLEGADAS DEFINITIVAMENTE NÃO SERVEM PARA O VTR. Vi que neste tópico pessoas falando que o VTR não aguenta as 17'', mas na minha opinião, só elas servem para ele. As 18'' já predicariam a performance do carro.

As minhas dúvidas são quanto as configurações que deveram ser feitas depois das trocas.

Se vc manter o tamanho do conjunto roda+pneu (aumentando o tamanho da roda, diminui-se o perfil do pneu), não vai haver alteração na velocidade.

No caso da Resolfen, eu uso pneus 225/45 R17
Imagem

vagnerflorindo
Membros

Sim sim Thiagão, mas as recomendades pelo Citroën é perfil 50 né?
ThiagoBS escreveu:
vagnerflorindo escreveu:Bom, não entendo muito do assunto por isso quero tirar algumas dúvidas.

Se vc manter o tamanho do conjunto roda+pneu (aumentando o tamanho da roda, diminui-se o perfil do pneu), não vai haver alteração na velocidade.

No caso da Resolfen, eu uso pneus 225/45 R17

ThiagoBS
Membros

Mensagem por ThiagoBS »

vagnerflorindo escreveu:Sim sim Thiagão, mas as recomendades pelo Citroën é perfil 50 né?
Sei não, é??
ahhaha, quando comprei meu VTR, já veio com esses pneus...
Unica coisa que fiz foi comparar a medida original (195/65 R15) com as que vieram para ver qual a diferença, e deu que a medida 225/45 R17 é 0,05% menor, com uma diferença de 0.036% no velocimetro -- ou seja, diferença irrisória.
Imagem

vagnerflorindo
Membros

É, as medidas que a Citroën recomenda é perfil 50, mas é claro que com o perfil 45 é mais bonito.
Você reajustou?
ThiagoBS escreveu:
Sei não, é??
ahhaha, quando comprei meu VTR, já veio com esses pneus...
Unica coisa que fiz foi comparar a medida original (195/65 R15) com as que vieram para ver qual a diferença, e deu que a medida 225/45 R17 é 0,05% menor, com uma diferença de 0.036% no velocimetro -- ou seja, diferença irrisória.

pedroaniz
Membros
Estado: DF

RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Mensagem por pedroaniz »

O que vem de fabrica é 205/50r17. É exatamente a mesma dimensao total do 195/65r15, 205/55r16, e 225/45r17. Qualquer uma dessas medidas sao ideais pros C4 hatch e vtr. A diferenca do 205/50r17 pro 225/45r17 é que o primeiro é 2cm mais fino, mas a dimensao total é a mesma. Alem disso o 205/50 é mais raro e geralmente mais caro. Eu uso o 225/45.
Meu VTR
-Scorro S202 17'' com 225/45R17
-Sonar Chrome c/ 4300k
-LED neblina
-Eibach
-Meu set: RD4+USBbox > Scosche FAI3A > RockfordFosgate R600-5 Prime > Infinity 6030cs + JBL 638 + Pioneer TS-W254R || Cabos SSL

pedroaniz
Membros
Estado: DF

RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Mensagem por pedroaniz »

Extrapolando, é tambem a mesma dimensao total do 225/40r18, mas esse nao vem original nao, apesar de manter a originalidade.
Meu VTR
-Scorro S202 17'' com 225/45R17
-Sonar Chrome c/ 4300k
-LED neblina
-Eibach
-Meu set: RD4+USBbox > Scosche FAI3A > RockfordFosgate R600-5 Prime > Infinity 6030cs + JBL 638 + Pioneer TS-W254R || Cabos SSL

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”