Olá Pessoal, não li tudo, já devo ter postado algo, mas vou atualizar.
5W30 vs 5W40
- Pesquisem um teste onde em um motor V8 o óleo 5W30 deixou o motor mais frio que os óleos mais espessos, isso porque ele flui mais rápido pelo motor, aumenta a troca de calor.
- Pesquisem informações sobre a bomba de óleo, quando está "cansada" ou não foi projetada para tal, em marcha lenta com 5W30 a pressão fica abaixo do necessário, para quem "anda e para" e tem motor com mais de 100mil km, isso pode ser um problema dependendo das condições do motor.
ACEA A3 vs A5 versão 2012
- Pesquisem que alguns óleos são A3, prefiram A5 mais recente. Existem matérias e gráficos sobre isso.
Teste de cisalhamento (pressão) quente e com superaquecimento
- Vejam que esse engenheiro independente testa vários óleos.
https://540ratblog.wordpress.com/2013/0 ... t-ranking/
Obs:
5º lugar: mobil 1 0W40 que tem um pequeno "FS" ao lado do box preto da marca. É o modelo "full synthetic", saiu de linha nos EUA e nunca vi pra vender no Brasil. Os do mercado livre não são "FS" = 127,221 psi
11º lugar: mobil 1 5w30 Advanced Full Synthetic (tradicional) = 117,799 psi
Índice de viscosidade
- Antigamente me guiava mais pelo "índice de viscosidade" e pelo ponto de "fulgor", mas este blog acima deixou claro que isso nem sempre é referência quando o foco é o desgaste e resistência térmica.
Consumo de óleo
- Testei o Mobil 1 5W30 Advanced Full Synthetic no GLX 1.6 16V 77mil km majoritariamente com gasolina, consumiu menos óleo que o Total/Elf 5W40*. Aparentemente se manteve mais estável depois de 10 mil km (cor mais clara, menor diferença de potência logo após a troca por óleo novo), aparentemente melhorou o consumo (medido no marcador) e sujou menos as velas (válvulas não consigo ver). Hoje está com total/elf 5W40 sintético, talvez volte para o Mobil 1 5W30 antes de completar 80mil km, custa em torno de 50 reais o litro na distribuidora.
*Inicialmente consumiu mais óleo 5W30, até eu identificar falha intermitente no sensor map em uma viagem longa. Ou seja, map com defeito e mistura rica = alto consumo de óleo. Após a troca do sensor, o consumo reduziu muito. Para ter a contra-prova, na troca seguinte voltei a usar o 5W40 Elf/Total, que consumiu mais.
Em meus outros carros uso Elf 5w30 SXR Evolution 900 sintético, custa 21 reais o litro na distribuidora, acho um bom custo-benefício, acima da média do mercado. Elf/Total 5W40 sintético tem o mesmo preço.
PS: na época que meu motor foi fabricado os óleos eram muito inferiores, então mesmo usando um óleo barato como o ELF SXR, seguramente estaremos usando um muito melhor do que o fabricante previu. A escolha vai do uso, do bolso e um pouco do gosto de cada um, mas é claro, nada de 20W50 mineral, nada de 10W40 semi-sintético, nada de 5W30 chinês de 15 reais... é bom ter alguns parâmetros para não levar bucha, como já vi gente que colocou no posto 20W50 mineral no FIT e rodou 15 mil km - óbvio que destruiu o motor (parecia uma escola de samba).
Abs pra turma.