Digos escreveu:Tenho um C4 Hatch auto 2012 e noto um desconforto na redução da segunda para a primeira marcha. Eu digo que é um desconforto pois não é forte o suficiente pra ser considerado um tranco mas certamente é algo que incomoda muito. Conversei com um funcionário da CSS e ele disse que isso é normal mas sei lá não consigo acreditar que seja.
Então, alguém sabe se é normal mesmo esse desconforto na redução da segunda para a primeira marcha?
O veiculo esta com 55 mil km e meu medo é que isso acabe piorando com o tempo.
Abraços
Assim que o comprei, meu C4 tinha um comportamento no câmbio idêntico ao que você descreveu. Não chegava a ser um tranco, segundo o entendimento de "tranco" que se tem aqui no fórum, mas incomodava a ponto de ter que se manter pressionada permanentemente a tecla neve para minimizar o desconforto.
Obtive da css a mesma resposta que deram a você nas duas primeiras vezes que fui fazer a revisão, a ponto de quase me conformar, mas não me conformei. Na terceira revisão fui a uma outra css e, antes de agendar, conversei diretamente com o chefe da oficina detalhando o comportamento do câmbio. Ele se comprometeu a olhar com atenção.
Quando retirei o carro, me emocionei (É sério! Cheguei a marejar os olhos!). Ficou preciso, com as trocas de marcha ocorrendo como se as engrenagens fossem de silicone banhadas em gordura de suíno criado ao som de música erudita.
Conclusões:
- Não se desanime, nem entregue os pontos: há solução, sim!
- Seu câmbio certamente é o AT8, não o antigo AL4.
- Pergunte na css sobre a atualização para o seu câmbio, que é DIFERENTE da realizada no AL4. Ninguém me tira da cabeça que a primeira css onde fiz as primeiras revisões ou não realizou a atualização ou realizou de forma inadequada, dado que me deram informação errada sobre a versão do câmbio do meu C4. Nas duas ocasiões me disseram incorretamente que o meu câmbio era o AL4, não o AT8, como vim a descobrir ao consultar o site da citroen service.
- Use o seu câmbio da forma como ele foi feito para ser utilizado, especialmente ao estacionar. O correto é se transferir o peso para o freio de mão antes de trocar da N para P e vice-versa. Se você não tomar este cuidado, é certo como a Dilma não cai que seu câmbio vai dar problema.
Seu carro, assim como o câmbio dele, é excelente. Mas para ele te dar o que você quer é preciso entender as idiossincrasias dele para ter um relacionamento feliz e prazeroso, assim como ocorre com uma namorada nova e gostosa.