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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 22 Mai 2012, 10:42
por dacoregio
No Stilo os tuchos pararam de bater porque com o Militec diluido no óleo, este ficou menos viscoso, permitindo melhor lubrificação de partes de espessura menor. O mesmo efeito seria alcançado com com o uso de um óleo mais fino, como o recomendado neste tópico (SAE 5W30).

OU até mesmo com a mistura de AGUA no óleo poderia provocar tal efeito de diminuição de viscosidade, mas claro, a capacidade lubrificante iria cair drasticamente.

A melhor coisa para reduzir atrito na partida é óleo pouco viscoso.

O uso de Militec na fabrica da Pirelli em equipamentos não é de espantar. Gente, lido com grandes empresas também (SADIA, Tractebel, Kepler Webber, COAMO, LIQUIGAS, InMetro) e é de espantar o nível técnico de alguns profissionais. Engenheiros que não sabem desenhar ou resolver sistemas equações de 2º grau. Técnicos que não sabem operar dispositivos de medição de dureza.

A tal da pedagogia esta acabando com o nível "resolvedor de problemas" da empresa e busca cada vez mais gente que acredita em milagres.

Daqui algum tempo, alguém mais "sábio" com uma prancheta na mão descobre que o Militec não fez diferença nenhuma no equipamento.

Entendam que, fora o produto não ter efeito perceptível, ele "fala demais". Não existe 20% de melhoria na Mecânica!!! Se gasta milhares de Reais para algo de 3%!!

Um motor de Formula 1 rende absurdos 25%!! O resto vai fora com atrito, calor e ruido.

Respeito também a opinião de quem usa, mas agora ninguém pode dizer que fumou até morrer de câncer porque ninguém avisou que faria mal.

Vejam que a gente não vê o nome Militec na carenagem de carros de competição. A Mobil prometeu 4% de melhora de consumo com o óleo deles. O Militec promete 20%!!! Isso pode ser verdade mesmo?

A empresa do mundo que mais gasta com desenvolvimento de mecânica de eficiência é a Toyota. Torram milhões todos os anos nisso. Dai, chega uma fabriqueta Americana que nem site decente tem, dizer praticamente assim: Os engenheiros japoneses da Toyota não sabem coisa alguma. Nós vendemos eficiência em potes de 60 ml. Voces jogam fora milhões de dólares por ano. Nós já temos a resposta do problema a anos.


Pensem! O que os acionista da Toyota iram fazer!!! Vender as ações?? Ninguém mais vai investir na empresa!! Porra, a Toyota inventou o sistema de qualidade total, o Just in Time!!! A normalização ISO 9000 só existiu porque a ideia começou dentro de uma fabrica da Toyota!!


Coloquem a mão na consciência e pensem se isso esta certo mesmo.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 22 Mai 2012, 10:44
por dacoregio
E a respeito do Mobil 5W30 API SM, já temos coisa melhor.

A Petrobras lançou a linha Lubrax Tecno com viscosidade 5W40 API SN sintético puro. Custa R$ 32 o litro.
Será este óleo que usarei na troca em Outubro, já que não rodarei 10 mil km até lá.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 22 Mai 2012, 12:13
por vicarpir
Sobre o óleo, ouvi dizer que não é aconselhável colocar 100% sintético nos C4...

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 22 Mai 2012, 13:23
por dacoregio
O manual de manutenção orienta o uso de semi-sintetico ou sintetico. De uma olhada lá.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 22 Mai 2012, 13:26
por NovoRei
dacoregio escreveu: O Molykote e o Militec tem efeito identico: Nenhum.
Calma, sao coisas diferentes.

Nao coloco a mao no fogo se o Molykote realmente melhora alguma coisa pois nunca apurei um teste mas é feito de dissulfeto de molibdenio que é lubrificante e suspostamente age como modificador de atrito e/ou desgate no motor dependendo da concentraçao.

Ele é usado em oleo de alta performance.

Subjetivamente ele reduziu o ruído do motor.

A minha unica duvida quanto a ele é como afeta o catalisador e emissoes por conter enxofre.

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Quanto ao oleo lubrax. Apesar de estar escrito 100% sintetico ele nao necessariamente é "sintetico". Tem que saber a base e a classe dele.

#http://motorcycleinfo.calsci.com/Oils1.html

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 04 Jul 2012, 14:30
por C4 VTR ROGER
dacoregio escreveu:E a respeito do Mobil 5W30 API SM, já temos coisa melhor.

A Petrobras lançou a linha Lubrax Tecno com viscosidade 5W40 API SN sintético puro. Custa R$ 32 o litro.
Será este óleo que usarei na troca em Outubro, já que não rodarei 10 mil km até lá.


Olá, é a minha primeira participação no forum, gostaria de saber se é possível o uso deste óleo no C4 VTR, gasolina, pois me parece que as fornecedoras de óleo recomendam no máximo 10w40 se não me engano, seria devido ao variador de fase?
Abraço!

Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 04 Jul 2012, 14:37
por pedroaniz
Ate pelo manual o recomendado é o 5w40 ( pra climas muito quentes 15w50).

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 07 Jul 2012, 13:28
por GuiCastro
Rapaz, vi que você possui um manual de manutenção do C4 1.6... você sabe onde encontra o manual do VTR (C4 Coupé)?? eu procurei e não encontrei !
dacoregio escreveu:Os elementos líquidos naturais e comuns já são da maneira que ele falou. Por exemplo:

Mel: Coloque no frezzer - ele fica duro
Coloque em banho maria - ele fica fino

Assim, o óleo não precisaria de tratamento algum.

Então bolaram o óleo monoviscoso na década de 40. Ele mantinha a viscosidade dentro da faixa de temperatura de projeto. Ou seja, poderia estar 5°C, a viscosidade seria SAE 40. Se a temperatura fosse para 86°C (temperatura tipica do motor a gasolina) ele se manteria em SAE 40.

O Fusca usava esse óleo.

Na decada de 60 apareceu o óleo multiviscoso. Ele teria uma variação de viscosidade com a temperatura.

Segundo How Stuff Works em http://carros.hsw.uol.com.br/questao164.htm ;

"...Os óleos multiviscosos (como 10W-30) são resultado da adição de polímeros ao lubrificante. Os polímeros permitem ao óleo possuir viscosidades diferentes em temperaturas diferentes. O primeiro número indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como no motor na hora da partida e o segundo indica a viscosidade à temperatura operacional.

Em temperaturas frias, os polímeros ficam inertes e permitem que o óleo flua como indicam os seus baixos números (SAE 5). À medida que o óleo se aquece, os polímeros começam a se desdobrar em longas cadeias que impedem o óleo de afinar tanto, como normalmente aconteceria. O resultado é que a 100° C o óleo alcançou o valor indicado pelo número mais alto de viscosidade (SAE 30)..."


Assim, mantenho minha opinião.

Vocês firam a foto acima do Cruze, carro mundial da Chevrolet que indica o óleo 5W30. Não foi a GM brasileira que disse, foi a Americana que supervisiona a mundial.

Segundo o manual de reparação oficial na Citroen (aquele que não nos é disponibilizado e temos que baixar na internet a versão em espanhol), a pagina 19 comenta que o óleo 5W30 é uma configuração que pode ser utilizada.

Baixe e confira:

http://pt.scribd.com/doc/36890625/Manua ... Citroen-C4

Quando tu desliga o motor e passa uma noite, todo o óleo escorre para o carter praticamente.
Ao acionar o motor após este período o óleo deve percorrer as tubulações de lubrificação o mais rápido possível até os pontos de trabalho.

Quem faz isso mais rápido? O óleo fino ou o grosso?

Após o motor estar quente e as folgas internas se elevarem. Que óleo não passara nestas folgas internas? O óleo fino ou o grosso?

Veja a característica do óleo que o nosso colega nos passou acima:

Motul 8100 X-CESS 5W40
Densidade a 15°C (59°F) 0,854
Viscosidade a 100°C (212°F) 14,0 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) 83,1 mm²/s

Índice de Viscosidade 173
Ponto de Congelamnto -39°C
Ponto de Fulgor 228°C
TBN 11,2 mg KOH/g

Significa que:
A 100ºC ele escorre cobrindo uma área pequena por segundo; 14 mm²
A 40ºC ele escorre mais por estar mais fino cobrindo em 1 segundo uma área de 83,1 mm².

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 07 Jul 2012, 16:30
por dacoregio

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 11 Jul 2012, 21:40
por srs
Ola, esta eh a minha primeira participacao no Forum, onde vim para procurar informacoes sobre o Pallas, quem sabe, futuro carro.

Fiquei espantado com a qualidade tecnica das discussoes deste topico, parabens pelo nivel!

Eu venho de veiculos Ford (e foruns); a ford usa o oleo 5W30 desde os motores ZETEC 16V dos Escort (1.8) em 1999, depois com os Rocam 8v (1.6), Zetec 16v (2.0), Duratec (2.0, 2.3 e 2.5), ate os motores atuais; de fato, este oleo tem ajudado estes motores nao somente a funcionar bem, como tambem a, junto com a engenharia dos mesmos, mostrar numeros de economia de combustivel significantes.

Assim, (ainda) nao sei qual oleo a citroen indica para os seus motores, mas eu iria tranquilamente de 5W30 pensando nestes aspectos e nos tantos outros defendidos nas paginas anteriores.

parabens pelo nivel!