marcelomatos escreveu:Prezados,
Após ter sido o "escolhido" para ter problemas com o câmbio AL4, e sensibilizado com a quantidade de usuários do C4C que tiveram/tem o mesmo problema, resolvi manifestar a minha indignação e questionamentos para a Citroen, através do SAC. Vejam a minha redação:
01/02/2012 18:24
Prezados Senhores, Como vocês sabem, sou proprietário de um C4 Hatch GLX 2.0 16v BVA 2010/2011. No final do ano passado, o automóvel apresentava uns trancos quando passava da primeira para a segunda marcha, ou ao contrário, tanto no modo "Drive" quanto no "Sequencial". Na revisão dos 20.000km, reportei o fato à Concessionária Saint Martin (RJ), que solicitou que eu agendasse a análise do automóvel para o início de Janeiro/2012. Assim o fiz, e marquei para o dia 3/1/2012. Conforme o combinado, deixei-o nesta data para análise e, após seguirem todos os protocolos preconizados pela montadora, chegaram à conclusão de que o conjunto do câmbio deveria ser retirado para envio para São Paulo, para reparo na Pat Paulicéia, especializada conveniada à Citroen. Dia 26/1, decorridos 23 dias dentro da CCS, retirei-o. Até agora, o carro tem apresentado funcionamento dentro da normalidade. Ocorre que, mesmo eu tendo sido atendido a contento, percebo que muita gente tem ou já teve, ou mesmo terá o mesmo problema relatado. Por exemplo, sou um dos moderadores do fórum C4Clube (http://www.c4clube.com), que vocês já conhecem. Só lá, contei mais de 60 automóveis, seja o Hacth, Pallas, Picasso e Grand Picasso, na mesma situação. Uma pesquisa rápida no Google ou no Reclame Aqui, por exemplo, apontará uma infinidade de proprietários reclamando do mesmo evento. Ou seja, tanto na Citroen, quanto na Peugeot, ou mesmo na Renault, os problemas tem sido recorrentes. Face ao exposto, não seria interessante que vocês convocassem um recall para todos os modelos que possuem câmbio automático AL4? Há casos, inclusive, que nem mesmo a atualização do software, nem a troca das válvulas solenóides resolve o problema, tendo de partir para a maneira mais drástica, ou seja, o que aconteceu comigo. Gostaria de receber um parecer de vocês, por favor. Obrigado,
Hoje, recebi a seguinte resposta:
Resposta: 02/02/2012 17:02
Olá Sr. Marcelo,
Agradecemos seu contato e informamos que nos responsabilizamos apenas pelas informações disponiveis em nosso site oficial. Todavia, com relação ao assunto abordado informamos que os automóveis estão inseridos numa cadeia produtiva muito complexa. A detecção de uma campanha de recall envolve diversas fases, e não somente as informações divulgadas na mídia, ou na web.
Continuamos à disposição para eventuais esclarecimentos através do telefone 0800 011 8088 , que atende de segunda à sexta-feira, das 08 às 20 horas.
Merci,
CITROËN DO BRASIL.
Se bem entendi, e queria ver se você concordam comigo (e olha que não costumava ir mal nas provas de Português que continham interpretação de texto), eles não entenderam nada do que escrevi.
Aceito sugestões para postar uma resposta. A minha, a primeira que veio à cabeça, é muito mal criada, e estou de cabeça quente para pensar numa melhor no momento, hehehehehe...
Abraços,
====================================================================================================================================================
Prezados,
Vou dizer uma coisa pra vocês: carro, além de ser um meio de transporte, é, para o brasileiro (para mim, pelo menos), um prazer. Tem que ser!
É um bem em que você investe uma grana quase que a fundo perdido (pela desvalorização absurda) para ter, além do transporte, um prazer. Isto é, carro tem que dar prazer...
Desde de que comprei este C4 Pallas, 2010 Exclusive, em setembro de 2010, dando na troca meu saudoso Chrysler PT Cruiser 2.4, 2007 com apenas 8 mil kms, muito mais macio e ágil que este C4, com um cambio Daimler-Benz com auto stick e muito, mas muiiito melhor que este AL4 dos infernos, que não tenho mais prazer em dirigir. Só troquei de carro porque a FIAT comprou o controle acionário da Chrysler e, infelizmente, tirou de linha o PT Cruiser...
Ora, comprei um carro de 80 mil que, hoje, 1 ano e 9 meses depois, com apenas 8 mil km, vale no máximo 45 mil pela FIPE e, em uma troca, não se consegue mais do que 38 mil...
O descontentamento, o desprazer começou já no recebimento do carro zero, em setembro de 2010 (tudo relatado aqui no C4C).
Naquela oportunidade, recebí da Saint Germain, na Barra, o carro com o capô arranhado, revestimento do cofre do motor solto, aquela parte que fica atrás do banco traseiro (seria o bagagito do hatch) torta, as portas da direita desalinhadas, revestimento da soleira da porta traseira direita quebrada, defeitos nos faróis direcionais (faltava uma peça no sensor de altura do eixo traseiro), barulhos de metal atrás, capa interna dos sensores do parabarisa quebrada, barulho no banco dianteiro direito, porta traseira esquerda batendo igual porta de Kombi, direção desalinhada puxando pra esquerda embora o carro esteja (segundo as maquinas de alinhamento) alinhado... Isto, ao que parece, é um defeito de fabrica que afeta milhares... tem até blog sobre isso... Mas a “Creative Tecnologie” nada faz a respeito....
Algumas coisas foram, depois de muito estresse, resolvidas, outras não... barulhos, socos na suspensão, portas desalinhadas, desalinhamento da direção, barulhos mil pela carroceria...
Como não tenho tempo nem saco pra ficar correndo oficina, ficar 30 dias sem carro, batendo boca com um atendente praticamente analfabeto que alega que tudo neste carro é assim mesmo e pronto, estou desistindo do C4. Aliás, da Citroën!
Uma pena... Acho o carro lindo, mas não tenho mais nenhum prazer em tê-lo...
Hoje li aqui no Clube sobre os problemas no cambio.... minha conclusão é que mais cedo ou mais tarde isto vai acontecer com o meu...
Não quero ter um carro que vem desmontado de fábrica e você tem que ficar indo á CCS pedir pelo amor de Deus pra montarem certo pra você e rezar para que não volte mais quebrado ainda... Um carro que te ameaça o tempo todo com problemas seríssimos como este do cambio... e se acontecer fora da garantia....????
Um carro que você compra zero e tem que trocar os amortecedores e molas por outros porque os que vêm de fábrica são uma piada de mau gosto...
Um carro que é atendido por uma rede de concessionárias que estão nas mãos de dois ou três grupos empresariais e que te tratam mal, te passam para trás SEMPRE, com técnicos despreparados que nunca ouviram falar do problema de alinhamento do C4, que sempre te dizem que é normal do carro (de 80 mil reais) socar a suspensão...
Um carro cujo fabricante recebe u e-mail desses e responde o que respondeu... se não são cínicos, são desonestos...
Chega! Pra mim chega mesmo...
Assim que puder vou me livrar dele.... Vou dar na troca por um carro que me de prazer... estou juntando dinheiro...
Abçs.