Página 5 de 6
Re: K&N's Performance Air Intake System
Enviado: 23 Fev 2010, 17:13
por Romero
Cyro escreveu:El Guapo escreveu:...passar por agum local com enchente com esse bocal aí nesta altura, mesmo não estando conectada ao filtro, dá pra imaginar o carro entrando numa poça a certa velocidade a água jorando próximo ao filtro.....
Pois é pensei sobre isso e quem sabe se colocar algum material dentro do tubo, não sirva pra eliminar esse risco. Imagine uma lã de vidro bem porosa. Permita a passagem de ar, mas limita (pelo menos) as grandes gotas de água que entrariam num caso desse. Idéias pra pensar e quem sabe evoluir...
cyrao, esquece essa lã meu...a sucção é muito grande....poderia colocar um filtro de ar mesmo ou um elemento filtrante do tipo cartucho plissado, enfim, mas DE JEITO NENHUM que colocaria esse tubo com entrada assim do jeito que está na segunda foto....é tiro no pé.
Colocaria esse tubo ao lado do milha atrás da grade debaixo...
abs !
Re: K&N's Performance Air Intake System
Enviado: 02 Mar 2010, 21:24
por RodVTS98
Pessoal.
Essa idéia do tubo debaixo do carro, conforme o post do Cyro, é boa!.... Não vai dar problema com sucção de água não!... Uma vez, um preparador me falou uma coisa e eu guardei: "O carro não é um aspirador de pó!..." hehehhehe ou seja, já que esse tubo não está fisicamente conectado ao filtro, a probabilidade de vc aspirar água é muito remota! Por outro lado, com o movimento do carro, o ar frio sugado na frente do carro, será levado a preencher o cofre do motor e melhorar a qualidade do ar aspirado, já que o ar mais frio é mais pesado que o ar quente (presente no cofre do motor pelo aquecimento do motor) e esse vai dispersar o ar quente, melhorando a qualidade do ar admitido.
O ruim, é que isso funciona com algum movimento, ou seja, nos engarrafamentos da nossa querida São Paulo, continuamos aspirando ar quente, mesmo com esse tubo debaixo do carro.
E..., não precisa de lã ou qualquer coisa!... O tubo tem a idéia apenas de conduzir o ar frio para o filtro esportivo, e qualquer elemento dentro desse tubo, mesmo poroso, vai dificultar do ar passar ou até mesmo inviabilizar.
Melhor que nada!.. Mas, não é a solução dos nossos problemas!
Abraços,
Rodrigo.
Re: K&N's Performance Air Intake System
Enviado: 02 Mar 2010, 22:44
por mmbdp
Já que a idéia é jogar ar frio pra dentro do cofre do motor e próximo ao FRILTO esportivo...
A entrada normal de ar já está nula com o FRILTO EXPORTIVO > pode ser retirada a última parte da entrada de ar original (aquela virada pra dentro do motor) > ponham esse tubo aí que ficaria embaixo do carro no lugar dessa última parte > virado pra frente.
Acredito que o ar entraria por esse tubo com mais força do que por baixo do carro (com o carro em movimento) e iria parar exatamente próximo ao FRILTO...
Com a vantagem de ter a caixa inferior pra parar qualquer água que queira chegar à admissão e sem furar o acabamento inferior.
(se falei bobagem, só desconsiderar)
Re: K&N's Performance Air Intake System
Enviado: 03 Mar 2010, 00:54
por Silver Arrow
Tenho acompanhado o tópico com interesse em adquirir um CAI, mas o K&N's Performance Air Intake System é um "tubo" que vai até a frente do carro, por isso entendo que não podemos chamar de CAI, mas sim AI (Air Intake - captador de ar), pois ele capta o ar quente do motor. O CAI deve ser instalado mais embaixo, próximo ao farol de milha, para captação de ar realmente frio, melhorando assim o desempenho do filtro com um fluxo maior de ar frio.
Alguém ja ouviu falar em em CAI ou CAB para os VTR?
· Cold Air Intake (CAI) - Sistema de admissão de ar frio com filtro esportivo e cano longo; é o mais comum. A vantagem deste tipo, vem do fato do comprimento do cano, que tanto é benéfico para ajuste da posição do filtro, com em geral possibilita posicionar a captação em um ponto mais frio dentro do cofre do motor.
· Short Ram - Parecido com o CAI, tem um cano mais curto. A vantagem deste tipo, é ao usar um cano mais curto produz um fluxo ligeiramente mais intenso e menos turbulento.
· Cold Air Box - Sistema semelhante ao original, porém com maior vazão. Este sistema é um dos que pode oferecer melhores resultados de adequadamente dimensionado para as características de seu motor. Aqui, é importante um estudo de mecânica dos fluidos, do contrário o melhor ajuste/dimensionamento, passa a ser meramente empírico (baseado em tentativa e erro, ou experimentação).
Varias vezes vi comentários a respeito de algum tipo de proteção para o filtro, achei esta espuma bem interessante, pois acredito que o elemento filtrante fica interno.
Re: K&N's Performance Air Intake System
Enviado: 03 Mar 2010, 10:49
por brunollo
Gente, A solução da K&N é uma boa ideia paliativa. O ar frio realmente vai alcançar o filtro. E a água não tem força para subir cerca de 40cm e ainda ser jogada com força suficiente no filtro para ser sugada. Como o preparador do Rodrigo disse, motor não é aspirador. Esse é o tipo de instalação usado em muitos carros de corrida. Outros ficam com um CAI e uma tomada de ar bem exposta para captar ar frio diretamente. No segundo caso, em provas na chuva, os carros puxam a água da chuva MESMO pra dentro do motor. A água passa pelo motor e sai pelo escape. Claro, é diferente se o motor puxar água a ponto de fazer um calço hidráulico. MAs vcs têm que lembrar, de qualquer forma, ao passar por uma poça d'água, que estão dirigindo Citroëns, carros baixos, não Land Rovers. E se vcs virem uma área alagada profunda (algo comum em São Paulo) não passem, né?
Re: K&N's Performance Air Intake System
Enviado: 03 Mar 2010, 11:33
por RodVTS98
mmbdp escreveu:Já que a idéia é jogar ar frio pra dentro do cofre do motor e próximo ao FRILTO esportivo...
A entrada normal de ar já está nula com o FRILTO EXPORTIVO > pode ser retirada a última parte da entrada de ar original (aquela virada pra dentro do motor) > ponham esse tubo aí que ficaria embaixo do carro no lugar dessa última parte > virado pra frente.
Acredito que o ar entraria por esse tubo com mais força do que por baixo do carro (com o carro em movimento) e iria parar exatamente próximo ao FRILTO...
Com a vantagem de ter a caixa inferior pra parar qualquer água que queira chegar à admissão e sem furar o acabamento inferior.
(se falei bobagem, só desconsiderar)
Marcelão...
Sem dúvidam, essa é uma boa idéia!.... Já pensei em alterar a captação original do C4, que é virada para o motor, fazê-la virada para a frente, ajudando a preencher o motor com ar frio quando o carro está em movimento!.. É uma boa idéia sim!
O único ponto é, caso vc tenha um filtro esportivo e a caixa de ar original aberta, se o ar que entrar pela frente terá força suficiente para subir. O certo seria termos um tubo de iguais dimensões (tubo cilíndrico) de baixo até o filtro, como na foto do Cyro, assim vc não tem alterações de pressão dentro desse caminho, dificultando do ar subir!
Abração,
Rodrigo.
Re: K&N's Performance Air Intake System
Enviado: 18 Mar 2010, 22:03
por spriteco
Cyro escreveu:Dando uma olhada no site da K&N o modelo de intake do Marco somente é indicado para o motor do VTS, sendo descrito para os 143 hp nossos, o sistema cuja referência é K&N 57-0645. Abaixo o link da brochura de instalação do mesmo:
http://www.knfilters.com/instructions/57-0645_inst.pdf
A questão que me despertou esse sistema, é a forma como ele é colocado, pois o filtro fica na posição que usamos os Simota e similares, com um duto que vem da parte de baixo do carro e parte para cima na direção do filtro, conforme os esquemas abaixo:
Filtro e intake K&N:
Instalação conforme manual:
A pergunta é se este tubo que sai de baixo do carro e sobe até o local do filtro tem alguma especificidade em seu interior, ou apenas um tubo retorcido. Caso seja mesmo apenas um tubo retorcido, bastaria fazer um igual e colocar nos filtros que encontramos por aqui.
TRoquei o meu filtro original hoje por um K&N air Filter 33-2957.
Vantagem? o preço! paguei 130 pila pelo enqanto qe o 57-0645 custa no 650 reais fora o que vai gastar para mandar instalar.
O ronco do carro nao alterou muito mas o carro ficou "puxando" mais! Me parece uma boa alternativa para os que nao querem gastar muito.
Re: K&N's Performance Air Intake System
Enviado: 19 Mar 2010, 15:12
por Cyro
spriteco escreveu:TRoquei o meu filtro original hoje por um K&N air Filter 33-2957.
Vantagem? o preço! paguei 130 pila pelo enqanto qe o 57-0645 custa no 650 reais fora o que vai gastar para mandar instalar.
O ronco do carro nao alterou muito mas o carro ficou "puxando" mais! Me parece uma boa alternativa para os que nao querem gastar muito.
O lance que postei aqui é mais ou menos por ai mesmo. Será que é necessário comprar esse kit da K&N muito mais caro que tem apenas um cano a mais pra tomar ar debaixo do carro e levar até o filtro? O que eu estou pensando seriamente é fazer o tubo igual ao original K&N e colocar na posição, usando um filtro Simota... Vamos ver.
Re: K&N's Performance Air Intake System
Enviado: 19 Mar 2010, 20:59
por MarcoVTS
Amanhã se der vou passar o carro no dino para ver se houve algum ganho, pq aos poucos vou fazendo as modificações nele como a substituição do escape completo e da outra central.
Re: K&N's Performance Air Intake System
Enviado: 20 Mar 2010, 21:20
por MarcoVTS
Nao passei... loja fechada.