Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Re: C4 Hatch - Ar-condicionado alterna entre normal e ventilação

Mensagem por bruno figueiredo »

Com certeza qualquer um que tenha problemas na compra de um carro 0 km, vai ficar muito chateado com isto. E o fato de existirem outros sem problemas, só vai aumentar nossa insatisfação. Neste caso, nossa tendência é procurar acreditar que todos tem o mesmo defeito, e não, que nós é que fomos azarados. Mas como observador, tenho o dever de fazer uma análise isenta do problema. E o que eu posso observar, é que se TODAS as unidades do Hatch 1.6 apresentassem este problema, teriamos muito mais reclamações neste Tópico do que as apresentadas. Devemos lembrar, que a maioria daqueles que busca informações na internet sobre um determinado produto, está tendo algum tipo de problema com ele. Os que estão satisfeitos com o carro, nem entram aqui, simplesmente usam sem se importar com o resto. Por isto, torno a afirmar que o problema do ar condicionado, é uma questão que existe em ALGUMAS unidades, não em TODAS as unidades. Quanto ao mix de vendas dos modelos C4, não posso dizer nada. Nas revistas, vemos apenas o nº total das unidades vendidas de cada modêlo. Na relação, não consta quantos são 1.6, e quantos são 2.0. Mas como o c4clube é um mini conjunto, que reflete o macro conjunto das vendas dos modelos da linha C4, posso dizer que o 1.6 vende bem mais do que o 2.0, pois existem muito mais proprietários por aqui, registrados com o modelo 1.6, do que com o modelo 2.0.
Mas vejam bem, isto não é o mais importante, estamos apenas desviando o foco da questão. O que importa, é que existem unidades com este problema, e mesmo que fosse apenas uma, ainda assim, o problema teria que ser solucionado. Aqueles que estão sendo atingidos por este incomodo, devem tomar todas as medidas necessárias junto as Autorizadas que lhes venderam o carro, e junto a Citroën, pois com certeza, não tem cabimento um carro novo, do nível do C4, apresentar este defeito.

Abs.
Bruno Figueiredo.

KEKAS
Membros
Estado: MT
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Mensagem por KEKAS »

Senhores,

Também sou de Cuiabá, "lugar quente pra danar" he he he

Tenho um C4 PALLAS GLX, e também estou enfrentando problemas com o ar condicionado, que além de não "gelar" com deveria, ainda embaça literalmente ..... ver link viewtopic.php?f=18&t=3789

Não sei se o problema seria coisa exclusiva do motor 1.6 ou "falhas" na linha de montagem, independente do modelo.

Inté

riquati
Membros

Mensagem por riquati »

Bom, findo o prazo para o SAC retornar a ligação, entrei em contato com eles, e novamente com a autorizada... pediram para levar o carro lá (terceira vez), deixei hoje cedo. Mediram o volume de gás no sistema, retiraram o ar, retornaram gás e óleo na medida exata (não tolerância, mas a exata recomendada), verificaram se havia alguma atualização no Software. Aparentemente, tudo ok. Irão testar amanhã o carro, no auge do calor, e se tudo estiver OK, retiro-o à tarde. Tou na torcida, queria que esta incomodação acabasse logo... o carro não está gelando nem à noite, volto da aula e pego um trecho de bairro bem fechado, tenho de abrir os vidros pra aguentar ficar dentro dele.

A chamada no SAC permanece aberta, e estou com o (terceiro) papeleto de O.S. com o mesmo defeito. Vamos ver o que acontece amanhã.

[]s,
Ricardo.

riquati
Membros

Mensagem por riquati »

ah, ia esquecendo: Kekas, o Pallas que experimentei gelava muito bem (um usado, não-flex e mecanico, quase comprei...), o Hatch 2.0 idem. Pode ser que o seu esteja com algum problema de montagem mesmo; o Pallas usado me impressionou o ar dele, inclusive... peguei num dia de semana, uma e meia da tarde com bastante sol, e rodei com ele por quase duas horas, Cuiabá inteira (experimentei bem...kkkk....). Centro (travado), Prainha, Miguel Sutil, Lixeira, Tropical, Areão, California, Av. do CPA, estrada, o ar gelava muito... aliás, foi depois desta volta neste Pallas que eu voltei a considerar a possibilidade de compra de um Citro, e quando venderam este usado voltei e fechei no tal Pallas flex que nunca chegava na Ville. O Hatch eu experimentei antes, um 2.0 manual do TD, não tive boa impressão (até hj acho que ele estava com algum problema, o acelerador tinha um delay dos infernos e o carro não aparentava 151cv de jeito algum)... mas foi AC on o tempo todo, chovia pacas e nem tinha como ficar sem. Gelou bem (até demais) e não desligou o querido compressor do AC... hehe... o Pallas a gasolina me impressionou mais, andou de forma 'compatível' com a potência anunciada, apesar do peso bem maior.

Ví que o seu carro está embaçando bastante o vidro, o meu embaça muito pouco - embora fique a 'marquinha' da saída nele, todos os C4 que ví deixam ela quando a diferença de temperatura é grande... mas nenhuma do tanto que vc. postou na foto. Parece algo ligado à comutação das saídas do ar, pelo jeito. Vc. está levando o seu carro na Ville (CBA) ou na de Varzea Grande???

mmbdp
Moderador
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por mmbdp »

o Pallas que experimentei gelava muito bem (um usado, não-flex e mecanico, quase comprei...) experimentei bem...kkkk.... o ar gelava muito..... hehe... o Pallas a gasolina me impressionou mais, andou de forma 'compatível' com a potência anunciada, apesar do peso bem maior.
Só prá descontrair: EU FAÇO ISSO TODO DIA !!!!!

duducas
Membros
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por duducas »

Fala riquati,

andei um pouco ausente aqui pois estava viajando de férias.
Li os outros posts e é visível que tem muita gente passando pelo mesmo problema. Ná época que comecei a reclamar era o primeiro, agora já tem mais gente.
Vou aproveitar que ainda tenho uns dias de folga e fazer uma nova visitinha a concessionária. Até porque meu carro está com 15mil km e a garantia de 1 ano acaba ainda esse mês. Vou ver se tem novidades quanto ao funcionamento precário do ar condicionado.
Ah, só mais uma coisa. Eu tenho exatos 12 O.S emitidos pela concessionária toda a vez que deixava o carro lá na tentativa de resolver o problema. É que no meu caso fui pioneiro no assunto e um dos primeiros a comprar essa versão. Só pra fazerem entender o que acontecia foram umas 5 vezes. E outra, peguei o carro umas 4 vezes com a promessa de que estava resolvido.
Fica a dica então: quando for buscar, vá com tempo para testar e, se for o caso, devolver no mesmo dia.
Realmente o pessoal é atencioso e educado, mas não queremos apenas cortesias, queremos a solução do problema.
Estou acompanhando atentamente a solução de seu problema e na torcida para que eles resolvam e possamos ficar plenamente satisfeitos com o carro.
Abraços

riquati escreveu:Bom, findo o prazo para o SAC retornar a ligação, entrei em contato com eles, e novamente com a autorizada... pediram para levar o carro lá (terceira vez), deixei hoje cedo. Mediram o volume de gás no sistema, retiraram o ar, retornaram gás e óleo na medida exata (não tolerância, mas a exata recomendada), verificaram se havia alguma atualização no Software. Aparentemente, tudo ok. Irão testar amanhã o carro, no auge do calor, e se tudo estiver OK, retiro-o à tarde. Tou na torcida, queria que esta incomodação acabasse logo... o carro não está gelando nem à noite, volto da aula e pego um trecho de bairro bem fechado, tenho de abrir os vidros pra aguentar ficar dentro dele.

A chamada no SAC permanece aberta, e estou com o (terceiro) papeleto de O.S. com o mesmo defeito. Vamos ver o que acontece amanhã.

[]s,
Ricardo.

KEKAS
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Mensagem por KEKAS »

riquati escreveu:ah, ia esquecendo: Kekas, o Pallas que experimentei gelava muito bem (um usado, não-flex e mecanico, quase comprei...), o Hatch 2.0 idem. Pode ser que o seu esteja com algum problema de montagem mesmo; o Pallas usado me impressionou o ar dele, inclusive... peguei num dia de semana, uma e meia da tarde com bastante sol, e rodei com ele por quase duas horas, Cuiabá inteira (experimentei bem...kkkk....).

O Hatch eu experimentei antes, um 2.0 manual do TD, não tive boa impressão (até hj acho que ele estava com algum problema, o acelerador tinha um delay dos infernos e o carro não aparentava 151cv de jeito algum)...
Olá riquati,

Comprei na Ville de Cuiabá.

Você deu sorte de poder rodar com o carro. Quando fui testar, a vendedora só deixou eu chegar no trevo da UFMT, dizendo ser este o percurso para test drive, Imagem

Quanto ao delay do acelerador, o Pallas também apresenta, mais já me acostumei......

Sorte na resolução do seu problema...

Inté

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Hoje lendo uma matéria no site "best car", me deparei com o seguinte texto:

"A complexidade da inteligência adotada pela marca (Peugeot/Citroën) é tanta, que até mesmo a falha do termômetro que informa aos usuários a temperatura ambiente externa pode desativar o sistema de ar-condicionado.

A explicação é simples: sem acessar a informação, o sistema entende que a temperatura ambiente é zero graus, e com isso desativa o sistema de ar-condicionado, pois não faz sentido o usuário querer ligar o equipamento no frio. Além disso, o carro entende que há gelo na pista e aciona o programa de baixa aderência do câmbio automático, fazendo com que o carro se movimente como se estivesse em pista escorregadia.

Assim, se por acaso algum dia um cliente ... chegar a oficina reclamando que o ar-condicionado parou de funcionar e sentiu o carro mais lento na arrancada, verifique se o termômetro da temperatura externa ... está funcionando."

Logo me lembrei deste Tópico, que reune as reclamações daqueles que não estão satisfeitos com o desempenho de seus condicionadores de ar. Não custa nada verificar se pode ser um simples termometro com defeito.

Abs.
Bruno Figueiredo.

riquati
Membros

Mensagem por riquati »

Bruno, agora me bateu uma luz... no painel, ele indica a temperatura correta (41 graus, 43 graus, etc)... mas será que existe outro sensor de temperatura além deste do display?? Algum sensor da IE, que o software leia e interprete... pode ser mesmo.

Liguei lá na concessionária, dizem que o sistema está rigorosamente dentro dos parâmetros da fábrica... mas será que testaram os sensores do motor tbem??? Outro que me preocupa, não conheço a IE dele, mas normalmente há ou um MAP ou MAF... e o desligamento ocorre em determinada carga no motor (p.ex., subidas)... se a leitura não for correta, explicaria isto também.

abração,
RIcardo.

riquati
Membros

Mensagem por riquati »

Senhores, boas notícias... peguei o carro ontem na Ville (citro daqui), o software já era a última versão e a configuração era para países muito quentes. Retiraram o ar do sistema (circuito do AC), injetaram o óleo (normal) e deixaram a quantidade exata do gás; experimentei ontem em trânsito pesado, sem recirculação, ficou bem melhor. Diria que tá 70%, não desligou o compressor quase, e só em semáforos sentia-se alguma perda de refrigeração (não chegou a incomodar). Vou aguardar um daqueles dias de 43, 45 graus (coisa fácil por aqui) para saber se realmente resolveu; ontem, com 39 graus, foi sossegado andar assim (vidros fechados, AC sem recirculação, velocidade 3).

Com a recirculação ligada, o ar realmente gela; sem ela, ficou em um patamar confortável, ao menos. Antes, com o compressor desligando, eu era obrigado a abrir os vidros, ou ficar respirando o mesmo ar por muito tempo. Daqui a alguns dias, posto novamente o resultado.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”