Pelo contrário, o carro gruda mais porque o pneu não dobra. O pessoal em Track Days usa a calibragem bem acima do manual. Já ouvi de piloto que corria em Interlagos (fazem muitos anos, acho que era paulista de marcas onde usam compactos nacionais preparados para pista) que na chuva usava 52 libras para os sulcos não "fecharem" e ocorrer a aquaplanagem.eduardoapena escreveu:Mas os pneus cheios além do recomendado não diminui a aderência?
E o desgaste da banda não fica irregular?
Onde a calibragem alta perde aderência é fora do asfalto como estradas de terra, grama ou barro, pq neste caso a área de contato aumenta ganhando tração em um piso de baixo atrito. Como a velocidade (e a aderencia) é mais baixa, não tem o problema do pneu dobrar.
O problema da calibragem alta é que vai proporcionalmente perdendo conforto em pisos ruins, paralelepipedo, etc. Por outro lado ajuda a evitar rodas amassadas e cortes ou bolhas nos pneus.
Se não me engano os VTRs vinham com etiqueta de 35psi. Minha Xsara Break com roda 14 perfil alto é 32psi. Xsara Hatch do meu irmão com rodas 15, 36psi.
Acho que equipe de engenheiros estágiarios da PSA Mercosur baixou a calibragem para 30psi para minimizar as reclamações de "dureza" do carro, mas na minha opinião ficou baixo demais. Pode-se usar 35/36 libras sem medo de desgate irregular. Já rodei mais ou menos uns 10.000km com 36psi e não há sinal de desgate excessivo no centro da banda.
Agora estou com 38 na frente, vou experimentar mais um pouco para decidir se mantenho ou volto para as 36.