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Re: TRANSMISSÃO AUTOMATICA AL4 A "FAMOSA"
O meu sei que está transparente pois tem um pequeno vazamento no radiador de óleo que ja comprei a junta pra trocar
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Re: TRANSMISSÃO AUTOMATICA AL4 A "FAMOSA"
pclinkgmor, qual a km do seu carro??miltonmsj escreveu:Olá, tive um problema no sensor de aceleração do câmbio. Na oficina que fiz o concerto o mecânico me explicou que o óleo do câmbio Citroën é um óleo "FOR LIFE" para vida toda, ocorre que em alguns casos é necessário a troca por sujeira no óleo, no meu caso ele levantou o carro colocou um nível, para deixar o carro nivelado e fez a verificação do estado e nível do óleo, ele me mostrou que estava perfeito o nível e a qualidade. Tinha um C4 sedan fazendo troca das eletrovalvulas (150mil rodados) o óleo estava preto e grosso, segundo ele nesse caso deve se fazer a troca do óleo, pois o correto é ser transparente.
Milton, obrigado pelos esclarecimentos.
Eu sempre temi demais esse câmbio automático, pois sempre ouvi falar mal dele. Eu estava ultra satisfeito com um Linea, e surgiu uma oportunidade ótima nesse Pallas e resolvi arriscar... Andei muito no carro e o câmbio estava ótimo, o que me fez fechar o negócio. O pus na estrada logo de cara numa viagem de quase 300 km e foi só alegria.
Porém, fuçando o fórum aqui em outros posts, ouvi muita gente dizendo que o óleo da AL4 deve ser trocado a cada 40.000 kms, de forma preventiva, pois o problema é que pelo fato do câmbio não possuir radiador de óleo, e sim um trocador de calor, a temperatura de funcionamento da caixa se torna mais alta, principalmente em condições severas, e com isso o óleo se deteriora muito e daí inicia-se o desgaste prematuro das eletroválvulas, que começam a trabalhar com mais pressão no sistema.
Conforme relatei, o câmbio do meu carro, não sei se já foi trocado o óleo ou não. O melhor profissional aqui de onde moro (Maceió), disse que não dá pra ver como está o óleo sem efetivamente abrir o câmbio, daí andou no meu carro e disse que o câmbio está perfeito, que a durabilidade do óleo está diretamente condicionada ao tipo de uso do carro, pois ele já mexeu em câmbios AL4 com 180.000kms que tinham suas eletroválvulas ainda boas, bem como já pegou carros pouco rodados e com problema na eletroválvula. Disse também que o câmbio começa a dar sinais nítidos logo no início do problema, começando a apresentar hesitações nas trocas de marcha e trancos.
O meu dilema agora é este, se troco logo o óleo, (pode ser que tenha sido trocado e esteja novo ainda), ou se rodo mais tempo para realizar a troca.
Em todo caso, muito obrigado pelas suas informações, pois ao saber que seu Pallas só mexeu nas eletroválvulas com 150.000kms, me tranquiliza bastante pois como o meu tem agora 89.000 e todo aprox. 1.000 por mês, tenho muito chão pela frente!
Abs!
Márcio
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Re: TRANSMISSÃO AUTOMATICA AL4 A "FAMOSA"
Braga, eu arriscaria dizer que seu óleo nunca foi trocado, pois é raro alguém se preocupar em fazer essa troca com 40 mil km. E já que o segundo dono não trocou, eu diria que ainda é o original.
Se o carro fosse meu, eu trocaria agora, mas isso é coisa minha. Fazendo isso eu garanto que o carro está com óleo que eu conheço. Sinceramente nunca ouvi falar que ao trocar por um óleo novo, pode dar problema na eletrovalvula, mas vai saber né!
Então, dito isso, meus passos seriam:
Procurar mais 2 opniões sobre o fato da eletrovalvula zikar com óleo novo e em seguida fazer a troca do óleo e talvez das tais peças que ele falou (dependendo em saber se isso realmente procede)
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Re: TRANSMISSÃO AUTOMATICA AL4 A "FAMOSA"
O meu está com 60.000 tinha começado a dar trancos de 1ª para 2ª, por isso levei nessa oficina (SP), na oficina em que fui tinha um pallas com 150.000, e nesse carro que o mecânico me mostrou a diferença entre os óleos. Pena você não ser de SP, esse mecânico é um Sr. espetacular, atencioso. pegou um cambio AL4 que estava aberto e me mostrou como funciona, oque tem dentro e explicou em quais situações a real necessidade de abertura do cambio, segundo ele tem muitas pessoas que dizem que precisa abrir o cambio para qualquer manutenção, apenas para aumentar o preço do serviço.
O meu é um C4 hatch exclusive automático 2010/2011, sou o segundo dono tirando esse problema que tive o carro é um espetáculo, estou muito contente com minha compra. Estou com ele a 11 meses.
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Re: TRANSMISSÃO AUTOMATICA AL4 A
Caro Leo!!leokb escreveu:Braga, eu arriscaria dizer que seu óleo nunca foi trocado, pois é raro alguém se preocupar em fazer essa troca com 40 mil km. E já que o segundo dono não trocou, eu diria que ainda é o original.
Se o carro fosse meu, eu trocaria agora, mas isso é coisa minha. Fazendo isso eu garanto que o carro está com óleo que eu conheço. Sinceramente nunca ouvi falar que ao trocar por um óleo novo, pode dar problema na eletrovalvula, mas vai saber né!
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Muito obrigado pela opinião!! Sou seu conterrâneo, mas moro em Maceió desde 2012.
Sobre seu ponto de vista, concordo. O que me espanta, é que se o óleo não foi trocado, como essa caixa está funcionando perfeita até os dias de hoje, com quase 90.000 kms? Isso que me leva a pensar que já pode ter sido trocada.
Eu vou voltar a falar com o profissional que levei aqui. Ele é o melhor da cidade e me foi indicado como o único hábil em mexer no câmbio. Na visita que fiz em sua oficina, (oficina simples, na garagem de casa inclusive, mas com ferramentais e equipamentos adequados), recebi uma aula de mais de 1h sobre o funcionamento desse câmbio e demais automáticos. Gostei muito dele, muito atencioso e altamente conhecedor de câmbios auto, pelo que pude avaliar. Conforme disse, ele me informou do risco por conta da possível alteração de viscosidade, caso o óleo do meu câmbio já esteja muito saturado.
Bom, vou ver se nos próximos dias falo com ele e daí atualizo vcs!!
Forte abraço!!
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Re: TRANSMISSÃO AUTOMATICA AL4 A "FAMOSA"
M. Braga, não se espante. Meu carro desde zero tem 110 mil km, nunca foi trocado o óleo. Funciona perfeito.
Eu estava planejando trocar o óleo com 120 mil... mas não sei, vamos esperar...
O principal problema é que na "troca", só se troca realmente 4 dos 6 litros de óleo, então ou desmonta tudo para trocar (o que meu mecânico - que é especializado em automáticos - disse que não compensa fazer) ou faz duas ou três trocas parciais para eliminar o máximo de óleo velho. Ou ainda economiza a grana da troca para usar quando precisar reparar o câmbio todo mesmo, já que o AL4 é um dos automaticos mais baratos para recondicionar (fora das concessionárias, óbvio).
Sei que quando se faz a troca tem que "zerar" via scanner o contador de uso do câmbio para ele se adaptar aos novos parâmetros.
Problemas prematuros de eletroválvulas foram comuns na linha C4 até 2011 que vinham com eletroválvulas da Acutex. Com da Borgwarner pouco dá de problema. As minhas foram trocadas em garantia aos 18 mil km. Tudo normal desde então.
Eu estava planejando trocar o óleo com 120 mil... mas não sei, vamos esperar...
O principal problema é que na "troca", só se troca realmente 4 dos 6 litros de óleo, então ou desmonta tudo para trocar (o que meu mecânico - que é especializado em automáticos - disse que não compensa fazer) ou faz duas ou três trocas parciais para eliminar o máximo de óleo velho. Ou ainda economiza a grana da troca para usar quando precisar reparar o câmbio todo mesmo, já que o AL4 é um dos automaticos mais baratos para recondicionar (fora das concessionárias, óbvio).
Sei que quando se faz a troca tem que "zerar" via scanner o contador de uso do câmbio para ele se adaptar aos novos parâmetros.
Problemas prematuros de eletroválvulas foram comuns na linha C4 até 2011 que vinham com eletroválvulas da Acutex. Com da Borgwarner pouco dá de problema. As minhas foram trocadas em garantia aos 18 mil km. Tudo normal desde então.
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Re: TRANSMISSÃO AUTOMATICA AL4 A "FAMOSA"
Milton, Obrigado pela resposta!!! Mas infelizmente estou muito longe de SP (2.400 kms)Arr escreveu:M. Braga, não se espante. Meu carro desde zero tem 110 mil km, nunca foi trocado o óleo. Funciona perfeito.
Eu estava planejando trocar o óleo com 120 mil... mas não sei, vamos esperar...
O principal problema é que na "troca", só se troca realmente 4 dos 6 litros de óleo, então ou desmonta tudo para trocar (o que meu mecânico - que é especializado em automáticos - disse que não compensa fazer) ou faz duas ou três trocas parciais para eliminar o máximo de óleo velho. Ou ainda economiza a grana da troca para usar quando precisar reparar o câmbio todo mesmo, já que o AL4 é um dos automaticos mais baratos para recondicionar (fora das concessionárias, óbvio).
Sei que quando se faz a troca tem que "zerar" via scanner o contador de uso do câmbio para ele se adaptar aos novos parâmetros.
Problemas prematuros de eletroválvulas foram comuns na linha C4 até 2011 que vinham com eletroválvulas da Acutex. Com da Borgwarner pouco dá de problema. As minhas foram trocadas em garantia aos 18 mil km. Tudo normal desde então.
Arr, obrigado por mais essa informação. Sua informação é compatível com a que este profissional que me atendeu falou, onde alegou que já pegou Pallas com altíssimas kms que nunca haviam dado problema antes, inclusive ele me relatou sobre essas marcas da válvulas.
A questão é que por tantos e tantos anos eu sempre ouvi falar mal desses câmbios e também presenciei dos casos próximos.... Comecei a saber dessas panes em 2009, quando um amigo teve um Peugeot 406 Familiale (perua) automático. Dirigi muito ele, carro muito confortável e prazeroso, mas bastante capado pra andar. Pelo que sei, aquele carro tem o mesmo motor 2.0 e câmbio do Pallas, mas de fato a diferença de desempenho é gritante (o Pallas anda MUITO MAIS), bem como o câmbio, que no Pallas faz trocas e reduções mais rápidas .Obviamente atribuo isso ao ano do carro, ele era 2001, e de lá pra cá sabe-se que muitos aprimoramentos foram feitos nesse câmbio e o motor passou a ter mais potência (tinha 135cv).
Meu amigo teve os famosos problemas nesse câmbio, que começou a dar trancos horríveis e travar em terceira. Levou por várias vezes ao um mecânico nosso e o problema persistiu, até que levou num profissional de câmbio automático e foi sanado o problema, onde logo depois ele vendeu o carro.
Nessa época eu tinha um maravilhoso Marea 2.4 20v manual (foguete para andar) e desde então passei a acompanhar esse câmbio e sempre fui vendo as mesmas queixas, passando por 307, Pallas e 407 2006, que um outro amigo meu teve em 2010 e também passou por problemas dos trancos e câmbio travando em terceira.
Então é isso Arr, eu vou trocar mais uma ideia com esse profissional aqui e dou notícias pra vcs!
Forte abraço!
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Re: TRANSMISSÃO AUTOMATICA AL4 A "FAMOSA"
Tenho também uma Xsara Break com o motor de 136cv e câmbio ZF. A diferença de "pegada" em baixa (antes dos 3000rpm) para o C4 é bem sensível. A razão principal foi a adição do comando de admissão variável que melhorou muito a resposta em baixas e deu um pequeno plus em altas. Como também só ando no álcool sobram mais alguns cavalinhos ;-)
Na minha opinião os responsáveis pela má fama do AL4 são os próprios concessionários que apresentam orçamentos "terroristas" com valores absurdos para qualquer probleminha. Exceto a troca das solenóides ou recarregamento de software, outros serviços eles não fazem. Se precisarem abrir a caixa, terceirizam.
Junte-se a falta de informação, a caixa vira uma "bomba" pra muita gente.
Felizmente hoje em dia se tem acesso muito mais fácil às informações e também há muito mais profisionais capacitados para mexer com as caixas automáticas de modo geral.
No meu caso mesmo os solenóides apresentaram defeito pela primeira vez aos 6.000km. Estava saindo para uma viagem de mais de 2.000km ida e volta. Não fossem as leituras dos relatos aqui no próprio C4 Clube, não teria viajado com o carro.
Na primeira revisão, logo que voltei, aos 8500km, a concessionária me enrolou com uma atualização de software. Já sabia que o defeito ia voltar, como realmente voltou ao redor dos 15.000km, mas felizmente o carro ainda estava em garantia na segunda revisão e tiveram que finalmente trocar as peças.
Na minha opinião os responsáveis pela má fama do AL4 são os próprios concessionários que apresentam orçamentos "terroristas" com valores absurdos para qualquer probleminha. Exceto a troca das solenóides ou recarregamento de software, outros serviços eles não fazem. Se precisarem abrir a caixa, terceirizam.
Junte-se a falta de informação, a caixa vira uma "bomba" pra muita gente.
Felizmente hoje em dia se tem acesso muito mais fácil às informações e também há muito mais profisionais capacitados para mexer com as caixas automáticas de modo geral.
No meu caso mesmo os solenóides apresentaram defeito pela primeira vez aos 6.000km. Estava saindo para uma viagem de mais de 2.000km ida e volta. Não fossem as leituras dos relatos aqui no próprio C4 Clube, não teria viajado com o carro.
Na primeira revisão, logo que voltei, aos 8500km, a concessionária me enrolou com uma atualização de software. Já sabia que o defeito ia voltar, como realmente voltou ao redor dos 15.000km, mas felizmente o carro ainda estava em garantia na segunda revisão e tiveram que finalmente trocar as peças.
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Re: TRANSMISSÃO AUTOMATICA AL4 A "FAMOSA"
Só para relatar
Meu c4 pallas de ano 2007/2008 foi comprado de único dono a 8 meses, sendo que o comprei com 153 mil km, segundo o dono deu problema nas eletrovalvulas que foram trocadas em garantia, depois disso nunca mais deu problema, hoje meu c4 tem 168 mil todo original. o óleo ainda é amarelo claro, sei disso pois esta com um pequeno vazamento no trocador de calor.
Realizarei a troca das juntas do trocador de calor nesse final de mes e completar o óleo se necessário.
Tive e tenho ainda muitas dúvidas se troco ou não o óleo, só não troquei porque na minha região é difícil encontrar quem troque
Meu c4 pallas de ano 2007/2008 foi comprado de único dono a 8 meses, sendo que o comprei com 153 mil km, segundo o dono deu problema nas eletrovalvulas que foram trocadas em garantia, depois disso nunca mais deu problema, hoje meu c4 tem 168 mil todo original. o óleo ainda é amarelo claro, sei disso pois esta com um pequeno vazamento no trocador de calor.
Realizarei a troca das juntas do trocador de calor nesse final de mes e completar o óleo se necessário.
Tive e tenho ainda muitas dúvidas se troco ou não o óleo, só não troquei porque na minha região é difícil encontrar quem troque
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Re: TRANSMISSÃO AUTOMATICA AL4 A "FAMOSA"
Arr escreveu:Tenho também uma Xsara Break com o motor de 136cv e câmbio ZF. A diferença de "pegada" em baixa (antes dos 3000rpm) para o C4 é bem sensível. A razão principal foi a adição do comando de admissão variável que melhorou muito a resposta em baixas e deu um pequeno plus em altas. Como também só ando no álcool sobram mais alguns cavalinhos ;-)
Na minha opinião os responsáveis pela má fama do AL4 são os próprios concessionários que apresentam orçamentos "terroristas" com valores absurdos para qualquer probleminha. Exceto a troca das solenóides ou recarregamento de software, outros serviços eles não fazem. Se precisarem abrir a caixa, terceirizam.
Junte-se a falta de informação, a caixa vira uma "bomba" pra muita gente.
Felizmente hoje em dia se tem acesso muito mais fácil às informações e também há muito mais profisionais capacitados para mexer com as caixas automáticas de modo geral.
No meu caso mesmo os solenóides apresentaram defeito pela primeira vez aos 6.000km. Estava saindo para uma viagem de mais de 2.000km ida e volta. Não fossem as leituras dos relatos aqui no próprio C4 Clube, não teria viajado com o carro.
Na primeira revisão, logo que voltei, aos 8500km, a concessionária me enrolou com uma atualização de software. Já sabia que o defeito ia voltar, como realmente voltou ao redor dos 15.000km, mas felizmente o carro ainda estava em garantia na segunda revisão e tiveram que finalmente trocar as peças.
Arr, creio que a diferença na Xsara Break seja menor do que a que notei na PUG 406, haja visto que essa deve ser consdieravalmente mais pesada que a Break. Lembro que o carro era bem capadinho mesmo, não dava nem ânimo pisar... Ainda mais naquela época, que eu estava mal acostumado com desempenho, haja visto que o Marea 2.4 20v é um foguetinho em qualquer rotação.
Sobre o Pallas, vc deu sorte de ter a garantia. A do meu carro expirou, que foi adquirido no fim de 2010, já se foi.
Qual a km do teu carro hoje?