Página 6 de 13

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Enviado: 20 Nov 2009, 21:23
por BICUDO
leo_lns escreveu:Bom, fiz isso no meu ontem e nao percebi diferença nenhuma. hehehe

Fiz no meu hoje e nada....tá normal....bom...vamos deixar para amanhã no encontro quem sabe alguem que já fez e notou diferença possa fazer no meu.....
é isso ai...

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Enviado: 20 Nov 2009, 22:50
por MarcoVTS
Rapaz o bicho está endiabrado....rsssss melhorou em baixa e em alta o bicho ficou mais agressivo.
Esse tópico merece ficar fixo.

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Enviado: 20 Nov 2009, 22:57
por foxmc
O que mais me deixou feliz nesse tópico é que... É O ÚNICO FÓRUM DA NET INTEIRA QUE TEM ESSA DICA! Nenhum dos gringos que tem C4 desde 2004 sabe disso! (É porque eles não tem o James Bondfinger HAHAHA)

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Enviado: 20 Nov 2009, 23:54
por boldfinger
foxmc escreveu:O que mais me deixou feliz nesse tópico é que... É O ÚNICO FÓRUM DA NET INTEIRA QUE TEM ESSA DICA! Nenhum dos gringos que tem C4 desde 2004 sabe disso! (É porque eles não tem o James Bondfinger HAHAHA)
hehehehe...valeu Fox!!!!!

Galera, voltando um pouco ao topico...fiz uns testes hj bem esclaredores... dicas:

1) nao precisa sair esgoelando, mas sim levar a rotaçao ateh a faixa vermelha (ir acelerando gradualmente...uma hora o motor 'pede' pra passar pra 2°, mas continue acelerando ateh a faixa vermelha)

2) Qto engatar a segunda...tentei fazer sem ao movimento duplo, ou seja, engatando direto... dah certo mas em todas tentativas o cambio esgarra, mas FUNCIONOU A PROGRAMAÇAO do mesmo jeito...

3) Mesmo engatando a segunda, continue acelerando pra valer ( soh tome cuidado pra garantir ter pista pra fazer isso...fiz em um lugar meio esburacado, a segunda foi tao forte q nem deu tempo de desviar de uma cratera hhahahah)

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Enviado: 21 Nov 2009, 00:05
por bruno figueiredo
Gente, sem querer ser chato. Mas se a Central é adaptativa. Ou seja, ela adapta os parametros da injeção, ao modo como vc está dirigindo. Não é normal que se vc estiver tocando de forma tranquila, ela fique programada para esta condição de dirigir? E se vc começa acelerando até o limite de corte, ela entenda que vc está querendo o máximo de desempenho, e reconfigure para esta nova situação? Então basta dirigir, sem ter que engatar a segunda duas vezes, dar 3 pulinhos, e achar que encontrou o Santo Graal!

Abs.

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Enviado: 21 Nov 2009, 01:04
por mmbdp
Eu acho que o engatar a segunda duas vezes é pra evitar que ela agarre/arranhe, só isso, podendo ser engatada com o giro alto com essa manobra dupla sem f***r o anel sincronizador...
Mas acho que o fato da central se "adaptar" a essa nova forma de conduzir influi em outros compenentes, principalmente no comando de válvulas e ponto de ignição... sei lá, coisa pro Rod, hehehehe.

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Enviado: 21 Nov 2009, 01:10
por boldfinger
mmbdp escreveu:Eu acho que o engatar a segunda duas vezes é pra evitar que ela agarre/arranhe, só isso, podendo ser engatada com o giro alto com essa manobra dupla sem f***r o anel sincronizador...
Mas acho que o fato da central se "adaptar" a essa nova forma de conduzir influi em outros compenentes, principalmente no comando de válvulas e ponto de ignição... sei lá, coisa pro Rod, hehehehe.
Pois eh...tava falando com o Marcello ontem sobre isso...tbm tenho a mesma opiniao..o lance das 2x da 2° marcha eh pra evitar ferrar o cambio...

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Enviado: 21 Nov 2009, 11:34
por RodVTS98
Então..

Eu li os posts do Brunão, Marcello e Bold e comento o seguinte...

É fato que vc dirigir esportivamente, levando o motor a girar na faixa de corte de injeção em todas as marchas (ou algo assim), faz com que a injeção perceba isso e mude os mapas de injeção para outros mais otimizados. Isso é FATO!.. Quem pega o carro de alguém que não costuma passar dos 3000rpm vai sentir o carro preso... lento etc... porém, quem pega o carro de alguém que dirige mais forte, vai sentir um carro mais vivo... rápido! PORÉM..., essa reprogramação não se dá em apenas uma vez que vc leva o carro ao seu limite de rpm... é preciso tocar o carro assim por algum tempo, para que essa nova configuração entre em vigor.

O fato aqui é que fica nítido que a mudança ocorre instantaneamente!.. Pode ser que o efeito final seja o mesmo (em termos de performance), mas este é um método que tem se comprovado na prática que acaba realizando essa mudança bem rápido!....

Sobre arranhar o câmbio, o que importa é o tempo da primeira mudança de marcha (da 1a para a 2a marcha)... se vc trouxer a alavanca muito rápido para a 2a marcha, vai arranhar!.. Infelizmente, o câmbio do C4 é ruim! Comparado ao do meu Xsara, por exemplo, é pior!.. O do Xsara, nunca arranhou!... O do C4 já percebi que se fizer um movimento muito rápido, arranha!.. Então, acho que os dois movimentos têm relação com alguma programação mesmo. Agora o Bold mencionou que funcionou com um engate só.. enfim..., precisam mais testes.... vou continuar fazendo e depois posto aqui.

Sobre atuar em outros componentes, como disse o Marcello.., sem dúvida alguma!... Novos mapas de injeção, atuam diretamente sobre os diversos componentes do motor, provendo novos ajustes. Ponto de ignição é alterado.., avanço do comando e alimentação..., tudo novo e mais otimizado para performance.

Abração,
Rodrigo.

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Enviado: 21 Nov 2009, 12:08
por boldfinger
Eh isso ae Rod! Assino embaixo tudo q vc mencionou..
Tem muito a ver com a explicaçao tecnica que a Citroen deu sobre os calculadores do motor. Qdo sai de fabrica sao 2 calculadores em açao, mas depois da 'reprogramaçao', mais 2 calculadores sao ativados.

Outra explicaçao sobre isso por parte da Citroen: essa programaçao se dah somente na 1° para 2° marcha. Me contaram sobre casos de pessoas que nao conseguem atingir maior velocidade maxima por que soh esticam a marchas superiores. Essa eu quero ver...serah que com essa programaçao a vel max eh maior??? A logica diria que sim, visto que em altas eu percebi mudançao tbm, nao soh nas arrancadas...a terceira e quarta marcha estao MUITO MAIS fortes! (ontem de madrugada consegui acelerar um pouco mais lah na Stos Dumont...kero pegar uma estrada pra ver a diferença)

Re: C4 VTR - reprogramação eletronica (ganho desempenho)

Enviado: 21 Nov 2009, 14:41
por El Guapo
Bem, se não precisa fazer o esquema da marcha mem os três pulinhos, acho que esse esquema é meio automático, já que quando se dirige mais esportivamente é comum chegar à faixa vermelha do conta giros