Vou colaborar aqui porque já tive longo contato com embreagens e volante do motor.
O kit valeo original (PSA, citroen, fiat…) é meio ruim. Comparei isso em novo e usado - hoje se eu for trocar, colocaria sachs ou luk, não gosto de valeo.
A embreagem trepidando é causada por 2 motivos simples:
1 - ou ela está com o plato empenado, seja por defeito da peça ou por defeito nas molas de pressão
2 - o volante do motor está com a pista danificada - com ondulações - o ferro fundido aqueceu, derreteu e deslocou-se, formando "caroços". Como aqueceu? mau uso ou também material ruim na pista da embreagem - usam componentes para aumentar a durabilidade da embreagem, só que em vez da embreagem gastar o volante de ferro fundido é que gasta (chega a afundar 3mm - é mais que o gasto da embreagem). Outro problema (esse bem comum na valeo): o conjunto de metal abre folga - chega até a fazer barulho alto audível do disco chacoalhando, isso também não favorece o assentamento correto da embreagem.
Enquanto ainda existe a imagem, vejam os pontos pretos no volante "bom estado":
http://images01.olx.pt/ui/23/78/41/Vola ... 1401083716
O meu trepida, é certeza que superaqueceu no dia a dia da cidade. Quando for trocar a embreagem, precisa dar um passe no volante do motor para aplainar a pista. 99% dos carros que trocam a embreagem a pista está danificada - quando tem muita ondulação, é obrigatório dar um passe - e além do passe, seria bom balancear dinamicamente o volante do motor.
RESUMO:
Kit de embreagem BOM, bem feito, resistente + inspeção e eventual passe no volante do motor, com balanceamento dinâmico se possível (gasta-se uns 100 reais no máximo com o volante). Com isso é impossível vibrar a embreagem.
Kit de embreagem ruim (recondicionado com plato empenado ou molas trocas com cargas diferentes, kits da china mal feitos…) + volante do motor com saliências (manchas pretas / azuladas que denunciam superaquecimento da pista) = embreagem trepidando sempre.
Acho bem pouco possível de acontecer, mas vale olhar: se a pista possui muitos pontos azulados, observe bem perto se existem trincas. Nesse caso, já é bom providenciar um volante novo em ferro velho.
Lembrete: colocou a mão no volante do motor, já tira e troca o retentor do virabrequim, que fica atrás do volante. Ele "normalmente" começa a vazar quando a primeira embreagem chega ao fim da vida útil.
Lembrete 2: o parafuso do volante do motor precisa trava-rosca / e mais: precisa aplicar o torque correto de aperto, a coisa ali é séria, os parafusos costumam ser 12.9 pra cima, precisa apertar direito com torquímetro e obedecendo a seqüência correta para o bom assentamento. É óbvio que a maioria das oficinas aperta direto na pistola pneumática, até o "limite". Em geral, deve-se aplicar 8kg de torque - já é um referencial, mas não sei exatamente a quantidade para o C4.
Aproveitando também…. NO 1.6: o coxim do motor original trinca e quebra. O coxim inteiro na CCS é 400 - 500 reais. Acha-se no ML e em outros lugares somente o cartucho (miolo) por 20 a 30 reais. No meu coloquei e funcionou melhor que o original, paguei 23 reais - qualquer prensa de 10ton troca, acho que até em morsa consegue-se trocar.
Outro detalhe, apenas no 1.6 16V (não sei no 2.0 manual), o cilindro mestre é externo a caixa. Por isso ele faz barulho, é pesadão, esquisito. Ainda não sei se ele precisa de algum tipo de lubrificação externa para prolongar a vida útil, pois ele costuma (em todo carro com embreagem hidráulica) custar bemmmm caro. Quando trocar o fluído de freio na manutenção periódica, deve-se sangrar também o atuador da embreagem, isso prolongará a vida útil dele.
2 Pontos pra reforçar:
1 - Não é jogar dinheiro fora dar um passe para aplainar o volante, quando precisa.
2 - Não coloque em 5º e queime embreagem para assentar, isso vai superaquecer o volante do motor e pode produzir trincas, além de danificar o platô e suas molas. Raramente isso resolve alguma coisa, se o volante está com a pista irregular, superaquecer tende a tornar mais irregular ainda. Se tá trepidando, resolva o problema de outra maneira.
Curiosidade: os "preparadores" de AP costumam assentar embreagem cerâmica colocando em 5º ou 3º e dando uma bela queimada nela "pra assentar" (já ouvi gente dizendo que ficou meia hora queimando e "azulou" o rolamento…). Depois abre trinca, o volante quebra, sai voando e ninguém sabe porque.
Meu ponto de vista:
Levar na CCS pra fazer o reparo é perda de tempo, não vão trocar o retentor (assim ganham mais futuramente quando vazar) e vão colocar o mesmo kit original (que nesse caso, acho bem questionável a resistência em relação as outras marcas paralelas como sachs e luk).
+ um pouco: no meu caso, quando abrir, ainda vou tirar um pouco de massa do volante do motor (uns 3 kg seria ótimo). Pelo que eu lembro ele não é pesadão originalmente, mas percebo que tem margem para melhorar.
+ extra que me lembrei: a injeção do C4 1.6 (2.0 nao sei) não tem crescimento de rotação gradativo, pisa um pouco e já está em 2000 rpm ou mais. Ou seja, vc sempre precisa dar uma queimada pra arrancar, senão ele dá pulo tipo f1000 a diesel antiga… existem outros carros assim no mercado.
Escrevi rapidão aqui, mas acho que deu pra entender.
Abs pra turma.