Página 6 de 8
Re: Consumo excessivo de óleo
Enviado: 12 Out 2014, 00:38
por dacoregio
Paulo, obrigado pela confiança.
Não use aditivo nenhum. Eles podem inclusive neutralizar as ações previstas pelo óleo que tu utiliza.
Tais aditivos podem modificar viscosidade e ação química anti detergente.
Cuide para o API do seu óleo ser sempre o mais atualizado possível. Atualmente o melhor é o API SN.
Abraço
Re: Consumo excessivo de óleo
Enviado: 01 Nov 2014, 02:10
por lfmlima
Mais um "azarado" por esse problema. Daqui 100km vou levar o carro na concessionária para verificar se desceu o nível do óleo dentro desses 1000 km que rodei após lacrar o reservatório.
Re: Consumo excessivo de óleo
Enviado: 01 Nov 2014, 15:13
por dacoregio
Cara, desencana.
A autorizada faz isso só para ganhar tempo contigo. Todo mundo tem esse problema. Acho os carros da Citroen lindos. Mas essa falta de respeito com o cliente mina qualquer potencial tendencia de eu ter outro Citroen.
Acho muito cara de pau a feição que os mecânicos da autorizada olham para a minha cara quando digo que o motor bebe óleo. Como se fosse o único da região com esse problema...
Não canso de me achar: Tenho uma Parati AP 1.8 ano 1990 com 279 mil km originais rodados, nunca abri o motor, comprada em Dezembro de 2000 com 154 mil km que não baixa óleo. Foi o meu primeiro carro e não vendi até hoje.
Re: Consumo excessivo de óleo
Enviado: 01 Nov 2014, 17:46
por AndréLS
É até exagero, mas sempre lembro da minha mobilete Caloi XR 50, estava sempre comprando óleo 2T.
Re: Consumo excessivo de óleo
Enviado: 03 Nov 2014, 20:12
por rodrigo cardozo
dacoregio escreveu:Cara, desencana.
A autorizada faz isso só para ganhar tempo contigo. Todo mundo tem esse problema. Acho os carros da Citroen lindos. Mas essa falta de respeito com o cliente mina qualquer potencial tendencia de eu ter outro Citroen.
Acho muito cara de pau a feição que os mecânicos da autorizada olham para a minha cara quando digo que o motor bebe óleo. Como se fosse o único da região com esse problema...
Não canso de me achar: Tenho uma Parati AP 1.8 ano 1990 com 279 mil km originais rodados, nunca abri o motor, comprada em Dezembro de 2000 com 154 mil km que não baixa óleo. Foi o meu primeiro carro e não vendi até hoje. O que esse motor 1.6 da Citroen faz não é normal. Tenho que andar com uma embalagem de óleo no porta malas. Coloco um litro a cada uns 3.000 km. Absurdo.
Do C4 vou para um Fusion Titaniun ou um Jetta TSi. Foi eterno o amor pelo Citroen enquanto durou. É só eu terminar de pagar minha casa financiada pela Caixa Econômica e adeus francês.
Mesma dúvida que eu... Fusion Titaniun ou Jetta TSI... O problema é o limitador de velocidade do Fusion com todo aquele motor, limitar em 180km/h é f@da... Mas ele é muito mais bonito que o Jetta... dúvida cruel...
Re: Consumo excessivo de óleo
Enviado: 10 Nov 2014, 16:41
por lfmlima
Levei o carro na citroen e foi constatado que abaixou cerca de 500ml de óleo. Rodei 1150km.
Na oficina me disseram talvez precisar trocar a válvula do motor. Estou pensando aqui, vale ou não a tentativa? O que vcs acham?
Obs: meu carro está com 7000 km. Aos 6000 km estava quase seco o cárter, quase nada de óleo.
Re: Consumo excessivo de óleo
Enviado: 15 Nov 2014, 17:17
por dacoregio
Que válvula vão trocar?
Re: Consumo excessivo de óleo
Enviado: 17 Nov 2014, 17:11
por Sergitow
lfmlima escreveu:Levei o carro na citroen e foi constatado que abaixou cerca de 500ml de óleo. Rodei 1150km.
Na oficina me disseram talvez precisar trocar a válvula do motor. Estou pensando aqui, vale ou não a tentativa? O que vcs acham?
Obs: meu carro está com 7000 km. Aos 6000 km estava quase seco o cárter, quase nada de óleo.
Se estiver na garantia, eu trocaria ontem. Deixaria a CSS se virar para arrumar isso.
Re: Consumo excessivo de óleo
Enviado: 07 Jan 2015, 15:31
por maxcwb
maxcwb escreveu:KKKKK
Melhores momentos:
"Total = óleo para fazer pipoca"
"Tem que andar com 1L de óleo no porta-malas"
Que horror...
Bom, coloquei ELF novo "evolution SXR", tava 21 o litro. Ele é 5W40, SM, ACEA A3, sintético, índice de viscosidade 170 (muito bom). Fiquei bem encanado de usar o 5W30, pela baixa viscosidade a frio = será que a bomba consegue manter uma boa pressão em baixa rotação? fico cabreiro embora tenha visto muitos relatos positivos.
Agora a surpresa, antes de trocar, o antigo dono havia deixado no porta-malas uns 400ml de óleo... achei que era cortesia, até o dia que a luz do service ligou dizendo "nível de óleo baixo". Entendi tudo, em 5000km foi os 400ml. Já tomei o susto, é o primeiro carro que eu tenho que consome óleo assim. Fiquei até surpreso: "nossa que inteligente me dizendo que falta óleo! Mas peraí, pra onde ele foi????"
Alternativas:
1 - Ou o anel não raspou e foi pra câmara... tipo o desmonte do C4 pallas pela 4 rodas.
2 - Ou a vedação das válvulas é ineficiente... tipo milhares de reclamações de clientes com 1.6 16V carbonizando totalmente a cada 20mil km, mesmo usando álcool, porque escorria óleo pelo retentor das válvulas e acumulava tudo na cabeça do pistão.
Sei lá, normal não é muito não.
Só por curiosidade:
http://www.celtaclube.com.br/forum/inde ... 16228&st=0
onde o mais importante é...:
http://www.maxtorres.com.br/img/oiltests.pdf
Complementando as pesquisas:
Vi que "é normal" o alto consumo de óleo, digno de um trator massei dos anos 70 com motor original.
Vamos a parte importante: ao que tudo indica é pela vedação das válvulas do cabeçote e pelo respiro do óleo (que volta pela TBI - mas em menor quantidade).
Muita gente reclamou quando saiu o C3 1.6 16V flex, motores ficam carbonizados com 15~20mil km usando ÁLCOOL… Resumindo, era a vedação das válvulas.
Com gasolina, dissolve o óleo, carboniza, pula, dança, rebola e vai embora. Com álcool me preocupa… passei a ficar de olho em 2 coisas:
1º - Nível de óleo no máximo é pra nerd. Deixo no meio ou pouco acima e assim pelo menos volta menos pela TBI em alta rotação (conferi isso porque tem menos óleo em cima do filtro de ar), aí tem alguma ventilação maior no cárter e o motor não vai quebrar por causa disso.
2º - De vez em quando coloco uma pódium junto com o álcool pra dissolver o que deve estar grudado na válvula de admissão. A cabeça dos cilindros (olhei quando tirei a vela) estava meio carbonizada, mesmo com bobina nova e usam as iridium.
Então… nada a se fazer, só dar uma batizada com pódium pra desgrudar a craca. Usei o car80 no motor frio, mais por frescura quando troco o filtro de ar.
Ah, gasolina ruim e óleo ruim também aumenta o consumo de óleo - meu pai teve esse problema num nissan que nunca consumia óleo e consumiu meio litro do nada (kkk, no citroen seria normal...). Continuo usando o efl SXR 5W40 sintético (não é verdadeiramente sintético como muitos, mas vamos fazer de conta), pago 23,00 o litro em distribuidora =))).
Abs pra turma.
Re: Consumo excessivo de óleo
Enviado: 25 Jan 2015, 21:04
por lfmlima
Andei 1500km antes mesmo de trocar as peças e o nível de óleo parou de descer sem fazer nada. Vou acompanhar os próximos quilômetros e posto aqui.