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Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)
Enviado: 30 Abr 2010, 10:55
por dricco
Eu também jogo a toalha, desisto. Rs.
Vindo pro trabalho hoje fiz o teste sugerido pelo Sérgioty, igualzinho. A única diferença foi que o carro não demorou 2 ou 3 segundos para responder, acelerou na hora.
Agora existe um sensacionalismo exarcerbado sobre as consequencias desse atraso. É física, basta colocar no papel. Supondo que o atraso seja de 3 segundos. A menos que o carro tivesse 500 cavalos, não existe torque desenvolvido por 150hp que consiga vencer a inércia para lhe tirar dessa situação. Em outras palavras, se voce estiver a 2 segundos de uma colisão a 60-80 km/h, acelerando imediatamente ou com atraso, vai bater. 10 km/h é mais ou menos 2,7 m/s, é só fazer as contas.
No caso da resposta atrasada ocasionar voce bater em algo ou alguém, aí até pode ser, já que os relatos dizem que o carro continua acelerado durante um tempo.
Sinceramente, se o meu C4 tivesse um problema desses eu já tinha devolvido ou vendido a muito tempo.
Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)
Enviado: 30 Abr 2010, 14:02
por HERON
bruno figueiredo escreveu:HERON, deixa pra lá.
OK.
Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)
Enviado: 30 Abr 2010, 15:12
por Flaviano
o meu pallas AT 2009 tbm sofre com este delay... mas pude notar que só ocorre quando estou parado, e piso fundo para sair de cruzamentos, por exemplo.... porem se vc estiver pisando bem de leve no pedal do acelerador, mais bem de leve mesmo, e logo apos, cravar o pé, ele responde prontamente....
parece até aquela sensacao de: "aaa. o motor encheu agora vai".. OAEUAEOUUAEOU
Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)
Enviado: 30 Abr 2010, 17:59
por rsbuz
Flaviano escreveu:o meu pallas AT 2009 tbm sofre com este delay... mas pude notar que só ocorre quando estou parado, e piso fundo para sair de cruzamentos, por exemplo.... porem se vc estiver pisando bem de leve no pedal do acelerador, mais bem de leve mesmo, e logo apos, cravar o pé, ele responde prontamente....
parece até aquela sensacao de: "aaa. o motor encheu agora vai".. OAEUAEOUUAEOU
Flaviano, o meu C4 está se comportando exatamente como o seu. Ainda não deu pra incomodar muito mas quando encher a tampa corro na concessionária nem que seja pra ouvir a mesma "cantiga" do Isso é normal.
Abraços.
Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)
Enviado: 01 Mai 2010, 08:19
por sergioty
bruno figueiredo escreveu:HERON escreveu:sergioty escreveu:No outro carro que tenho do grupo PSA (Peugeot e Citroen) um 307 Motor 1.6 Flex., dá para perceber que a resposta do acelerador é imediata. Quando pisa o sistema de injeção enriquece a mistura instantaneamente e o carro dá um pulo para frente, parece até um tranco. Muito bom para dirigir e bem econômico, 8Km/l alcool na cidade. O C4 2.0 sem injetar combustível faz 4Km/l nas mesmas condições, quando acelera a sensação é que o carro engasga e só depois de 2~3 segundos começa a acelerar, isso original de fábrica.
Sei não.
Entendo o seu descrédito (ninguém merece pagar caro num carro desse naipe e só ter dor de cabeça), mas acho que não dá para generalizar.
O meu está econômico (quase como esse 307) e não tem esse atraso (detalhe que o meu é automático).
E assim como o meu deve ter muitos outros C4 por aí.
HERON, deixa pra lá. Eu já desistí de postar por aqui, pois os usuários que estão com este problema querem acreditar que todos os C4 são assim, e por mais que vc fale que não, que são unidades isoladas, eles não se convencem disto. Preferem pensar que é um problema geral, de projeto, que o carro é uma m***a, e que não tem solução. Tb, com o pós venda da Citroën (realmente o grande calcanhar de Aquiles da Marca), qualquer um, no lugar deles, pensaria assim. Pq eu tô pra ver gente mais despreparada pra resolver problemas, do que os CTs da Citroën.
Abs.
Abs.
Creio que em carros com cambio automático dado ao sistema já ser bem lento pois o conversor de torque patina bom um bom tempo, talvez o atraso seja mascarado. Porêm com o conversor de torque no estado travado (lock-up) o problema seja percebido, pois ele não patina nessa situação. Acelerando o carro bem devagarinho não consigo perceber o atraso, imagino que serei mais lento que ele. Meu carro tem cambio manual assim ao soltar a embreagem o sistema está diretamente conectado, qualquer atraso na aceleração é imediatamente percebido.
Espero que estejam certos quando dizem que somente alguns C4 apresenta esse problema, estou tentando corrigir o problema via Citroen, mas até agora nada. Porêm fico na dúvida nessa afirmação, o próprio piloto de teste do CT (e outros desse forum) disse para mim que esse atraso ele percebe também em outros C4 com motor 2.0, não seria um característica específica do meu carro, poderia pegar qualquer outro C4 2.0 na concessionária que notaria o mesmo comportamento. No C4 1.6 esse problema não aparece segundo ele, assim estaria ligado a motorização. Dois pilotos de testes do CT que dirigiram o meu carro dizem que ele tem pelo menos 2 segundos de atraso no acelerador. Esse atraso ocorre quando desacelera e entra o freio motor, ou seja, o sistema corta a injeção de combustível. Dizem eles que o software que gerencia o motor demorar muito para voltar a acelerar o motor após entrar o freio motor e não teriam como trocar alguma peça para corrigir esse comportamente e sim precisariam de um novo software que gerencia a injeção (que estou cobrando da Citroen).
Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)
Enviado: 01 Mai 2010, 12:18
por HERON
sergioty escreveu:Dois pilotos de testes do CT que dirigiram o meu carro dizem que ele tem pelo menos 2 segundos de atraso no acelerador. Esse atraso ocorre quando desacelera e entra o freio motor, ou seja, o sistema corta a injeção de combustível. Dizem eles que o software que gerencia o motor demorar muito para voltar a acelerar o motor após entrar o freio motor e não teriam como trocar alguma peça para corrigir esse comportamente e sim precisariam de um novo software que gerencia a injeção (que estou cobrando da Citroen).
Vou fazer meu último comentário sobre este assunto, no intuito de orientar quem quer que esteja com este problema.
Com a ajuda de um cronômetro, fiz mais um teste.
Deixei, por diversas vezes, o auto cortar a injeção e, em seguida, acelerei.
No momento que meu pé tocou o acelerador, disparei o cronômetro.
Quando senti a reação do motor, parei a contagem.
Observei um intervalo que oscilava entre 0,6 e 0,8s (consideremos uma média de 0,7s).
Considerando que:
1 - o momento de disparo (acionamento do cronômetro) é bem sincronizado com o tocar do pé no acelerador (isto pode ser controlado pelo observador) e
2 - o momento da reação do motor (não pode ser controlado pelo observador) e a parada da contagem não são bem sincronizados (existe um intervalo entre perceber a aceleração e acionar o cronômetro),
pode-se concluir que o intervalo investigado é menor que a média de 0,7s, possivelmente até menor que 1/2 segundo.
Conclusão: Essa informação dos CTs e "pilotos de teste" não é verdadeira. Esse atraso de mais de 1s relatado por alguns membros não é normal. Cobrem uma solução da fábrica/concessionária.
Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)
Enviado: 01 Mai 2010, 13:35
por Flaviano
nao me encomoda nem um pouco, ja que em cruzamentos, mantenho o pé no freio, e apoio o pe sobre o acelerador, n chego a precionar, mais deixo encostado, quando quero sair rapido, apenas tiro o pé do freio e acelero.....
Lag ZERO....
:D
Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)
Enviado: 01 Mai 2010, 20:29
por sergioty
Flaviano escreveu:nao me encomoda nem um pouco, ja que em cruzamentos, mantenho o pé no freio, e apoio o pe sobre o acelerador, n chego a precionar, mais deixo encostado, quando quero sair rapido, apenas tiro o pé do freio e acelero.....
Lag ZERO....
:D
Realmente, no teste que fiz também se manter o acelerador pressionado o atraso é bem pequeno.
Uma dica que o piloto de teste do CT deu para evitar o atraso foi quando trocar de marcha não deixar a rotação cair (para não deixar entrar o freio motor que corta a injeção e causa o atraso), tentei mas é bem complicado (pisar na embreagem, controlar o acelerador e trocar a marcha tudo ao mesmo tempo).
Nas reduções não tem jeito....tem que tirar o pé do acelerador dai entra o freio motor e vem atraso...O engraçado seria fazer o slalon com esse meu carro com está hoje, com muitas curvas e reduções, acho que se acelerar na entrada curva e o motor só começa a reagir no final dela. Hehehe. Uma alternativa seria, vindo a 80Km/h começa acelerar uns 50 metros antes da curva para tentar nela acelerado...isso faz lembrar o slogan da Pirelli, " O QUE VALE POTÊNCIA SEM CONTROLE?"
Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)
Enviado: 01 Mai 2010, 21:30
por sergioty
HERON escreveu:sergioty escreveu:Dois pilotos de testes do CT que dirigiram o meu carro dizem que ele tem pelo menos 2 segundos de atraso no acelerador. Esse atraso ocorre quando desacelera e entra o freio motor, ou seja, o sistema corta a injeção de combustível. Dizem eles que o software que gerencia o motor demorar muito para voltar a acelerar o motor após entrar o freio motor e não teriam como trocar alguma peça para corrigir esse comportamente e sim precisariam de um novo software que gerencia a injeção (que estou cobrando da Citroen).
Vou fazer meu último comentário sobre este assunto, no intuito de orientar quem quer que esteja com este problema.
Com a ajuda de um cronômetro, fiz mais um teste.
Deixei, por diversas vezes, o auto cortar a injeção e, em seguida, acelerei.
No momento que meu pé tocou o acelerador, disparei o cronômetro.
Quando senti a reação do motor, parei a contagem.
Observei um intervalo que oscilava entre 0,6 e 0,8s (consideremos uma média de 0,7s).
Considerando que:
1 - o momento de disparo (acionamento do cronômetro) é bem sincronizado com o tocar do pé no acelerador (isto pode ser controlado pelo observador) e
2 - o momento da reação do motor (não pode ser controlado pelo observador) e a parada da contagem não são bem sincronizados (existe um intervalo entre perceber a aceleração e acionar o cronômetro),
pode-se concluir que o intervalo investigado é menor que a média de 0,7s, possivelmente até menor que 1/2 segundo.
Conclusão: Essa informação dos CTs e "pilotos de teste" não é verdadeira. Esse atraso de mais de 1s relatado por alguns membros não é normal. Cobrem uma solução da fábrica/concessionária.
HERON
Você acha que um atraso de cerca de 1 seg no acelerador é algo aceitável? Seria como apertar o acelerador, contar até 2 só ai o carro começaria a reagir. O que acha da dirigibilidade de um carro desse?
Como o carro alterna situações em que o acelerador tem resposta imediatas e outras com atraso, imagina os cenários baixo:
1) Você vem com o carro acelerado (Não tem atraso) em um cruzamento, vê um carro vindo a 60Kh/h (velocidade normal em uma cidade) e faz um calculo mental pela resposta sem atraso que tem (que é a maior parte do tempo) do carro que dá para passar acelerando um pouco mais e passa por alguns metros. Creio que essa situação qualquer um já passou na vida várias vezes.
2) Você vem com o carro desacelerado (quando aparece o atraso) em um cruzamento, vê um carro vindo a 60Kh/h (velocidade normal em uma cidade) e faz um calculo mental pela resposta sem atraso (que é a maior parte do tempo)que tem do carro que dá para passar acelerando um pouco mais, acelera e o carro que não responde durante 1 segundo. Em nesse tempo o outro carro já avançou cerca de 17 metros e aqueles metros que quase deu tem que ser bem grande.
O mesmo em uma ultrapassagem em pista simples, algumas vezes quase não deu para passar por alguns metros. Em uma pista a 110Km/h esses 1 segundos significam que a Jamanta que vem em sua direção contrária rodou cerca de 30 metros. Se entrar com o carro sem o atraso (acelerado) tudo bem, seu calculo mental deu certo. Com o atraso, 30metros e maior que o tamanho da Jamanta que pode ter passado por cima do carro.
Sem dramatizar, mas que coisa.......devemos tratar o carro como um carro 1.0l contando que pode não dar tempo?
Re: Atraso ao pressionar o acelerador (C4 Pallas Flex)
Enviado: 02 Mai 2010, 14:40
por HERON
sergioty escreveu:HERON
Você acha que um atraso de cerca de 1 seg no acelerador é algo aceitável? Seria como apertar o acelerador, contar até 2 só ai o carro começaria a reagir. O que acha da dirigibilidade de um carro desse?
Respondendo às suas perguntas:
Não acho aceitável. A dirigibilidade ficaria bastante comprometida.
O meu tem um atraso menor que 1/2 (meio) segundo e a dirigibilidade é muito boa.
sergioty escreveu:devemos tratar o carro como um carro 1.0l contando que pode não dar tempo?
Não. Os carros que estão com este atraso (anormal) estão com problemas e devem ser corrigidos pelo fabricante.
PS: Em todas as avaliações e comparativos que foram publicados envolvendo veículos da linha C4, nunca foi mencionado tal atraso. Se fosse realmente comum (problema generalizado do C4), não seria de se esperar que algum site/revista especializado(a) (4Rodas, BCWS, AutoEsporte, Vrum, WebMotors, etc) tivesse observado este problema?