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Re: Splinter - C4 VTR - Aero - 19" - H&R springs

Enviado: 12 Jul 2010, 15:16
por fabio_sd
Splinter escreveu:H&R sim, suspeito que foi um erro do cara que me vendeu, alegando que era padrao ao PUG 307 2.0....mas pelo visto nao é o PUG deve ser mais pesado q o vtr, nao descendo tanto o carro que ao meu ver ficou ideal, nao gosto de carro socadão...
Abs..
De acordo com o site alemão da H&R, o modelo 29347-1 é usado tanto no C4 VTR (coupé) e quanto no Peugeot 307 hatch. Comprou estas molas em BH? Onde? Quanto pagou?

Re: Splinter - C4 VTR - Aero - 19" - H&R springs

Enviado: 12 Jul 2010, 16:23
por VTR2008
Splinter escreveu:H&R sim, suspeito que foi um erro do cara que me vendeu, alegando que era padrao ao PUG 307 2.0....mas pelo visto nao é o PUG deve ser mais pesado q o vtr, nao descendo tanto o carro que ao meu ver ficou ideal, nao gosto de carro socadão...
Abs..
Carro socadão fica um lixo mesmo....

Re: Splinter - C4 VTR - Aero - 19" - H&R springs

Enviado: 13 Jul 2010, 01:09
por Splinter
fabio_sd escreveu:De acordo com o site alemão da H&R, o modelo 29347-1 é usado tanto no C4 VTR (coupé) e quanto no Peugeot 307 hatch. Comprou estas molas em BH? Onde? Quanto pagou?
Então Fabio foi isso mesmo que me foi passado tambem porem notei que pelo modelo que vc me passou o meu realmente é diferente 29347-2, na época eu ate fiquei com medo disso acontecer....Sará essas para o Pallas??.... Eu comprei as minhas molas por uma indicação aqui do clube.....segue como foi tudo isso neste tópico aqui... viewtopic.php?f=22&t=1785
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Re: Splinter - C4 VTR - Aero - 19" - H&R springs

Enviado: 13 Jul 2010, 10:38
por brunollo
A polêmica tá meio sem sentido. O que ocorre com os nossos "webmecânicos" de plantão, que decretaram que seu carro não tá com molas H&R, Splinter, é que eles sofreram uma ilusão de ótica. Os aros 19 com pneu de perfil bem baixo fazem parecer que o carro está mais alto, pois a proporção entre o perfil do pneu e o vão entre o pneu e a roda fica muito igual. Pra dar um outro exemplo, vou pedir licença e colocar fotos do meu carro, sempre com as Eibach:

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O carro usa pneus 18 de diâmetro igual aos originais de aros 15. Mas parece que, com as 15, o carro está bem mais baixo que com as 18! Isso ocorre porque, proporcionalmente, o perfil do aro 15 é muito maior que o vão. O perfil do aro 18, por outro lado, é pouco maior que o vão, e o carro não aparenta estar baixo, apeser de estar com a mesma altura e mesmas molas Eibachs. Concluindo, com as 19 do Splinter isso é mais gritante, pois o perfil do pneu é mais baixo ainda. Quando vc baixa o carro até sumir com o vão (o pneu facear ou até entra na lata) o carro simplesmente vai ficar MUITO baixo, e isso fica gritante.

Re: Splinter - C4 VTR - Aero - 19" - H&R springs

Enviado: 13 Jul 2010, 14:26
por fabio_sd
brunollo escreveu:"webmecânicos"
Shuashuashuashuashuashuashua... Gostei! Esta pra mim é nova. Já tinha ouvido falar em "mexânico", "fuçânico", etc, mas "webmecânico" foi a primeira vez. Muito criativo.
Splinter escreveu:
fabio_sd escreveu:De acordo com o site alemão da H&R, o modelo 29347-1 é usado tanto no C4 VTR (coupé) e quanto no Peugeot 307 hatch. Comprou estas molas em BH? Onde? Quanto pagou?
Então Fabio foi isso mesmo que me foi passado tambem porem notei que pelo modelo que vc me passou o meu realmente é diferente 29347-2, na época eu ate fiquei com medo disso acontecer....Sará essas para o Pallas??.... Eu comprei as minhas molas por uma indicação aqui do clube.....segue como foi tudo isso neste tópico aqui... viewtopic.php?f=22&t=1785
De acordo com o site alemão da H&R, o modelo 29347-1 é usado no C4 com motores a partir de 1,7 litros. Já o modelo 29347-2 é aplicado no C4 com motores até 1,6 litros. Veja que esta também é a informação do site da loja que você comprou:

H&R 29347-1 - C4 VTR: http://www.autopecasclube.com.br/Molas- ... 7-SIT.html

Re: Splinter - C4 VTR - Aero - 19" - H&R springs

Enviado: 13 Jul 2010, 16:05
por VTR2008
Olha...não é 195/65 R15 o pneu original do C4 VTR?

Re: Splinter - C4 VTR - Aero - 19" - H&R springs

Enviado: 13 Jul 2010, 17:14
por brunollo
Sim, 195/65R15.

Re: Splinter - C4 VTR - Aero - 19" - H&R springs

Enviado: 13 Jul 2010, 18:22
por fabio_sd
A título de comparação, vejam os diâmetros dos pneus mais utilizados no C4:

195/65 R15: 634.5 mm
215/55 R16: 621.4 mm
225/55 R16: 631.4 mm
215/50 R17: 646.8 mm
225/50 R17: 656.8 mm
215/45 R18: 650.7 mm
225/45 R18: 659.7 mm
215/40 R19: 654.6 mm
225/40 R19: 662.6 mm
215/35 R20: 658.5 mm
225/35 R20: 665.5 mm

http://www.abcpneus.com.br/calculoEquiv ... ensoes.asp

Re: Splinter - C4 VTR - Aero - 19" - H&R springs

Enviado: 13 Jul 2010, 23:11
por Romero
brunollo escreveu:A polêmica tá meio sem sentido. O que ocorre com os nossos "webmecânicos" de plantão, que decretaram que seu carro não tá com molas H&R, Splinter, é que eles sofreram uma ilusão de ótica. Os aros 19 com pneu de perfil bem baixo fazem parecer que o carro está mais alto, pois a proporção entre o perfil do pneu e o vão entre o pneu e a roda fica muito igual. Pra dar um outro exemplo, vou pedir licença e colocar fotos do meu carro, sempre com as Eibach:
na verdade brunollo, entendo o que esta dizendo, mas e' "alem da ilusao de otica". A verdade e' que o centro de furacao de um aro maior e' que faz com o que o carro levante. Como assim ? fiz rapidamente pra ilustrar um conjunto aro/pneu 15" e um 18' no PAINT BRUSH rsrs , segue para ter uma ideia:

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brunollo escreveu:O carro usa pneus 18 de diâmetro igual aos originais de aros 15. Mas parece que, com as 15, o carro está bem mais baixo que com as 18! Isso ocorre porque, proporcionalmente, o perfil do aro 15 é muito maior que o vão. O perfil do aro 18, por outro lado, é pouco maior que o vão, e o carro não aparenta estar baixo, apeser de estar com a mesma altura e mesmas molas Eibachs. Concluindo, com as 19 do Splinter isso é mais gritante, pois o perfil do pneu é mais baixo ainda. Quando vc baixa o carro até sumir com o vão (o pneu facear ou até entra na lata) o carro simplesmente vai ficar MUITO baixo, e isso fica gritante.
nao e' que nao parece que com as 15" fica mais baixo que as 18", FICA mas baixo. Mec'a seu carro com as 15" e com as 18". Mec'a pela lateral embaixo da porta mesmo e veras que o carro fica mais baixo sim.
O perfil tem a ver tb quando falamos do mesmo aro, pq se pegar a roda chronos nossa com o pneu riginal 195/65/15 e colocar pneu 195/50/15 o vao realmente vai aumentar fazendo que o carro fique mais alto so que por ser o mesmo aro, POREM com menos altura de pneu ( perfil ) baixa um dedo, mas quando falamos de tamanho de aro, estamos falando de centro de furacao.

Quanto a relacao medida de pneu 15" pra 18', 19" ou 20" por ex., o o perfil 65 nosso original especificado e' alto comparado com o aro 20" por exemplo que e' beeeem mais fino, pq nao pode pelas especificacoes o pneu 20" ficar superior ao original ( no caso do 20" fica acima um pouquinho, mas nao entrarei neste detalhe, e sim na altura do carro ).

Em relacao ao CENTRO DE FURACAO DO ARO 15" em relacao ao aro 16"/17"/18"/19"/20"/22" sao diferentes, pois como vc. pode ver na ilustracao que fiz, quanto maior o aro mais alto o centro de furacao fica qdo comparado com aro menor e por isso que o carro fica 1, 2 ou 3 dedos mais alto, entendeu ?

ah, falo isso por experiencia de aro mesmo de 15' pra 16", de 15' pra 18', 15" pra 20" enfim....

e' isso, vamo q vamo..abs !

Re: Splinter - C4 VTR - Aero - 19" - H&R springs

Enviado: 14 Jul 2010, 11:51
por brunollo
Romero, seu raciocínio está absolutamente certo. O que eu havia ressaltado é que no meu caso esse fenômeno não ocorre. O diâmetro externo DOS PNEUS QUE EU USO nos aros 18 (225/40 R18 - 637,2mm) é praticamente o mesmo diâmetro externo dos aros 15 ( 195/65 R15 - 634,5). A diferença de diãmetro é de menos de 4mm. Dividindo por dois (afinal de contas o que conta nessa variação de altura é o raio do pneu) dá menos de 2mm de diferença de altura, uma variação que pode ser desprezada, até porque um pneu ao longo de sua vida útil se desgasta e varia em quase 20mm o diâmetro, (10mm de raio). Espero ter me feito entender dessa vez, agora com os números coroborando a minha tese, ok?