brunollo escreveu:A polêmica tá meio sem sentido. O que ocorre com os nossos "webmecânicos" de plantão, que decretaram que seu carro não tá com molas H&R, Splinter, é que eles sofreram uma ilusão de ótica. Os aros 19 com pneu de perfil bem baixo fazem parecer que o carro está mais alto, pois a proporção entre o perfil do pneu e o vão entre o pneu e a roda fica muito igual. Pra dar um outro exemplo, vou pedir licença e colocar fotos do meu carro, sempre com as Eibach:
na verdade brunollo, entendo o que esta dizendo, mas e' "alem da ilusao de otica". A verdade e' que o centro de furacao de um aro maior e' que faz com o que o carro levante. Como assim ? fiz rapidamente pra ilustrar um conjunto aro/pneu 15" e um 18' no PAINT BRUSH rsrs , segue para ter uma ideia:
brunollo escreveu:O carro usa pneus 18 de diâmetro igual aos originais de aros 15. Mas parece que, com as 15, o carro está bem mais baixo que com as 18! Isso ocorre porque, proporcionalmente, o perfil do aro 15 é muito maior que o vão. O perfil do aro 18, por outro lado, é pouco maior que o vão, e o carro não aparenta estar baixo, apeser de estar com a mesma altura e mesmas molas Eibachs. Concluindo, com as 19 do Splinter isso é mais gritante, pois o perfil do pneu é mais baixo ainda. Quando vc baixa o carro até sumir com o vão (o pneu facear ou até entra na lata) o carro simplesmente vai ficar MUITO baixo, e isso fica gritante.
nao e' que nao parece que com as 15" fica mais baixo que as 18",
FICA mas baixo. Mec'a seu carro com as 15" e com as 18". Mec'a pela lateral embaixo da porta mesmo e veras que o carro fica mais baixo sim.
O perfil tem a ver tb quando falamos do mesmo aro, pq se pegar a roda chronos nossa com o pneu riginal 195/65/15 e colocar pneu 195/50/15 o vao realmente vai aumentar fazendo que o carro fique mais alto so que por ser o mesmo aro, POREM com menos altura de pneu ( perfil ) baixa um dedo, mas quando falamos de tamanho de aro, estamos falando de centro de furacao.
Quanto a relacao medida de pneu 15" pra 18', 19" ou 20" por ex., o o perfil 65 nosso original especificado e' alto comparado com o aro 20" por exemplo que e' beeeem mais fino, pq nao pode pelas especificacoes o pneu 20" ficar superior ao original ( no caso do 20" fica acima um pouquinho, mas nao entrarei neste detalhe, e sim na altura do carro ).
Em relacao ao CENTRO DE FURACAO DO ARO 15" em relacao ao aro 16"/17"/18"/19"/20"/22" sao diferentes, pois como vc. pode ver na ilustracao que fiz,
quanto maior o aro mais alto o centro de furacao fica qdo comparado com aro menor e por isso que o carro fica 1, 2 ou 3 dedos mais alto, entendeu ?
ah, falo isso por experiencia de aro mesmo de 15' pra 16", de 15' pra 18', 15" pra 20" enfim....
e' isso, vamo q vamo..abs !