Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Enviado: 17 Set 2015, 23:19
Azul bem escuro.Geanq escreveu:Olá amigos,
o pessoal que já usou o aditivo diluído da Honda, poderia me dizer a coloração dele?
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Azul bem escuro.Geanq escreveu:Olá amigos,
o pessoal que já usou o aditivo diluído da Honda, poderia me dizer a coloração dele?
Pode sim. Isso é porque esse aditivo que o mecânico citou é tratado com pó de pirlimpimpim. Mas só funciona se você disser umas palavras mágicas enquanto vinte virgens adolescentes estiverem cantando a ave maria.Geanq escreveu:Gurizada,
Semana que vem estarei fazendo a troca de óleo e de todo o líquido de arrefecimento... Então me dirigi à Css Citroen de minha cidade pra fazer levantamento de preços.
Lá, como sempre, fui muito bem atendido, mas me surpreendi com a informação de que na troca do líquido de arrefecimento eles utilizam 2 litros de aditivo (que custa pouco mais de R$50,00 cada litro) e completam o resto com água da TORNEIRA.
Indaguei o atendente sobre a necessidade de utilizar água desmineralizada, e o mesmo chamou um mecânico pra me esclarecer e ele confirmou que o procedimento é esse mesmo, informando que o aditivo "trata" a água comum, sendo desnecessário utilizar água desmineralizada.
EU ainda vou usar no meu carro o líquido da Honda já diluído 50/50 com água desmineralizada... mas fiquei na dúvida...
Dá pra usar água da torneira mesmo? O aditivo tem o poder de tratá-la?
Assim como você, li tópico exaustivamente e ainda pesquisei no youtube. Tomei coragem e fiz o procedimento no final do mês passado e deu tudo certo, nos mínimos detalhes.leonardolpd escreveu:Senhores, deixe-me ver se entendi...
Para fazer a troca, retira-se a mangueira de retorno do reservatório com o carro ligado e vai deixando a água circular e ser "expulsa" do motor, enquanto isso vai colocando água no reservatório com uma mangueira para não faltar liquido no sistema. Certo?
Quando a água começar a sair limpa pela mangueira de retorno começa a colocar o aditivo. Tudo certo até aí?
Agora, eu não entendi uma coisa. Se não pode usar Aditivo + água de torneira, como é feita a substituição da água pelo aditivo+água desmineralizada?
Me desculpem caso eu tenha entendido tudo errado rsrsrsrs... Li o tópico inteiro!
Abraço
Ou seja, vc improvisou uma cisterna!!! heheheheheLugon escreveu:Assim como você, li tópico exaustivamente e ainda pesquisei no youtube. Tomei coragem e fiz o procedimento no final do mês passado e deu tudo certo, nos mínimos detalhes.leonardolpd escreveu:Senhores, deixe-me ver se entendi...
Para fazer a troca, retira-se a mangueira de retorno do reservatório com o carro ligado e vai deixando a água circular e ser "expulsa" do motor, enquanto isso vai colocando água no reservatório com uma mangueira para não faltar liquido no sistema. Certo?
Quando a água começar a sair limpa pela mangueira de retorno começa a colocar o aditivo. Tudo certo até aí?
Agora, eu não entendi uma coisa. Se não pode usar Aditivo + água de torneira, como é feita a substituição da água pelo aditivo+água desmineralizada?
Me desculpem caso eu tenha entendido tudo errado rsrsrsrs... Li o tópico inteiro!
Abraço
Enquanto ainda estava pesquisando fiquei com esta mesma dúvida sua, então peguei um galão e improvisei um funil enorme. Na primeira chuva corri para o quintal para coletar a água, esperei uns minutos (a primeira água que cai vem com sujeira da atmosfera) e deixei encher o galão. É impressionante a quantidade de água que cai com a chuva. O galão encheu rapidinho e deixei guardado esperando o grande dia. O grande dia chegou e finalmente fui fazer o procedimento. De manhã cedo liguei o carro, esperei o motor esquentar para trocar água com o bloco, abri a tampa do reservatório, despluguei o dreno e fui completando com água da torneira. Quando chegou o momento em que a água passou a sair limpa, sem resquícios do aditivo antigo, parei de alimentar o sistema com água da torneira, fui pegando a água do galão com uma caneca e enchendo o reservatório. Dá pra fazer na boa. O nível desce bastante devagar. Fiquei nessa de pegar água da caneca uma meia hora, até que o galão esvaziou e finalmente pude colocar os dois galões que comprei na Honda por 75 dilmas cada. É fácil, fácil, mas tem que ter atenção para não deixar o reservatório secar e entrar bolhas de ar. O mais difícil foi aturar a gozação do sogrão dizendo que eu deveria jogar o diploma fora e abrir uma oficina...
Água de chuva não é recomendada para consumo humano exatamente por não ter sais minerais. Eu raciocinei da seguinte forma: a recomendação é diluir o aditivo em água desmineralizada, certo? Desmineralizado é um produto sem compostos minerais, óbvio. A água da chuva é por natureza desmineralizada porque não passa pelo solo, onde se absorve os tais sais minerais. Como também não passa pelo sistema de tratamento público, não tem cloro. Ora, se não tem compostos minerais nem cloro, a única contaminação poderia ocorrer pelo ar atmosférico. Se a gente coletar a água depois de alguns minutos de chuva, até isso deixa de ser problema.leonardolpd escreveu:Lugon escreveu:leonardolpd escreveu:
Ou seja, vc improvisou uma cisterna!!! hehehehehe
Boa ideia!! Acho que no caso, essa água da chuva pode também ser utilizada para diluir o aditivo, certo?
Então essa info vai de cada css. Quando perguntei a proporção do líquido de arrefecimento e água a pessoa que me atendeu foi taxativo "3L de de líquido de arrefecimento e 2L de água desmineralizada." perguntei se eles utilizavam água desmineralizada e a pessoa me confirmou. Entretanto fiz o procedimento na minha oficina de confiança.Geanq escreveu:Gurizada,
Semana que vem estarei fazendo a troca de óleo e de todo o líquido de arrefecimento... Então me dirigi à Css Citroen de minha cidade pra fazer levantamento de preços.
Lá, como sempre, fui muito bem atendido, mas me surpreendi com a informação de que na troca do líquido de arrefecimento eles utilizam 2 litros de aditivo (que custa pouco mais de R$50,00 cada litro) e completam o resto com água da TORNEIRA.
Indaguei o atendente sobre a necessidade de utilizar água desmineralizada, e o mesmo chamou um mecânico pra me esclarecer e ele confirmou que o procedimento é esse mesmo, informando que o aditivo "trata" a água comum, sendo desnecessário utilizar água desmineralizada.
EU ainda vou usar no meu carro o líquido da Honda já diluído 50/50 com água desmineralizada... mas fiquei na dúvida...
Dá pra usar água da torneira mesmo? O aditivo tem o poder de tratá-la?