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Lugui
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Vitrificação de pintura. Vale a pena?

Mensagem por Lugui »

Galera,

hoje me ofereceram na concessionária a vitrificação da pintura (oferecido leia-se 600 reais). Eu acabei conseguindo um desconto e acabei deixando meu carro hoje lá para fazer essa tal vitrificação.

Conversando com alguns amigos, as respostas foram bem diferentes, alguns falaram que foi ótimo e outros disseram que não mudou nada. O que eu reparei foi, a grande maioria que aprovou a vitrificação possui carro preto ou outroas cores escuras como o verde da land-rover, grafite e etc; enquanto os que disseram que não mudou nada tem carros mais claros, nas cores prata/branco. Meu carro é preto, então não me preocupei muito.

Mas e vocês, alguém vitrificou a pintura? Sentiu alguma diferença?

Fabiotix
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Re: Vitrificação de pintura. Vale a pena?

Mensagem por Fabiotix »

Na verdade não vou nem responder, mas sim perguntar, visto que já se passaram quase 3 meses do seu post. Vou levar amanhã meu C4 preto para vitrificar, pelo mesmo preço que você pagou. Ele tem pouco mais de 1 mês e alguns riscos superficiais, especialmente no capô. Será que serão removidos esses riscos? O serviço valeu a pena?

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rodrigoc4sport
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Re: Vitrificação de pintura. Vale a pena?

Mensagem por rodrigoc4sport »

1 mês??????/

Cara seu carro é zero, 1 mês nao é necessário fazer isso nao.....

Acho q esses serviços devem ser feitos após 8, 10 meses de uso... Eu imagino isso....

Meu carro vai fazer 10 meses em outubro e 20k...pretendo fazer uma revitalizacao na pintura, ou um espelhamento seila...vamos ver o que a CCS fala....


abraço

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fabio_sd
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Re: Vitrificação de pintura. Vale a pena?

Mensagem por fabio_sd »

O melhor processo que conheço é a vitrificação da ThreeBond (Ultra Glass Coating).

Veja este video:

http://www.threebond.com.br/produtos/video_crista.htm

Outras informações sobre o processo:

http://www.threebond.com.br/produtos/vitrificacao.htm
Fabio_SD

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dyegobelisario
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Re: Vitrificação de pintura. Vale a pena?

Mensagem por dyegobelisario »

Se for vitrificação da Three Bond vale muito a pena!!
Dyego Belisário
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guitartsu
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Re: Vitrificação de pintura. Vale a pena?

Mensagem por guitartsu »

Pessoal, desculpe reviver o topico, mas como nao achei outro mais recente com o assunto...
Mandei fazer hoje o procedimento de vitrificaçao da pintura. Esqueci de tirar fotos pré-procedimento, mas nao sei se era muito parâmetro pois meu carro estava muito sujo cheio de insetos grudados na parte da frente pq tinha chegado de viagem recentemente.
Na vdd essas fotos foram tiradas pelo rapaz que fez o procedimento e me mandou pelo whatsapp.
Amanha vejo se tiro mais fotos

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guitartsu
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Vitrificação de pintura. Vale a pena?

Mensagem por guitartsu »

Achei q o serviço em primeiro momento valeu a pena
Com o passar dos dias vou postando em relação à durabilidade da vitrificação
Seguem mais fotos que tirei a pouco

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kytu
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Re: Vitrificação de pintura. Vale a pena?

Mensagem por kytu »

Bom galera, vou dar a minha opinião sobre vitrificação... Ela é uma opinião profissional, haja visto que tenho uma estética automotiva.

Quando você vai fazer um serviço de estética, tem que ter em mente qual o seu objetivo, pois talvez você queira um resultado que um trabalho muito simples pode remover, mas você por desconhecer acaba pedindo um serviço mais completo e, certamente, mais oneroso. Ou às vezes você vai tentar economizar mas não percebe que o serviço que adquiriu não resolverá o problema que gostaria...

Ex: Seu carro tem marcas profundas de arranhão... Adiantará fazer um polimento simples? Não. Polimentos simples (comerciais) são para tirar marcas superficiais (lavagem), remover marcas pouco profundas e abrir brilho. Para marcas profundas (que não atingiram a tinta, permanecem no Verniz) é necessário polimento técnico. "Mas Marcos, irão fazer um polimento mais agressivo no carro inteiro?" Não! O polimento técnico tem esse nome exatamente porque exige técnica do profissional. É necessário mais tempo para fazer, haja visto que se analisa peça a peça do carro, verifica quantidade de verniz, avalia os riscos (superficiais, profundos, lavagem e etc) e se trabalha de maneira dedicada em cada parte.

Vitrificação: Mito ou verdade?

Vitrificação é uma verdade! Porém, ao contrário do que muitos pensam, ela não é como o espelhamento.
(Para você entender, espelhamento é o nome comercial para o polimento técnico, esse nome foi criado pela marca 3M para uma linha e acabou virando um "tipo de trabalho")
O espelhamento nada mais é do que um polimento em diversas etapas a fim de recuperar próximo de 100% a pintura do veículo.
Vitrificação não é só mais uma etapa. Vitrificação é como se você colocasse a película de vidro no celular para proteger a tela, a diferença é que ela vem líquida e é aplicada com aplicador especial e após algumas horas (normalmente até 72 horas para cura total) cria-se uma camada protetora acima do verniz e essa camada, se feita com produto de qualidade, forma realmente um vidro.
Tem tempo de cura especial, tem período de "reação" ao ambiente (na primeira semana atrai mais poeira, depois percebe-se que a carroceria demora muito mais para acumular sujeira e poeira), exige aplicação técnica e sim, tem um custo alto, pois o produto é caríssimo, o material utilizado (aplicador, panos de microfibra e etc) devem ser descartados (sim, tocamos no lixo pois o vidro que forma no carro também forma no aplicador e na microfibra) e esses materiais - se comprados de qualidade- são caros.

Vitrificador esconde marcas? Não! Vitrificador protege verniz... Se seu carro tem marcas no verniz ele deve passar por polimento técnico, depois deve ser vitrificado.

Carro zero precisa de polimento? Amigos, infelizmente a resposta é, geralmente sim! Porque, se o carro é zero? Simples, pequeno gafanhoto.. Pense na vida sofrida de um carro até chegar a sua garagem. Ele sai da linha de montagem, é armazenado em um depósito (99% das vezes ao ar livre!), fica lá por dias, semanas ou até meses. Sol, chuva, mais sol e chuva, cocô de passarinho, pano úmido para dar uma limpada quando vai para a cegonha e estrada! Mais sol e chuva até ele chegar à sua cidade (isso quando não é importado e vem de navio, grudando maresia e outras agressões). Ele chega na loja totalmente sujo e a loja faz aquele "banho de gato" para te entregar... Muitas vezes paga um polimento comercial para qualquer "meia boca", que precisa terminar tem carro em uma ou duas horas pois ele faz 4, 6 ou até 8 carros em um dia (sim amigos, ele se sujeita a ganhar R$100,00 por carro e acaba encontrando no grande número a forma de manter suas contas em dia... Ele certamente gostaria de ganhar mais, mas as concessionárias cortam custos e ele corta gastos usando material simples com boina agressiva e cera da GrandPrix)... Isso quando a "tia da limpeza da loja" não dá uma forcinha passando o pano de limpar o chão pra tirar aquele "pó" do carro... Quem nunca pegou um carro zero cheio de arranhões...? Eu canso de receber clientes que saíram da loja com o carro zero e em menos de uma semana não conseguem nem olhar pro carro de tanta marca...

Qual a vantagem da vitrificação? Ela faz com que o polimento dure até 3 anos (tudo depende do uso do carro, do produto utilizado, se o carro fica em garagem fechada ou não, se são feitas as revisões, forma como o carro é lavado e etc).

Duração do polimento x vitrificação: O polimento técnico dura, em média 06 meses, se bem feito e se a lavagem realizada for com produtos não abrasivos (não se lava carro com sabão de cozinha, sabão em pó e etc) e também conforme uso e garagem fechada/aberta. Já a vitrificação tem duração entre 1 e 3 anos, se seguir as revisões do serviço a cada 06 meses e também mantiver cuidados com a lavagem.

E se bater o carro, como remover o vitrificador para reparar a pintura danificada? Pode ser removido através de equipamentos como lixadeiras, politrizes, ou até mesmo produtos abrasivos e que tenham esse fim. Nada muito complicado, mas vale ressaltar ao chapeador quanto tempo faz que foi realizado esse serviço.

Custo vitrificador x serviços: Muitos clientes me questionam sobre a eficiência desse serviço. Eu gosto muito e meus carros pessoais sempre recebem... Mas... Quanto custa?
Aqui na minha loja tenho marcas que aplico entre R$500,00 (nacional, mais simples) até R$2.000,00 (importados de alto padrão). Lembro que esse custo é separado do polimento técnico e que pode variar conforme o tamanho do carro. Vamos usar como exemplo o VTR... Se trouxer um VTR preto com arranhões que variam de leves à severos, o valor do polimento técnico fica em torno de R$500,00 e a vitrificação R$500,00 com marca nacional, ou seja, para dar o resultado esperado, você investirá à partir de R$1.000,00, valor que pode ser parcelado.

Quais os motivos para fazer a vitrificação? Sabe aquele cocô de passarinho que insiste em cair em cima do carro? Ou aquela sementinha da árvore que gruda e mancha tudo? ou até aqueles insetinhos que grudam na frente do carro quando andamos em estradas à noite? Pois então, esses são os maiores vilões para o verniz do carro. Cada um desses agentes agressores que citei, se em contato com o verniz por longo tempo e exposto às variações do clima (sol, chuva e etc) tende a formar uma lesão ao verniz de forma irreversível (sim, meus amigos, cocô de passarinho e seiva de árvore queima o verniz do carro). Mas, e o vitrificador? Ele cria uma camada de vidro por cima do verniz... Todo cocô de passarinho, seiva de árvore ou mosquito que bater nessa camada, tende a não fixar por causa dos poros fechados do vidro... Mas e se grudar ainda assim? Vai agredir o vidro, mas muito dificilmente vai chegar ao verniz. Resumindo: Vidro em cima do verniz impede que as agressões (inclusive riscos) afetem o verniz.

Como percebo o vitrificador/quais as características dele depois de aplicado? Você já passou a mão no vidro da janela de casa logo depois de limpo? O que você sentiu? Toque aveludado, textura lisa, menos propensão a grudar sujeiras, não risca/mais difícil de riscar? Pois é, no carro ficará com esses mesmos efeitos. Se você passar a mão cerca de 72 horas depois de aplicado, perceberá um toque aveludado, perceberá que a mão não "tranca" na superfície, que ela escorrega como se a lata estivesse empurrando a mão para descer. Além de tudo isso, experimente lavar sem pressão na mangueira e "voi-lá", a água escorre totalmente! Sim, o efeito mais legal da vitrificação é o que chamamos de Hidrofobia. Basicamente, pelos poros muito fechados, a superficie não retém (segura) a água que, ao chocar-se com a superfície, escorre em sua totalidade. A mesma coisa ocorre com a sujeira, que não adere à superfície.

Depois que passou o "toque aveludado" é porque não tem mais vitrificador? Não! É normal depois de 20 dias ou um mês que aquela sensação de toque aveludado acabe, mas o vitrificador permanece por um longo período na superfície.

Existem "tratamentos" semelhantes a vitrificação que sejam mais acessíveis? Sim... Se você aplicar ceras de alta qualidade ou selantes sintéticos, você obterá resultados tão bons quanto (em termos de brilho, mas não de proteção... Nesse caso o vitrificador é muito, mas muito superior!).. A diferença é que você terá que aplicar mais frequentemente (ceras boas duram entre 1 e 3 meses, podendo raramente prolongar até 6 meses... Já os selantes de qualidade duram até, em média, 6 meses).

Vale a pena pagar na concessionária por serviços como polimento/vitrificação? Depende muito do caso, mas normalmente o prestador de serviço que a concessionária terceiriza, recebe pouco valor e tem que fazer o trabalho com mais pressa (normalmente, mas podem existir exceções)... Tente procurar por serviços especializados na sua região, como estéticas automotivas... Peça os materiais que a pessoa usa, se informe da qualidade, tente ver trabalhos que a pessoa já realizou, veja o ambiente, veja se o preço dela é justo (mas não esqueça que o preço normalmente é diretamente proporcional ao tempo que ela dedicará em seu carro)... Eu, por exemplo, não faço polimento técnico em menos de 2 dias... São muitas etapas desde que o cliente me entrega o carro (lavagem, descontaminação, avaliação dos danos, corte (mais de uma vez), refino, lustro, cera/selante, detalhamento final)... O profissional que te pedir uma manhã para fazer um carro fuja!... Um dia? Provavelmente faça um bom trabalho, mas certamente pula alguma dessas etapas que citei... Enfim, vale a pena procurar!

Ficou com dúvida? Pergunta que eu respondo! Demorei pra responder aqui? Pode mandar tua dúvida para sampaiomp@hotmail.com ...
Assim que possível eu respondo! Abraço galera e espero ter ajudado!
Marcos Sampaio

guitartsu
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Re: Vitrificação de pintura. Vale a pena?

Mensagem por guitartsu »

kytu escreveu:Bom galera, vou dar a minha opinião sobre vitrificação... Ela é uma opinião profissional, haja visto que tenho uma estética automotiva.

Quando você vai fazer um serviço de estética, tem que ter em mente qual o seu objetivo, pois talvez você queira um resultado que um trabalho muito simples pode remover, mas você por desconhecer acaba pedindo um serviço mais completo e, certamente, mais oneroso. Ou às vezes você vai tentar economizar mas não percebe que o serviço que adquiriu não resolverá o problema que gostaria...

Ex: Seu carro tem marcas profundas de arranhão... Adiantará fazer um polimento simples? Não. Polimentos simples (comerciais) são para tirar marcas superficiais (lavagem), remover marcas pouco profundas e abrir brilho. Para marcas profundas (que não atingiram a tinta, permanecem no Verniz) é necessário polimento técnico. "Mas Marcos, irão fazer um polimento mais agressivo no carro inteiro?" Não! O polimento técnico tem esse nome exatamente porque exige técnica do profissional. É necessário mais tempo para fazer, haja visto que se analisa peça a peça do carro, verifica quantidade de verniz, avalia os riscos (superficiais, profundos, lavagem e etc) e se trabalha de maneira dedicada em cada parte.

Vitrificação: Mito ou verdade?

Vitrificação é uma verdade! Porém, ao contrário do que muitos pensam, ela não é como o espelhamento.
(Para você entender, espelhamento é o nome comercial para o polimento técnico, esse nome foi criado pela marca 3M para uma linha e acabou virando um "tipo de trabalho")
O espelhamento nada mais é do que um polimento em diversas etapas a fim de recuperar próximo de 100% a pintura do veículo.
Vitrificação não é só mais uma etapa. Vitrificação é como se você colocasse a película de vidro no celular para proteger a tela, a diferença é que ela vem líquida e é aplicada com aplicador especial e após algumas horas (normalmente até 72 horas para cura total) cria-se uma camada protetora acima do verniz e essa camada, se feita com produto de qualidade, forma realmente um vidro.
Tem tempo de cura especial, tem período de "reação" ao ambiente (na primeira semana atrai mais poeira, depois percebe-se que a carroceria demora muito mais para acumular sujeira e poeira), exige aplicação técnica e sim, tem um custo alto, pois o produto é caríssimo, o material utilizado (aplicador, panos de microfibra e etc) devem ser descartados (sim, tocamos no lixo pois o vidro que forma no carro também forma no aplicador e na microfibra) e esses materiais - se comprados de qualidade- são caros.

Vitrificador esconde marcas? Não! Vitrificador protege verniz... Se seu carro tem marcas no verniz ele deve passar por polimento técnico, depois deve ser vitrificado.

Carro zero precisa de polimento? Amigos, infelizmente a resposta é, geralmente sim! Porque, se o carro é zero? Simples, pequeno gafanhoto.. Pense na vida sofrida de um carro até chegar a sua garagem. Ele sai da linha de montagem, é armazenado em um depósito (99% das vezes ao ar livre!), fica lá por dias, semanas ou até meses. Sol, chuva, mais sol e chuva, cocô de passarinho, pano úmido para dar uma limpada quando vai para a cegonha e estrada! Mais sol e chuva até ele chegar à sua cidade (isso quando não é importado e vem de navio, grudando maresia e outras agressões). Ele chega na loja totalmente sujo e a loja faz aquele "banho de gato" para te entregar... Muitas vezes paga um polimento comercial para qualquer "meia boca", que precisa terminar tem carro em uma ou duas horas pois ele faz 4, 6 ou até 8 carros em um dia (sim amigos, ele se sujeita a ganhar R$100,00 por carro e acaba encontrando no grande número a forma de manter suas contas em dia... Ele certamente gostaria de ganhar mais, mas as concessionárias cortam custos e ele corta gastos usando material simples com boina agressiva e cera da GrandPrix)... Isso quando a "tia da limpeza da loja" não dá uma forcinha passando o pano de limpar o chão pra tirar aquele "pó" do carro... Quem nunca pegou um carro zero cheio de arranhões...? Eu canso de receber clientes que saíram da loja com o carro zero e em menos de uma semana não conseguem nem olhar pro carro de tanta marca...

Qual a vantagem da vitrificação? Ela faz com que o polimento dure até 3 anos (tudo depende do uso do carro, do produto utilizado, se o carro fica em garagem fechada ou não, se são feitas as revisões, forma como o carro é lavado e etc).

Duração do polimento x vitrificação: O polimento técnico dura, em média 06 meses, se bem feito e se a lavagem realizada for com produtos não abrasivos (não se lava carro com sabão de cozinha, sabão em pó e etc) e também conforme uso e garagem fechada/aberta. Já a vitrificação tem duração entre 1 e 3 anos, se seguir as revisões do serviço a cada 06 meses e também mantiver cuidados com a lavagem.

E se bater o carro, como remover o vitrificador para reparar a pintura danificada? Pode ser removido através de equipamentos como lixadeiras, politrizes, ou até mesmo produtos abrasivos e que tenham esse fim. Nada muito complicado, mas vale ressaltar ao chapeador quanto tempo faz que foi realizado esse serviço.

Custo vitrificador x serviços: Muitos clientes me questionam sobre a eficiência desse serviço. Eu gosto muito e meus carros pessoais sempre recebem... Mas... Quanto custa?
Aqui na minha loja tenho marcas que aplico entre R$500,00 (nacional, mais simples) até R$2.000,00 (importados de alto padrão). Lembro que esse custo é separado do polimento técnico e que pode variar conforme o tamanho do carro. Vamos usar como exemplo o VTR... Se trouxer um VTR preto com arranhões que variam de leves à severos, o valor do polimento técnico fica em torno de R$500,00 e a vitrificação R$500,00 com marca nacional, ou seja, para dar o resultado esperado, você investirá à partir de R$1.000,00, valor que pode ser parcelado.

Quais os motivos para fazer a vitrificação? Sabe aquele cocô de passarinho que insiste em cair em cima do carro? Ou aquela sementinha da árvore que gruda e mancha tudo? ou até aqueles insetinhos que grudam na frente do carro quando andamos em estradas à noite? Pois então, esses são os maiores vilões para o verniz do carro. Cada um desses agentes agressores que citei, se em contato com o verniz por longo tempo e exposto às variações do clima (sol, chuva e etc) tende a formar uma lesão ao verniz de forma irreversível (sim, meus amigos, cocô de passarinho e seiva de árvore queima o verniz do carro). Mas, e o vitrificador? Ele cria uma camada de vidro por cima do verniz... Todo cocô de passarinho, seiva de árvore ou mosquito que bater nessa camada, tende a não fixar por causa dos poros fechados do vidro... Mas e se grudar ainda assim? Vai agredir o vidro, mas muito dificilmente vai chegar ao verniz. Resumindo: Vidro em cima do verniz impede que as agressões (inclusive riscos) afetem o verniz.

Como percebo o vitrificador/quais as características dele depois de aplicado? Você já passou a mão no vidro da janela de casa logo depois de limpo? O que você sentiu? Toque aveludado, textura lisa, menos propensão a grudar sujeiras, não risca/mais difícil de riscar? Pois é, no carro ficará com esses mesmos efeitos. Se você passar a mão cerca de 72 horas depois de aplicado, perceberá um toque aveludado, perceberá que a mão não "tranca" na superfície, que ela escorrega como se a lata estivesse empurrando a mão para descer. Além de tudo isso, experimente lavar sem pressão na mangueira e "voi-lá", a água escorre totalmente! Sim, o efeito mais legal da vitrificação é o que chamamos de Hidrofobia. Basicamente, pelos poros muito fechados, a superficie não retém (segura) a água que, ao chocar-se com a superfície, escorre em sua totalidade. A mesma coisa ocorre com a sujeira, que não adere à superfície.

Depois que passou o "toque aveludado" é porque não tem mais vitrificador? Não! É normal depois de 20 dias ou um mês que aquela sensação de toque aveludado acabe, mas o vitrificador permanece por um longo período na superfície.

Existem "tratamentos" semelhantes a vitrificação que sejam mais acessíveis? Sim... Se você aplicar ceras de alta qualidade ou selantes sintéticos, você obterá resultados tão bons quanto (em termos de brilho, mas não de proteção... Nesse caso o vitrificador é muito, mas muito superior!).. A diferença é que você terá que aplicar mais frequentemente (ceras boas duram entre 1 e 3 meses, podendo raramente prolongar até 6 meses... Já os selantes de qualidade duram até, em média, 6 meses).

Vale a pena pagar na concessionária por serviços como polimento/vitrificação? Depende muito do caso, mas normalmente o prestador de serviço que a concessionária terceiriza, recebe pouco valor e tem que fazer o trabalho com mais pressa (normalmente, mas podem existir exceções)... Tente procurar por serviços especializados na sua região, como estéticas automotivas... Peça os materiais que a pessoa usa, se informe da qualidade, tente ver trabalhos que a pessoa já realizou, veja o ambiente, veja se o preço dela é justo (mas não esqueça que o preço normalmente é diretamente proporcional ao tempo que ela dedicará em seu carro)... Eu, por exemplo, não faço polimento técnico em menos de 2 dias... São muitas etapas desde que o cliente me entrega o carro (lavagem, descontaminação, avaliação dos danos, corte (mais de uma vez), refino, lustro, cera/selante, detalhamento final)... O profissional que te pedir uma manhã para fazer um carro fuja!... Um dia? Provavelmente faça um bom trabalho, mas certamente pula alguma dessas etapas que citei... Enfim, vale a pena procurar!

Ficou com dúvida? Pergunta que eu respondo! Demorei pra responder aqui? Pode mandar tua dúvida para sampaiomp@hotmail.com ...
Assim que possível eu respondo! Abraço galera e espero ter ajudado!
Marcos Sampaio

Excelente explicaçao
Esclareceu muitas duvidas que ainda tinha. Especialmente quanto a questão da durabilidade do procedimento
Tem cerca de 1 mes que realizei o procedimento e percebi que realmente o "toque aveludado" diminuiu, tinha ficado até desanimado, mas depous que vc citou que isso é normal apos 20d fiquei mais tranquilo. Mas realmente a proteção aparentemente permanece e a característica hidrofóbica se manteve (reparei intem que peguei chuva).


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kytu
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Re: Vitrificação de pintura. Vale a pena?

Mensagem por kytu »

guitartsu escreveu:
Excelente explicaçao
Esclareceu muitas duvidas que ainda tinha. Especialmente quanto a questão da durabilidade do procedimento
Tem cerca de 1 mes que realizei o procedimento e percebi que realmente o "toque aveludado" diminuiu, tinha ficado até desanimado, mas depous que vc citou que isso é normal apos 20d fiquei mais tranquilo. Mas realmente a proteção aparentemente permanece e a característica hidrofóbica se manteve (reparei intem que peguei chuva).


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Então... Hehehehe
Essas são as principais dúvidas dos clientes. Qualquer coisa é só chamar... :)

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