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Ressonâcia e uma droga.....

Enviado: 13 Set 2011, 12:42
por Igs
Fala galera.

Então, O escapamento dum carro e basicamente um cano pelo qual passa ar bastante quente a pressão X. Lembra um pouco do cano de um Órgão. A ressonância, chamada Dronning em inglês, acontece quando o ar dentro do cano o faz vibrar a uma certa frequência, produzindo um som parecido a aquele que a gente fazia de criança, assoprando ar numa garrafa de vidro, lembram? So que bastante mais alto e igual de grave. Agora imagina estar DENTRO desta garrafa com alguém assoprando....


( obviamente num é o meu kkkk)

No video num da pra ouvir muito bem, mas na vida real essa vibração faz com que o carro vibre e é horrivel.....bota um fone e aumenta o som....a minha era mais f*da ainda.

Nem tudo mundo se desagrada com a ressonância e tem gente que ate chega a curtir, porem ao igual que com um carro rebaixado, tem vantagem X e a desvantagem do conforto no ralo.

Como alguns de vcs ja sabem faz alguns meses eu instalei um abafador Isotta Raptor no carro. Com isso o ronco dele ficou BEM legal porem bastante alto. Pra falar a verdade durante as primeiras semanas eu tive que me acostumar ja que chegava a incomodar. E ai peguei uma estrada.....

A 120 dava uma ressonância do cara*ho..era bem entre 3 a 4K rpm..ou seja entre 115 e 135km/h por ai...dai em diante ele ficava queto e acima de 140 a resonancia desaparecia.

O problema era justamente que 120 e a velocidade ideal pra muitos...td mundo que viaja acompanhado sabe que acima de 120 o pessoal começa encher o s*co...nem falar dos radares nas estradas.

Mais do que isso, depois de 3 meses não aguentei mais...pego estrada TODO santo dia pro trampo, ir a 110 pra mim e chato, mas 120 e por ai era impossível ja que a ressonância era tal que EU ficava tonto do barulho, e qualquer passageiro não aguentava mais que 5 minutos do tanto que o carro VIBRAVA...pensei ok, ando acima de 135 OBA!! Porem pra chegar la tinha que passar pelos 120 ne? E quando tirava o pe era pior ainda, coitado de quem ia no banco traseiro pq era bem incomodo. Enfim ja num dava mais e ate parei de ir no litoral com o carro pq era chato....

Falei com o Bicudo ontem e resolvi ir la na Tico Escapamento as 14:00hrs , onde fiz a instalação do Abafador pra falar com o dono e ver o que podíamos fazer.

A resposta dele foi enfim adicionar um abafador intermediario.....foram varios modelos e varios testes ate que la perto das Seis horas achamos um que não matava o escapamento, nem o ronco nem a carteira. Fiz 70km de testes em estrada...

( Bicudo se tinha razão o JK num ajudo em NADA...de fato PIOROU antes de mudar pra aquele com difusor)

No final acabei gastando 160 contos...o Tico não cobra caro e faz um trabalho legal, recomendo. O barulho do escapamento diminuiu e por agora a ressonância tb, hoje infelizmente e dia de rodízio então trouxe o carro da Bru, um picantinho branco.

Em cidade pelo menos o carro voltou a ser comfortável, o ronco dele diminui bastante : ( pareçe que o ronco é de fabrica vs Ronco Aftermarket sabem?.

Como acabamos perto das 6 com o Tico ja tinha muito transito aqui em Sampa e não havia estradas livres perto da cidade....ficara pra amanha então...

O chato e o seguinte, ate então achava que para diminuir ressonância havia de diminuir barulho ( leia-re ronco) porem acabei aprendendo dps ( qdo cheguei em casa e Googlei ) que ha um jeito melhor......chamase Side Branch Ressonator que mais tarde explico.

Amanhã saio pra testar ou quem sabe hoje a noite, emfim o ronco ta igual, so que mais baixo e finalmente fora da cabine onde incomodava kkk...

falou.

Re: Ressonâcia e uma droga.....

Enviado: 14 Set 2011, 12:27
por BICUDO
Agora entendi o que vc tava falando ontem.....acho que vale o teste adicionar esses tubos para tirar a ressonancia....mas tem que fazer os calculos para o tamanho exato do tubo....vamos voltar para escolinha.....heheheheh

Re: Ressonâcia e uma droga.....

Enviado: 15 Set 2011, 09:19
por Igs
Então...O Side Branch Resonator ( Rosonador de galho lateral? kk)

A montagem é a seguinte...

Seguindo o escapamento em direcção ao abafador, bem antes da junta do cano com o abafador se faz uma junta tipo um "galho". Nesta junta é instalado um cano que então seguira paralelo ao abafador, so que a ponta extrema deste cano e fechada. De preferencia esta peça dever ser soldada por causa da pressão que se formara dentro do apêndice.

Quando se pensa em ressonância ha de se pensar em frequências . Ha ressonância dentro do escapamento do carro porque o ar que passa por dentro deste cano faz com que ele vibre a uma frequência que o faz ressonar, como ja falei, e bem parecido a um órgão. Ergo para cancelar essa frequencia ha dois jeitos, um e produzir uma frequencia oposta que a cancele..mas isto a basicamente impossível num carro. O outro jeito e fazer com que essa mesma ressonancia se choque contra si mesma, tipo um eco o que a interrompe = cancela.

Quando instalamos o Side Branch Resonator ( Falemos SBR de agora em diante) o barulho da ressonancia viaja pelo escapamento, prenche este cano paralelo e quando bate no extremo fechado, ele volta em direção oposta batendo de frente com as ondas de ressonancia originais indo em direção a saida do escape e presto, cancela o barulho.

Ainda não teste ja que a formula e o metodo de calcular o comprimento do SBR e complicado. Para isto ha de medir a frequencia do som do escapamento na rotação a qual ha ressonância, a temperatura do ar e a velocidade deste ar.

Porem o jeito mais facil e instalar um cano de aprox 50CM e testar...num deu? Tira corta um pouco e tenta de novo. Sempre e diferente com cada carro mas o pessoal dos forums 350/370 Z ( um carro com ronco bem grave ) e o pessoal dos forums Mustang e Supra dos EUA falam que funciona. E se alguem sabe de preparacão são esses dois ultimos.

Um deles me ajudo a calcular apros 18" o que e mais ou menos 45-47cm.
Agora eu to feliz mais o dia que trocar o catalisador vou tirar o novo abafador intermediario e testar, o material e barato, é so cano de aço mesmo ( aluminio résonna mais ja que é mais fino e flexível...e caro). O caro mesmo vai ser a mão de obra, solda...sai na estrada...testa...volta...corta...solda...repete .

Ha tambem gente do forum de Supra que diz que o SBR não funciona a rpms altos...mas essa gente tem carros com ate 1500 poneis. Veremos no nosso potro.

Re: Ressonâcia e uma droga.....

Enviado: 15 Set 2011, 11:06
por Igs
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A formula....
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O meu jeito?

Aconteçe que enquanto mais leio sobre o assunto mais dificil aparenta ser, porem melhores são os resultados que as pessoas dizem receber sem perda de fluxo no escape.

Ergo a minha ideia, pra não passar o seculo calculando essa M**da vou fazer o seguinte....calibragem telescopica tipo um Trombone De Vara.....