- dacoregio
- Membros
- Mensagens: 183
- Registrado em: 14 Jan 2010, 12:21
- Estado: PR
- Cidade: Francisco Beltrão
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Francisco Beltrão - PR
- Contato:
Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Criei sem querer um pequeno tumulto na Quinta Feira na autorizada Citroen em Pato Branco - Paraná.
Com 16.800 km levei meu C4 1.6 para troca de óleo e filtro, pois vencerá o prazo de 1 ano desde a revisão dos 10 mil km.
Após um estudo sobre óleos disponiveis, percebi o atraso da Total, fornecedora de oleos para a linha Citroen, na aditivação de seus produtos.
A Mobil disponibiliza oleo classe SM na linha que patrocina inclusive a Stock Car Brasil enquanto a Total mantem o oleo SL e SJ, uma e duas geração abaixo respectivamente.
Comprei o Mobil Eco Power 5W30 API-SM e levei na Provence Pato Branco para a troca.
Ao chegar lá e apresentar o óleo que comprei a Provence disse que não estava autorizada nem a permitir a presença do oleo Mobil nas dependencias de suas instalações!!!
Eu disse que isso era absurdo, pois o carro nem na garanti estava mais. Disse que vista a minha formação (sou engenheiro mecanico e inspetor veicular do InMetro) eu sabia o que estava fazendo.
Eu tinha rodado 60 km para efetuar a troca do óleo e a não realização do serviço seria retalhada por mim com a promessa de nunca mais colocar as rodas e os pés lá.
O chefe da oficina que estava de ferias, foi chamado. Tive que esperar o dito cujo chegar. Felizmente isto nem demorou muito, mas fiquei meio assustado pelo que sem querer eu tinha acionado...
O elemento chegou, me reconheceu e disse a mim que quando me viu até ficou mais aliviado.
Me contou que levou uma "mijadinha" pelo acontecido e que iria permitir a troca pelo óleo que eu trazia desde que assinasse na ordem de serviço minha responsabilidade pelo fato (quase perguntei se ele queria uma ART do CREA...).
Paguei absurdos R$ 92,00 pela troca de óleo (que eu levei) mais filtro e uma anel de vedação do parafuso do carter.
O óleo que coloquei promete 4% de economia de combustivel por conta de sua viscosidade.
Não é possivel comparar o antes e o depois porque o trecho que me leva de Francisco Beltrão a Pato Branco é de mais subidas e a volta o contrario. Mas segundo o computador de bordo, fiz 14,2 km/l na ida e 15,7 km/l na volta, rodando a 80 km/h com media de 75 km/h por 62 km.
Tenho fotos do computador de bordo para quem estiver interessado nos números produzidos.
Aos nossos colegas que dizem que o 2.0 nem tem tanta diferença de consumo, ai esta a prova contrária. Voltei de Floripa na semana passada com média de 15,2 km/l rodando a 80km/h, velocidade maxima permitida nas rodovias catarinense onde tenho que rodar 81% do percurso.
Segundo o manual de reparação oficial na Citroen (aquele que não nos é disponibilizado e temos que baixar na internet a versão em espanhol), o óleo 5W30 que uso é uma configuração que pode ser utilizada.
Meu carro tem 71% de uso em estrada, porem no percentual restante ele é utilizado em cidade por menos de 3 km por perna de uso. Isso faz com que eu tenha muitos acionamentos de partida por km rodado.
Como a maioria do desgaste do motor esta presente durante a partida, optei por um oleo menos viscoso para acelerar o processo de lubrificação após partida.
Com 16.800 km levei meu C4 1.6 para troca de óleo e filtro, pois vencerá o prazo de 1 ano desde a revisão dos 10 mil km.
Após um estudo sobre óleos disponiveis, percebi o atraso da Total, fornecedora de oleos para a linha Citroen, na aditivação de seus produtos.
A Mobil disponibiliza oleo classe SM na linha que patrocina inclusive a Stock Car Brasil enquanto a Total mantem o oleo SL e SJ, uma e duas geração abaixo respectivamente.
Comprei o Mobil Eco Power 5W30 API-SM e levei na Provence Pato Branco para a troca.
Ao chegar lá e apresentar o óleo que comprei a Provence disse que não estava autorizada nem a permitir a presença do oleo Mobil nas dependencias de suas instalações!!!
Eu disse que isso era absurdo, pois o carro nem na garanti estava mais. Disse que vista a minha formação (sou engenheiro mecanico e inspetor veicular do InMetro) eu sabia o que estava fazendo.
Eu tinha rodado 60 km para efetuar a troca do óleo e a não realização do serviço seria retalhada por mim com a promessa de nunca mais colocar as rodas e os pés lá.
O chefe da oficina que estava de ferias, foi chamado. Tive que esperar o dito cujo chegar. Felizmente isto nem demorou muito, mas fiquei meio assustado pelo que sem querer eu tinha acionado...
O elemento chegou, me reconheceu e disse a mim que quando me viu até ficou mais aliviado.
Me contou que levou uma "mijadinha" pelo acontecido e que iria permitir a troca pelo óleo que eu trazia desde que assinasse na ordem de serviço minha responsabilidade pelo fato (quase perguntei se ele queria uma ART do CREA...).
Paguei absurdos R$ 92,00 pela troca de óleo (que eu levei) mais filtro e uma anel de vedação do parafuso do carter.
O óleo que coloquei promete 4% de economia de combustivel por conta de sua viscosidade.
Não é possivel comparar o antes e o depois porque o trecho que me leva de Francisco Beltrão a Pato Branco é de mais subidas e a volta o contrario. Mas segundo o computador de bordo, fiz 14,2 km/l na ida e 15,7 km/l na volta, rodando a 80 km/h com media de 75 km/h por 62 km.
Tenho fotos do computador de bordo para quem estiver interessado nos números produzidos.
Aos nossos colegas que dizem que o 2.0 nem tem tanta diferença de consumo, ai esta a prova contrária. Voltei de Floripa na semana passada com média de 15,2 km/l rodando a 80km/h, velocidade maxima permitida nas rodovias catarinense onde tenho que rodar 81% do percurso.
Segundo o manual de reparação oficial na Citroen (aquele que não nos é disponibilizado e temos que baixar na internet a versão em espanhol), o óleo 5W30 que uso é uma configuração que pode ser utilizada.
Meu carro tem 71% de uso em estrada, porem no percentual restante ele é utilizado em cidade por menos de 3 km por perna de uso. Isso faz com que eu tenha muitos acionamentos de partida por km rodado.
Como a maioria do desgaste do motor esta presente durante a partida, optei por um oleo menos viscoso para acelerar o processo de lubrificação após partida.
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
- dacoregio
- Membros
- Mensagens: 183
- Registrado em: 14 Jan 2010, 12:21
- Estado: PR
- Cidade: Francisco Beltrão
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Francisco Beltrão - PR
- Contato:
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Hoje, fiz rodando no Álcool e com ar ligado 10,1 km/l rodando 85 km com o piloto automático setado para 80 km/h.
Nunca mais uso outro óleo.
Nunca mais uso outro óleo.
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
-
- Membros
- Mensagens: 124
- Registrado em: 19 Set 2011, 21:55
- Estado: RJ
- Cidade: Macaé
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Qual a viscosidade do óleo que a Citroen usa?
ATUAL:
NEW FIESTA HATCH SE 1.6 POWERSHIFT 13/14
EX:
ASTRA 2.0 ADVANTAGE FLEX/GNV MANUAL 11/11
C4 1.6 GLX FLEX/GNV MANUAL 09/10
PRISMA 1.4 MAXX ECONO.FLEX/GNV MANUAL 07/07
CELTA 1.4 SUPER GAS MANUAL 04/05
MÉGANE 2.0 RXE SEDAN GAS/GNV MANUAL 98/98
NEW FIESTA HATCH SE 1.6 POWERSHIFT 13/14
EX:
ASTRA 2.0 ADVANTAGE FLEX/GNV MANUAL 11/11
C4 1.6 GLX FLEX/GNV MANUAL 09/10
PRISMA 1.4 MAXX ECONO.FLEX/GNV MANUAL 07/07
CELTA 1.4 SUPER GAS MANUAL 04/05
MÉGANE 2.0 RXE SEDAN GAS/GNV MANUAL 98/98
- pedroaniz
- Membros
- Mensagens: 190
- Registrado em: 29 Mai 2011, 03:18
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: C4 VTR
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Nossa, que legal!
Onde consigo baixar uma cópia desse manual de reparo? Preferencialmente em inglês... Eu tinha o manual de reparo do meu corola, e era excelente! Ensinava de desmontar painel a trocar correias!
Onde consigo baixar uma cópia desse manual de reparo? Preferencialmente em inglês... Eu tinha o manual de reparo do meu corola, e era excelente! Ensinava de desmontar painel a trocar correias!
Meu VTR
-Scorro S202 17'' com 225/45R17
-Sonar Chrome c/ 4300k
-LED neblina
-Eibach
-Meu set: RD4+USBbox > Scosche FAI3A > RockfordFosgate R600-5 Prime > Infinity 6030cs + JBL 638 + Pioneer TS-W254R || Cabos SSL
-Scorro S202 17'' com 225/45R17
-Sonar Chrome c/ 4300k
-LED neblina
-Eibach
-Meu set: RD4+USBbox > Scosche FAI3A > RockfordFosgate R600-5 Prime > Infinity 6030cs + JBL 638 + Pioneer TS-W254R || Cabos SSL
- dacoregio
- Membros
- Mensagens: 183
- Registrado em: 14 Jan 2010, 12:21
- Estado: PR
- Cidade: Francisco Beltrão
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Francisco Beltrão - PR
- Contato:
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
No 1.6, aqui a autorizada (Provence Pato Branco - Paraná) usa Total Quartz 7000 API SJ 15W50 Semi Sintético. O manual do carro sita que a classe de aditivação deve ser no minimo SL. Assim, temos um erro de aditivação.
No 2.0 usam Total Quartz 7000 API CF 10W40 Semi Sintético para motores a Diesel. Aqui temos uma mega besteira pois erraram o tipo de detergente de carbono que o oleo tem que ter.
Percebi que a autorizada não sabe xongas sobre óleo. Dai me senti na completa liberdade de pesquisar o que há de melhor para o motor do meu carro.
Observei no manual de reparação do C4 que a configuração API SM 5W30 Semi Sintética pode ser usada e é ela que utilizo desde Outubro.
Pedro, o manual esta em espanhol sem outra opção de linguas. Achei também em Russo com alfabeto Cirílico e dai é muito f**a e não da para analisar a qualidade. O que eu tenho em espanhol é perfeito. Tem 74 Megas.
http://pt.scribd.com/doc/36890625/Manua ... Citroen-C4
A informação sobre o óleo esta na pagina 19.
No 2.0 usam Total Quartz 7000 API CF 10W40 Semi Sintético para motores a Diesel. Aqui temos uma mega besteira pois erraram o tipo de detergente de carbono que o oleo tem que ter.
Percebi que a autorizada não sabe xongas sobre óleo. Dai me senti na completa liberdade de pesquisar o que há de melhor para o motor do meu carro.
Observei no manual de reparação do C4 que a configuração API SM 5W30 Semi Sintética pode ser usada e é ela que utilizo desde Outubro.
Pedro, o manual esta em espanhol sem outra opção de linguas. Achei também em Russo com alfabeto Cirílico e dai é muito f**a e não da para analisar a qualidade. O que eu tenho em espanhol é perfeito. Tem 74 Megas.
http://pt.scribd.com/doc/36890625/Manua ... Citroen-C4
A informação sobre o óleo esta na pagina 19.
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
- fabio_sd
- Moderador
- Mensagens: 2755
- Registrado em: 11 Jun 2009, 20:45
- Estado: MG
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Na última troca de óleo do C4GP e do VTR colocamos Lubrax Supera 100% sintético 5W-40 API SM.
Fabio_SD
- dacoregio
- Membros
- Mensagens: 183
- Registrado em: 14 Jan 2010, 12:21
- Estado: PR
- Cidade: Francisco Beltrão
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Francisco Beltrão - PR
- Contato:
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Fabio, tu percebeu alguma redução de consumo após a troca do óleo?
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
- fabio_sd
- Moderador
- Mensagens: 2755
- Registrado em: 11 Jun 2009, 20:45
- Estado: MG
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Não fizemos medições de consumo.dacoregio escreveu:Fabio, tu percebeu alguma redução de consumo após a troca do óleo?
Fabio_SD
- Vinicius Oliveira
- Membros
- Mensagens: 15
- Registrado em: 17 Nov 2011, 23:19
- Estado: BA
- Cidade: Salvador
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Fez isso com o óleo citado acima?dacoregio escreveu:Hoje, fiz rodando no Álcool e com ar ligado 10,1 km/l rodando 85 km com o piloto automático setado para 80 km/h.
Nunca mais uso outro óleo.
- dacoregio
- Membros
- Mensagens: 183
- Registrado em: 14 Jan 2010, 12:21
- Estado: PR
- Cidade: Francisco Beltrão
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
- Localização: Francisco Beltrão - PR
- Contato:
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Fiz com o Mobil Eco Power com um C4 1.6.
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power