Página 1 de 32

Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 23 Out 2011, 10:30
por dacoregio
Criei sem querer um pequeno tumulto na Quinta Feira na autorizada Citroen em Pato Branco - Paraná.

Com 16.800 km levei meu C4 1.6 para troca de óleo e filtro, pois vencerá o prazo de 1 ano desde a revisão dos 10 mil km.

Após um estudo sobre óleos disponiveis, percebi o atraso da Total, fornecedora de oleos para a linha Citroen, na aditivação de seus produtos.

A Mobil disponibiliza oleo classe SM na linha que patrocina inclusive a Stock Car Brasil enquanto a Total mantem o oleo SL e SJ, uma e duas geração abaixo respectivamente.

Comprei o Mobil Eco Power 5W30 API-SM e levei na Provence Pato Branco para a troca.
Ao chegar lá e apresentar o óleo que comprei a Provence disse que não estava autorizada nem a permitir a presença do oleo Mobil nas dependencias de suas instalações!!!

Eu disse que isso era absurdo, pois o carro nem na garanti estava mais. Disse que vista a minha formação (sou engenheiro mecanico e inspetor veicular do InMetro) eu sabia o que estava fazendo.

Eu tinha rodado 60 km para efetuar a troca do óleo e a não realização do serviço seria retalhada por mim com a promessa de nunca mais colocar as rodas e os pés lá.

O chefe da oficina que estava de ferias, foi chamado. Tive que esperar o dito cujo chegar. Felizmente isto nem demorou muito, mas fiquei meio assustado pelo que sem querer eu tinha acionado...

O elemento chegou, me reconheceu e disse a mim que quando me viu até ficou mais aliviado.
Me contou que levou uma "mijadinha" pelo acontecido e que iria permitir a troca pelo óleo que eu trazia desde que assinasse na ordem de serviço minha responsabilidade pelo fato (quase perguntei se ele queria uma ART do CREA...).

Paguei absurdos R$ 92,00 pela troca de óleo (que eu levei) mais filtro e uma anel de vedação do parafuso do carter.

O óleo que coloquei promete 4% de economia de combustivel por conta de sua viscosidade.

Não é possivel comparar o antes e o depois porque o trecho que me leva de Francisco Beltrão a Pato Branco é de mais subidas e a volta o contrario. Mas segundo o computador de bordo, fiz 14,2 km/l na ida e 15,7 km/l na volta, rodando a 80 km/h com media de 75 km/h por 62 km.

Tenho fotos do computador de bordo para quem estiver interessado nos números produzidos.

Aos nossos colegas que dizem que o 2.0 nem tem tanta diferença de consumo, ai esta a prova contrária. Voltei de Floripa na semana passada com média de 15,2 km/l rodando a 80km/h, velocidade maxima permitida nas rodovias catarinense onde tenho que rodar 81% do percurso.

Segundo o manual de reparação oficial na Citroen (aquele que não nos é disponibilizado e temos que baixar na internet a versão em espanhol), o óleo 5W30 que uso é uma configuração que pode ser utilizada.

Meu carro tem 71% de uso em estrada, porem no percentual restante ele é utilizado em cidade por menos de 3 km por perna de uso. Isso faz com que eu tenha muitos acionamentos de partida por km rodado.

Como a maioria do desgaste do motor esta presente durante a partida, optei por um oleo menos viscoso para acelerar o processo de lubrificação após partida.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 10 Dez 2011, 16:06
por dacoregio
Hoje, fiz rodando no Álcool e com ar ligado 10,1 km/l rodando 85 km com o piloto automático setado para 80 km/h.

Nunca mais uso outro óleo.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 10 Dez 2011, 18:06
por thiago20ea
Qual a viscosidade do óleo que a Citroen usa?

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 10 Dez 2011, 18:33
por pedroaniz
Nossa, que legal!

Onde consigo baixar uma cópia desse manual de reparo? Preferencialmente em inglês... Eu tinha o manual de reparo do meu corola, e era excelente! Ensinava de desmontar painel a trocar correias!

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 10 Dez 2011, 20:37
por dacoregio
No 1.6, aqui a autorizada (Provence Pato Branco - Paraná) usa Total Quartz 7000 API SJ 15W50 Semi Sintético. O manual do carro sita que a classe de aditivação deve ser no minimo SL. Assim, temos um erro de aditivação.

No 2.0 usam Total Quartz 7000 API CF 10W40 Semi Sintético para motores a Diesel. Aqui temos uma mega besteira pois erraram o tipo de detergente de carbono que o oleo tem que ter.

Percebi que a autorizada não sabe xongas sobre óleo. Dai me senti na completa liberdade de pesquisar o que há de melhor para o motor do meu carro.

Observei no manual de reparação do C4 que a configuração API SM 5W30 Semi Sintética pode ser usada e é ela que utilizo desde Outubro.

Pedro, o manual esta em espanhol sem outra opção de linguas. Achei também em Russo com alfabeto Cirílico e dai é muito f**a e não da para analisar a qualidade. O que eu tenho em espanhol é perfeito. Tem 74 Megas.

http://pt.scribd.com/doc/36890625/Manua ... Citroen-C4

A informação sobre o óleo esta na pagina 19.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 11 Dez 2011, 16:17
por fabio_sd
Na última troca de óleo do C4GP e do VTR colocamos Lubrax Supera 100% sintético 5W-40 API SM.

Imagem

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 11 Dez 2011, 16:20
por dacoregio
Fabio, tu percebeu alguma redução de consumo após a troca do óleo?

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 11 Dez 2011, 16:40
por fabio_sd
dacoregio escreveu:Fabio, tu percebeu alguma redução de consumo após a troca do óleo?
Não fizemos medições de consumo.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 13 Dez 2011, 15:10
por Vinicius Oliveira
dacoregio escreveu:Hoje, fiz rodando no Álcool e com ar ligado 10,1 km/l rodando 85 km com o piloto automático setado para 80 km/h.

Nunca mais uso outro óleo.
Fez isso com o óleo citado acima?

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 13 Dez 2011, 15:21
por dacoregio
Fiz com o Mobil Eco Power com um C4 1.6.