Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Enviado: 23 Out 2011, 10:30
Criei sem querer um pequeno tumulto na Quinta Feira na autorizada Citroen em Pato Branco - Paraná.
Com 16.800 km levei meu C4 1.6 para troca de óleo e filtro, pois vencerá o prazo de 1 ano desde a revisão dos 10 mil km.
Após um estudo sobre óleos disponiveis, percebi o atraso da Total, fornecedora de oleos para a linha Citroen, na aditivação de seus produtos.
A Mobil disponibiliza oleo classe SM na linha que patrocina inclusive a Stock Car Brasil enquanto a Total mantem o oleo SL e SJ, uma e duas geração abaixo respectivamente.
Comprei o Mobil Eco Power 5W30 API-SM e levei na Provence Pato Branco para a troca.
Ao chegar lá e apresentar o óleo que comprei a Provence disse que não estava autorizada nem a permitir a presença do oleo Mobil nas dependencias de suas instalações!!!
Eu disse que isso era absurdo, pois o carro nem na garanti estava mais. Disse que vista a minha formação (sou engenheiro mecanico e inspetor veicular do InMetro) eu sabia o que estava fazendo.
Eu tinha rodado 60 km para efetuar a troca do óleo e a não realização do serviço seria retalhada por mim com a promessa de nunca mais colocar as rodas e os pés lá.
O chefe da oficina que estava de ferias, foi chamado. Tive que esperar o dito cujo chegar. Felizmente isto nem demorou muito, mas fiquei meio assustado pelo que sem querer eu tinha acionado...
O elemento chegou, me reconheceu e disse a mim que quando me viu até ficou mais aliviado.
Me contou que levou uma "mijadinha" pelo acontecido e que iria permitir a troca pelo óleo que eu trazia desde que assinasse na ordem de serviço minha responsabilidade pelo fato (quase perguntei se ele queria uma ART do CREA...).
Paguei absurdos R$ 92,00 pela troca de óleo (que eu levei) mais filtro e uma anel de vedação do parafuso do carter.
O óleo que coloquei promete 4% de economia de combustivel por conta de sua viscosidade.
Não é possivel comparar o antes e o depois porque o trecho que me leva de Francisco Beltrão a Pato Branco é de mais subidas e a volta o contrario. Mas segundo o computador de bordo, fiz 14,2 km/l na ida e 15,7 km/l na volta, rodando a 80 km/h com media de 75 km/h por 62 km.
Tenho fotos do computador de bordo para quem estiver interessado nos números produzidos.
Aos nossos colegas que dizem que o 2.0 nem tem tanta diferença de consumo, ai esta a prova contrária. Voltei de Floripa na semana passada com média de 15,2 km/l rodando a 80km/h, velocidade maxima permitida nas rodovias catarinense onde tenho que rodar 81% do percurso.
Segundo o manual de reparação oficial na Citroen (aquele que não nos é disponibilizado e temos que baixar na internet a versão em espanhol), o óleo 5W30 que uso é uma configuração que pode ser utilizada.
Meu carro tem 71% de uso em estrada, porem no percentual restante ele é utilizado em cidade por menos de 3 km por perna de uso. Isso faz com que eu tenha muitos acionamentos de partida por km rodado.
Como a maioria do desgaste do motor esta presente durante a partida, optei por um oleo menos viscoso para acelerar o processo de lubrificação após partida.
Com 16.800 km levei meu C4 1.6 para troca de óleo e filtro, pois vencerá o prazo de 1 ano desde a revisão dos 10 mil km.
Após um estudo sobre óleos disponiveis, percebi o atraso da Total, fornecedora de oleos para a linha Citroen, na aditivação de seus produtos.
A Mobil disponibiliza oleo classe SM na linha que patrocina inclusive a Stock Car Brasil enquanto a Total mantem o oleo SL e SJ, uma e duas geração abaixo respectivamente.
Comprei o Mobil Eco Power 5W30 API-SM e levei na Provence Pato Branco para a troca.
Ao chegar lá e apresentar o óleo que comprei a Provence disse que não estava autorizada nem a permitir a presença do oleo Mobil nas dependencias de suas instalações!!!
Eu disse que isso era absurdo, pois o carro nem na garanti estava mais. Disse que vista a minha formação (sou engenheiro mecanico e inspetor veicular do InMetro) eu sabia o que estava fazendo.
Eu tinha rodado 60 km para efetuar a troca do óleo e a não realização do serviço seria retalhada por mim com a promessa de nunca mais colocar as rodas e os pés lá.
O chefe da oficina que estava de ferias, foi chamado. Tive que esperar o dito cujo chegar. Felizmente isto nem demorou muito, mas fiquei meio assustado pelo que sem querer eu tinha acionado...
O elemento chegou, me reconheceu e disse a mim que quando me viu até ficou mais aliviado.
Me contou que levou uma "mijadinha" pelo acontecido e que iria permitir a troca pelo óleo que eu trazia desde que assinasse na ordem de serviço minha responsabilidade pelo fato (quase perguntei se ele queria uma ART do CREA...).
Paguei absurdos R$ 92,00 pela troca de óleo (que eu levei) mais filtro e uma anel de vedação do parafuso do carter.
O óleo que coloquei promete 4% de economia de combustivel por conta de sua viscosidade.
Não é possivel comparar o antes e o depois porque o trecho que me leva de Francisco Beltrão a Pato Branco é de mais subidas e a volta o contrario. Mas segundo o computador de bordo, fiz 14,2 km/l na ida e 15,7 km/l na volta, rodando a 80 km/h com media de 75 km/h por 62 km.
Tenho fotos do computador de bordo para quem estiver interessado nos números produzidos.
Aos nossos colegas que dizem que o 2.0 nem tem tanta diferença de consumo, ai esta a prova contrária. Voltei de Floripa na semana passada com média de 15,2 km/l rodando a 80km/h, velocidade maxima permitida nas rodovias catarinense onde tenho que rodar 81% do percurso.
Segundo o manual de reparação oficial na Citroen (aquele que não nos é disponibilizado e temos que baixar na internet a versão em espanhol), o óleo 5W30 que uso é uma configuração que pode ser utilizada.
Meu carro tem 71% de uso em estrada, porem no percentual restante ele é utilizado em cidade por menos de 3 km por perna de uso. Isso faz com que eu tenha muitos acionamentos de partida por km rodado.
Como a maioria do desgaste do motor esta presente durante a partida, optei por um oleo menos viscoso para acelerar o processo de lubrificação após partida.