ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!
Enviado: 12 Nov 2011, 01:05
Estarei a partir de agora ,iniciando um novo tópico!!!

Para tentar direcionar assuntos relacionados a funcionamento da parte dos freios, alterações de rodas,pneus e configurações do sistema de ABS e ESP.
Freios e configurações,assim como ajustes...
ANTIBLOQUEIO DE RODAS - ABS
Objetivos do sistema
Evitar o bloqueio das rodas durante a frenagem.
Assegurar a estabilidade e maneabilidade do veículo independentemente da:
Pressão de frenagem.
Velocidade do automóvel (dentro dos limites da física),
Do estado do piso.
Reagir rapidamente em função do piso.
Diminuir a distancia de frenagem em pisos com baixa aderência.
Reconhecer a aquaplanagem.
Evitar a ressonância das peças mecânicas (suspensão).
Vigiar o bom funcionamento do sistema do sistema ABS e em caso de avaria:
Manter uma frenagem clássica,
Informar o condutor através de alerta luminoso.
Frenagem e Segurança
O bloqueio das rodas de um veículo durante uma freiada tem conseqüências muito maiores que o simples desgaste de pneus:
Aumenta da distância percorrida até parar.
Perda da estabilidade e da trajetória.
Anulação do controle lateral.
Este fatores contribuem a um acréscimo importante aos riscos de acidentes.
O aumento da distância de frenagem.
Veículo azul sem anti bloqueio de rodas.
Veículo marrom com antibloqueio de rodas.
O aumento da distância de frenagem.
Veículo azul sem anti bloqueio de rodas.
Veículo marrom com antibloqueio de rodas.

O perda da estabilidade.
Perda do controle lateral.
Conceito de aderência
A aderência caracteriza o estado do contato entre dois elementos tais como:
Pneu e estrada.
A aderência é a relação entre a carga aplicada ( C ) e o esforço máximo transmissível ( V ).

A aderência depende de alguns fatores:
A natureza do piso,
A escultura e a pressão dos pneus.
A força de contato....
Durante um frenagem num piso escorregadiço, pode ocorrer um bloqueio de roda se o coeficiente de aderência for insuficiente para garantir o contato roda pista..
Uma roda bloqueada não transmite mais esforços laterais, portanto o veículo fica sem controle
Coeficiente de aderência em função do estado do piso
Estado do piso Coeficiente de aderência
Seco 0,8 à 1
Molhado 0,20 à 0,65
Congelado 0,05 à a,001

Espero que este tópico gere bastente discussão...

Um grande abraço,

Para tentar direcionar assuntos relacionados a funcionamento da parte dos freios, alterações de rodas,pneus e configurações do sistema de ABS e ESP.
Freios e configurações,assim como ajustes...
ANTIBLOQUEIO DE RODAS - ABS
Objetivos do sistema
Evitar o bloqueio das rodas durante a frenagem.
Assegurar a estabilidade e maneabilidade do veículo independentemente da:
Pressão de frenagem.
Velocidade do automóvel (dentro dos limites da física),
Do estado do piso.
Reagir rapidamente em função do piso.
Diminuir a distancia de frenagem em pisos com baixa aderência.
Reconhecer a aquaplanagem.
Evitar a ressonância das peças mecânicas (suspensão).
Vigiar o bom funcionamento do sistema do sistema ABS e em caso de avaria:
Manter uma frenagem clássica,
Informar o condutor através de alerta luminoso.
Frenagem e Segurança
O bloqueio das rodas de um veículo durante uma freiada tem conseqüências muito maiores que o simples desgaste de pneus:
Aumenta da distância percorrida até parar.
Perda da estabilidade e da trajetória.
Anulação do controle lateral.
Este fatores contribuem a um acréscimo importante aos riscos de acidentes.
O aumento da distância de frenagem.
Veículo azul sem anti bloqueio de rodas.
Veículo marrom com antibloqueio de rodas.
O aumento da distância de frenagem.
Veículo azul sem anti bloqueio de rodas.
Veículo marrom com antibloqueio de rodas.

O perda da estabilidade.
Perda do controle lateral.
Conceito de aderência
A aderência caracteriza o estado do contato entre dois elementos tais como:
Pneu e estrada.
A aderência é a relação entre a carga aplicada ( C ) e o esforço máximo transmissível ( V ).

A aderência depende de alguns fatores:
A natureza do piso,
A escultura e a pressão dos pneus.
A força de contato....
Durante um frenagem num piso escorregadiço, pode ocorrer um bloqueio de roda se o coeficiente de aderência for insuficiente para garantir o contato roda pista..
Uma roda bloqueada não transmite mais esforços laterais, portanto o veículo fica sem controle
Coeficiente de aderência em função do estado do piso
Estado do piso Coeficiente de aderência
Seco 0,8 à 1
Molhado 0,20 à 0,65
Congelado 0,05 à a,001

Espero que este tópico gere bastente discussão...

Um grande abraço,