Página 1 de 3

ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!

Enviado: 12 Nov 2011, 01:05
por le garage
Estarei a partir de agora ,iniciando um novo tópico!!!

Imagem


Para tentar direcionar assuntos relacionados a funcionamento da parte dos freios, alterações de rodas,pneus e configurações do sistema de ABS e ESP.
Freios e configurações,assim como ajustes...

ANTIBLOQUEIO DE RODAS - ABS
Objetivos do sistema


Evitar o bloqueio das rodas durante a frenagem.
Assegurar a estabilidade e maneabilidade do veículo independentemente da:
Pressão de frenagem.
Velocidade do automóvel (dentro dos limites da física),
Do estado do piso.
Reagir rapidamente em função do piso.
Diminuir a distancia de frenagem em pisos com baixa aderência.
Reconhecer a aquaplanagem.
Evitar a ressonância das peças mecânicas (suspensão).
Vigiar o bom funcionamento do sistema do sistema ABS e em caso de avaria:
Manter uma frenagem clássica,
Informar o condutor através de alerta luminoso.

Frenagem e Segurança
O bloqueio das rodas de um veículo durante uma freiada tem conseqüências muito maiores que o simples desgaste de pneus:
Aumenta da distância percorrida até parar.
Perda da estabilidade e da trajetória.
Anulação do controle lateral.

Este fatores contribuem a um acréscimo importante aos riscos de acidentes.

O aumento da distância de frenagem.
Veículo azul sem anti bloqueio de rodas.
Veículo marrom com antibloqueio de rodas.


O aumento da distância de frenagem.
Veículo azul sem anti bloqueio de rodas.
Veículo marrom com antibloqueio de rodas.


Imagem

O perda da estabilidade.
Perda do controle lateral.



Conceito de aderência



A aderência caracteriza o estado do contato entre dois elementos tais como:
Pneu e estrada.
A aderência é a relação entre a carga aplicada ( C ) e o esforço máximo transmissível ( V ).

Imagem

A aderência depende de alguns fatores:
A natureza do piso,
A escultura e a pressão dos pneus.
A força de contato....

Durante um frenagem num piso escorregadiço, pode ocorrer um bloqueio de roda se o coeficiente de aderência for insuficiente para garantir o contato roda pista..

Uma roda bloqueada não transmite mais esforços laterais, portanto o veículo fica sem controle

Coeficiente de aderência em função do estado do piso

Estado do piso Coeficiente de aderência
Seco 0,8 à 1
Molhado 0,20 à 0,65
Congelado 0,05 à a,001

Imagem


Espero que este tópico gere bastente discussão...
Imagem

Um grande abraço,

Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!

Enviado: 12 Nov 2011, 01:17
por le garage
Imagem

Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!

Enviado: 12 Nov 2011, 01:19
por le garage
Em Pauta, Virá a História e o Surgimento....

Muito Legal...

Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!

Enviado: 12 Nov 2011, 20:54
por kravitz
No aguardo, boa iniciativa!
Abraço!

Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!

Enviado: 14 Nov 2011, 20:01
por le garage
Estou Montando....

Um Abraço,

Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!

Enviado: 30 Nov 2011, 11:48
por dtorres
Queria abrir a discussão sobre troca de pinças e melhorias no sistema original.

1 - Pinças Maiores:

- Maiores pinças inclui mais pistões e/ou pistões maiores que farão o trabalho de parar o carro. No entanto, não é tão simples trocar a pinça, também é necessário trocar o atuador do freio.
- É necessário trocar também a central de ABS?
- Discos maiores, como adaptar em um cubo original?

2 - Melhorar o Sistema Original:

- Trocar o fluido de freio por DOT 5.1, qual melhoria que este fluido traz?
- Trocar a linha original do fluido de freio por aeroquip, o que isso melhora?
- Discos Frisados (Quais modelos e marcas compatíveis para os C4 2.0 e 1.6)
- Pastilhas macias (Quais modelos e marcas compatíveis para os C4 2.0 e 1.6)

Assim que for encontrando as respostas, vou adicionando ao tópico.

Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!

Enviado: 30 Nov 2011, 19:03
por kravitz
Tenho essas dúvidas tbm. Ví comentários de que alguem aqui do fórum usa discos frisados Powerbrakes, só não sei quem é que usa. Tenho interesse nesse item, se alguém puder ajudar, inclusive indicando como adquirir um desses eu agradeço. Espero não fugir do foco do tópico, abraço!

Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!

Enviado: 02 Dez 2011, 17:00
por dtorres
Fluídos de Freio

Os três principais tipos disponíveis são DOT3, DOT4 e DOT5. DOT3 e DOT4 são à base de glicol e DOT5 à base de silicone. A principal diferença entre o DOT4 e o DOT5 é que o primeiro absorve água, enquanto o DOT5 não.

Uma característica importante dos fluidos de freio é o ponto de ebulição. Sistemas hidráulicos contam com um fluido incompressível para transmitir força. Os líquidos geralmente são incompressíveis enquanto os gases são compressíveis. Se o fluido de freio entrar em ebulição (se transformar em gás), perderá grande parte de sua capacidade de transmissão de força. Isso pode tornar os freios parcial ou totalmente inoperantes. O seu fluido de freio ferveria durante uma aplicação prolongada dos freios, como descendo uma serra.

Por isso o DOT5 é mais recomendável.

Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!

Enviado: 09 Dez 2011, 19:15
por le garage
dtorres escreveu:Fluídos de Freio

Os três principais tipos disponíveis são DOT3, DOT4 e DOT5. DOT3 e DOT4 são à base de glicol e DOT5 à base de silicone. A principal diferença entre o DOT4 e o DOT5 é que o primeiro absorve água, enquanto o DOT5 não.

Uma característica importante dos fluidos de freio é o ponto de ebulição. Sistemas hidráulicos contam com um fluido incompressível para transmitir força. Os líquidos geralmente são incompressíveis enquanto os gases são compressíveis. Se o fluido de freio entrar em ebulição (se transformar em gás), perderá grande parte de sua capacidade de transmissão de força. Isso pode tornar os freios parcial ou totalmente inoperantes. O seu fluido de freio ferveria durante uma aplicação prolongada dos freios, como descendo uma serra.

Por isso o DOT5 é mais recomendável.


Estou me ausentando do fórum, acredito que de vez...

Dúvidas ,

011 7832-5241




Um abraço,

Re: ABS / ESP 8.1 * C4 *>>>Rodas/Freios>>>Tudo!!!

Enviado: 08 Jan 2013, 22:49
por Alcio
interessante, algumas informações eu não sabia.