Troca de amortecedores - DICAS IMPORTANTES!!!
Enviado: 13 Nov 2011, 10:28
Pessoal,
Meu C4 vazou um amortecedor dianteiro com 40000Km, então fui trocar. Aqui começou uma novela, e é importante vocês ficarem atentos quando forem trocar.
Fui na Widman Recreio. Desmontada a suspensão, optei pela colocação do Cofap Turbogás (é o mesmo do 307).
Trocados os amortecedores, fui embora. E comecei a sentir uns estalos na suspensão. Conversando com um amigo que entende muito de mecânica, ele perguntou: Eles usaram a pistola pneumática para apertar as mesas (peça que segura a mola no conjunto do amortecedor) ? Sim, usaram.
Eis o problema. Quando fazem isso, o eixo do amortecedor gira rapidamente, rompendo ou soltando válvulas internas, e o danificando em um curto período de tempo (no meu caso, BEM curto!).
Mandei um email para a Cofap e eles confirmaram que NENHUM amortecedor pode ser montado usando-se uma pistola pneumática. Deve-se usar uma chave travando o eixo (ele tem um buraco pra isso) e outra para apertar (fotos mais abaixo).
Pois bem, mandei todas essas informações pra Widman e pra minha surpresa o Sr. Paulo, dizendo-se um dos donos, me ligou. Ofereceu novamente a troca dos amortecedores (da maneira certa) e até se eu queria um carro alugado enquanto o serviço era feito. Recusei o carro pois queria acompanhar, e voltei na loja.
Abaixo fotos da troca. Notem que um dos batentes também tinha sido colocado errado, e desfez-se em pó.
Carro na Widman:

Shot at 2011-11-13
Caixa do amortecedor:

Shot at 2011-11-13
Conjunto defeituoso:

Shot at 2011-11-13
Detalhe do batente destruído:

Shot at 2011-11-13

Shot at 2011-11-13
MANEIRA CORRETA DE APERTAR O CONJUNTO DA MESA:

Shot at 2011-11-13
Ao colocar no carro deve-se apertar da mesma forma:

Shot at 2011-11-13
Espero ter contribuído!!
Abs
Mwar
Meu C4 vazou um amortecedor dianteiro com 40000Km, então fui trocar. Aqui começou uma novela, e é importante vocês ficarem atentos quando forem trocar.
Fui na Widman Recreio. Desmontada a suspensão, optei pela colocação do Cofap Turbogás (é o mesmo do 307).
Trocados os amortecedores, fui embora. E comecei a sentir uns estalos na suspensão. Conversando com um amigo que entende muito de mecânica, ele perguntou: Eles usaram a pistola pneumática para apertar as mesas (peça que segura a mola no conjunto do amortecedor) ? Sim, usaram.
Eis o problema. Quando fazem isso, o eixo do amortecedor gira rapidamente, rompendo ou soltando válvulas internas, e o danificando em um curto período de tempo (no meu caso, BEM curto!).
Mandei um email para a Cofap e eles confirmaram que NENHUM amortecedor pode ser montado usando-se uma pistola pneumática. Deve-se usar uma chave travando o eixo (ele tem um buraco pra isso) e outra para apertar (fotos mais abaixo).
Pois bem, mandei todas essas informações pra Widman e pra minha surpresa o Sr. Paulo, dizendo-se um dos donos, me ligou. Ofereceu novamente a troca dos amortecedores (da maneira certa) e até se eu queria um carro alugado enquanto o serviço era feito. Recusei o carro pois queria acompanhar, e voltei na loja.
Abaixo fotos da troca. Notem que um dos batentes também tinha sido colocado errado, e desfez-se em pó.
Carro na Widman:

Shot at 2011-11-13
Caixa do amortecedor:

Shot at 2011-11-13
Conjunto defeituoso:

Shot at 2011-11-13
Detalhe do batente destruído:

Shot at 2011-11-13

Shot at 2011-11-13
MANEIRA CORRETA DE APERTAR O CONJUNTO DA MESA:

Shot at 2011-11-13
Ao colocar no carro deve-se apertar da mesma forma:

Shot at 2011-11-13
Espero ter contribuído!!
Abs
Mwar