Estou a pouco tempo com meu C4 bi-combustível e independente de alguns dizerem que o consumo é "adequado ao porte do carro", (já tive carro 2.0 e sei que o consumo não é o ponto forte destes carros) quero tentar diminui-lo.
Minha primeira ideia é trocar as velas originais pelas Denso Iridium IKH16 - segundo e-mail recebido da propria Denso o consumo é pra melhorar em torno de 3,5%.
Segundo, seria a instalção do "Vortec Cyclone" - http://www.vorteccyclone.com. É uma peça metalica inserida na tubulação de ar que sai do filtro de ar e vai até o motor. Segundo o fabricante essa peça gera um turbilhão de ar nessa tubulação e o ar é melhor aproveitado na queima de combustivel. A melhora no rendimento e no consumo.
Terceiro, colocar um chip externo que melhora o rendimento e ou consumo.
Quarto e ultimo, colocar um supercharger elétrico. É uma ventoinha ligado na tubulação de ar que vai ao motor. Essa ventoinha joga o ar com mais pressão no motor, tambem melhorando a queima de combustivel e consequentemente melhora o rendimento e diminui o consumo.
Claro, todos os itens acima são ideias que gostaria de compartilhar com todos do clube e desde já quero pedir opinião sobre a ideia.
Para constar, coloco abaixo o preço de cada mudança. Todos os preços (importação pessoa fisica - incluso frete) são com base na cotação do dolar deste mes de fevereiro:
velas IKH16 - jogo c/ 4 velas R$120,00
vortec cyclone R$85,00
chip externo R$48,00
Supercharger R$150,00
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Re: Upgrade no motor do Pallas bi-combustível
Olha pelos valores eu achei SUPER barato...mas vai dar certo isso? pq sei lá chip externo de R$ 48,00???
Citroën DS3 1.6THP
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Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
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www.pastorecc.com.br
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Re: Upgrade no motor do Pallas bi-combustível
Nada disso funciona. Excluindo-se as velas, são casos de estelionato. As próprias velas não são indicadas para desempenho ou durabilidade, e só trariam economia se substituissem velas em má condições. Os outros itens não merecem nem consideração.
Se consumo era prioridade, recomendaria que tivesse optado por um carro mono-combustível.
Existem algumas coisas que podem ser feitas: conversão para mono-combustível, melhoria da admissão de ar, pneus mais finos (195), adequação da taxa de compressão ao combustível usado, instalação de um gerencionar piggy-back de injeção (p/ deixar a mistura pobre em regimes parciais de acelerador), alivio de peso do geral e de massa suspensa (rodas, pneus), uso de lubrificante de baixa viscosidade (5W30), etc
There is no free lunch, todas essas modificações acabam prejudicando algum outro aspecto. É questão de escolhas, que o fabricante já fez antes, mas que podem ser refeitas.
Se consumo era prioridade, recomendaria que tivesse optado por um carro mono-combustível.
Existem algumas coisas que podem ser feitas: conversão para mono-combustível, melhoria da admissão de ar, pneus mais finos (195), adequação da taxa de compressão ao combustível usado, instalação de um gerencionar piggy-back de injeção (p/ deixar a mistura pobre em regimes parciais de acelerador), alivio de peso do geral e de massa suspensa (rodas, pneus), uso de lubrificante de baixa viscosidade (5W30), etc
There is no free lunch, todas essas modificações acabam prejudicando algum outro aspecto. É questão de escolhas, que o fabricante já fez antes, mas que podem ser refeitas.
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Re: Upgrade no motor do Pallas bi-combustível
É um resistor colocado no sensor de temperatura do ar admitido. Custa R$ 0,05VTR2008 escreveu:Olha pelos valores eu achei SUPER barato...mas vai dar certo isso? pq sei lá chip externo de R$ 48,00???
Funciona enganando a injeção, que pensa que o ar está muito frio e acaba admitindo menos do que deveria. A mistura fica desregulada, torna-se rica em regimes parciais do acelerador, dando impressão de maior potência.