Instalando DVD Pioneer Retrátil + Interface de Volante + GPS
Enviado: 27 Jan 2012, 13:53
Instalando DVD Pioneer Retrátil + Interface de Volante + GPS
Desenvolvi este tutorial para uma instalação simples, somente a substituição do original RD4, sem outros up-grade’s no som.
É simples, por esse motivo, dúvidas se afetaria o CB, comandos do volante, necessidade ou não do RD4 em paralelo no porta-luvas, desconhecimento dos “estaladores” de som que dizem “áh não sei... áh tem que ver... áh não dá...”, estudei e fiz.
E não menos importante a preferência pessoal por um DVD retrátil 1din ao invés de uma central multimídia. É gosto, não tenho coragem de por algo duvidoso, mesmo que às custas de muito cuidado onde deixar o carro estacionado e layout de painel nem tão limpo quanto usando uma CM.
Considerações a serem levadas:
1) Não posso afirmar que todos os C4 mantém o funcionamento do CB e seus respectivos comandos no volante sem o RD4 instalado, então para ficar claro a minha versão é GLX 1.6 2011/2011 que tem o CB simples de 2 linhas.
O esquema de pinagem do chicote que tenho é o seguinte:
Pinos 1 à 8: canais dos falantes
Pino 9: sem uso
Pino 10: data CAN high
Pino 11: sem uso
Pino 12: bateria.................fio amarelo claro
Pino 13: data CAN low
Pino 14: sem uso
Pino 15: +12v...................fio amarelo
Pino 16: terra....................fio amarelo/verde
Esse é o esquema de pinagem padrão europeu dos C4:
Pinos 1 à 8: canais dos falantes
Pino 9: sem uso
Pino 10: data CAN high
Pino 11: +12v
Pino 12: bateria
Pino 13: data CAN low
Pino 14: mute
Pino 15: sem uso
Pino 16: terra
Verificando as diferenças em negrito acima dá pra perceber que o fio +12v vindo do chicote, não é conectado a nada, pois no rádio original não há um respectivo pino para recebê-lo, supondo então que ele não usa a posição pós-chave. Isso me leva a supor também que o sistema multiplexado do carro crie uma situação de pós-chave ligada via CAN para que o rádio funcione até 30 minutos, após corta e entra no modo economia.
Isso vai gerar a única diferença da instalação original, o Pioneer funcionará apenas com a ignição ligada, a menos que seja alterado após a interface, juntando os fios +12v e bateria o que eu não quis arriscar.
2) O carro não possui bluetooth nem sensores de estacionamento originais.
Por esse motivo comprei a interface de volante Connects2 CTSCT003, do contrário necessitaria uma interface diferente que mantivesse o som dos sensores.
3) O carro não precisa do RD4 em paralelo para manter o CB nem os comando dele no volante funcionando, pelo menos nessa versão.
4) O chicote original do carro permanece intacto, nada é cortado, somente alguns fios são unidos no chicote do Pioneer. Se tiver paciência e for preciso para fins de manutenção e cumprimento de garantia, é só desplugar o sistema, retornar o rádio original que funciona normalmente, reinstalação plug and play.
Ferramentas Necessárias:
*Chave para retirar o rádio original ou 4 chaves Philips, ou qualquer haste como um raio de bicicleta;
*Chave Philips ponta 0;
*Caneta teste ou multímetro;
*Alicate de corte;
*Fita isolante;
*Cintas plásticas;
*Passa-fio.
Equipamentos:
1) Pioneer AVH-P6380BT
2) Interface de volante Connects2 CTSCT003
Vendida no exterior como Steering Stalk Control Adaptor ou Steering Wheel Control Interface, é específica para cada carro
3) Remoto da interface para a unidade Pioneer
Vendida no exterior como Patch Lead, é específica para cada marca de som
4) Adaptador de antena Fakra PC5-137
Vendida no exterior como Aerial Adaptor
5) Pioneer Avic-F220
Procedimento:
1) Retirar o rádio original.
É só inserir hastes nos orifícios, forçar para fora e puxar.
2) Desplugar o conector quadlock do rádio e antena.
Quem tem uma versão diferente, talvez com CB completo, vale verificar se o CB e comandos dele no volante funcionam sem o RD4 plugado.
Seria prudente verificar a pinagem com uma caneta teste ou multímetro, onde estão o terra (negativo), bateria (positivo direto) e remoto (+12v, ACC ou pós-chave). Pode haver diferenças nas versões importadas.
3) Conectar o fio verde claro “Parking Brake” do Pioneer ao terra do próprio chicote do rádio para liberar a imagem em movimento.
4) Conectar os plugues do Pioneer à interface.
Agora já pode verificar se o rádio liga, comandos do volante funcionam e emite som corretamente.
5) Conectar a antena através do adaptador, e se for amplificada, conectar os fios azuis.
Até aqui tudo tem que estar conectado dessa maneira:
6) Conectar o microfone.
Passei o fio por dentro do painel, subindo por dentro da moldura lateral esquerda, por dentro do acabamento da coluna A e fixei bem no topo próximo ao forro do teto.
Em outra ocasião reposicionei o microfone dentro do acabamento das luzes de leitura. Fixei com cintas plásticas voltado para o orifício e em ângulo apontando para o encosto dos bancos.
7) Conectar a unidade GPS.
Cabo RGB (amarelo), cabo da antena (verde) e cabo da alimentação (branco).
Fixei a unidade com velcro colante dentro do porta-luvas, a fiação passa pelo orifício já existente na lateral esquerda.
A alimentação consiste só de 2 fios, positivo (amarelo) e terra (preto), só conectar junto aos respectivos fios do chicote do Pioneer.
A antena passei junto com o fio do microfone até a junção do painel com coluna A, colei a chapa de metal no painel e a antena é presa com imã nessa chapa.
Em outra ocasião reposicionei a antena no painel, fixei com fita dupla-face, sem a chapa de metal.
Com a chapa a recepção leva pouquíssimos segundos em qualquer condição. Sem ela com antena fria leva até alguns minutos, com antena quente menos de 1 minuto.
8) O espaço é bem crítico para acomodar toda essa tralha.
Recomendo acomodar a interface e plugs grandes no canto esquerdo ao fundo rádio onde há mais espaço.
Com 112 opções de cor para botões e layout de tela, fica fácil combinar com a iluminação do carro.
Custo da brincadeira:
Pioneer AVH-P6380BT: R$1678,80
Interface de volante + Remoto: R$134,64 com frete de UK
Adaptador de antena: R$39,60 com frete de UK
Pioneer Avic-F220: R$527,90
Mão-de-obra: R$0
Total: R$ 2380,94
Desenvolvi este tutorial para uma instalação simples, somente a substituição do original RD4, sem outros up-grade’s no som.
É simples, por esse motivo, dúvidas se afetaria o CB, comandos do volante, necessidade ou não do RD4 em paralelo no porta-luvas, desconhecimento dos “estaladores” de som que dizem “áh não sei... áh tem que ver... áh não dá...”, estudei e fiz.
E não menos importante a preferência pessoal por um DVD retrátil 1din ao invés de uma central multimídia. É gosto, não tenho coragem de por algo duvidoso, mesmo que às custas de muito cuidado onde deixar o carro estacionado e layout de painel nem tão limpo quanto usando uma CM.
Considerações a serem levadas:
1) Não posso afirmar que todos os C4 mantém o funcionamento do CB e seus respectivos comandos no volante sem o RD4 instalado, então para ficar claro a minha versão é GLX 1.6 2011/2011 que tem o CB simples de 2 linhas.
O esquema de pinagem do chicote que tenho é o seguinte:
Pinos 1 à 8: canais dos falantes
Pino 9: sem uso
Pino 10: data CAN high
Pino 11: sem uso
Pino 12: bateria.................fio amarelo claro
Pino 13: data CAN low
Pino 14: sem uso
Pino 15: +12v...................fio amarelo
Pino 16: terra....................fio amarelo/verde
Esse é o esquema de pinagem padrão europeu dos C4:
Pinos 1 à 8: canais dos falantes
Pino 9: sem uso
Pino 10: data CAN high
Pino 11: +12v
Pino 12: bateria
Pino 13: data CAN low
Pino 14: mute
Pino 15: sem uso
Pino 16: terra
Verificando as diferenças em negrito acima dá pra perceber que o fio +12v vindo do chicote, não é conectado a nada, pois no rádio original não há um respectivo pino para recebê-lo, supondo então que ele não usa a posição pós-chave. Isso me leva a supor também que o sistema multiplexado do carro crie uma situação de pós-chave ligada via CAN para que o rádio funcione até 30 minutos, após corta e entra no modo economia.
Isso vai gerar a única diferença da instalação original, o Pioneer funcionará apenas com a ignição ligada, a menos que seja alterado após a interface, juntando os fios +12v e bateria o que eu não quis arriscar.
2) O carro não possui bluetooth nem sensores de estacionamento originais.
Por esse motivo comprei a interface de volante Connects2 CTSCT003, do contrário necessitaria uma interface diferente que mantivesse o som dos sensores.
3) O carro não precisa do RD4 em paralelo para manter o CB nem os comando dele no volante funcionando, pelo menos nessa versão.
4) O chicote original do carro permanece intacto, nada é cortado, somente alguns fios são unidos no chicote do Pioneer. Se tiver paciência e for preciso para fins de manutenção e cumprimento de garantia, é só desplugar o sistema, retornar o rádio original que funciona normalmente, reinstalação plug and play.
Ferramentas Necessárias:
*Chave para retirar o rádio original ou 4 chaves Philips, ou qualquer haste como um raio de bicicleta;
*Chave Philips ponta 0;
*Caneta teste ou multímetro;
*Alicate de corte;
*Fita isolante;
*Cintas plásticas;
*Passa-fio.
Equipamentos:
1) Pioneer AVH-P6380BT
2) Interface de volante Connects2 CTSCT003
Vendida no exterior como Steering Stalk Control Adaptor ou Steering Wheel Control Interface, é específica para cada carro
3) Remoto da interface para a unidade Pioneer
Vendida no exterior como Patch Lead, é específica para cada marca de som
4) Adaptador de antena Fakra PC5-137
Vendida no exterior como Aerial Adaptor
5) Pioneer Avic-F220
Procedimento:
1) Retirar o rádio original.
É só inserir hastes nos orifícios, forçar para fora e puxar.
2) Desplugar o conector quadlock do rádio e antena.
Quem tem uma versão diferente, talvez com CB completo, vale verificar se o CB e comandos dele no volante funcionam sem o RD4 plugado.
Seria prudente verificar a pinagem com uma caneta teste ou multímetro, onde estão o terra (negativo), bateria (positivo direto) e remoto (+12v, ACC ou pós-chave). Pode haver diferenças nas versões importadas.
3) Conectar o fio verde claro “Parking Brake” do Pioneer ao terra do próprio chicote do rádio para liberar a imagem em movimento.
4) Conectar os plugues do Pioneer à interface.
Agora já pode verificar se o rádio liga, comandos do volante funcionam e emite som corretamente.
5) Conectar a antena através do adaptador, e se for amplificada, conectar os fios azuis.
Até aqui tudo tem que estar conectado dessa maneira:
6) Conectar o microfone.
Passei o fio por dentro do painel, subindo por dentro da moldura lateral esquerda, por dentro do acabamento da coluna A e fixei bem no topo próximo ao forro do teto.
Em outra ocasião reposicionei o microfone dentro do acabamento das luzes de leitura. Fixei com cintas plásticas voltado para o orifício e em ângulo apontando para o encosto dos bancos.
7) Conectar a unidade GPS.
Cabo RGB (amarelo), cabo da antena (verde) e cabo da alimentação (branco).
Fixei a unidade com velcro colante dentro do porta-luvas, a fiação passa pelo orifício já existente na lateral esquerda.
A alimentação consiste só de 2 fios, positivo (amarelo) e terra (preto), só conectar junto aos respectivos fios do chicote do Pioneer.
A antena passei junto com o fio do microfone até a junção do painel com coluna A, colei a chapa de metal no painel e a antena é presa com imã nessa chapa.
Em outra ocasião reposicionei a antena no painel, fixei com fita dupla-face, sem a chapa de metal.
Com a chapa a recepção leva pouquíssimos segundos em qualquer condição. Sem ela com antena fria leva até alguns minutos, com antena quente menos de 1 minuto.
8) O espaço é bem crítico para acomodar toda essa tralha.
Recomendo acomodar a interface e plugs grandes no canto esquerdo ao fundo rádio onde há mais espaço.
Com 112 opções de cor para botões e layout de tela, fica fácil combinar com a iluminação do carro.
Custo da brincadeira:
Pioneer AVH-P6380BT: R$1678,80
Interface de volante + Remoto: R$134,64 com frete de UK
Adaptador de antena: R$39,60 com frete de UK
Pioneer Avic-F220: R$527,90
Mão-de-obra: R$0
Total: R$ 2380,94