Página 1 de 5

Instalando DVD Pioneer Retrátil + Interface de Volante + GPS

Enviado: 27 Jan 2012, 13:53
por AndréLS
Instalando DVD Pioneer Retrátil + Interface de Volante + GPS

Desenvolvi este tutorial para uma instalação simples, somente a substituição do original RD4, sem outros up-grade’s no som.
É simples, por esse motivo, dúvidas se afetaria o CB, comandos do volante, necessidade ou não do RD4 em paralelo no porta-luvas, desconhecimento dos “estaladores” de som que dizem “áh não sei... áh tem que ver... áh não dá...”, estudei e fiz.
E não menos importante a preferência pessoal por um DVD retrátil 1din ao invés de uma central multimídia. É gosto, não tenho coragem de por algo duvidoso, mesmo que às custas de muito cuidado onde deixar o carro estacionado e layout de painel nem tão limpo quanto usando uma CM.

Considerações a serem levadas:

1) Não posso afirmar que todos os C4 mantém o funcionamento do CB e seus respectivos comandos no volante sem o RD4 instalado, então para ficar claro a minha versão é GLX 1.6 2011/2011 que tem o CB simples de 2 linhas.

O esquema de pinagem do chicote que tenho é o seguinte:

Imagem
Pinos 1 à 8: canais dos falantes
Pino 9: sem uso
Pino 10: data CAN high
Pino 11: sem uso
Pino 12: bateria.................fio amarelo claro
Pino 13: data CAN low
Pino 14: sem uso
Pino 15: +12v...................fio amarelo
Pino 16: terra....................fio amarelo/verde

Esse é o esquema de pinagem padrão europeu dos C4:

Pinos 1 à 8: canais dos falantes
Pino 9: sem uso
Pino 10: data CAN high
Pino 11: +12v
Pino 12: bateria
Pino 13: data CAN low
Pino 14: mute
Pino 15: sem uso
Pino 16: terra

Verificando as diferenças em negrito acima dá pra perceber que o fio +12v vindo do chicote, não é conectado a nada, pois no rádio original não há um respectivo pino para recebê-lo, supondo então que ele não usa a posição pós-chave. Isso me leva a supor também que o sistema multiplexado do carro crie uma situação de pós-chave ligada via CAN para que o rádio funcione até 30 minutos, após corta e entra no modo economia.
Isso vai gerar a única diferença da instalação original, o Pioneer funcionará apenas com a ignição ligada, a menos que seja alterado após a interface, juntando os fios +12v e bateria o que eu não quis arriscar.

2) O carro não possui bluetooth nem sensores de estacionamento originais.
Por esse motivo comprei a interface de volante Connects2 CTSCT003, do contrário necessitaria uma interface diferente que mantivesse o som dos sensores.

3) O carro não precisa do RD4 em paralelo para manter o CB nem os comando dele no volante funcionando, pelo menos nessa versão.

4) O chicote original do carro permanece intacto, nada é cortado, somente alguns fios são unidos no chicote do Pioneer. Se tiver paciência e for preciso para fins de manutenção e cumprimento de garantia, é só desplugar o sistema, retornar o rádio original que funciona normalmente, reinstalação plug and play.

Ferramentas Necessárias:

Imagem
*Chave para retirar o rádio original ou 4 chaves Philips, ou qualquer haste como um raio de bicicleta;
*Chave Philips ponta 0;
*Caneta teste ou multímetro;
*Alicate de corte;
*Fita isolante;
*Cintas plásticas;
*Passa-fio.

Equipamentos:

1) Pioneer AVH-P6380BT

Imagem

2) Interface de volante Connects2 CTSCT003
Vendida no exterior como Steering Stalk Control Adaptor ou Steering Wheel Control Interface, é específica para cada carro

Imagem

3) Remoto da interface para a unidade Pioneer
Vendida no exterior como Patch Lead, é específica para cada marca de som

Imagem

4) Adaptador de antena Fakra PC5-137
Vendida no exterior como Aerial Adaptor

Imagem

5) Pioneer Avic-F220

Imagem

Procedimento:

1) Retirar o rádio original.
É só inserir hastes nos orifícios, forçar para fora e puxar.

Imagem

2) Desplugar o conector quadlock do rádio e antena.
Quem tem uma versão diferente, talvez com CB completo, vale verificar se o CB e comandos dele no volante funcionam sem o RD4 plugado.
Seria prudente verificar a pinagem com uma caneta teste ou multímetro, onde estão o terra (negativo), bateria (positivo direto) e remoto (+12v, ACC ou pós-chave). Pode haver diferenças nas versões importadas.

3) Conectar o fio verde claro “Parking Brake” do Pioneer ao terra do próprio chicote do rádio para liberar a imagem em movimento.

4) Conectar os plugues do Pioneer à interface.
Agora já pode verificar se o rádio liga, comandos do volante funcionam e emite som corretamente.

5) Conectar a antena através do adaptador, e se for amplificada, conectar os fios azuis.

Até aqui tudo tem que estar conectado dessa maneira:

Imagem

6) Conectar o microfone.
Passei o fio por dentro do painel, subindo por dentro da moldura lateral esquerda, por dentro do acabamento da coluna A e fixei bem no topo próximo ao forro do teto.

Imagem
Imagem

Em outra ocasião reposicionei o microfone dentro do acabamento das luzes de leitura. Fixei com cintas plásticas voltado para o orifício e em ângulo apontando para o encosto dos bancos.

Imagem
Imagem

7) Conectar a unidade GPS.
Cabo RGB (amarelo), cabo da antena (verde) e cabo da alimentação (branco).

Imagem

Fixei a unidade com velcro colante dentro do porta-luvas, a fiação passa pelo orifício já existente na lateral esquerda.
A alimentação consiste só de 2 fios, positivo (amarelo) e terra (preto), só conectar junto aos respectivos fios do chicote do Pioneer.
A antena passei junto com o fio do microfone até a junção do painel com coluna A, colei a chapa de metal no painel e a antena é presa com imã nessa chapa.

Imagem
Imagem
Imagem

Em outra ocasião reposicionei a antena no painel, fixei com fita dupla-face, sem a chapa de metal.
Com a chapa a recepção leva pouquíssimos segundos em qualquer condição. Sem ela com antena fria leva até alguns minutos, com antena quente menos de 1 minuto.

Imagem

8) O espaço é bem crítico para acomodar toda essa tralha.
Recomendo acomodar a interface e plugs grandes no canto esquerdo ao fundo rádio onde há mais espaço.

Imagem
Imagem
Com 112 opções de cor para botões e layout de tela, fica fácil combinar com a iluminação do carro.

Custo da brincadeira:

Pioneer AVH-P6380BT: R$1678,80
Interface de volante + Remoto: R$134,64 com frete de UK
Adaptador de antena: R$39,60 com frete de UK
Pioneer Avic-F220: R$527,90
Mão-de-obra: R$0
Total: R$ 2380,94

Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante Pa

Enviado: 03 Fev 2012, 10:10
por gustavo_rmgo
Olha mtu bom o tutorial ein, posta umas fotos ai pra ver como ficou!!!

Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante Pa

Enviado: 03 Fev 2012, 18:16
por AndréLS
Postarei um vídeo completo assim que tiver meu tripé de camera em mãos.

Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante Pa

Enviado: 28 Fev 2012, 14:41
por Brunojf
Maneiro o serviço ai André. É bem isso que pretendo fazer no meu tb. A qualidade de som de um pioneer (por ex.) é bem superior ai de uma central multimidia. É o que pretendo fazer no meu C4.

Se puder me ajudar o meu eh um Hatch Exclusive Sport (ou seja, sensor diant e tras, bluetooth...), qual interface é o que meu carro precisa?
o remoto e o adapt da antena são os mesmos?

[ ]s

Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante Pa

Enviado: 28 Fev 2012, 20:23
por AndréLS
Brunojf escreveu:Maneiro o serviço ai André. É bem isso que pretendo fazer no meu tb. A qualidade de som de um pioneer (por ex.) é bem superior ai de uma central multimidia. É o que pretendo fazer no meu C4.

Se puder me ajudar o meu eh um Hatch Exclusive Sport (ou seja, sensor diant e tras, bluetooth...), qual interface é o que meu carro precisa?
o remoto e o adapt da antena são os mesmos?

[ ]s
Então, certeza não dá pra ter, teria que ver em fóruns europeus, tipo C4atreros, C4owners... Tem que cavocar a informação.
Mas eu realmente acho que é a mesma coisa que o meu, os mesmos produtos, acrescentanto uma interface para o sensor de estacionamento http://www.connects2.co.uk/images/prodi ... RCT001.jpg, mas é só para os traseiros.
Eu tiraria o rádio fora e verificaria a fiação, desplugaria e ligaria o carro para ver se funciona tudo sem o rádio original.
O bluetooth original perde, mas o do Pioneer é bom demais, acessa toda a agenda, ligações e com muita qualidade de som.
No mais é chover no molhado, muitas configurações, som excelente e nem troquei os falantes ainda.
Tem 112 opções de cor, e já tem uma pré definida igual ao nosso original, tanto para os botões como o layout da tela.

Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante Pa

Enviado: 29 Fev 2012, 16:12
por Brunojf
AndréLS escreveu:
Brunojf escreveu:Maneiro o serviço ai André. É bem isso que pretendo fazer no meu tb. A qualidade de som de um pioneer (por ex.) é bem superior ai de uma central multimidia. É o que pretendo fazer no meu C4.

Se puder me ajudar o meu eh um Hatch Exclusive Sport (ou seja, sensor diant e tras, bluetooth...), qual interface é o que meu carro precisa?
o remoto e o adapt da antena são os mesmos?

[ ]s
Então, certeza não dá pra ter, teria que ver em fóruns europeus, tipo C4atreros, C4owners... Tem que cavocar a informação.
Mas eu realmente acho que é a mesma coisa que o meu, os mesmos produtos, acrescentanto uma interface para o sensor de estacionamento http://www.connects2.co.uk/images/prodi ... RCT001.jpg, mas é só para os traseiros.
Eu tiraria o rádio fora e verificaria a fiação, desplugaria e ligaria o carro para ver se funciona tudo sem o rádio original.
O bluetooth original perde, mas o do Pioneer é bom demais, acessa toda a agenda, ligações e com muita qualidade de som.
No mais é chover no molhado, muitas configurações, som excelente e nem troquei os falantes ainda.
Tem 112 opções de cor, e já tem uma pré definida igual ao nosso original, tanto para os botões como o layout da tela.

Valeu ai Andre. Vou dar uma olhadas em outros foruns e mexer no carro mesmo pra ver no que da.
penso mais ou menos como vc. A qualidade que o som da pionner vai fornecer eh muito superior ao das centrais. O bluetooth perde o original mas o Pioneer tb tem.

Ja tenho os kits 2 vias, o sub e cabeamento top que estavam no carro antigo. Vou dar um UP nos módulos e aparelho. To meio receoso da central não me dar a qualidade e os controles que um pionner me oferece.

Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante

Enviado: 29 Fev 2012, 20:34
por paulo_k_s
André, só uma pergunta... as funções do menu continuam funcionando pelo volante?

Abraços,
Paulo

Re: Instalando um DVD Pioneer 1din + Interface de Volante

Enviado: 02 Mar 2012, 00:18
por AndréLS
paulo_k_s escreveu:André, só uma pergunta... as funções do menu continuam funcionando pelo volante?

Abraços,
Paulo
Na verdade todos os botões do menu no volante continuam funcionando sem o rádio original, não é a interface que faz eles funcionar.

Quando tira o rádio original os botões do som perdem a função, aí a interface recupera eles.

A única coisa que muda nesse novo sistema é que o rádio original funcionava até 30 min após a chave desligada, agora passa a funcionar somente com a chave ligada, no mais tudo exatamente igual como saiu de fábrica.

Re: Instalando DVD Pioneer Retrátil + Interface de Volante +

Enviado: 03 Mar 2012, 16:55
por AndréLS
Atualizado com receptor GPS instalado.

Re: Instalando DVD Pioneer Retrátil + Interface de Volante +

Enviado: 06 Mar 2012, 01:56
por gustavo_rmgo
cara to louco pra colocar um desses mas como nao intendo NADA, mas nadinha mesmo de instalação e som automotivo fico com medo!!

na verdade estava pensando em colocar os tais USBBOX, mas esse DVD ficou show ein