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Pallas - Pane no eletroventilador?
Enviado: 07 Fev 2012, 19:30
por jfcastron
Hoje notei que o AC não funcionava adequadamente, ora esfriando normal, ora apenas ventilando, imaginei que fosse o gás. Já estava chegando perto de uma oficina que mexia com AC de carros, quando deu o alerta no display para parar de imediato. Parei.
Aí que notei o marcador de temperatura topado. Chequei fusível ok. Nível do líquido do radirador, ok. Fluído trocado há 30.000km na revisão de 70k. Após esfriar soprando vento no radiador, e usando água na colméia para fazer a troca de temperatura, liguei o carro e o AC e não disparava o ventilador.
O eletroventilador não dispara. Ao menos o diagnóstico foi feito.
Como será o reparo? Será simple? Ou tem que trocar algo mais caro? Tô com medo da facada.
Alguém poderia dar uma luz?
Re: Pallas - Pane no eletroventilador?
Enviado: 08 Fev 2012, 10:55
por Pedro H
jfcastron escreveu:Hoje notei que o AC não funcionava adequadamente, ora esfriando normal, ora apenas ventilando, imaginei que fosse o gás. Já estava chegando perto de uma oficina que mexia com AC de carros, quando deu o alerta no display para parar de imediato. Parei.
Aí que notei o marcador de temperatura topado. Chequei fusível ok. Nível do líquido do radirador, ok. Fluído trocado há 30.000km na revisão de 70k. Após esfriar soprando vento no radiador, e usando água na colméia para fazer a troca de temperatura, liguei o carro e o AC e não disparava o ventilador.
O eletroventilador não dispara. Ao menos o diagnóstico foi feito.
Como será o reparo? Será simple? Ou tem que trocar algo mais caro? Tô com medo da facada.
Alguém poderia dar uma luz?
Checa se não é o relé que controla ele, fica junto ao eletroventilador(ventoinha), ele é reposnsável por acionar e controlar as velocidades. Se for ele, custa 120 na concessionária
Re: Pallas - Pane no eletroventilador?
Enviado: 08 Fev 2012, 11:11
por jfcastron
PROBLEMA RESOLVIDO
Ontem já tinha testado a parte elétrica, td ok.
Só podia ser mesmo o eletroventilador. A ccs orçou 1.098 + M.O. pela troca e 1 dia todo sem o carro, morrendo me cerca de 1.300.
Fui numa autoelétrica que sabia mexer nessa parte, e o diagnóstico foi certeiro, as escovas do motor do ventilador. Elas são 4, como fosse uma cruz e vão gastando com o uso. É normal. Aproveitei pra trocar o rolamento do eletroventilador pra não ter problemas futuros. Foi 2,5h de serviço e R$260.
Quem tiver problemas no eletroventilador, vai lá ver as escovas direto, se nao for pane elétrica ou fusíveis.
Tá dada a dica.
Re: Pallas - Pane no eletroventilador?
Enviado: 16 Jun 2012, 21:19
por sergioty
Realmente, os Peugeot 307 e C4 as escovas do eletroventador duram 60~70 mil Km. As escovas sao responsaveis pelo contato eletrico dentro do motor do ventilador, sao feitas de grafite e se desgastam. Custam R$ 15,00, e so trocar quando o ventilador parar, o motor custa R$ 300,00.
Re: Pallas - Pane no eletroventilador?
Enviado: 21 Fev 2014, 18:35
por jfcastron
Creio que esse uso depende de como vc rodava. Em cidade deve dar por aí, rodovia a km deve ser bem estendida.
Hoje tô de Puglia e aos 73mil km, 90% só rodovia, chego de viagem e o ventilador nem entra em ação, motor fresquinho (sem trocadilhos aviadados, por favor) rsrs
Re: Pallas - Pane no eletroventilador?
Enviado: 15 Mar 2014, 18:17
por Gabatz
aconteceu o mesmo com o meu c4 pallas , reparei que o ar condicionado nao estava gelando bem... e logo a seguir apareceu o STOP, dizendo que o motor estava muito quente .
Fui na concessionaria e o preco que me passaram e de 1000,00 mais MO.
VOU PROCURAR ALGUMA AUTO ELETRICA AQUI EM LAJEADO AONDE VIVO... espero que possa somente ser as ESCOVAS tambem .
Re: Pallas - Pane no eletroventilador?
Enviado: 16 Mar 2014, 09:19
por Cristiano Mengue
jfcastron escreveu:PROBLEMA RESOLVIDO
Ontem já tinha testado a parte elétrica, td ok.
Só podia ser mesmo o eletroventilador. A ccs orçou 1.098 + M.O. pela troca e 1 dia todo sem o carro, morrendo me cerca de 1.300.
Fui numa autoelétrica que sabia mexer nessa parte, e o diagnóstico foi certeiro, as escovas do motor do ventilador. Elas são 4, como fosse uma cruz e vão gastando com o uso. É normal. Aproveitei pra trocar o rolamento do eletroventilador pra não ter problemas futuros. Foi 2,5h de serviço e R$260.
Quem tiver problemas no eletroventilador, vai lá ver as escovas direto, se nao for pane elétrica ou fusíveis.
Tá dada a dica.
exatamente o que eu precisava ouvir, aqui na minha cidade, com meu 307 aconteceu isso, o v***o do mecanico diz que era lacrado o eletroventilador, e me fez trocar,,,, cuidem dos mecanicos, quando nao sabem arrumar, mandam trocar, melhor trocar de mecanico
Re: Pallas - Pane no eletroventilador?
Enviado: 17 Mar 2014, 14:14
por Gabatz
Fui numa auto elétrica de confiança e o diagnóstico foi este mesmo das escovas !
Trocamos as escovas e o eletromotor voltou a funcionar !!!
Custo total do serviço , 120 reais. Na concessionária 1000 reais mais a mão de obra... Economia de 90% !
Aconselho a quem tiver problemas no Eletroventilador a passar numa auto elétrica de confiança antes de fazer concerto na concessionárias !!!
Estarei enviando as fotos em anexo , do motor com as escovas usadas e depois com as escovas novas !!
Re: Pallas - Pane no eletroventilador?
Enviado: 27 Out 2015, 21:42
por Renan Galhano
Boa noite, estou com um problema mais ou menos parecido no meu c4, o ar funciona bem se o carro estiver andando, agora se ele ficar parado em engarrafamento, agora se o carro ficar muito tempo no sol o ar não arma, levei na CC e o mecânico disse que é o eletroventilador e a resistência, na CC a peça custa certa de 1,300$ no ML achei por 300$, li o tópico acima e vi que o carro de vocês acendeu uma luz no painel, no meu carro não acontece isso, só o ar que não arma quando o carro fica quente, e nem quando fica parado em engarrafamento, quando pego estrada ou ando com ele a noite, chega a fazer frio dentro do carro, será o mesmo problema relatado acima por vocês ou é realmente o eletroventilador e resistência?
Re: Pallas - Pane no eletroventilador?
Enviado: 27 Out 2015, 22:47
por Arr
Renan Galhano escreveu:será o mesmo problema relatado acima por vocês ou é realmente o eletroventilador e resistência?
Com o motor frio ligue o carro na garagem, ligue o ar condicionado e verifique se a ventoinha do radiador aciona. No C4 ligou o ar, a ventoinha tem que funcionar, não importa a temperatura.
Se não funcionar = o mais provável é o motor da ventoinha com defeito ou algum defeito elétrico (fusível ou relê) no meio do caminho.