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"Ronco" cambio C4 GLX 2007/2008

Enviado: 28 Fev 2012, 16:13
por savio_assuncao
tenho um c4 pallas manual com 100.000 Km e apresenta um incômodo ruído na faixa de 55Kh a 70Kh por volta de 2000 a 2500 giros tanto nas acelerações quanto nas desacelerações e independente da marcha usada . O ruído assemelha-se ao que faz um cambio manual quando o veículo se desloca em marcha-a-ré. Levei o veículo por duas vezez à concessionária buscando uma solução, porém o consultor técnico simplismente alega que este ruído é normal nesta caixa e que todos os modelos da linha c4 o apresentam.Gostaria de saber a opnião dos amigos que possuam algum modelo c4 manual para ver se a informação passada pelo "consultor" é verídica.

Re: "Ronco" cambio C4 GLX 2007/2008

Enviado: 02 Mar 2012, 15:31
por dacoregio
Não, esse ruido não é normal. A caixa de cambio é provida de rolamento de agulhas. São eles os culpados.

A faixa de rotação é sempre igual quando o ruido ocorre porque é nela que o sistema entre em ressonância.

Na pista onde os elementos rolantes giram, há fendas. Todas as vezes que o elemento rolante toca esta fenda ele faz um "tuc". Girando em rotação contínua, vários "tuc´s" seguidos formam um ronco que é o que tu esta escutando.

A caixa deverá ser desmontada, os eixos-arvores destacados e seus mancais de rolamentos trocados.

O motivo do defeito aparecer em uma caixa relativa baixa quilometragem ou é nível de óleo baixo provocando maior desgaste e elevação da temperatura de trabalho ou caixa que foi forçada durante muito tempo com elevado torque.

Tu sobe continuamente algum morro ingrime, ou puxa trailler ou lancha naval no reboque?

Re: "Ronco" cambio C4 GLX 2007/2008

Enviado: 03 Mar 2012, 10:01
por savio_assuncao
Ola , grato pela atenção:
Então , na verdade comprei o C4 a 20 dias com98 mil km. Numa concessionaria Honda. Assim que peguei o carro fiz uma viagem de 1200 km , nesse caminho que percebi esse 'ronco'. Ocorre em baixa rotação , aprox. 2000 a 2500 giros e também quando se mantem uma velocidade constante proximo aos 120 km/h em torno de 3500 giros;
Levei de volta a concessionaria que comprei , trocaram tensor de correia e outras coisas e nada.
Levei na autorizada em Porto Velho . LA Villete : Lá o mecanico condenou o óleo do cambio ( foi trocado ) , me garantiu que o 'ronco ' tinha 'desaparecido' , quando tirei o carro da loja e andei 5 km , o 'ronco' voltou. Retornei a autorizada dai o mecanico veio me afirmar que o 'ronco' é NORMAL!! Falei se é NORMAL, porque nao falou na primeira vez que andou no carro ? Pessimo o atendimento tecnico. Se tivesse levado numa padaria estava ok.
Quanto a sua opinião achei 100% válida. inclusive levei aos mecanicos da Honda , pois esta na garantia , e eles se propuseram a baixar a caixa e verificar os rolamentos que vc indicou. Falaram tb em rolamentos do semi-eixo.Tenho fé que vai dar tudo certo, o barulho é tipico de rolamento. Ou em ultimo caso penso em Coroa e Pinhao com desgaste alem do normal , o que voce acha ?
+ uma vez vlw pela atenção !!!! o Carro é SHOW não quero pensar em me desfaze dele..
[ ]s

Re: "Ronco" cambio C4 GLX 2007/2008

Enviado: 12 Mar 2012, 22:22
por filipebreda
Olá savio_assuncao, o meu tambem faz um zunido por volta de 60km/hr, mas o meu cambio é automático. Levei na concessionária e o mecânico disse que esse barulho é normal nos automáticos. O carro está com 20.000km. Conseguiu resolver o seu problema?

Re: "Ronco" cambio C4 GLX 2007/2008

Enviado: 12 Mar 2012, 22:35
por savio_assuncao
Amigo, levei na concessionaria onde comprei , os caras foram atenciosos ,trocaram rolamentos do semi-eixo. mas o zunido continua.Como disse antes levei numa autorizada e foi um desastre.
Tambem alegaram ser 'normal' do carro. Sinceramente não acredito. Não posso nem reclamar garantia pois em tese o cambio não tem defeito. E olha, andei em um automatico 2009 com 49Mil/km e não escutei esse 'ronco' ou 'zunido'. No transito aqui da minha cidade da pra andar nesse velocidade 55 a 65 km/h dai é o dia inteiro escutando irrita bastante. Fui a um mecanico 'nao' autorizada e o cara com 300 mts atacou : coroa/pinhão , falei : "se fosse caminhao eu nao tinha dúvidas".
Se tiver novidades posto aqui. [ ]'s

Re: "Ronco" cambio C4 GLX 2007/2008

Enviado: 17 Mar 2012, 22:15
por Marcello Sagradi
Senhores, eu comprei também um C4 Automático e a minha única decepção foi esse ruído "zunido" na faixa de 55 - 65 km/h. Não importa se o veículo está em 3ª ou 4ª. Fiz uma enquete com outros proprietários de C4 e Peugeot e descobri que é uma característica deste câmbio. Sou engenheiro de transmissões e entendo o tipo de ruído. Este ruído é chamado de "whine noise". Como ocorre independente de se estar em 4ª ou 3ª, provavelmente trata-se de uma deficiência de projeto de engrenagens no par de saída. Em minha avaliação de especialista eu daria uma nota 5,5 (0-10) para este quesito. Não espero ter problemas de durabilidade com câmbio por causa disto, mas certamente o incômodo para mim é grande. Tirando este incoveniente, o câmbio é muito bom e a lógica de automação não deixa nunca o motorista na mão, o motor está sempre disposto a acelerar sem hesitações, ao contrário do que ocorre com alguns concorrentes. Além disso, interpreta bem as intenções do motorista, fazendo reduções para auxilar a frenagem ou para permitir uma ultrapassagem segura. O consumo de combustível também é adequado para um carro flex. Não é um dos melhores em termos de consumo, mas quem quer economia de combustível não deve comprar este tipo de carro, pois tem características nitidamente esportivas.
Abraços.

Re: "Ronco" cambio C4 GLX 2007/2008

Enviado: 18 Mar 2012, 13:03
por savio_assuncao
Ola Marcelo , bom saber que temos um especialisa em engrenagens aqui :-)
Estando o meu C4 com 100 milkm e , alem do desgaste natural , a troca de oleo da transmissao
não esta documentada no manual , provavelmente o dono anterior NUNCA tenha feito e nem a autorizada ,pergunto : um óleo de transmissão com maior viscosidade que o original poderia atenuar esse "zumbido" ? [ ]'s

Re: "Ronco" cambio C4 GLX 2007/2008

Enviado: 18 Mar 2012, 17:14
por Marcello Sagradi
Savio, boa tarde.

Um óleo com viscosidade um pouco maior poderia diminuir um pouco o ruído. Noto que quando o veículo ainda está frio o ruído é menor. Contudo, desaconselho totalmente esta prática. O óleo de transmissão automática tem uma série de propriedades específicas para a aplicação como alta fluidez para o funcionamento das válvulas e modificadores de atrito para o funcionamento das embreagens multi-discos. Ao aumentarmos a viscosidade, poderemos ter problemas de funcionamento que é muito pior que o choro de engrenagem.
A troca do óleo da transmissão deve ser feita de acordo com o plano de manutenção do veículo e com o óleo indicado pelo fabricante. No seu caso, não acredito que o ruído tenha aumentado por causa da quilometragem, na realidade, a tendência é a diminuição. No começo do uso, há uma acomodação do perfil dos dentes e a tendência de uma pequena melhora neste ruído. O aumento do nível de ruído só aparece perto do final da vida útil da transmissão quando começa a haver a formação de cavidades e descamação nos dentes.
No meu ver, a melhor solução seria investir num pacote acústico. Alguma isolação extra na parede de fogo para amenizar o ruído. Existem algumas empresas especializadas neste tipo de serviço, contudo não consigo me lembrar de nenhuma no momento. Uma boa pesquisa na WWW pode ser interessante. Se você achar alguma em SP, me avise.

Abraços.

Re: "Ronco" cambio C4 GLX 2007/2008

Enviado: 18 Mar 2012, 21:28
por savio_assuncao
Ok Marcello , entendi seu raciocínio. Mas como postei antes meu C4 é manual , ( não tenho um boa relação com automáticos ). Esta com 100 mil km , sou o segundo dono .não saberia te informar a qualidade da 'direção' do antigo dono , mas respeitou as revisões do manual até os 80 mil. Na concessionária Citroen , me informaram que a troca de óleo de transmissão não é documentada. Nem questionei.

Re: "Ronco" cambio C4 GLX 2007/2008

Enviado: 19 Mar 2012, 22:30
por Marcello Sagradi
Oi Savio,
Entao quer dizer que choro de engrenagens nao e exclusivo dos automaticos?
Se voce quiser trocar o oleo do cambio, tudo bem. Com 100k ja ta na hora mesmo. Como a trasmissao e transversal, diferencial e cambio compartilham o mesmo oleo e um oleo mais viscoso podera danificar os sincronizadores. Nao sei qual o oleo recomendado, mas um bom compromisso seria o SAE 75W90 API GL4. E o oleo fornecido pela Texaco para a Ford. E um oleo muito bom, que tem um bom compromisso entre qualidade de engate e protecao do dentado. Atencao, porque a maioria dos 75W90 no mercado sao API GL5. Nao use este, pois serve somente para diferenciais.
Acredito que um oleo novo pode melhorar um pouquinho, mas nao espere solucao. Solucao mesmo so com um novo projeto de engrenagens.
Abracos.