-
- Membros
- Estado: MG
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
sensor de estacionamento detecta tintas de marcação de vaga
Prezados,
Ontem me deparei com uma conclusão no mínimo inusitada...
Por algumas vezes, ao estacionar o carro em estacionamentos de shopping ou supermercados, ao se entrar na vaga demarcada, o sensor de ré enlouquecia... Indicava que havia obstáculos em todos os cantos e que estavam todos grudados no carro. Mas na verdade não havia nada, nem mesmo carros estacionados em vagas vizinhas... Como normalmente este problema só acontecia em determinados estacionamentos, não me preocupei pois em 90% do tempo o sensor funcionava de maneira perfeita. Acontece que na maioria das vezes eu estava com minha esposa e nunca tinha tempo pra avaliar realmente a situação... Pois ontem eu fui as compras sozinho. Eram quase 21 horas, supermercado fechando e estacionamento vazio. Entrei em uma vaga e o carro mais próximo a mim estava a pelo menos 20m. O sensor enlouqueceu ao terminar de estacionar... Resolvi descer e tirar a limpo... O carro estava perfeitamente estacionado dentro da demarcação da vaga e não havia um obstáculo sequer... Na mesma hora me passou pela cabeça algo possível mas muito improvável, do sensor estar detectando as linhas pintadas na demarcação da vaga. Sou engenheiro e tive algumas aulas de propagação de ondas e pensei que, caso a tinta fosse metálica, existiria uma remota possibilidade disto acontecer, mas aí eu teria que bater palma pro sensor... Pois tirei o carro da vaga e levei-o ao corredor, onde não havia nenhuma demarcação. Lembrando que eu estava sozinho no estacionamento, engatei a ré e andei poucos metros e nada. Não havia obstáculos e consequentemente não havia detecção... Voltei com o carro pra uma outra vaga. Ao começar a manobra começam os apitos, ao terminar, com o carro perfeitamente estacionado dentro da marcação no piso, o sensor apitando continuamente... Fiz isto mais umas 3 vezes e cheguei a parar pra medir a distância de acordo com os apitos... Minha única conclusão... O sensor estava sim detectando as linhas pintadas no chão da garagem... Acredito que deva ter relação com componentes metálicos das tintas utilizadas que talvez permitam a reflexão da onda ultra-sônica em outras direções diferentes do plano do piso, sendo detectada pelo receptor do sensor... Bati palma pro sensor...
Tem alguém com maior conhecimento no assunto pra confirmar ou não isto???
Abraço a todos.
Ontem me deparei com uma conclusão no mínimo inusitada...
Por algumas vezes, ao estacionar o carro em estacionamentos de shopping ou supermercados, ao se entrar na vaga demarcada, o sensor de ré enlouquecia... Indicava que havia obstáculos em todos os cantos e que estavam todos grudados no carro. Mas na verdade não havia nada, nem mesmo carros estacionados em vagas vizinhas... Como normalmente este problema só acontecia em determinados estacionamentos, não me preocupei pois em 90% do tempo o sensor funcionava de maneira perfeita. Acontece que na maioria das vezes eu estava com minha esposa e nunca tinha tempo pra avaliar realmente a situação... Pois ontem eu fui as compras sozinho. Eram quase 21 horas, supermercado fechando e estacionamento vazio. Entrei em uma vaga e o carro mais próximo a mim estava a pelo menos 20m. O sensor enlouqueceu ao terminar de estacionar... Resolvi descer e tirar a limpo... O carro estava perfeitamente estacionado dentro da demarcação da vaga e não havia um obstáculo sequer... Na mesma hora me passou pela cabeça algo possível mas muito improvável, do sensor estar detectando as linhas pintadas na demarcação da vaga. Sou engenheiro e tive algumas aulas de propagação de ondas e pensei que, caso a tinta fosse metálica, existiria uma remota possibilidade disto acontecer, mas aí eu teria que bater palma pro sensor... Pois tirei o carro da vaga e levei-o ao corredor, onde não havia nenhuma demarcação. Lembrando que eu estava sozinho no estacionamento, engatei a ré e andei poucos metros e nada. Não havia obstáculos e consequentemente não havia detecção... Voltei com o carro pra uma outra vaga. Ao começar a manobra começam os apitos, ao terminar, com o carro perfeitamente estacionado dentro da marcação no piso, o sensor apitando continuamente... Fiz isto mais umas 3 vezes e cheguei a parar pra medir a distância de acordo com os apitos... Minha única conclusão... O sensor estava sim detectando as linhas pintadas no chão da garagem... Acredito que deva ter relação com componentes metálicos das tintas utilizadas que talvez permitam a reflexão da onda ultra-sônica em outras direções diferentes do plano do piso, sendo detectada pelo receptor do sensor... Bati palma pro sensor...
Tem alguém com maior conhecimento no assunto pra confirmar ou não isto???
Abraço a todos.
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
- Contato:
Re: sensor de estacionamento detecta tintas de marcação de v
Que doideraaaa.. hauahuauhahu
No meu já reparei que ele detecta a guia da calça... mesmo sendo baixinha ele detecta.. sendo ou não pintada.. e de qualquer modo o que usam nas guias de calçadas nem é tinta é praticamente cal... já ficava impressionado.. agora com essa ai, mais ainda! hauhauha
No meu já reparei que ele detecta a guia da calça... mesmo sendo baixinha ele detecta.. sendo ou não pintada.. e de qualquer modo o que usam nas guias de calçadas nem é tinta é praticamente cal... já ficava impressionado.. agora com essa ai, mais ainda! hauhauha
Citroen DS3
Curte um som eletronico?! Então:
Siga-me no instagram--> cfilth_x
Ou ouça meus sets --> http://soundcloud.com/cfilth
Curte um som eletronico?! Então:
Siga-me no instagram--> cfilth_x
Ou ouça meus sets --> http://soundcloud.com/cfilth
- RodVTS98
- Moderador
Olha, essa é realmente inusitada!!! Eu já tinha percebido q ao descer pequenas rampas de garagem, é comum do sensor apitar, pois como o carro fica inclinado em relação ao chão, o chão passa a ser um obstáculo real e por isso o sensor apita, mas identificar a faixa eu nunca havia notado!
Preciso pensar nisso aí e identificar o motivo disto acontecer.
Abraço,
Rodrigo.
Preciso pensar nisso aí e identificar o motivo disto acontecer.
Abraço,
Rodrigo.
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
Esse sensor é engraçado mesmo. As vezes ele parece que apita por um simples deslocamento de ar. Ex. No transito, uma moto na sua frente, mas afastada e do nada ele apita. Sei lá o que ocorre...
Editado pela última vez por rgti em 09 Mar 2012, 12:22, em um total de 1 vez.
-
- Membros
- Estado: RS
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
Essa apito quando uma moto passa acontece comigo tb !! ou no semáfaro quando tem uma moto do lado !!rgti escreveu:Esse sensor é engraçado mesmo. As vezes ele parece que apita por um simples deslocamento de dar. Ex. No transito, uma moto na sua frente, mas afastada e do nada ele apita. Sei lá o que ocorre...
- rodrigo cardozo
- Membros
Confirmado! Ontem no shopping estacionei em uma vaga com pintura nova, e o bichinho disparou a apitar, ficou doidão doidão!!!rsrsrsrsrsrsrs
Acho que ele não sabia distinguir o carro que estava atras das pinturas da vaga...hahahahaha
Nada que chegue a atrapalhar, basta cuidarmos mais, como se não tivéssemos o sensor, mas que é engraçado é...
Acho que ele não sabia distinguir o carro que estava atras das pinturas da vaga...hahahahaha
Nada que chegue a atrapalhar, basta cuidarmos mais, como se não tivéssemos o sensor, mas que é engraçado é...
- JohnZaccardi
- Membros
Essa das linhas da vaga eu nao sabia... mas deslocamento de ar ele pega mesmo... se tem um caminhao do meu lado e ele solta fumaça é comum apitar...
O que é bizarro é que as vezes apita sem motivo aparente... Ghosts? rsrs
Abs
O que é bizarro é que as vezes apita sem motivo aparente... Ghosts? rsrs
Abs
Agora: Audi A3 Sportback 2.0TSFI S-Tronic
Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA
- byschneider
- Membros
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Bem interessante isso sobre as pinturas no chão.
Acabei de criar um tópico reclamando do meu sensor q apita do nada tb... muito locão.
To pensando em levar numa assistência até.
Acabei de criar um tópico reclamando do meu sensor q apita do nada tb... muito locão.
C4 Pallas 2.0 Exclusive | H&R Springs | PDW Sovereign 20"
- JohnZaccardi
- Membros
Se nao me engano teve alguém aqui no fórum que solucionou o problema de apitar do nada passando WD40 nos sensores. Da uma procurada.byschneider escreveu:Bem interessante isso sobre as pinturas no chão.
Ou meu apita do nada as vezes tb. Normalmente qdo estou com alguém no carro, pra passar vergonha. rs.
Agora: Audi A3 Sportback 2.0TSFI S-Tronic
Uma outra coisa que percebi sobre o sensor é que quando chove ele também detecta as gotas de água e fica maluco, tenho que passar a mão neles para tirar as gotas de água para que ele funcione direito... Alguém mais percebeu isso?