Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
wquarterone
Membros

ENTRADA DO FILTRO DE AR DO MOTOR - PERIGO

Mensagem por wquarterone »

TENHO NOTADO QUE BASTA UMA CHUVINHA QUALQUER PARA SURGIR UM ALAGAMENTO EM SÃO PAULO. PENSANDO NISSO, FUI VERIFICAR POR ONDE O C4 ASPIRA O AR PARA O MOTOR E FIQUEI ASSUSTADO EM SABER QUE A TOMADA DE AR É MUITO PRÓXIMA AO SOLO. ALGUÉM SABE DIZER SE É POSSÍVEL MUDAR ESSA CONDIÇÃO, SEM PREJUDICAR O MOTOR..?

JohnZaccardi
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros

Re: ENTRADA DO FILTRO DE AR DO MOTOR - PERIGO

Mensagem por JohnZaccardi »

wquarterone escreveu:TENHO NOTADO QUE BASTA UMA CHUVINHA QUALQUER PARA SURGIR UM ALAGAMENTO EM SÃO PAULO. PENSANDO NISSO, FUI VERIFICAR POR ONDE O C4 ASPIRA O AR PARA O MOTOR E FIQUEI ASSUSTADO EM SABER QUE A TOMADA DE AR É MUITO PRÓXIMA AO SOLO. ALGUÉM SABE DIZER SE É POSSÍVEL MUDAR ESSA CONDIÇÃO, SEM PREJUDICAR O MOTOR..?
Cara, eu ja tive 206, 307 e agora o C4. Todos eles puxam o ar de baixo do carro, proximo ao solo... ja passei por situações amedrontadoras e o carro nunca apagou.. acredito que exista um bom sistema de separação para a agua nao entrar....
Agora: Audi A3 Sportback 2.0TSFI S-Tronic
Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Fique tranquilo, pois:

1- O comprimento dos dutos é grande;
2- Os dutos tem diâmetros diferentes ao longo da admissão de ar, criando pressões internas diferentes, o q dificulta muito a entrada de água;
3- O duto começa.no meio do parachoque, desce, entra numa caixa de ressonância q tem duas funções básicas: 1- diminuir o barulho da admissão; 2- conter um pequeno reservatório de água. Se entrar água, ela não subirá facilmente, pois ficará contida na caixa;
4- Tem uma caixa lá em cima no motor onde fica o filtro de ar, que é um anteparo natural para a água.

Depois disso tudo é q vc chega na TBI da admissão.

Enfim, somando tudo isso, pro carro engolir água, só se vc entrar numa piscina e ficar acelerando...

O importante é seguir as recomendações de segurança, ou seja, não entre em enchentes...

Abraço,
Rodrigo.

fmiglior
Moderador
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por fmiglior »

ja tive amigos que a agua subiu enquanto o carro tava no transito... até hj só vi entrar agua pelo escapamento em nenhum o motor aspirou agua pela admissão.

meu VTR ta alguns centimetros mais baixos, ja tive q passar por alagamento e não tive problemas, mas não recomendo
EX C4 VTR

jroberto
Membros
Estado: RS

Mensagem por jroberto »

RodVTS98 escreveu:Fique tranquilo, pois:

1- O comprimento dos dutos é grande;
2- Os dutos tem diâmetros diferentes ao longo da admissão de ar, criando pressões internas diferentes, o q dificulta muito a entrada de água;
3- O duto começa.no meio do parachoque, desce, entra numa caixa de ressonância q tem duas funções básicas: 1- diminuir o barulho da admissão; 2- conter um pequeno reservatório de água. Se entrar água, ela não subirá facilmente, pois ficará contida na caixa;
4- Tem uma caixa lá em cima no motor onde fica o filtro de ar, que é um anteparo natural para a água.

Depois disso tudo é q vc chega na TBI da admissão.

Enfim, somando tudo isso, pro carro engolir água, só se vc entrar numa piscina e ficar acelerando...

O importante é seguir as recomendações de segurança, ou seja, não entre em enchentes...

Abraço,
Rodrigo.
É bom não ficar tão tranquilo assim. De fato, a entrada do ar não é muito baixa, depois ele desce ao ponto mais baixo e depois sobe, até o elemento do filtro de ar. Assim, teria que ser muita água para subir, e o carro tem que pegar água acima das rodas.
Mas tem um problema: justamente na parte mais baixa há um encaixe, ou seja, tem que colocar direito (o que muitas vezes não acontece). Se não estiver encaixado direito, a entrada de ar DE FATO será na parte mais baixa do carro. Não custa conferir, principalmente se o carro tiver voltado da oficina.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”