Página 1 de 2

Chip X Controle de tração.

Enviado: 29 Mar 2012, 13:44
por Breno Sperandio
Galera vamos lá.

Nos carros equipados com tal função, a borboleta eletronica é controlada pelo sistema, ou seja, se vc for sair forte, ela reduz automaticamente a abertura para não destracionar, o mesmo em curvas...

Porem na aceleração continua, esse artificil faz com que o carro tambem perca rendimento, faça o teste acelere de 1 a 3 com o controle desligado e com ele ligado, e veja como por milagre os cavalos surgem do nada...


Ai vai a minha pergunta, na galera que chipou o carro e tirou o lag da borboleta, oque foi feito?
Foi desligado o controle de tração?
Foi feito algum tipo de regulagem...?

E ai, oque fazer para resolver este artifício que faz o carro perder desempenho...??????

Re: Chip X Controle de tração.

Enviado: 29 Mar 2012, 13:52
por serginhoarnoud
Breno Sperandio escreveu:Galera vamos lá.

Nos carros equipados com tal função, a borboleta eletronica é controlada pelo sistema, ou seja, se vc for sair forte, ela reduz automaticamente a abertura para não destracionar, o mesmo em curvas...

Porem na aceleração continua, esse artificil faz com que o carro tambem perca rendimento, faça o teste acelere de 1 a 3 com o controle desligado e com ele ligado, e veja como por milagre os cavalos surgem do nada...


Ai vai a minha pergunta, na galera que chipou o carro e tirou o lag da borboleta, oque foi feito?
Foi desligado o controle de tração?
Foi feito algum tipo de regulagem...?

E ai, oque fazer para resolver este artifício que faz o carro perder desempenho...??????
Cara, pelo que eu já convivi com o C4, o TCS só atua quando liga a luz do ESP (ele avisa), ou seja, quando voce acelera e não pisca nada, ele não interfere. Nunca fiz muitos testes com o ESP desligado, mas ja vi que ele não desativa em velocidades altas (descobri indo pra praia, andando a 115km/h no painel e tentei desativar pra mostrar pra alguém como ficava quando ele acionava e nada aconteceu). Quanto ao ESP de outros carros, nunca andei em algum que tivesse - além do C4.

Re: Chip X Controle de tração.

Enviado: 29 Mar 2012, 14:00
por Breno Sperandio
A questão e justamente essa, em altas velocidas ele não interfere em rendimento, pois o carro não destraciona em linhas retas...mas da inercia ao 100km/l ele faz um escalonamento na abertura da borboleta para não haver perca de tração...

Fiz o teste, soltei a primeira e deixei o destracionar a vontade, lançando logo a segunda e tambem deixando o carro destracionar bastante ao lançar a 3 ele ainda tinha uma sobre vida e seu mais um grito com os pneus...

Ja com o controle ligado, soltei a 1 ele teve aquela leve perca de aderencia logo o TCS ativou o giro baixou mesmo com o pé no fundo e ganhou tração e acelerou de fomra bem franca, ao jogar a segunda nem parecia ter passado marcha pois a aceleração foi ainda continua e fraca...e assim por diante.



O ESP é um controle de estabilidade que atua nas rodas traseiras frenando a roda interna traseira do carro em curvas, para que ela não perca trajetória...basicamente é isto.

Re: Chip X Controle de tração.

Enviado: 29 Mar 2012, 14:04
por VTR2008
O ESP atua em todas as rodas, não só nas traseiras!

Re: Chip X Controle de tração.

Enviado: 29 Mar 2012, 14:41
por Breno Sperandio
OPS, posso estar enganado...vlw rs

Re: Chip X Controle de tração.

Enviado: 29 Mar 2012, 17:52
por RodVTS98
Outra coisa é q o controle de tração se rearma automaticamente qdo vc passa dos 50km/h, então como vc consegue manter o ESP desligado até engatar a 3a marcha? Dá uma olhada no painel qdo vc passa de 1a pra 2a, o ESP já rearmou!

Acho q essa sensação é apenas aparente, mas não real.

Abraço,
Rodrigo.

Re: Chip X Controle de tração.

Enviado: 29 Mar 2012, 19:24
por serginhoarnoud
Com certeza ele deve segurar na hora de arrancar destracionando, mas depois que ele traciona, o TCS nao muda mais nada.

Re: Chip X Controle de tração.

Enviado: 30 Mar 2012, 22:20
por Breno Sperandio
Nao...

certeza que a segunda marcha destraciona ainda e terceira grita...


Bom o TCS controla tambem o ESP em curvas ou nao...

pois nas curvas e bastante util mas na arrancada mata o carro...

Re: Chip X Controle de tração.

Enviado: 17 Abr 2012, 21:42
por fmiglior
o ESP liga depois dos 50km/h isso é se esticar a primeira e jogar segunda, logo q entra a segunda ele ja ligou. Ja fomos com varios C4 em pista de arrancada... normalmente a segunda só da um gritinho.

tenho video arrancando com e sem o ESP

ESP ligado


ESP desligado


na época desses videos estava com as 15" q gritavam bem mais q as 17"

agora o controle de tração e o ESP funcionam em curva, tenta virar o volante e meter o pé no fundo.
agora o ESP não é útil em curva, em uma pista ele mais atrapalha que ajuda. é um sistema feito para segurança então que não busca tirar o maximo desempenho em curva e sim tentar evitar que o carro saia do controle em uma emergencia.

Re: Chip X Controle de tração.

Enviado: 18 Abr 2012, 12:35
por Breno Sperandio
Será que tem como aumentar o limite do controle de tração ao remapear a injeção?