Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Kbelooooo
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR

Para quem tem problemas com o limpador do farol.

Mensagem por Kbelooooo »

Bom, hoje resolvi mudar minha admissão de ar e arrumar meu esguicho dos faróis.
Pessoal que estiver com problema de fusível queimando, nem adianta trocar.
Seguem fotos do motivo.

Imagem
Reservatório com as duas bombas, a do esguicho dos faróis é a direita.

Imagem
Aqui estão os esguichos e a bomba, de início achei que poderia ser algo entupido, tirei tudo verifiquei a tubulação e estava tudo perfeito. então última opção é a bomba!
Para quem tem carro que o lavador nem sai pra fora, o problema é o mesmo, pois não existe nenhum tipo de acionamento elétrico ou algo do tipo. Eles são forçados a sair pela pressão da água exercida pela bomba, totalmente mecânico.
Por descargo de consciência, resolvi testar a bomba, qual não foi minha surpresa quando liguei os fios na bateria do meu som? Faíscas e quase uma queimadura tamanha a corrente que passou pelo fio que eu estava segurando, exatamente o que eu esperava, bomba foi pro saco.
Como não tinha anda a perder, resolvi abrir e ver...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, as imagens não precisam de explicação eu suponho...
Não pretendo comprar uma bomba original, pois pelo número de c4 com problema nos lavadores de farol, certamente é um problema que tem chance de voltar a ocorrer.
Sem falar que acho um ABSURDO pagar R$160,00 numa bombinha que não deve custar nem 10 reais para produzir. Vou procurar uma bomba alternativa, assim que conseguir uma que fique boa posto aqui para o pessoal que tem o mesmo problema.

Abraço.
Imagem

guifrey
Membros

Re: Para quem tem problemas com o limpador do farol.

Mensagem por guifrey »

Fala conterrâneo.

Aproveitando que tu já averiguou bastante os limpadores de faróis, talvez tu possa dar a direção para eu arrumar o meu.

O meu só não sai a água, os limpadores saem para fora e voltam, tudo direitinho, mas não jogam a água.

Saberia o que que é?

Pelo o que entendi do tópico, os teus sequer vinham para fora, de modo que o meu problema deve ser outro.

Abraço
C4 VTR 08/08 - Preto - Xenon direcional

Kbelooooo
Membros

Mensagem por Kbelooooo »

Opa! Tranquilo?
Bom, como os teus saem, quer dizer que bomba e tubulação estão ok.
Isso se tu tem certeza que eles saem completamente, se não pode ser bomba sem pressão suficiente.
Caso tudo esteja em ordem só resta ver os bicos ali onde sai a água, ou então o próprio mecanismo do esguicho, só abrindo pra saber.
Imagem

Zeppelin
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Mensagem por Zeppelin »

Boa Kbelooooo, legal as fotos. De qual ano que é seu VTR? Para saber qnto tempo para chegar a este ponto.
Será que tem que usar algum aditivo para evitar a corrosão?
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black
Imagem
viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273

Kbelooooo
Membros

Mensagem por Kbelooooo »

Fala zeppelin!
Meu vtr é 06/07? Pois é... Quando peguei o carro vi que tinha um sabão diferente do que eu uso nos limpadores, o cheiro era bem forte, talvez o tipo de adItivo tenha ajudado nessa corrosão.

Assim que conseguir uma bomba nova, vou seguir usando o que sempre usei, nunca tive problemas nos outros carros aqui de casa.
Imagem

kravitz
Membros

Mensagem por kravitz »

Booa kbelo, show o tópico. Cara, o meu deve ser exatamente o mesmo problema! Quando tu achar uma bomba adequada e mais barata que a da citro pode comprar uma pra mim tbk, se nao for pedir muito, e logicamente que te reembolso. Acho que amanha saio do hospital mas ateh eu poder correr atras disso vai demorar um pouco! Qdo tu for la ver o expo no velopark avisa, como tbm vou ganhar convite e meu carro vai ta la exposto (pelo menos ateh o momento vai) eu podia ir de carona ctg, ateh pq ainda nao to autorizado a dirigir hehe Abraço
C4 VTR prata 2006/2007, Eibach PRO KIT, TSW Volare 17" ET15, Continental SportContact 3 225/45/17, Denso Iridium Power 7, EBC Green Stuff Pads, Xenon Direcional e Aero original.

Imagem

kneotti
Membros
Estado: PR

Mensagem por kneotti »

E ai...

Fazia tempo que não testava os esguichos dos foarois.. Sempre lembrava quando esstava em viagem.
Lendo aqui, lembrei e fui lá testar, dito e feito.... os guris não saem...
Deixa eu entender uma coisa antes... Existem duas bombas, uma para as palhetas e outra para os faróis, é isto?
No caso se ser a corrosão mesmo, o fusível terá que está queimado?
Agora a pergunta mais ridícula e preguisosa (deve estar no manual, acredito). Onde está o fusível do esguicho do farol para eu ver se estão queimados.
Se não estiver, pode ser entupimento ou o que mais?

-------------------
Editando:Já descobri o fusível... é o F4 na caixa do motor...rrsrsrsr .
Está queimado também.
Imagem
Dai estava lendo o manual que tem no "service.citroen.com" e fiquei baratinado com o que estava escrito:

Líquido de lavagem do pára-brisas e
do vidro traseiro - 3,5 litros
Líquido de lavagem do pára-brisas, vidro traseiro
e lavador dos faróis - 7,5 litros

Isto quer dizer que tem 2 reservatórios? Literalmente boiei, pois sempre abasteço somente um.
Imagem

Cartola FC do C4Clube [ viewtopic.php?f=28&t=14826 ]

Kbelooooo
Membros

Mensagem por Kbelooooo »

Olá kneotti.
Certamente sua bomba foi pro saco também! Sim como mostro na primeira foto, são duas bombas.
Se observar bem verá que é apenas um reservatório para tudo, a única diferença é que o reservatório é maior, apenas isso.

Abraço.
Imagem

kneotti
Membros
Estado: PR

Mensagem por kneotti »

Pergunta "cretina"
Será que não dá para usar a mesma do parabrisa?
O preço é bem melhor... R$ 37,00
Imagem

Cartola FC do C4Clube [ viewtopic.php?f=28&t=14826 ]

Kbelooooo
Membros

Mensagem por Kbelooooo »

Acredito que não, ela é sensivelmente mais fraca que a dos faróis, ela precisa de muita pressão para fazer o lavador pular.
Imagem

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”