Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
fljp
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

2a. marcha arranhando

Mensagem por fljp »

Pessoal, parece que os problemas com o câmbio não ficam restritos ao automático...
Meu carro está parado na CCS, com 19000km, porque o câmbio está arranhando ao passar para a segunda marcha em duas situações: quando a rotação do motor está mais alta (esticando a primeira) ou quando reduzo com mais velocidade (engatar a segunda acima de 50 km/h).
A previsão é de 10 dias para o reparo.
Enfim, tem que ter paciência pra ter um PSA argentino...

Zeppelin
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Re: 2a. marcha arranhando

Mensagem por Zeppelin »

O meu dava algumas arranhadas na 1a para 2a quando eu esticava muito a 1a. Com o tempo percebi que arranhava qndo passava a marcha muito rápido. Como o encaixe não é tão preciso, principalmente na 2a, dificilmente entra passando muito rápido. Tem puxar a alavanca mais devagar e encaixar movendo ela um pouco para o lado, forcando ela rápido e reto não entra em altas rotações. Hoje raramente ocorre, acostumei.

Da 3a para 2a nunca ocorreu.
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black
Imagem
viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273

fmiglior
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por fmiglior »

é quando estica a primeira e troca rápido pra 2 não tem jeito ela da uma arranhada mesmo.
agora o meu tb não arranha reduzindo pra segunda mas normalmente engado a 2º abaixo dos 50km/h depois testo uma reduzida com giro alto.
se for algum problema no cambio eu chutaria ser sicronizador.
EX C4 VTR

kneotti
Membros
Estado: PR

Mensagem por kneotti »

sempre pensei que a "arranhada" da 2a. marcha depois de puxar a 1a. era barbeiragem minha...... fico mais tranquilo se isso ocorre com outros.....
Imagem

Cartola FC do C4Clube [ viewtopic.php?f=28&t=14826 ]

Zeppelin
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Mensagem por Zeppelin »

kneotti escreveu:sempre pensei que a "arranhada" da 2a. marcha depois de puxar a 1a. era barbeiragem minha...... fico mais tranquilo se isso ocorre com outros.....
Eu tb pensava assim, mas pesquisando aqui e fazendo testes, cheguei a conclusão que é questão de jeito. Qndo arranha dá uma dor no coração...
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black
Imagem
viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273

kneotti
Membros

Mensagem por kneotti »

Zeppelin escreveu:
kneotti escreveu:sempre pensei que a "arranhada" da 2a. marcha depois de puxar a 1a. era barbeiragem minha...... fico mais tranquilo se isso ocorre com outros.....
Eu tb pensava assim, mas pesquisando aqui e fazendo testes, cheguei a conclusão que é questão de jeito. Qndo arranha dá uma dor no coração...

Putz.... e que dor.... Olha pelo retrovisor para ver se não caiu a cambio no chão...
Imagem

fljp
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Mensagem por fljp »

Não é jeito, pois somente começou a acontecer há uns 500km, ou seja, rodei 18500km sem o problema. E não mudei o jeito de dirigir...

kneotti
Membros

Mensagem por kneotti »

hum... bem, já não sei falar se o cambio do hatch é o mesmo do VTR.
O meu eu sei que é na situação que mencionei...

Ela está arranhando em toda a troca agora?
Imagem

Kbelooooo
Membros
Estado: RS

Mensagem por Kbelooooo »

O correto é não arranhar.
Costumo dar umas aceleradas as vezes e isso nunca me aconteceu mesmo trocando a 1a no corte e rápido e reduzindo,punta taco nas curvas, segunda a mais de 80km/h quase saindo de giro também nunca me aconteceu.
Tem chance de ser sincronizador, mas independente dez dias é demais a não ser que o caso seja troca da caixa e estão esperando a nova chegar.

Abraço.
Imagem

cfilth
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por cfilth »

Isso também acontece comigo.. estou com o carro a uns 3 meses.. mais peguei a manha de como não acontecer..

Acho o conjunto cambio/embreagem do c4 muito ruim... tinha um focus antes e era o contrario.. era maravilhoso (desconsiderando apenas o escalonamento, que tinha um belo buraco da 2 para a 3)!

Mas o detalhe é que a embreagem é muito baixa, pelo menos no meu carro.. então da para trocar rápido sim.. só que para não arranhar.. tem que dar uma pisada mais funda, já troquei de 1 para 2 no tempo certinho do corte (aquele onde o painel fica vermelho antes de chegar no corte mesmo) sem arranhar!

Na minha próxima manutenção vou pedir para o mecânico dar uma regulada e deixar a embreagem mais em cima e curta para ver se resolve isso... pois quando eu acelero pra valer gosto só de mandar aquele toque rápido na embreagem...

Quando tinha o carro turbo, com embreagem de ceramica e tudo mais fazia isso tão rápido que o bichinho mal espirrava... não esvaziava muito a turbina e era muito show!
Citroen DS3

Curte um som eletronico?! Então:
Siga-me no instagram--> cfilth_x
Ou ouça meus sets --> http://soundcloud.com/cfilth

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”