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Lincão
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Tudo sobre Freios

Mensagem por Lincão »

Olá pessoal!

Bom, existem alguns (vários, na verdade) tópicos que tratam sobre o assunto freios para a família C4. Descobri isso porque estava na hora de trocar tanto as pastilhas, quanto os discos do meu VTR.

Nem todas as informações já disponibilizadas aqui estão centralizadas ou documentadas, então meu intuito aqui é centralizar todas as dicas em um único tópico. Nenhuma informação aqui é uma verdade absoluta! Não sou mecânico, mas tenho muita curiosidade sobre o funcionamento dos componentes dos automóveis (ainda mais nas nossas naves...rsrsrs), portanto qualquer ajuda/sugestão/critica será bem vinda e incorporada ao primeiro post do tópico para que as pessoas não precisem percorrer diversas páginas para encontrar o que precisam.

Muita coisa será retirada de outros tópicos e sempre que possível, colocarei como referência o tópico original da informação.

Notas gerais e curiosidades gerais sobre freios

Todos os veículos da família C4 possuem freio a disco nas quatro rodas, quando na maioria dos automóveis ainda comercializados no nosso querido Brasil, o sistema é composto de freios a disco nas rodas da frente e freios de tambor nas rodas de trás.
Um sistema de freio a disco é basicamente composto de três elementos: disco, pastilha e pistão e a sua eficiência depende de quanto o sistema consegue dissipar o calor gerado pelo atrito quando o sistema é acionado e qual material é empregado nestes elementos (principalmente nas pastilhas). A principal vantagem entre o sistema a disco com relação ao sistema de tambor (composto pelas sapatas, pistão e cilindro, e tambor que “guarda” todos os outros componentes em um local fechado) é que o sistema a disco tem uma melhor capacidade de dissipação de calor por não “ficar enclausurado” dentro de nenhum componente.
Esta é a primeira coisa (dissipação e tolerância ao calor) que precisamos ter em mente quando pensamos em realizar um “upgrade no poder de frenagem do carro”.

Fluído de freio

A grosso modo, em um sistema de freio hidráulico o fluído de freio (óleo de freio) é o componente responsável por transferir a pressão exercida no pedal para os discos/tambores.

Existem dois tipos de fluidos: aqueles à base de silicone (DOT 5) e aqueles não-baseados em silicone (DOT 3, 4 e 5.1 – ou também conhecidos como base de glicol). Esta classificação silicone/não-silicone pode parecer meio absurda, mas é assim que a FMCSA (Federal Motor Carrier Safety Administration – EUA) classifica os fluídos.

A principal diferença entre estes dois grupos é que o DOT 5, por ter base de silicone não absorvem água, fazendo dele um óleo mais estável (que possui uma menor variação de temperatura, porém por não absorver a água, qualquer partícula que entrar no sistema de freio poderá criar bolsões, o que pode comprometer todo o sistema de freio.

Dentre os fluídos a base de glicol, a diferenciação é entre o ponto de ebulição do óleo:
- DOT 3 – seco – 205 °C
- DOT 3 – molhado – 140 °C
- DOT 4 – seco – 230 °C
- DOT 4 – molhado – 155 °C
- DOT 5.1 – seco – 260 °C
- DOT 5.1 – molhado – 180 °C

Na linha C4, o fluído de freio original e indicado no guia técnico é o DOT 4 da Bosch, porém se você faz um uso severo (track-day, freadas bruscas), é interessante fazer a troca por um fluído DOT 5.1 quando for trocar as pastilhas e discos (não há relação com as trocas, porém você já pode dar “aquela geral” e quando for mexer em um componente, já troca o outro). O preço médio (em julho de 2012) de 500ml do Bosch DOT 4 é de R$15,00 e o do 5.1 é R$23,00, ou seja, não é uma diferença tão grande de um para o outro.

Não consegui achar com precisão nos manuais técnicos da Citroën a capacidade do reservatório de fluído do freio, mas no c4owners existe um tópico que diz que a capacidade é um litro, sendo que você precisará de dois litros para fazer a sangria completa do sistema.

Além da Bosch, a Varga (TRW) é uma marca muito conhecida no mercado brasileiro e padrão em diversos carros (Corolla, Fit, Meriva, Pólo, etc). Os da Bosch trazem um valor maior de tolerância maior com relação ao padrão internacional de resistência ao calor (tabela de temperaturas citada acima). Para os fluídos da Bosch, a tolerância de temperatura é:
- DOT 3 – seco – 230 °C
- DOT 3 – molhado – 145 °C
- DOT 4 – seco – 250 °C
- DOT 4 – molhado – 170 °C
- DOT 5.1 – seco – 270 °C
- DOT 5.1 – molhado – 190 °C

Para os fluídos da Varga, a tolerância de temperatura é (não me passaram sobre a temperatura de ebulição no molhado):
- DOT 3 – seco – 230 °C
- DOT 4 – seco – 260 °C
- DOT 5.1 – seco – 260 °C

IMPORTANTE: não se deve misturar marcas e tipos de fluído de freio, ou seja, não se deve “completar” o reservatório. Quando o nível do fluído estiver baixo, você deverá fazer a sangria de todos sistema (tirar todo fluído velho) e colocar o novo.

O seguinte vídeo da Brembo explica a teoria de como o sistema funciona (é demostrado na Ferrari de F1, mas a teoria é a mesma):


Pastilhas:
Se não me engano (alguém, por favor, me corrija se estiver errado), as pastilhas originais para a família C4 são Bosch.

A meu ver existem três grupos de pastilhas no mercado:
- Normais/Originais - exemplo Bosch
- Upgrade 1 - exemplo Brendix
- Upgrade 1 ½ - exemplo EBC Green ou Brembo “comum”
- Max Crazy Racing Upgrade (rsrss) - exemplo EBC Yellow, EBC Red, Brembo GT/GT-R e Brembo Racing

Todas elas irão fazer o carro parar, mas o que muda de uma para a outra é a sua resistência com relação à temperatura de operação (também conhecido como “fadiga” do sistema de freio) e o quanto o material empregado na fabricação das pastilhas é aderente ao disco.

Toda pastilha possui uma temperatura ideal de operação (aquela temperatura que faz a pastilha ter uma eficiência de 100%), porém cada uma demora mais ou menos para atingir tal temperatura e cada uma demora mais ou menos para ultrapassar esta temperatura, situações estas que farão o sistema perder eficiência de frenagem, principalmente quando a temperatura exceder o nível ideal, ou seja:
- se você precisar usar o freio aplicando força total logos nos primeiros km do dia, você não terá o mesmo poder de frenagem de se já estivesse rodando com o carro a algum tempo, além do que uma alteração muito brusca na temperatura do mecanismo de freio (pastilha e disco) certamente causará a vitrificação do conjunto (cristalização da superfície da pastilha e/ou disco) o que criará barulho ao frear e perda permanente do poder de frenagem.
- se você descer uma serra sempre com o pé o freio (sem utilizar o freio motor) o conjunto trabalhará por um período de tempo na sua temperatura ideal, porém depois de alguns instantes esta temperatura irá aumentar, o que causará a “fadiga” do sistema que é aquela situação que você pisa no pedal e o carro simplesmente não para.

Uma curiosidade que descobri com meu mecânico: todo sistema de freio a disco mantém a pastilha SEMPRE em contato com o disco para justamente não deixar o sistema esfriar e permitir que o freio esteja sempre próximo a sua temperatura de máxima eficiência.

Abaixo segue a lista técnica e especificações das pastilhas:
C4 VTR e C4 Pallas
- Pastilhas dianteiras:
- Código Citröen (originais Bosch): PN 4254 71
- Código EBC Greenstuff: DP21375
- Código Bosch: BP 375
- Código Bendix HQ: HQ-2206
- Código Fras-le: PD/353
- Código Cobreq: N-1168
- Código Willtec: PW-721
- Código Remsa: 841.00
- Pastilhas traseiras:
- Código Citröen (originais Bosch): PN 4254 67
- Código EBC Greenstuff: DP2680
- Código Bosch: PB/PE 0085
- Código Bendix: HQ-2085
- Código Fras-le: PD/362
- Código Cobreq: N-884
- Código Willtec: PW-722
- Código Remsa: 263.92

C4 Hatch 2.0
- Pastilhas dianteiras:
- Código Citröen (originais Bosch):: PN 4254 27
- Código Bosch: BP 375
- Código Bendix HQ: HQ-2206
- Código Fras-le: PD/353
- Código Cobreq: N-1168
- Código Willtec: PW-721
- Código Remsa: 841.00
- Pastilhas traseiras:
- Código Citröen (originais Bosch):: PN 4254 67
- Código Bosch: PB/PE 0085
- Código Bendix: HQ-2085
- Código Fras-le: PD/362
- Código Cobreq: N-884
- Código Willtec: PW-722
- Código Remsa: 263.92

C4 Hatch 1.6
- Pastilhas dianteiras:
- Código Citröen (originais Bosch): PN 4254 75
- Código Bosch: 0 986 494 270
- Pastilhas traseiras:
- Código Citröen (originais Bosch): PN 4254 40
- Código Bosch: 1 987 474 253

Pastilhas dianteiras 2.0
Imagem

Pastilhas traseiras 2.0
Imagem

- Não consegui achar ilustrações para as pastilhas do C4 1.6.

Discos

Assim como as pastilhas, os discos também podem ter diferentes tipos de composição de material e estilos sendo que a diferença entre as marcas, modelos e categorias são definidos também pela capacidade deste componente dissipar o calor gerado pela frenagem. Para o C4, os discos dianteiros são ventilados e os traseiros sólidos.

A meu ver existem três grupos de pastilhas no mercado:
- Normais/Originais - exemplo Bosch
- Upgrade 1 - exemplo Powerbrakes frisados (que são Fremax comuns e a PowerBrakes faz os frisos) ou Fremax High Performance
- Max Crazy Racing Upgrade (rsrss) - Kits Brembo GT/GT-R e Brembo Racing

Exemplo de um disco ventilado, que possui um espaço entre os lados do disco, espaço esse que serve como canal para dissipação de calor:
Imagem

Exemplo de disco sólido:
Imagem

Conforme citado acima, temos alguns estilos de discos, os “comuns” já comentados, os frisados e os frisados e ventilados (podemos dizer que esta é a ordem do “pior” para o melhor - nota: pior neste caso não quer dizer ruim, e sim comum).


Exemplo de um disco frisado:
Imagem

Exemplo de um disco frisado e perfurado:
Imagem

Como pode ser visto nas duas imagens acima, as paredes externas dos discos possuem mecanismos de dissipação de calor. Quando o freio é acionado, os frisos e/ou furos servem como um respiro para a pastilha, que ao invés de permanecer sempre sobre a superfície, possui pequenos “bolsões” de ar mais frio que é renovado a cada passada das pastilhas, o que ajuda a manter a temperatura do conjunto baixa.

Seguem os códigos para os discos dianteiros da família C4:
- Discos dianteiros (VTR, Hatch 2.0 e Pallas):
- Código Citroën (originais Bosch): 4249 J6
- Código Fremax: BD4752
- Código Fremax HP (frisados): HP4752
- Código Power Brakes (frisados): 4752

- Discos dianteiros (C4 Hatch 1.6):
- Código Citroën (originais Bosch): 4249 83
- Código Fremas: BD4750
- Código Fremax HP (frisados): HP4750

Discos traseiros para a família C4 - existem DOIS tipo de discos para os C4s que foram comercializados no Brasil e isso, aparentemente, não têm absolutamente nada a ver com o ano/modelo do carro, portanto você precisará de alguns dados para ter certeza qual o modelo correto para o se carro. A diferença entre os discos é o diâmetro do furo central do cubo, que pode ser para pontas de eixo de 25mm ou 30mm.

Em todos os casos o disco TRASEIRO pode ser comercializado junto com cubo+rolamento+solenóide do ABS. Dê preferência para comprar um disco que venha com o kit completo, principalmente o rolamento. A solenóide e o rolamento podem ser aproveitados do disco anterior, porém não são peças que saem facilmente do disco, então é bom colocar tudo novo.

Para saber qual o disco, você deverá verificar qual o RPO do seu carro. Esta informação está na etiqueta localizada na porta do motorista, por exemplo:
Imagem

O RPO do carro acima é 10942 (os cinco primeiros dígitos do DAM),

Discos traseiros C4 VTR, Pallas, Hatch e Hatch 1.6:
- RPO 10073 até 10884
- Código Citroën: 4246 34 (25mm de diâmetro)
- Código Fremax: não disponível
- Código Power Brakes (frisados): não disponível
- RPO a partir de 10885 (modelo da imagem de exemplo acima):
- Código Citroën: 4246 32 (30mm de diâmetro)
- Código Fremax: BD4745
- Código Power Brakes (frisados): 4745

NOTA: caso tenha dúvida sobre qual é o código para o seu carro, consulte no SERVICE ou me mande uma MP com o número do chassi do seu carro.

As especificações técnicas de diâmetro/espessura dos discos são:

Dianteiros:
- Diâmetro: 283mm
- Espessura: 26mm
- Espessura Mínima: 24mm

Traseiros:
- Diâmetro: 249mm
- Espessura: 9mm
- Espessura Mínima: 7mm

Contato de Revendedores/Fornecedores

Fremax:
- Site (loja virtual): http://www.fremax.com/pt/index.php?secao=produto
- Telefone: 0800 47 4090
- Referência de preço (junho/2012)
- Disco BD4745 - R$374,32/par
- Disco BD4752 - R$210,44/par

Powerbrakes:
- Site (loja virtual): http://www.powerbrakes.com.br
- Telefone: 11-5181-5627
- Nota: 10% de desconto no pagto à vista (dinheiro/cheque)
- Referência de preço (junho/2012)
- Disco 4745 - R$431,00
- Disco 4746 - R$200,00
- Pastilhas 841.00 - R$180,00
- Pastilhas 183303 - R$ 99,00

Toulouse:
- Site (loja virtual): http://www.toulouseimport.com.br
- Telefone: 11-3054-1038
- Referência de preço (junho/2012)
- Pastilhas Bendix Dianteira: R$80
- Pastilhas Bendix Traseiras: R$60

Agradecimentos especiais ao fabio_sd e ao Thyago Szoke - em vários posts sobre o assunto aqui no C4C, estes especialistas colaboraram com algumas informações que fazem parte deste post!

Bom, espero que esta informação seja útil.

[]'s
Lincão!

EDIT 01: adicionado texto sobre fluído de freio - 06/06/2012
EDIT 02: adicionadas informacões sobre fluído (capacidade e marca Varga) e característica dos discos - 09/06/2012
EDIT 03: adicionadas informacões sobre os fluídos da Varga - 11/06/2012
EDIT 04: adicionadas informações sobre as pastilhas EBC Green Stuff - 10/09/2012
Editado pela última vez por Lincão em 26 Set 2012, 17:54, em um total de 7 vezes.
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filipe411
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Re: Tudo sobre Freios

Mensagem por filipe411 »

MUITO BOM

Puts cara como eu te agradeço por esse tópico! Esse up nos discos vou fazer sem dúvida alguma na hora de trocar!!!!

Tem que adicionar esse pros tópicos fixos/essenciais! Valeu Lincoln!

Abras
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Arr
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Re: Tudo sobre Freios

Mensagem por Arr »

Ótimo X2 - Pode pendurar esse tópico.

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bruno figueiredo
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Re: Tudo sobre Freios

Mensagem por bruno figueiredo »

Show de bola Lincão!!! Parabéns, vai ser muito útil pra todo mundo.

Abs.
Bruno Figueiredo.

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BICUDO
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Re: Tudo sobre Freios

Mensagem por BICUDO »

filipe411 escreveu:MUITO BOM

Puts cara como eu te agradeço por esse tópico! Esse up nos discos vou fazer sem dúvida alguma na hora de trocar!!!!

Tem que adicionar esse pros tópicos fixos/essenciais! Valeu Lincoln!

Abras

Vou trocar os trazeriros do C2 em breve...e vou usar esses frisados....e depois assim que de trocar os dianteiros tambem....
a meses atras...fui fazer a troca dos freios os dianteiros que recebe a maior presão...tive que trocar os trazeiros ainda deum para segurar e so trocar as pastilhas.

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Zeppelin
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Re: Tudo sobre Freios

Mensagem por Zeppelin »

Muito bom o tópico Lincão, vai ser muito útil qndo eu for trocar minhas pastilhas e discos.

Obs.: Faltou algo sobre o fluido para completar, isto tb é dúvida de muitos aqui.

Abs.
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Lincão
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Re: Tudo sobre Freios

Mensagem por Lincão »

Zeppelin escreveu: Obs.: Faltou algo sobre o fluido para completar, isto tb é dúvida de muitos aqui.
Bem lembrado Zeppelin!! Adicionei algumas informação...valeu!

[]'s
Lincão!
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GuiCastro
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Tudo sobre Freios

Mensagem por GuiCastro »

Valeu Lincão! Muito útil mesmo!
zz

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GuiCastro
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Re: Tudo sobre Freios

Mensagem por GuiCastro »

Lincão,

Excelente esse tópico, com certeza irá virar a minha referência quando eu quiser freio pro meu VTR. Acredito apenas que falta uma informação: a quantidade de fluído de freio necessária para o C4.

Hoje eu fui na loja de auto-peças e fiquei na dúvida de quanto comprar para encher o reservatório. Como é só próxima semana que eu vou fazer essa troca, deixei para perguntar se alguém sabe e comprar a quantidade correta.

Procuro no manua do carro, mas lá fala que é 500ml de um e 1L de outro... está confuso.

Aproveito para dizer que o Fluído de Freio da Varga, no Koga Koga em Campinas estava R$10,70 o DOT4 e o DOT5.1 estava R$16,32! Bem mais barato que o da Bosch e acredito que tenha boa qualidade.
zz

Lincão
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Re: Tudo sobre Freios

Mensagem por Lincão »

GuiCastro escreveu:Lincão,
Procuro no manua do carro, mas lá fala que é 500ml de um e 1L de outro... está confuso.

Aproveito para dizer que o Fluído de Freio da Varga, no Koga Koga em Campinas estava R$10,70 o DOT4 e o DOT5.1 estava R$16,32! Bem mais barato que o da Bosch e acredito que tenha boa qualidade.
Fala aí Gui!

Qual a página do manual que diz isso? Realmente está meio confuso a capacidade do reservatório. Incluí no post inicial algumas informações, mas não tenho 101% de certeza, vou dar mais uma pesquisada.

Também não achei uma tabela com a especificação técnica dos fluídos da Varga...vamos ver se eles respondem meus e-mails.

[]'s
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