Sensores "Bixados" - Causa: Pneus!
Enviado: 16 Ago 2012, 21:09
Fala pessoal,
Seguinte, tive um probleminha no meu VTR e uma boa parte do pessoal do forum já tem conhecimento, graças ao tal do FACE. kkk.. Mas vou explicar por completo aqui e detalhado agora.
Participei do último Track Day que rolou com meu "neguinho" (ainda não tem nome, mas vai esse por enquanto), beleza. Por volta de 14h, resolvi trocar os pneus e aproveita o preço mais em conta dos Yokohama que são vendidos lá no local, coloquei a única medida disponível (195-55) para as rodas originais. Voltei para frente do box de nossos amigos, me preparei para voltar a pista, chamei um colega que estava querendo dar um rolé de carona e partimos para a pista.
Na primeira curva o carro começou a apresentar os seguintes problemas:
Detalhe, não lembro muito as siglas, mas os problemas eu sei, rs.. são eles:
STOP - Clássico de qualquer problema que é detectado
Defeito no sistema de Anti Poluição
Defeito no ABS
Defeito no Controle de Tração
Defeito no Controle de Aceleração
Defeito no Farol Direcional
AirBag Desligado
Velocímetro Desligado
Contagiro entrou em modo de segurança (o carro não entendia as pequenas acelerações e nem a final, resultando um tranco nas retomadas e um corte de giro a 5800 RPM
Computador de bordo de fazer as medições de consumo (acredito eu por estar com o velocímetro desligado)
é, acho que foram "apenas" esses os problemas, rs..
Mas ai, tive que aproveitar o final de tarde dirigindo sem o tão sonhado controle de tração! kkk.. A melhor parte da historia, foi essa! Adrenalina em alta, chegou a tanto que rodei feio na curva da Junção, resultando inúmeras fotos dos paparazzis, rs... Infelizmente não consegui baixar meu tempo pois eu estava perdendo tempo tanto nas frenagens quanto nas acelerações com o corte de giro baixo, e ganhando nas curvas. Isso resultou em 1s a mais no meu tempo ideal. Mas a brincadeira foi boa de mais. Recomendo!
Bem, voltando ao problema do carro, fiz ontem a revisão de 30k da criança e aproveitei para passar no scanner e resolver esse problema que estava me chateando. Deixei o carro lá e fui resolver alguns outros probleminhas do meu outro chameguinho (Boleta GTI) e pedi para que o mecânico me ligasse quando tivesse qualquer posição sobre os defeitos. Recebi uma ligação dele e me perguntou, vem cá, por acaso esse problema aconteceu depois que você trocou esse pneu dianteiro? Ai eu falei, foi sim, com 5 minutos mais ou menos depois que troquei os pneus que comecou a acender tudo. Ai ele falou, então, esse é o problema!
Fui obrigado a perguntar, tá de sacanagem né? Rs... ai o cara riu e falou, não, esse é o problema do seu carro. Por ser uma medida diferente da traseira, o sensor de ABS está lendo errado e por isso está contagiando os outros sensores por questão de segurança.
Tirei meu carro lá da Cannes Citroen e fui morrer mais uma graninha na compra de novos pneus para a dianteira. Resultado, 800 estalecas gastadas para resolver. Sai da Michelin com novos pneus na dianteira, com medidas originais (195-65) e os problemas já estavam resolvidos, não precisei nem voltar na Citroën para zerar no scanner novamente. Já tinha morrido o problema.
Ainda bem que não foi nada pior, mas que eu já estava começando a ficar preocupado estava, achando que podia ser a "tal repimboca da parafuseta" que ninguem sabe o que é, e ai ia morrer dias na UTI. Felizmente, eram apenas os pneus, rs.. Ahn, e o pneu que estava na dianteira, vai ficar para o Goleta quando precisar, então não houve disperdício nenhum. ;D
Fica a dica pessoal.
Evitem de usar pneus com medidas diferentes em seus carros para evitar este tipo de problema e susto principalmente! kkk..
Desculpe a minha inexperiência em Foruns, nem vi como postar fotos ainda. Mas postarei assim que possível, prometo! ;D
Bem, espero ajudar alguem com essas informações e vamos que vamos!!!
Seguinte, tive um probleminha no meu VTR e uma boa parte do pessoal do forum já tem conhecimento, graças ao tal do FACE. kkk.. Mas vou explicar por completo aqui e detalhado agora.
Participei do último Track Day que rolou com meu "neguinho" (ainda não tem nome, mas vai esse por enquanto), beleza. Por volta de 14h, resolvi trocar os pneus e aproveita o preço mais em conta dos Yokohama que são vendidos lá no local, coloquei a única medida disponível (195-55) para as rodas originais. Voltei para frente do box de nossos amigos, me preparei para voltar a pista, chamei um colega que estava querendo dar um rolé de carona e partimos para a pista.
Na primeira curva o carro começou a apresentar os seguintes problemas:
Detalhe, não lembro muito as siglas, mas os problemas eu sei, rs.. são eles:
STOP - Clássico de qualquer problema que é detectado
Defeito no sistema de Anti Poluição
Defeito no ABS
Defeito no Controle de Tração
Defeito no Controle de Aceleração
Defeito no Farol Direcional
AirBag Desligado
Velocímetro Desligado
Contagiro entrou em modo de segurança (o carro não entendia as pequenas acelerações e nem a final, resultando um tranco nas retomadas e um corte de giro a 5800 RPM
Computador de bordo de fazer as medições de consumo (acredito eu por estar com o velocímetro desligado)
é, acho que foram "apenas" esses os problemas, rs..
Mas ai, tive que aproveitar o final de tarde dirigindo sem o tão sonhado controle de tração! kkk.. A melhor parte da historia, foi essa! Adrenalina em alta, chegou a tanto que rodei feio na curva da Junção, resultando inúmeras fotos dos paparazzis, rs... Infelizmente não consegui baixar meu tempo pois eu estava perdendo tempo tanto nas frenagens quanto nas acelerações com o corte de giro baixo, e ganhando nas curvas. Isso resultou em 1s a mais no meu tempo ideal. Mas a brincadeira foi boa de mais. Recomendo!
Bem, voltando ao problema do carro, fiz ontem a revisão de 30k da criança e aproveitei para passar no scanner e resolver esse problema que estava me chateando. Deixei o carro lá e fui resolver alguns outros probleminhas do meu outro chameguinho (Boleta GTI) e pedi para que o mecânico me ligasse quando tivesse qualquer posição sobre os defeitos. Recebi uma ligação dele e me perguntou, vem cá, por acaso esse problema aconteceu depois que você trocou esse pneu dianteiro? Ai eu falei, foi sim, com 5 minutos mais ou menos depois que troquei os pneus que comecou a acender tudo. Ai ele falou, então, esse é o problema!
Fui obrigado a perguntar, tá de sacanagem né? Rs... ai o cara riu e falou, não, esse é o problema do seu carro. Por ser uma medida diferente da traseira, o sensor de ABS está lendo errado e por isso está contagiando os outros sensores por questão de segurança.
Tirei meu carro lá da Cannes Citroen e fui morrer mais uma graninha na compra de novos pneus para a dianteira. Resultado, 800 estalecas gastadas para resolver. Sai da Michelin com novos pneus na dianteira, com medidas originais (195-65) e os problemas já estavam resolvidos, não precisei nem voltar na Citroën para zerar no scanner novamente. Já tinha morrido o problema.
Ainda bem que não foi nada pior, mas que eu já estava começando a ficar preocupado estava, achando que podia ser a "tal repimboca da parafuseta" que ninguem sabe o que é, e ai ia morrer dias na UTI. Felizmente, eram apenas os pneus, rs.. Ahn, e o pneu que estava na dianteira, vai ficar para o Goleta quando precisar, então não houve disperdício nenhum. ;D
Fica a dica pessoal.
Evitem de usar pneus com medidas diferentes em seus carros para evitar este tipo de problema e susto principalmente! kkk..
Desculpe a minha inexperiência em Foruns, nem vi como postar fotos ainda. Mas postarei assim que possível, prometo! ;D
Bem, espero ajudar alguem com essas informações e vamos que vamos!!!