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modificações para desempenho no VTR

Enviado: 24 Mai 2009, 19:39
por matheoscp
opa,
gostaria de saber ae dos que entendem bem do carro e dessas modificações normais, qual seria uma modificação para ganhar potencia no carro, que tivesse um custo beneficio interessante, sem perder garantia e sem causar problemas no carro(piorar consumo,piorar a vida util do motor e tal), lembrando que meu carro é totalmente original e que meu maior interesse é em aceleração, do a minima pra velocidade maxima heheh...
tbem gostaria de saber sobre quick shift, que li um pouco na net dizendo que deixa as trocas mais rapidas...é barato isso, tem para o VTR, alguem ai sabe dizer exatamente como funciona...
queria aproveitar esse topico ja para perguntar se ficar testando 0-100 no VTR estraga alguma coisa, nao é recomendado e tal...e tbem se com o tempo(uma vez que meu carro tem 2 meses) ele pode chegar a conseguir ir ate 100 por hora em 2 marcha...sem cortar o giro...vlwss

Re: modificações para desempenho no VTR

Enviado: 24 Mai 2009, 20:14
por foxmc
Olha, não sou nenhum expert no assunto, mas tenho certeza que já um virá te ajudar, mas até onde eu sei, não existe ganho de potência sem piorar consumo (nem que seja muito pouco), já que o motor vai estar trabalhando mais e a vida útil também se reduz. Mas uma mod interessante é o chip, que tem um custo benefício bem razoável...

Re: modificações para desempenho no VTR

Enviado: 25 Mai 2009, 06:09
por RodVTS98
Vamos lá...

Melhorar o desempenho de um carro sem prejudicar outra coisa (consumo, vida útil, desgaste de peças e etc..) ainda não é possível. A não ser que o os nossos VTR´s fossem, comprovadamente, limitados de fábrica, como eram os Marea SX 2.0 20V de 127cv, ao invés dos 142cv dos ELX ou HLX.

Sendo os nossos carros já bem otimizados, dentro da sua originalidade, dentro do que os motores se pré dispõe em relação à emissão de gases nocivos e etc, eu diria que é bem difícil arrancar cavalaria deste motor, com poucas alterações.

Porém, como você não quer aumentar a velocidade final, você precisa de mais torque não de mais potência. Sendo assim, eu te indico instalar um filtro de ar esportivo com captação de ar mais fria (precisa-se estudar muito bem, para não piorar em relação à captação original), e daí fazer a reprogramação da sua central de injeção eletrônica, aumentando o ganho em baixas e médias rotações. Mantenha o escape original, para justamente não perder onde vc quer ganhar. Escolha um bom reprogramador! Ganhos esperados, em torno de mais uns 2 kgfm de torque.

De resto, só alegria!

Abraços,
Rodrigo.

Re: modificações para desempenho no VTR

Enviado: 25 Mai 2009, 10:13
por VTR BH
matheoscp escreveu:opa,
gostaria de saber ae dos que entendem bem do carro e dessas modificações normais, qual seria uma modificação para ganhar potencia no carro, que tivesse um custo beneficio interessante, sem perder garantia e sem causar problemas no carro(piorar consumo,piorar a vida util do motor e tal), lembrando que meu carro é totalmente original e que meu maior interesse é em aceleração, do a minima pra velocidade maxima heheh...
tbem gostaria de saber sobre quick shift, que li um pouco na net dizendo que deixa as trocas mais rapidas...é barato isso, tem para o VTR, alguem ai sabe dizer exatamente como funciona...
queria aproveitar esse topico ja para perguntar se ficar testando 0-100 no VTR estraga alguma coisa, nao é recomendado e tal...e tbem se com o tempo(uma vez que meu carro tem 2 meses) ele pode chegar a conseguir ir ate 100 por hora em 2 marcha...sem cortar o giro...vlwss
A única forma de você conseguir dar os 100km/h de 2ª marcha sem cortar o giro é reprogramando a injeção e alterando o limite de corte de giros do carro, snme nosso carro corta a 2ª a 87km/h, original nunca você conseguirá aumentar esta velocidade, mesmo depois de dar coro nele uns 10 anos seguidos.

Re: modificações para desempenho no VTR

Enviado: 25 Mai 2009, 11:26
por bruno figueiredo
Com certeza VTR BH. Depois que fiz a reprogramação da central, passando o corte do motor de 6.000rpm para 7.500rpm, meu carro consegue chegar aos 100 km/h em segunda. Sem isto, realmente é impossível.

Abs

Re: modificações para desempenho no VTR

Enviado: 25 Mai 2009, 11:29
por R1C4
De segunda eu nao lembro mais meu VTR chipado corta o giro em 4 marcha a 182km/h. com mais de 7000rpm
abs!

Re: modificações para desempenho no VTR

Enviado: 25 Mai 2009, 11:40
por matheoscp
vlw ae pela ajuda, acho que vou começar pelo filtro de ar, depois vou estudar esse negocio de reprogramação...
ai me digam uma coisa, o filtro de ar tbem vai piorar o consumo??
perde a garantia? a instalação é simples e da pra ficar mudando pro original e voltando facilmente?
alguem tem algum filtro ae pra me recomendar, nao dou a minima pra som, muito pelo contrario, prefiro o carro silencioso, porem quanto mais ganho de torque e potencia melhor...
vlwss

so por curiosidade, esse negocio da reprogramação é caro?

Re: modificações para desempenho no VTR

Enviado: 25 Mai 2009, 11:46
por bruno figueiredo
A reprogramação fica em torno de R$ 800,00.

Abs

Re: modificações para desempenho no VTR

Enviado: 25 Mai 2009, 13:10
por foxmc
bruno figueiredo escreveu:A reprogramação fica em torno de R$ 800,00.

Abs
R$ 850,00 se for na Nascarchips em SP.

Re: modificações para desempenho no VTR

Enviado: 25 Mai 2009, 13:18
por RodVTS98
O que o VTR BH disse, está correto!
Se o seu carro corta hoje antes de 100km/h de 2a, vai continuar cortando, não importa quantos anos vc "sente o sarrafo" nele! O corte está ligado com a programação da sua Central de Injeção, e não com o grau de cacetada que vc possa dar nele.

Um bom reprogramador, consegue deixar as respostas do seu C4 bem melhores, com mais torque em baixa e média rotações, te dando o sentimento que o carro está andando bem mais e respondendo mais prontamente. Se o trabalho der resultados, ele ainda pode até aumentar a rotação de corte, como o C4 do Bruno Figueiredo. Com isso, seu carro poderá chegar à 100km/h de 2a.

Sobre instalar o filtro de ar sozinho..., bem..., não vai te alterar em praticamente nada o consumo..., poderá deixar um pequeno "buraco" na aceleração em baixa rotação, pois a velocidade do ar admitido será maior que no setup original, então se você não mexer em nada e só instalar o filtro de ar esportivo, você poderá sentir uma pequena piora na saída do carro, que é justamente o que vc não quer. O ronco do motor fica lindo, mas isso não te dará 1cv a mais sequer. Ou, para os mais otimistas, pode lhe render 1cv a mais em alta rotação. Enfim..., alterar a admissão ou o escape originais, sem mexer na programação da sua central de injeção, é besteira. Se você não está a fim de fazer nada disso, não mexa. Deixa original. A receita que lhe indiquei, tem como princípio conseguir-lhe uns pocotós a mais, mas principalmente, torque a mais! Isto vai dexar teu carro mais gostoso de dirigir no dia a dia! Acho que é o que vc espera!

O consumo aumenta sim, mas isso depende do quanto vc vai ficar enfiando o pé no carro...! Se você mantiver uma condução balaceada (entre pisar e andar de boa), teu carro deverá consumir praticamente o mesmo que antes. Agora, se ficar pisando direto, claro... ele vai consumir mais. Mas, a diferença não é absurda, já que a modificação é leve!

Abraço,
Rodrigo.