

Maxi Tuning testou o hatch com preço a partir de R$ 69 325 equipado com rodas de 17”, aerofólio e faróis de xenônio
A Citroën do Brasil decidiu renovar o C4 VTR, seu hatchback com apelo esportivo à venda no mercado brasileiro desde 2006. O modelo, agora, conta com mais acessórios para deixá-lo com visual tunado e esportivo sem abandonar a garantia original de fábrica. A montadora francesa disponibilizou três novos modelos de roda, kit de xenônio para os faróis e aerofólio, além dos já disponíveis bancos de couro e pintura metálica.
Equipado de fábrica com motor 2.0 16V a gasolina com 143 cv de potência a 6 000 rpm e 20,4 kgfm de torque a 4 000 rpm, o C4 nacional é bem diferente da versão européia, que tem 180 cv. Mesmo assim, o carro empolga. Embora tenha um alto consumo, é divertido de acelerar na cidade, ágil e tem uma “pegada” esportiva, embora o câmbio ofereça engates pouco precisos. O controle de tração, que pode ser desligado, ajuda o motorista a evitar alguns desastres durante uma condução mais arrojada.
Se passando rápido o C4 chama atenção, parado ele rouba ainda mais a cena, principalmente pelo visual da sua traseira. Ela é munida de vidros em duas seções, um na vertical e outro praticamente na horizontal. Isso dá identidade ao carro e agrada ao público jovem em busca de algo diferenciado. As duas portas são grandes e pesadas, mas são compensadas por um interior aconchegante e futurista.
O painel é idêntico ao do Pallas, a sua versão sedã, e tem como destaque o velocímetro digital ao centro e o volante que possui sua parte central fixa, movimentando apenas o aro. Quem curte som ficará contente a bordo do VTR, já que ele possui CD player compatível com MP3 e alto-falantes de boa qualidade e potência, além de controles no volante.
Os bancos são mais esportivos e abraçam condutor e passageiros. A posição de dirigir é confortável e o único problema é pegar o cinto de segurança localizado na coluna B, afixado bem atrás devido ao tamanho das portas. O carro ainda possui de série ar-condicionado digital de duas zonas, volante ajustável em altura e profundidade, limpador de pára-brisa automático, limitador e controlador de velocidade, sensor de estacionamento e freios ABS. Tudo por R$ 69 325.
Nova linha de acessórios
Equipado de fábrica com “singelas” rodas de 15” e pneus 195/65, um conjunto que deixa a desejar em um carro tão atraente, o C4 agora conta com mais opções de “calçados”. Três novos modelos de rodas foram lançados para ele. “Estamos oferecendo três produtos de altíssima qualidade, com design moderno e exclusivo, que tornarão o C4 VTR ainda mais esportivo”, afirma Jorge Checkley, diretor de peças, reposição e acessórios da montadora no Brasil. São elas a Radicale de 16”, a Tesolfen de 17” e a Toka Toka de 17”. Custam R$ 785,31 cada roda e pneu no aro menor e R$ 860,79 no aro maior.
O modelo avaliado por Maxi Tuning utiliza as rodas Toka Toka, com pneus 205/50. Seu visual melhorou, ficou mais esportivo e as 17 polegadas preenchem bem as grandes caixas de rodas do hatch com um quê de cupê. A dirigibilidade ficou ainda melhor, já que os pneus mais largos garantem melhor estabilidade ao carro sem comprometer seu desempenho. Outra nova opção de acessório para o carro é o aerofólio, por R$ 1 670, instalado em qualquer concessionária Citroën do Brasil. Por fim, a montadora disponibiliza o par de faróis com xenônio e parábolas direcionais, que acompanham a direção das rodas. O equipamento sai por R$ 3 520, também instalado.
Além disso, o carro possui opção de pintura metálica vermelha ou prata, por R$ 930 a mais que a versão preta. Os bancos de couro saem por mais R$ 1 760. Para quem achava que faltava algo no C4, agora ele está completo, com rodas grandes e aerodinâmica (ainda) mais arrojada e tudo sem perder algo precioso, a garantia de fábrica.
FICHA TÉCNICA – CITROËN C4 VTR
Motor: 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Cilindrada: 1 997 cm³
Potência: 143 cv a 6 000 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 4 000 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas mais marcha à ré
Rodas: liga leve, 17”
Pneus: 205/50 R17
Dimensões: 4,27 m (comprimento), 1,76 m (largura),
1,46 m (altura) e 2,60 m (entreeixos)
Preço: R$ 69 325
http://maxi.terra.com.br/index.asp?codc=131#