-
- Membros
- Estado: BA
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
TROCA ÓLEO CAMBIO AUTOMÁTICO AL4
Sou proprietário de um C4 Pallas Exclusive Flex Automático ano 2009 que está com 71.000 KM rodados.
Apesar do manual de manutenções do veículo não dispor sobre a troca do óleo do câmbio automático, eu pude ler em vários fóruns abordando o tema que a troca seria recomendável.
Em relação a necessidade de troca tudo bem. O que me intrigou foi qual óleo utilizar ???
O manual diz que é o óleo: Especial Citroen2L - Ref 9736.22
Em diversos fóruns vi que a recomendação é o ESSO OU MOBIL ATF LT 71141. Ocorre que o referido produto custa na casa dos R$ 80,00 o Litro e temos que utilizar 6,5L ficando a troca com preço bem salgado.
Fui até o site da Petrobrás pra ver o produto recomendável pela mesma e obtive a seguinte informação:
Óleo Transmissão automática: Lubrax ATF TDX -48 meses ou 100.000 KM.
Fiquei com pé atrás e acabei ligando para o 0800 - 728 9001 (SAC Petrobrás) e a atendente me transferiu para o Engenheiro, sendo que o mesmo reafirmou a recomendação da Petrobrás sob o argumento que o lubrificante deve atender a classificação Dexron III e só ....
Liguei então para a Shell (que comprou a Esso no Brasil) no 11 2171-0440 Teletec e o atendente me recomendou um produto que atenda a classificação Dexron III, sendo que a Shell recomenda o SPIRAX S3 APS MD-3.
Cheguei a conclusão que posso utilizar os produtos recomendados tanto pela Petrobrás como pela Shell que são bem mais em contas e são de gigantes mundiais do petróleo que não colocariam sua reputação em cheque com uma recomendação equivocada.
Gostaria de saber a opinião de outros proprietários de veículos equipados com câmbio AL4???
Apesar do manual de manutenções do veículo não dispor sobre a troca do óleo do câmbio automático, eu pude ler em vários fóruns abordando o tema que a troca seria recomendável.
Em relação a necessidade de troca tudo bem. O que me intrigou foi qual óleo utilizar ???
O manual diz que é o óleo: Especial Citroen2L - Ref 9736.22
Em diversos fóruns vi que a recomendação é o ESSO OU MOBIL ATF LT 71141. Ocorre que o referido produto custa na casa dos R$ 80,00 o Litro e temos que utilizar 6,5L ficando a troca com preço bem salgado.
Fui até o site da Petrobrás pra ver o produto recomendável pela mesma e obtive a seguinte informação:
Óleo Transmissão automática: Lubrax ATF TDX -48 meses ou 100.000 KM.
Fiquei com pé atrás e acabei ligando para o 0800 - 728 9001 (SAC Petrobrás) e a atendente me transferiu para o Engenheiro, sendo que o mesmo reafirmou a recomendação da Petrobrás sob o argumento que o lubrificante deve atender a classificação Dexron III e só ....
Liguei então para a Shell (que comprou a Esso no Brasil) no 11 2171-0440 Teletec e o atendente me recomendou um produto que atenda a classificação Dexron III, sendo que a Shell recomenda o SPIRAX S3 APS MD-3.
Cheguei a conclusão que posso utilizar os produtos recomendados tanto pela Petrobrás como pela Shell que são bem mais em contas e são de gigantes mundiais do petróleo que não colocariam sua reputação em cheque com uma recomendação equivocada.
Gostaria de saber a opinião de outros proprietários de veículos equipados com câmbio AL4???
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: TROCA ÓLEO CAMBIO AUTOMÁTICO AL4
Não acredito que esse óleo da Shell ou da Petrobrás atenda às especificações da AL4, eu não arriscaria.
De qualquer forma você não troca os 6,5 litros sem abrir o câmbio. Pelu bujão vão sair uns 4,5l o resto fica no conversor de torque.
Tabela de Fluidos / câmbio : http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0704
Mais info sobre o AL4: http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... &recid=166
De qualquer forma você não troca os 6,5 litros sem abrir o câmbio. Pelu bujão vão sair uns 4,5l o resto fica no conversor de torque.
-
- Membros
- Estado: CE
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Contato:
Por isto que muitos mecânicos indica fazer duas trocas. Faz a primeira, roda um pouco, Faz a Segundo roda um pouco, e depois a Definitiva. Claro que fica muito CARO. Acho que poucos fazem isto.
Arr escreveu:Não acredito que esse óleo da Shell ou da Petrobrás atenda às especificações da AL4, eu não arriscaria.
-
- Membros
- Estado: ES
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Pessoal,
podem usar o mais recente DEXRON VI, da própria Mobil.
"Casa" com o AL4 como uma luva e o câmbio fica bem melhor.
Estou usando no meu carro e deu tudo certo. Nada de problemas com a caixa!
O DEXRON VI substitui sem quaisquer problemas todas as classificações DEXRON III anteriores, no que se inclui a DEXRON III - G, que é o nosso conhecido Mobil LT71141.
Um abraço a todos,
Xamã.
podem usar o mais recente DEXRON VI, da própria Mobil.
"Casa" com o AL4 como uma luva e o câmbio fica bem melhor.
Estou usando no meu carro e deu tudo certo. Nada de problemas com a caixa!
O DEXRON VI substitui sem quaisquer problemas todas as classificações DEXRON III anteriores, no que se inclui a DEXRON III - G, que é o nosso conhecido Mobil LT71141.
Um abraço a todos,
Xamã.
-
- Membros
- Estado: PR
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 2.0 Flex Auto6
Amigos,
Aproveitando esse tópico, vocês sabem com quantos km deve ser trocado o óleo do câmbio aut. Do Grand C4 Picasso? O meu está com 58.000km.
Abs.
Aproveitando esse tópico, vocês sabem com quantos km deve ser trocado o óleo do câmbio aut. Do Grand C4 Picasso? O meu está com 58.000km.
Abs.
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: Outros
Já ta na época.
O manual de manutenção do AL4 pede a troca aos 60.000km
Mas isso é padrão EUROPA, para nosso forno de Pais eu trocaria aos 40.000 no máximo...
Xamã trocou aos 16 ou 20.000 e já saiu contaminado o fluido.
O manual de manutenção do AL4 pede a troca aos 60.000km
Mas isso é padrão EUROPA, para nosso forno de Pais eu trocaria aos 40.000 no máximo...
Xamã trocou aos 16 ou 20.000 e já saiu contaminado o fluido.
-
- Membros
- Estado: ES
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Caldas,
troquei com 17.000 kms e já saiu bem escurecido.
Fico imaginando este fluido depois dos 50.000 kms...
E o estado da caixa, ao trabalhar com o óleo já degradado...
Realmente, se a Citroen adotasse a prática de trocar o fluido a cada 30.000 ou 40.000 kms, a fama das AL4 seria outra. Podia ser um óleo mais barato, mas com trocas mais regulares. Acho que os C4 e demais veículos da PSA equipados com esta transmissão teriam uma vida mais fácil no nosso mercado.
Um abraço a todos,
Xamã.
troquei com 17.000 kms e já saiu bem escurecido.
Fico imaginando este fluido depois dos 50.000 kms...
E o estado da caixa, ao trabalhar com o óleo já degradado...
Realmente, se a Citroen adotasse a prática de trocar o fluido a cada 30.000 ou 40.000 kms, a fama das AL4 seria outra. Podia ser um óleo mais barato, mas com trocas mais regulares. Acho que os C4 e demais veículos da PSA equipados com esta transmissão teriam uma vida mais fácil no nosso mercado.
Um abraço a todos,
Xamã.
-
- Membros
- Estado: PR
- Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 2.0 Flex Auto6
Obrigado Amigos.
- jonathansiqueira
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
- Contato:
Vou seguir este post também
-
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
olá,
tenho para venda o LT71141 por R$ 78,90 e o Dexron VI por R$ 49,90 ambos MOBIL e compra acima de 5L consigo fazer com frete grátis, vendo aqui e vendo no Mercado Livre também....
sou do Rio de janeiro
fico a disposição para quaisquer duvidas
24 98135 1085 tim
24 99267 2840 claro
tenho para venda o LT71141 por R$ 78,90 e o Dexron VI por R$ 49,90 ambos MOBIL e compra acima de 5L consigo fazer com frete grátis, vendo aqui e vendo no Mercado Livre também....
sou do Rio de janeiro
fico a disposição para quaisquer duvidas
24 98135 1085 tim
24 99267 2840 claro