-
- Membros
- Mensagens: 241
- Registrado em: 08 Out 2009, 00:45
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
Turbinar um C5, eis a questão!
Pessoal,
Um pensamento vem me martelando há tempos, principalmente depois de ler os topicos de mudança de motor de VTR para VTS e da idéia de uso do THP no C4:
Será que vale a pena turbinar um C5?
O modelo é um 2011/12 e eu não tenho certeza se o motor é o mesmo do C4 2.0.
Não estou querendo transformar o carro em um Evo de 300 cv, quero deixá-lo bem mais esperto mas sem comprometer segurança e durabilidade do motor.
Com a experiência de vocês, vale a pena?
Li em um post do dtorres sobre um KIT turbo meio no esquema já para o motor 1.6.
O que teria que ser mexido nesses casos? Digo além de turbo intercooler o que mais precisaria ser feito para garantir confiabilidade do motor?
Outra pergunta é sobre o câmbio. O AT de 4 marchas suportaria um aumento substancial de potência?
Desde já agradeço a ajuda.
Abs.
Um pensamento vem me martelando há tempos, principalmente depois de ler os topicos de mudança de motor de VTR para VTS e da idéia de uso do THP no C4:
Será que vale a pena turbinar um C5?
O modelo é um 2011/12 e eu não tenho certeza se o motor é o mesmo do C4 2.0.
Não estou querendo transformar o carro em um Evo de 300 cv, quero deixá-lo bem mais esperto mas sem comprometer segurança e durabilidade do motor.
Com a experiência de vocês, vale a pena?
Li em um post do dtorres sobre um KIT turbo meio no esquema já para o motor 1.6.
O que teria que ser mexido nesses casos? Digo além de turbo intercooler o que mais precisaria ser feito para garantir confiabilidade do motor?
Outra pergunta é sobre o câmbio. O AT de 4 marchas suportaria um aumento substancial de potência?
Desde já agradeço a ajuda.
Abs.
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Turbinar um C5, eis a questão!
Não recomendaria justamente por causa do câmbio.
O AL4 foi projetado para trabalhar com até 21kgf/m de torque. E os motores 2.0 da PSA já estão bem próximos desse limite.
Outro problema pode ser o gerenciamento eletrônico do câmbio ficar "maluco" com a potência extra. Essa parte é só um achismo meu, mas acredito que algo também a se considerar.
Num câmbio manual até arriscaria, no AL4, não.
O AL4 foi projetado para trabalhar com até 21kgf/m de torque. E os motores 2.0 da PSA já estão bem próximos desse limite.
Outro problema pode ser o gerenciamento eletrônico do câmbio ficar "maluco" com a potência extra. Essa parte é só um achismo meu, mas acredito que algo também a se considerar.
Num câmbio manual até arriscaria, no AL4, não.
-
- Membros
- Mensagens: 241
- Registrado em: 08 Out 2009, 00:45
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
Re: Turbinar um C5, eis a questão!
Entendo Arr, imaginava alguma limitação mesmo.
É uma pena não poder melhorar significativamente a potência do C5.
Será que um UNICHIP daria algum resultado?
Abs.
É uma pena não poder melhorar significativamente a potência do C5.
Será que um UNICHIP daria algum resultado?
Abs.
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: Turbinar um C5, eis a questão!
Pensou na hipótese de turbinar E mudar a caixa de câmbio para a do motor THP? Não sou muito conhecedor de preparação de carros, mas, certamente existem alternativas.
-
- Membros
- Mensagens: 241
- Registrado em: 08 Out 2009, 00:45
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
Re: Turbinar um C5, eis a questão!
Não tinha pensado nisso cara, também não sou conhecedor desses detalhes.Sergitow escreveu:Pensou na hipótese de turbinar E mudar a caixa de câmbio para a do motor THP? Não sou muito conhecedor de preparação de carros, mas, certamente existem alternativas.
Para a galera mais conhecedora do trem de força: é possível mudar apenas o câmbio? Se sim valeria a pena, sem trocar o motor inteiro?
Por exemplo já existe um C5 THP rodando no Chile e Argentina. Seria muito insano pensar em trazer um câmbio para troca?
Ou mesmo importar todo o KIT motor/câmbio?
-
- Membros
- Mensagens: 7
- Registrado em: 27 Ago 2010, 21:06
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
Re: Turbinar um C5, eis a questão!
E ai Sergiotow, tubo bem?
Também tenho um c5 e estou procurando uma alternativa para adaptar um motor thp com cambio 6 marchas.
Conseguiu informações sobre este assunto?
Ederson
Também tenho um c5 e estou procurando uma alternativa para adaptar um motor thp com cambio 6 marchas.
Conseguiu informações sobre este assunto?
Ederson
- Kbelooooo
- Membros
- Mensagens: 958
- Registrado em: 28 Fev 2012, 05:59
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Porto Alegre
Re: Turbinar um C5, eis a questão!
O grande problema para deixar com comportamento original é a eletrônica do carro... Não é nem um pouco fácil fazer tudo funcionar com um motor diferente. O primeiro passo é ter o motor e o câmbio, depois disso tem que tirar o motor e ver o que pode ser feito, como ninguém fez é o único jeito.. Tem que meter a cara.
- VTR2008
- Moderador
- Mensagens: 3957
- Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
- Estado: RS
- Cidade: Bento Gonçalves
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: BG
- Contato:
Re: Turbinar um C5, eis a questão!
A não ser que goste MUITO do C5, pense em trocar de carro!
Terá opções como Peugeot 508, Passat 2.0 TSI que tem motor turbo e um desempenho bem melhor que o C5 e com uma simples e 'barata' reprogramação vão ir para um nível de potência bem interessante!
Um C5 turbo vai ser casamento, vai vender para quem depois? Vai investir uma grana forte que não recupera nunca mais e além de tudo vai ser muito difícil vender. Melhor partir para outro carro com um conjunto de motor e câmbio mais moderno. Se gosta da linha PSA pense no 508...caso contrário há várias opções de usados! Mas a resposta é você que tem que falar...até que ponto está disposto a ir no "projeto C5"?.
Terá opções como Peugeot 508, Passat 2.0 TSI que tem motor turbo e um desempenho bem melhor que o C5 e com uma simples e 'barata' reprogramação vão ir para um nível de potência bem interessante!
Um C5 turbo vai ser casamento, vai vender para quem depois? Vai investir uma grana forte que não recupera nunca mais e além de tudo vai ser muito difícil vender. Melhor partir para outro carro com um conjunto de motor e câmbio mais moderno. Se gosta da linha PSA pense no 508...caso contrário há várias opções de usados! Mas a resposta é você que tem que falar...até que ponto está disposto a ir no "projeto C5"?.
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
- Kbelooooo
- Membros
- Mensagens: 958
- Registrado em: 28 Fev 2012, 05:59
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Porto Alegre
Re: Turbinar um C5, eis a questão!
Questão de vender não é problema, só tirar o turbo e deixar original pra vender.
- AleStahls
- Membros
- Mensagens: 53
- Registrado em: 05 Mai 2011, 00:12
- Estado: PR
- Cidade: Curitiba
- Veiculo: C4 VTR
Re: Turbinar um C5, eis a questão!
Quem compra carro pensando na revenda não vai de PSA pra inicio de conversa...
Sem contar que esse ser ainda tá vivendo no século passado, quando carros ainda não eram vistos como bem de consumo
Sem contar que esse ser ainda tá vivendo no século passado, quando carros ainda não eram vistos como bem de consumo