Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
Jrpossi
Membros
Estado: MS
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

DICA PARA SOM INTERNO.

Mensagem por Jrpossi »

Fala galera.
Desculpe se estou sendo repetitivo, mas acredito que cada caso é um caso, e tentei achar algo semelhante com o que estou querendo, ou com os produtos que tenho em mão e não achei nada!

Seguinte: estou querendo montar um som de boa qualidade para meu C4 hatch (já fui em diversas lojas e cada um fala uma coisa diferente, uns falam que é difícil instalar no C4 por isso vão cobrar mais, enfim... maior falação e ninguém sabe muito).
Eu bati negocio em um Roadstar Power One novo, e comprei um Kit 2 vias (MTX ROAD THUNDER
RTS-502 - que eu comprei por engano para a porta de frente, que é 6"). Estou querendo comprar outro 2 vias da MTX T6s652 para a dianteira) - O de 5" o instalador falou que da pra adaptar pra traseira. E uma caixa dutada com um Subwoofer Rockford Fosgate Punch P1 de 12' (me perdoem mas não sei exatamente qual modelo).
-As perguntas são: Vocês acham que com estes produtos vai atingir o objetivo que eu espero (qualidade?). O módulo presta (quero sinceridade, pq qualquer coisa eu posso vender e comprar outro melhor - JBL algo do tipo...mas de preferencia usar o Power One pra não gastar mto mais grana).
-E sobre o aparelho original, vale a pena manter e não perder as funções do volante? Eu vou perder MUITA QUALIDADE?

-Se eu for usar o Power One + Adaptador de RCA, quantos cabos RCA eu precisaria (o vendedor aqui quer me meter a faca nos cabos, cobrando 100 reais em cada cabo + 35 nos y), e eu encontrei com bons preços no ML, e ja iria comprar, assim como a fiação e porta fusivel (que querem me cobrar 120 reais, daí não se se está no valor).

Como percebem sou leigo no assunto, mas gostaria da ajuda de alguém.

Muito Obrigado.

Rossellini
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Re: DICA PARA SOM INTERNO.

Mensagem por Rossellini »

Partilho de suas duvidas!

pr_nor
Membros
Estado: PR
Veiculo: Outros

Mensagem por pr_nor »

Qto vc pretende gastar?

Jrpossi
Membros

Mensagem por Jrpossi »

Já gastei 400 modulo + 140 Kit MTX + 240 (o kit 6 polegadas da MTX). Comprei os cabos rca da stetsom (65 cada um). O sub eu ja tenho! Entao eu só gastaria a mais do que ja falei aí, de um módulo melhor talvez e com a mão de obra (+fiação, etc)
Os preços estão baixos porque compro tudo no Paraguai!

Detoni
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por Detoni »

cara eu fiz ao contrario....

ja comprei modulo, alto falantes 6x9 ... e cabos de instalacao...

porem parei em uma duvida como ligar meu cabo rca no player original sem danificar o chicote...

pretendo comprar uma central multimidia ... isso vai resolver pq elas veem com saidas RCA...

mais ate la fico sem som.. pq nao achei nenhum chicote com rca... e nao quero danificar o original...

amanha posto detalhes do meu som que estou montando...

fui...

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Olá amigo!

Vou tentar lhe ajudar...

Qualidade de som é uma matéria bem difícil! ... Digamos assim que existe um campo dessa matéria que é meio que unanimidade e outra parte que é gosto pessoal.

Começando dessa forma já deu pra ver que algumas coisas são certas outras são incertas e difíceis de serem determinadas.

Portanto, vamos começar pelas unânimes!

Para se ter um som de qualidade é necessário, minimamente, que se tenha equipamentos capazes de reproduzir os sons com qualidade. Pra isso, desde o aparelho que reproduz os sons (cd, dvd, etc) até o amplificador, falantes, cabos e, principalmente, a instalação são primordiais! Tudo é um conjunto que, se bem pensado e configurado, vai te dar um resultado muito bom que vc vai se surpreender!

Nessa linha de raciocínio, já começo dizendo que o player original nunca é bom o bastante. Ele tem características minimamente aceitáveis para que a grande maioria das pessoas aceitem aquilo como um conjunto d som. Como vc disse, nem saída rca ele tem, então como esperar que o som seja bom? Se quer manter os controles originais, a saída é comprar um aparelho que se chama "processador de áudio". Esse aparelho recebe os fios dos 4 canais do player original, e os transforma em 6 rca prontos para serem ligados em um ou mais amplificadores. Mas, o mais importante é que ele modifica todo o sinal enviado pelo player e o adequa coerentemente com seu gosto musical e com os parâmetros dos falantes, seja em corte de frequência, seja em equalização, seja em atraso de saída. ..enfim, ele conserta o sinal do player para algo bom!

Depois vem o amplificador... pode ser um que faz tudo ou mais de um, dependendo da sua disposição em grana e desejo de resultado. O amplificador tem que ser voltado para qualidade. ..seu projeto tem que ser feito com esse propósito e esse Roadstar é mais para som de picos de potência do que para qualidade. A curva de sinal que sai dele é para outro propósito! Então eu indicaria vc tocar esse amp.

Sobr os falantes, nunca ouvi esses MTX. Podem ser bons, mas do que já li a respeito não são. Eu também os trocaria.

Sobre cabos, os rca tem que ser de qualidade, senão vai ter ruído demais no som e baixa qualidade de reprodução.

Enfim, a matéria é difícil, mas algumas coisas são meio que padrão. A escolha dos equipos é um excelente começo.

Agora, se vc não liga muito pra qualidade de áudio e quer só ter um som mais forte e que faça muito barulho, pode montar com esses equipamentos. Tenha em mente que qualidade som é diretamente proporcional a gasto! Quanto mais se quer, mais caro fica!

Bom, o usuário pr_nor (Paulo) que perguntou acima é um cara que entende bem do assunto e fornece equipamentos de qualidade. Se quiser fazer alguma cotação ou ter mais esclarecimento, fique a vontade para perguntar a mim ou ao Paulo!

Abração,
Rodrigo.

Jrpossi
Membros

Mensagem por Jrpossi »

Obrigado pela resposta.
Vou tentar seguir seus conselhos no seguinte sentido: vou comprar um kit 2 vias de maior qualidade para a dianteira (JBL ou os tão falados Helix aqui do C4C), e passar uma boa fiação. Vou utilizar o amp da Roadstar por um período, até juntar mais uns troco pra pegar um Amp que tenha a finalidade que eu espero, Até porque se ele atender minhas expectativas vou utilizando até poder montar um projeto com todas melhores características. (aceito sugestões de algum modelo de amp que me sirva bem, questão custo x benefício, consumo de energia...etc, justamente para me programar).

Desde já agradeço.

RodVTS98
Moderador

Mensagem por RodVTS98 »

Legal!

Eu tenho um kit duas vias Helix B62C e posso garantir que é um ótimo custo x benefício! Sem dúvida é um primeiro bom passo. Não sei quais as entradas desse Roadstar, mas se ele aceitar entradas a fio, é só montar. Se aceitar apenas rca, vai precisar, no mínimo, comprar conversores fio-> Rca. É importante regular bem o ganho do amp pra não queimar os Helix, ok?

Sobr amplificador, tem d todos os tipos. Mas, um bom custo x benefício é o Hertz. Tem vários modelos, mas para indicar, melhor vc dfinir seu projeto no futuro. Tem amp Helix tbem muito bom! Só falar com o Paulo que ele te faz uma cotação já com um projeto!

Vai em frente que vc vai gostar!

Abração,
Rodrigo.

pr_nor
Membros
Estado: PR

Mensagem por pr_nor »

Valeu Rodrigo pela confiança.
Ligar ampliador por entrafa alta é complicado.
Pq como os cabos qse não possuem blindagem como os rcas ficam suscetíveis a ruídos.

Jrpossi
Membros

Mensagem por Jrpossi »

Atualizando... Comprei nesse feriado um JBL GTO 608C, por 250,00 reais. Espero que me sirva bem no quesito qualidade de falante (e no custo beneficio)! Agora só falta ver um bom módulo para daqui uns dias comprar! Depois queria o contato do amigo que vende aqui na comunidade ( que até comentou aqui no tópico) pra cotar alguns que me sirva bem.

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”