No meu carro anterior eu tinha um rádio da Pioneer que possuía USB e auxiliar. A entrada USB, além de pen-drive, também controlava aparelhos da Apple (iPod, iPhone, etc) trazendo a lista de músicas, artisca, plalist e etc.
Logo quando comprei o C4 (inclusive o meu primeiro post aqui, na apresentação eu já pergunto isso), sempre quis que o rádio original (RD4) pudesse fazer este controle com este tipo de dispositivos, mas as opções não eram muito animadoras:
- Central Multimídia Xing-Ling;
- USB Box - cara e não trazia o nome das músicas/artistas;
- Streaming via Bluetooth - traz o nome das músicas, mas não posso navegar nas listas;
- Kit Dension - uma incógnita - quem tem não mostrou como funciona e alguns que tentaram, se arrependeram;
- RT6 - esta solução é mais recente e faz tudo que eu quero, mas por enquanto não pretendo gastar muito dinheiro para fazer isso.
Em alguns C4s fabricados em 2010/2011 e em todos aqueles que foram fabricados posteriormente a isto (+ DS3), há um acessório chamado pela PSA de “Caixa Nômade” que consegue controlar os dispositivos da Apple da forma que eu queria e também por Bluetooth (além de chamadas de telefone através do mesmo sistema).
Instalei ela no meu carro (com a ajuda do filipe411, fmiglior e BICUDO - obrigado senhores!) e posto aqui os passos necessários para que outros colegas também possam ter mais esta alternativa.
A documentação oficial da Citroën e os tutoriais encontrados na internet (c4owners, c4atreros e etc) não valem para esta instalação (equipamentos diferentes e/ou carros diferentes), portanto será um tutorial focando o C4 VTR, Hatch e Pallas que não vieram com este dispositivo de fábrica.
Diagrama dos itens:

O que você vai precisar:
Abaixo relaciono todos os equipamentos necessários para fazer a instalação e o preço (cotado em 22/04/2013) destes itens em uma CSS aqui de SP (CSSs Citroën e/ou Peugeot). Os itens assinalados com “*” são de compra opcional, ou seja, você pode fazê-los em casa ou substituir por outro mais barato. A numeração deles está de acordo com as dos diagramas expostos acima:
- Caixa Nômade:
-- Número no Diagrama: 28;
-- Código: 1607242180 (código antigo - 6593 L0)
-- Preço: +/- R$1.000
-- Função: controlar os equipamentos USB, bluetooth e se comunicar com o RD4 e a BSI.
- RD4:
-- Número no Diagrama: 01;
-- Código: 6574 RS
-- Preço: +/- R$980
-- Observação: se o rádio atual do seu carro for “KML” (Kit Mãos Livres), ele serve
-- Função: gateway concentrador de funções de controle e de áudio
- Display Multifunção (LCD do Computador de Bordo):
-- Número no Diagrama: 02 (segundo diagrama)
-- Código: 6563ZF
-- Preço: Não consegui achar esta peça para vender em CSSs
-- Função: exibir as informações da BSI e do RD4. Você precisará de um display novo pois o antigo não tem suporte às funções de bluetooth e de kit mãos-livres.
- Cabo USB *:
-- Número no Diagrama: 50
-- Código: 6574HR
-- Preço: +/- R$280
-- Função: conexão entre a caixa nômade e a tomada USB
- Cabo Auxiliar (este não aparece nos diagramas) *:
-- Número no Diagrama: N/A
-- Código: N/A
-- Preço: N/A
-- Função: conexão entre a caixa nômade e a tomada AUX
- Tomada USB+AUX *:
-- Número no Diagrama: 61
-- Código: 6574JV
-- Preço: +/- R$55
-- Função: plugs USB e AUX
- Microfone *:
-- Número no Diagrama: 56
-- Código: 6563HS
-- Preço: +/- R$51
-- Função: microfone para o kit mãos-livres
Diagrama de Instalação:
Nota: uma versão maior desta imagem pode ser baixada AQUI - http://www.system.adm.br/share/c4nomade ... mpleto.png.
A imagem acima parece um pouco confusa, mas vamos analisá-la por partes.
- 8499 - Tomada USB+AUX
- 84B4 - Caixa Nômade
- 8482 - Microfone
- 8410 - Rádio (RD4)
- BSI1 - Conectores da BSI localizados perto da caixa de fusíveis interna (debaixo da direção)
A tomada USB pode ser substituída por um plug convencional USB (que você pode deixar jogado em qualquer lugar), assim como o plug auxiliar.
A caixa nômade possui dois conectores, um branco de 18 vias e um cinza de quatro vias (conforme fotos abaixo):
A tomada USB+AUX possui dois conectores, um cinza de quatro vias para o USB e um preto de três vias para o auxiliar (conforme foto abaixo):
* não tenho a foto
O rádio (RD4) possui três conectores, um de 16 vias denominado conector “A”, e dois de 12 vias denominados “B” o da esqueda e “C” o da direita (conforme foto abaixo):
Tendo em mente que TODOS os conectores são numerados (no macho, ou na fêmea), a ligação é a seguinte:

Sobre as duas observações na imagem acima:
* Não achei uma documentação que explique perfeitamente qual a função de cada um destes cabos, mas o máximo que acontecer se você ligar errado é não passar som pela auxiliar ou ficar invertido direita com esquerda (lado em que o som sai no carro).
** Também não achei uma documentação que explique claramente isso, o importante aqui é conectar a ordem corretamente! 1 com o 1, 2 com o 2 e assim por diante. Se você inverter essa ordem, poderá queimar o dispositivo USB ou até mesmo a caixa nômade.
Para os passos 6, 7, 8 e 9 do quadro acima, você precisará descascar fios existentes para fazer a conexão. Descasque uma parte, enrole o fio novo e passe fita isolante.
Depois de tudo conectado, você precisará habilitar via proxia:
- seu novo rádio (se for o caso) - o VIN (chassi) do seu carro deverá ser configurado no rádio novo para que ele pare de “apitar” (função “anti-roubo”).
- caixa nômade - “dizer” à BSI que seu carro agora tem uma caixa nômade.
- kit mãos-livres - “dizer” à BSI que seu carro agora tem uma caixa nômade.
Passos básicos da instalação (com DIY já existentes):
0 - Desligue a bateria;
1 - Tirar seu rádio - viewtopic.php?f=20&t=1826#p21569
2 - Tirar a moldura do CB e o CB - viewtopic.php?f=20&t=1826#p21569
3 - Desmontar o painel abaixo da direção;
4 - Passar a fiação do microfone - viewtopic.php?f=20&t=3811#p43334
5 - Retirar a tomada 12V do console central (ou o acendedor de cigarros) e substituir pela tomada USB+AUX;
6 - Realizar a conexão dos fios entre os equipamentos;
7 - Fixar a caixa nômade;
8 - Voltar tudo no lugar;
9 - Ligar a bateria;
10 - Configurar tudo pelo proxia (adicionar o Kit-mão-livre e a caixa nômade);
Vale a pena?
-- Se você for comprar tudo em uma concessionária, não vale a pena!
-- Se você conseguir achar todas estas peças em um desmanche ou com algum amigo que tenha instalado uma central multimídia, vale a pena!
Fico devendo um vídeo dela funcionando.
Eu tinha várias fotos do processo de instalação, mas infelizmente roubaram a minha câmera e todas as fotos foram embora (estas que estão aqui foram tiradas no celular).
[]'s
Lincão!