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helio
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[Dicas] Como Lavar e Polir: Manual do Detalhe

Mensagem por helio »

Pessoal primeiramente gostaria que se esse post for ou estiver em lugar errado podem remover ou mudar de local, posteriormente colocarei fotos do processo completo do detalhe para auxiliar quem gostaria de fazer em seus veiculos ou ganhar dinheiro com isso, pois, pagar 250,00 reais numa cristalização vagabunda na citroen em que os mesmos colocam uma boina de lã e imprimem uma velocidade de 3500 RPM numa rotativa com produtos 3m ou pior e e depois passam cera grand prix e quando passamos ao sol vemos aquelas marcas que parece que esmerilharam seu carro todo é de doer, com base nesse péssimo serviço oferecido decidi orientar com esse pequeno manual. Sei que isso não é o passo definitivo para se ter um carro com aspecto que queremos, contudo, é o principio para buscarmos melhores resultados e produtos em nossos veículos.

Como Lavar corretamente

Enchemos dois baldes com água e num deles adicionamos o shampoo na quantidade recomendada, por exemplo uma tampa para um balde de 4-5 litros de água. Shampoo a mais é prejudicial, principalmente quando temos o carro tratado e encerado.

Depositamos a luva dentro do balde com água limpa enquanto vamos passar água pelo carro. Lavamo-lo bem com a água da mangueira (não é necessário maquina de pressão).

Começamos então por lavar a partir do teto. Encharcamos a luva na água que tem o shampoo e lavamos suavemente cerca de 1/4 do teto em movimentos longitudinais, no sentido da deslocação do ar em andamento. Nunca em movimentos circulares. Lavamos a luva na água limpa e repetimos o processo até termos acabado o teto. Lavamos com água da mangueira para retirar o shampoo.

Passamos à seção seguinte, o capô, seguindo o mesmo método.
Depois a mala e por fim as laterais, começando de cima para baixo.
Sempre que a luva pareça mais suja lava-se em água corrente. Assim garantimos que nunca estamos a danificar a superfície.

Assim que tenhamos concluído o processo de lavagem, seca-se imediatamente com uma toalha micro-fibras WW.

Dica: se o pára-brisa tiver muitos insetos, lavar com uma esponja própria para limpar insetos (vende no Carrefour).

Observação: Muitos perguntam se podem lavar com detergente neutro, categoricamente eu digo NÃO pois o detergente de louças foi formulado para remover além das sujeiras as gorduras e óleos em geral, sendo assim ele também removerá sua camada de proteção e deixará o verniz exposto aos raios solares. Use sempre Shampoos de boa qualidade e formulado para veículos eles são basicamente mais fracos em questão de remoção de óleos e mais fortes na limpeza de sujeiras como barro, e seivas.

Atualização 1 Técnica de Secagem com fio d'água

Esta técnica pode ser bem útil para que não se perca muito tempo com a tolha na hora de secar seus veículos, reduzindo o tempo de secagem e ajudando a não ficar com marcas de aguá no veículo e arranhando menos a chapa tratada

Depois de toda a lavagem geralmente o veículo fica como mostrado na foto abaixo:

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Utilizamos a pistola de água na posição para deitar a mesma da forma mais similar à de uma mangueira sem nada na ponta e com pouca pressão. Caso exista a possibilidade de usar a mangueira sem nada na ponta seria melhor. Começamos então da parte mais alta do carro para que a agua possa escorrer toda.

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Observem o resultado após fechar a água

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Continuamos então o processo. Ao mesmo tempo que o carro vai ficando seco vamos tb baixando a pistola.

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Percebam o resultado mesmo ainda sem utilizar a toalha de secagem:

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Vejamos agora o mesmo exemplo mas desta vez no capô, em que metade dele já estava pronto:

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Começamos mais uma vez pela parte mais alta (na foto faltam alguns cm para chegar ao topo):

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Quando se fecha a água dá para ver a mesma a deslizar pela pintura:

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E o resultado Final

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Encerra-se sobre a parte sobre limpeza e secagem, espero ter ajudado e segue abaixo o guia sobre polimento

Guia rápido sobre orbitais.

Para quem já está familiarizado com o Detalhe, produtos e técnicas e quer evoluir para a orbital, aqui ficam algumas dicas sobre estas máquinas e sobre o polimento em si.

1. Orbitais

1.1. O que são?

A maioria das chamadas "orbitais" são máquinas adaptadas das lixadeiras de madeira. São conhecidas como lixadeiras excêntricas ou roto-orbitais. Estas máquinas produzem no seu prato um movimento excêntrico que permite lixar, polir, etc.

O movimento roto-orbital, que também é conhecido lá fora como de "dual-action" (DA), consiste numa rotação muito lenta - quase livre - e num movimento orbital. Este movimento é um movimento livre do prato sobre os excêntricos, dando a ilusão de ser aleatório (na prática acaba por ser considerado como aleatório). O movimento do prato aproxima-se muito do movimento da aplicação circular de produto à mão. Como a máquina produz velocidades de orbita muito superiores às da mão, consegue mais trabalho em menos tempo.

Geralmente utilizamos a orbital com esponjas de polimento, que em conjunto com os "polishes" permitem polir as superfícies pintadas dos nossos automóveis.

1.2. Tipos de máquinas

1.2.1. Formato "ferro de engomar"

As lixadeiras mais comuns e mais acessíveis têm o motor por cima dos excêntricos e do prato. Normalmente têm um prato com base de velcro, de 125mm ou 150mm de diâmetro. Costumam ter um saco de retenção de pó.

As velocidades vão até as 13000 orbitas por minuto (OMP). Algumas têm gatilho eletrônico, outras têm apenas um regulador de velocidade. As que não permitem regulação não servem para o polimento em automóveis.

As mais evoluídas já têm mecanismos de controle de velocidade para um trabalho mais preciso, mais potência e até regulação do diâmetro de excentricidade.

Como exemplo temos a Dewalt DWD26410, a Bosch PEX420AE ou mesmo a Fartools.

1.2.2. Formato "L"

As lixadeiras ou politrizes profissionais são, na sua maioria, em formato "L". Como exemplo temos a PorterCable 7424, Makita BO6040, Festool Rotex, DeWalt 443, etc.

Estas máquinas são máquinas para trabalho contínuo e muito potentes. Em todo o caso permitem trabalhos de precisão, tais como polimento. Como vantagem principal em relação às anteriores temos a ergonomia: são mais compactas e equilibradas.

1.3. O que devo procurar numa Politriz?

Queremos utilizar uma lixadeira de madeira para polir superfícies pintadas em automóveis. Por isso mesmo nem todas servem.

Normalmente queremos uma máquina com um prato entre 125mm e os 150mm. Existem várias razões: tanto pela dimensão das esponjas mais adequadas (falaremos a seguir), como pela superfície a tratar (curvas e etc), como pela potência da máquina, como pela aplicação de acabamento (que é para isso que vai servir).

A máquina deve ter regulação de velocidade: seja por gatilho eletrônico ou por potenciômetro. A segunda opção resulta numa operação mais cômoda.

O intervalo de velocidades da máquina deve estar entre as 3000 OMPs e as 6000OMPs. Máquinas que fazem 4000-12000 já servem, se bem que se deve ter sempre em mente que temos uma máquina um pouco desajustada e por isso devemos operá-la com cuidados.

A máquina deve ter um raio de excentricidade próximo dos 5mm.

Não deve ser muito pesada: um peso de mais de 3Kg é excessivo.
Seria bom que tivesse estabilização de velocidade. O que é isso? É um mecanismo eletrônico que permite que a máquina faça a mesma velocidade sem carga ou com carga. Ajuda a manter a aplicação de produtos (polish ou outros) de forma uniforme.

2. Polimento com orbital

Depois de ter a máquina, vamos polir!

Como é que se faz o polimento? O polimento é uma ação de fricção. Esta fricção é o resultado do tipo de produto (polish ou outro) e do tipo de esponja.

2.1. Esponjas

As esponjas para orbital utilizadas no detalhe são esponjas com base em velcro. Estas esponjas existem em várias densidades e permitem aplicar os polishes (ou outros produtos) de forma eficaz.

As esponjas caiem em três categorias: corte, polimento e acabamento.

Existem varias escolhas de esponjas disponíveis no detalhe. A escolha da esponja deve ser feita conforme o estado da superfície a tratar e também consoante a dimensão do prato. Normalmente deixa-se cerca de um centímetro entre o prato e a esponja, tendo esta sempre um diâmetro superior ao do prato. Isto deve-se, obviamente, a questões de segurança no trabalho - não queremos que o prato de velcro atinja a superfície a tratar!

2.1.1. Corte

A esponja de corte é uma esponja densa que permite uma ação mais abrasiva.
Normalmente recorre-se ao corte para remover defeitos mais sérios da pintura. Muitas vezes usa-se este tipo de esponja em conjunto com os polishes mais abrasivos. Tudo depende das condições da pintura a tratar. Cada caso é um caso em alguns casos bem específico admiti-se até boinas de lã de carneiro!

2.1.2. Polimento

A esponja de polimento é, como o nome indica, para polir. Queremos deixar a superfície uniforme, o verniz transparente e brilhante. É para isto mesmo. Normalmente é uma etapa imprescindível no tratamento das superfícies.

2.1.3. Acabamento

A esponja de acabamento é para acabamentos (lógico né se faz necessário escrever, pois muitos terão duvidas). Permite deixar a superfície com um brilho vibrante. É importante nas superfícies de cor escura e não tão essencial nas superfícies de cor clara.

2.2. Produtos

Já sabemos que tipos de esponjas existem, agora, que polishes existem?
Os produtos destinados ao tratamento das superfícies pintadas caiem em três grandes categorias: compound, polish e glazer.

2.2.1. Compound

O compound é o tipo de produto mais abrasivo. É utilizado para retirar marcas de lixamentos, defeitos graves. Normalmente aplica-se com máquina rotativa (não descrita neste guia). Esta gama de produtos tem vários níveis de abrasividade e normalmente não deixa a superfície com brilho. É possível aplicar alguns tipos de compound com orbital e com alguma técnica.

O melhor compound disponível no Brasil é o da Meguiars Speed-Cut (corte rápido) com nível 12 de corte que tem características especiais. Apesar de ser destinado a ser aplicado com máquinas de polimento (rotativas), porque é muito fino consegue ser utilizado com sucesso com orbitais (desde que com alguma velocidade). Também devido às suas características especiais deixa a superfície com algum brilho pois ao contrario dos compounds do mercado ele começa com partículas maiores e gradualmente vão afinando deixando a superfície com menos swirls (teias de aranha causadas geralmente por velocidades muito altas ou produtos de baixa qualidade).

2.2.2. Polish

O polish destina-se a limpar com profundidade ou a retirar defeitos ligeiros. Por si só deixa brilho e uniformidade.
Existem em vários níveis de abrasividade nos polishes. O Dual Action ou Diamond Cut é o mais abrasivo. Depois vem o Swril Free Polish ou Swril Remover 2.0 todos da Meguiars.

2.3. Que produto/esponja aplico?

A escolha da variável esponja e da variável produto deve ser decidida antes de polir. Na generalidade dos casos inicia-se com a esponja de polimento e com o produto de abrasividade média, ou seja, o polish (Corte Diamante).
Dependendo da situação em mãos pode-se aumentar ou diminuir a abrasividade através da esponja, através do produto ou de ambos.

Esta questão é difícil de explicar. Normalmente requer a experiência para sabermos o que funciona em determinadas situações e o que não funciona noutras.
É importante nunca aplicar nenhum conjunto mais abrasivo do que o necessário.

2.3.1. Carro com pintura nova ou carro tratado

Se o carro tiver uma pintura jovem devemos em primeiro lugar deixar curar a tinta. Normalmente leva entre um a dois meses. Os puristas falam em seis. Durante este tempo é importante tomar bem conta da pintura, pois não está protegida e queremos que fique imaculada até ao tratamento. É aconselhável ser lavado todas as semanas com cuidado.

Se o carro já foi tratado e queremos apenas fazer o polimento de manutenção, podemos seguir a partir daqui.
Chegando à altura do tratamento podemos aplicar o detalhe completo (fora do âmbito deste guia). Na fase de polimento e como a superfície está em condições, basta aplicar produtos pouco abrasivos. Normalmente o Dual Action é mais que suficiente para remover marcas da plasticina e pequenas sujeiras.
Se o carro está isento de swirls também poderemos recorrer aos polishes químicos (Ceras como NXT ou Syntetic Selant). Estes conseguem limpar a superfície e deixá-la com um aspecto impecável.

2.3.2. Carro nunca polido

Um carro nunca polido está claramente a necessitar de cuidados. Dependendo do tempo de vida e seu estado, podemos (regra geral) aplicar inicialmente um polish médio: Corte Diamante. Depois de uma aplicação pode decidir-se se foi suficiente, se mais uma ou duas passagens são suficientes ou se é mesmo necessário aumentar a abrasividade da combinação esponja/produto.

Aconselha-se sempre a não aplicar mais abrasividade do que a necessária. Muitas vezes vale mais a pena aplicar duas ou três vezes um polimento médio do que ir diretamente a um abrasivo. A camada de verniz protetor da pintura é muito fina e não há necessidade em diminuí-la. Mais tarde fará falta!

2.4. Como faço o polimento?

Estando a esponja limpa e seca deve-se aplicar uma ou duas borrifadelas de QD (quick detailer). De seguida aplica-se o produto na esponja a usar, ou em pontos da esponja espalhados ou num circulo no meio da esponja.
Espalha-se o produto na superfície a tratar, com a máquina desligada, numa seção de 60cm por 60cm. Com a máquina apoiada na superfície ligamo-la e trabalha-se o produto.

Sempre avançando devagar, deve-se percorrer um quadrado imaginário numa direção. Quando se chega ao fim do quadrado numa passagem, volta-se deixando que a esponja volte a cobrir metade do que a passagem anterior cobriu. Quando se chega ao fim do quadrado, segue-se na direção perpendicular.

Continua-se nesta rotina até que o produto comece a apresentar indícios de ficar seco ou desaparecer. Aí para-se. Depois basta retirar o excesso com um pano microfibras limpo e seco.

2.5. Que velocidade devo imprimir?

Para efeitos de corte superior devemos usar de velocidades mais elevadas, enquanto que para polir usamos velocidades intermediarias. Para aplicar produtos de finalização, recomendam-se as velocidades mais baixas.

3. Notas finais

Nunca se devem misturar produtos diferentes na mesma esponja e/ou no mesmo pano. Devem-se sempre utilizar panos distintos para produtos distintos e o mesmo com as esponjas.

Os panos, como todos sabem, podem ser lavados na máquina. As esponjas da orbital não. O ideal é lavar com água morna e detergente neutro. Fazem-se algumas passagens com detergente e no fim enxágua-se muito bem. A secagem é feita ao ar.

As esponjas, depois de lavadas e secas (tal como os panos), podem ser utilizadas com outros produtos.
Editado pela última vez por helio em 02 Jul 2009, 14:49, em um total de 2 vezes.
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Re: [Dicas] Como Lavar e Polir: Manual do Detalhe

Mensagem por Cyro »

Excelente a sua explicação. Estou exatamente vendo uma politriz pra comprar e ter diversão pros finais de semana. Acho que o local de post está adequado, mas com a qualidade do seu trabalho, em breve estará cheio de perguntas e comentários como este meu. Irei passar o post original pra seção de melhor do C4C, pois lá ficará sempre a disposição de quem quiser acessá-la facilmente, sem se perder num tópico tão bom que em breve tem 8, 10 páginas. Parabéns. Vou esperar você postar as fotos pra juntar tudo e levar pro setor de consulta (O Melhor do C4C).
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Re: [Dicas] Como Lavar e Polir: Manual do Detalhe

Mensagem por bruno figueiredo »

Caraca Helio! E vc disse que nem gostava de escrever! Isto é uma maravilha. Ninguém mais pode dizer que tem dúvidas sobre como tratar da pintura do carro. Dá até prá ensinar aos profissionais como se faz. Hehehe....
Este Tópico é de grande valia para todos. Parabéns mesmo!

Abs
Bruno Figueiredo.

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Re: [Dicas] Como Lavar e Polir: Manual do Detalhe

Mensagem por MarcoVTS »

Nossa parabéns... ótimas explicações... muitos detalhes... aqui em BSB conheci o cara que fazia esse serviço na CITRO e ele atende a domicílio nos fds e cobra nem a metade que a CITRO cobrava... faz a cristalização e a hidratação dos bancos... para quem de BSB quiser é só me mandar uma MP que passo o contato. Abraço.
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Re: [Dicas] Como Lavar e Polir: Manual do Detalhe

Mensagem por RodVTS98 »

NOSSA!!... PARABÉNS mesmo, Helio!!!...

São técnicas que eu nunca havia vistou ou escutado de ninguém!.... Fantástico!

Abração,
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Re: [Dicas] Como Lavar e Polir: Manual do Detalhe

Mensagem por R1C4 »

Otimo topico
Tudo que aprendi sobre detalhe automotivo aprendi nesses sites foi la que arrumei o canal pra comprar uma politriz porter cable tb...
http://www.detalhe.net
http://www.detailingbliss.com
http://www.detalingworld.co.uk
http://www.meguiarsonline.com
abs!!!

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Re: [Dicas] Como Lavar e Polir: Manual do Detalhe

Mensagem por BICUDO »

Helio demais.....adorei....pena não poder fazer isso...moro em apartamento mas quanto tiver completo o tutorial....vou imprimir e levar para um amigo que adora limpar carros....

Valeu mesmo.....show!!!!!

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Re: [Dicas] Como Lavar e Polir: Manual do Detalhe

Mensagem por Thyago Szoke »

Participo do Detailing World citado pelo Rica... isso aí pra mim é assunto pra mais de mês! Adoro limpeza automotiva!
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Re: [Dicas] Como Lavar e Polir: Manual do Detalhe

Mensagem por Cyro »

Helio: que tal colocar umas fotos do processo de polimento. Pra quem ta iniciando no processo, uma imagem vale mais que mil palavras, apesar que a qualidade do post tá excelente.
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R1C4
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Re: [Dicas] Como Lavar e Polir: Manual do Detalhe

Mensagem por R1C4 »

Sem duvidas Thyagao o assunto e mais de decada!!! no DW (maior forum de detalhe automotivo no mundo) vc ve uns detalhes completos que mais parece um day-spa para mulheres que uma mera lavagem de carro.
Pra vcs terem ideia o pessoal la usa nas Ferraris e etc ceras de mais de 500 EUROS o potinho de 500g hshuahsuas
Abs!!!

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