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Freios ABS C4 PALLAS EXCLUSIVE
Enviado: 31 Jul 2013, 13:44
por Felipe Augusto
Bom dia a todos, meu nome e Felipe, comprei um C4 PALLAS EXCLUSIVE FLEX zero KM, hoje meu carro tem apenas 1050 km rodados, tenho ele apenas quase 2 meses ( comprei em Junho). Então ontem sofri um acidente com o carro....eu vinha andando pela via em velocidade baixo, pois estava tento transito na parte da manhã, transito daquele jeito de ir para o trabalho.....e com isso um caminhão parou inesperadamente no semafaro com a metade dele no meio da faixa de pedestre, com isso freei com tudo e infelizmente meu ABS não funcionou e com isso deslizei por uns 10 metros e colidi na traseira do caminhão...Fui ate a autorizada Biarritz e la me disseram que eu apertei o freio fraco, e que eu teria que ter apertado o freio mais forte....então que fiquei me perguntando: ''como que a gente aperta um freio fraco numa situação de susto, inesperada'' logicamente isso e impossível pois sempre que acontece isso atolamos o pé no freio, eu freei e fiquei olhando ainda uns 5 segundos e o carro foi deslizado e na hora pensei vai baaater e bateu...
Então queria saber se alguém já teve algum problema assim e como faço para conseguir uma pericia técnica em meu freio....pq acho que não e necessário ter que apertar o freio tão muito forte para que ele acione o ABS.
Re: Freios ABS C4 PALLAS EXCLUSIVE
Enviado: 31 Jul 2013, 18:16
por Kbelooooo
Para acionar o abs é preciso apertar com força suficiente para travar as rodas, e sim muita pessoas não apertam o freio com força na hora do susto.
É muito simples saber se o abs funcionou, se no lugar do acidente ficaram as marcas do pneu, o abs falhou. Caso contrário... Tudo funcionou como deveria e simplesmente não houve espaço o bastante para parar.
Re: Freios ABS C4 PALLAS EXCLUSIVE
Enviado: 31 Jul 2013, 18:17
por Arr
A roda travou? Pneu cantou?
Se travou, o carro freiou mais do que com o ABS.
A distância da frenagem aumenta (e não diminui) quando o ABS entra em ação. A diferença é que você consegue manobrar/desviar o carro, mas o espaço da frenagem aumenta.
Agora, se o ABS aciona tem que socar o pé no pedal mesmo, para freiar o máximo que o ABS permite.
Precisa ver também se não tinha outros fatores externos, como óleo na pista, que possam ter afetado a situação.
Re: Freios ABS C4 PALLAS EXCLUSIVE
Enviado: 31 Jul 2013, 19:33
por Kbelooooo
Arr escreveu:A roda travou? Pneu cantou?
Se travou, o carro freiou mais do que com o ABS.
A distância da frenagem aumenta (e não diminui) quando o ABS entra em ação. A diferença é que você consegue manobrar/desviar o carro, mas o espaço da frenagem aumenta.
Agora, se o ABS aciona tem que socar o pé no pedal mesmo, para freiar o máximo que o ABS permite.
Precisa ver também se não tinha outros fatores externos, como óleo na pista, que possam ter afetado a situação.
Cara, me desculpa mais isso não tem nada a ver...
Pra começar o atrito cinético é menor que o estático. Só nisso já desbanca a teoria de que o carro freia mais com o pneu deslizando.
Sem contar que na hora que a roda trava o pneu trabalha de uma forma que não foi projetado pra fazer (lixar o chão) ele aquece MUITO e muito rápido e a borracha basicamente se desfaz no lugar do atrito.
Se a pessoa souber frear de verdade, aí sim o carro vai parar melhor sem o abs, mas pra isso a pessoa precisa dominar no mínimo o threshold braking. Além disso se a pessoa souber fazer isso, é bem complicado de aplicar em situações de emergência.
Re: Freios ABS C4 PALLAS EXCLUSIVE
Enviado: 31 Jul 2013, 20:29
por Arr
Em altas velocidade e/ou situações de emergência em curvas eu até concordo com você.
Devagar como no caso do nosso amigo acima, não.
Desliga o ABS e faz o teste. É só desligar um sensor de qualquer roda.
O ABS do C4 quando entra em ação é muito intrusivo e solta demais o freio. Tanto que quando entra em ação você nem escuta aquelas cantadinhas de pneu no limiar da aderência.
Re: Freios ABS C4 PALLAS EXCLUSIVE
Enviado: 31 Jul 2013, 20:58
por Kbelooooo
É fácil fazer o teste mesmo sem desligar.
Na pista eu tento nunca usar o abs pq freia mais sabendo frear corretamente.
Isso é em qualquer situação mesmo em baixas velocidades, esses dois vídeos mostram o que falo.
http://www.youtube.com/watch?v=ly62FoZH_Dc
http://www.youtube.com/watch?v=ZEBW5XWlPp4
Em nenhum deles a velocidade é muito alta.
O abs do meu VTR funciona muito próximo do limiar de frenagem do carro, muito melhor que o fiesta do meu irmão e o i30 do meu pai. Depois que eu desativei o esp e mudei os parâmetros de roda, acho que deve ter influenciado no abs também pq ele tá deixando um pouco mais de margem antes de atuar, fica mais fácil de controlar o threshold braking e também facilita quando o cara freia muito forte antes de curva evita que o abs dê uma pipocada no punta taco.
Re: Freios ABS C4 PALLAS EXCLUSIVE
Enviado: 31 Jul 2013, 22:25
por Arr
Videos encenados não valem de exemplo ;)
Usei o ABS exatamente 4 vezes em quase 60mil km.
- A primeira estava em trânsito pesado e o individuo do lado mudou de faixa bruscamente sem sinalizar. Não estava a mais que 25 ou 30km/h e dei aquela estancada no freio. Deu pra sentir a trepidada no pedal e o carro parou na hora. Mas teria parado da mesma forma sem o ABS.
- Estradinha simples em descida onde só passa um carro. Fui pro canto para desviar do veículo em sentido contrário e botei duas rodas num limo/musgo que tinha na beira da pista. O ABS funcionou perfeitamente antes que eu percebece o carro escorregar e evitou uma possível desalinhada na trajetória.
- Levando meu filho numa emergência algumas freadas fortes chegando em lombadas. Deu pra sentir que acionou bem antes do que travariam as rodas, mas o carro ainda freiou bem.
- A quarta foi a mais bizzarra. Acelerei para passar um cara que estava trancando o trânsito e nisso, mais a frente um individuo saiu de ré de um estacionamento para manobrar no meio da rua. Nem freiei até que de forma tranquila porque tinha uma distância razoável, mas talvez pelo asfalto ruim o ABS entrou de uma maneira meio absurda e eu andei uns dez ou quinze metros como se estivesse sem freio. Não cheguei a assustar porque tinha espaço, mas se fosse numa situação mais urgente...
Agora meu carro está sem ABS. O mecânico estragou o sensor quando trocou um cubo traseiro. Já comprei outro sensor e logo vou instalar, mas dá para perceber como são bem modulados os freios do C4. Em boas condições de aderência praticamente só trava a roda se quiser.
Complementando.. a situação de "ABS enganado" não é muito rara:
Lembro-me de quando editor técnico da revista <i>Autoesporte</i>, na
década passada, ter dirigido um Ferrari F355 na pista de teste da
fábrica, em Fiorano, vizinha a Modena. Havia uma tecla no console
grafada com "ABS", justamente para poder ser desligado. Em certos
autódromos com ondulação os pilotos precisam desligar o ABS (quando
tem), ou podem passar reto nas curvas. Já vi acontecer com um Porsche
911 de corrida, aqui no Brasil, o chefe de equipe instruir o piloto para
desligar o ABS antes de entrar na pista. <br>
http://bestcars.uol.com.br/colunas3/b257a.htm
O ABS de 9ª geração corrige esse efeito indesejado (dizem), mas é algo que saiu em 2011/2012, não equipa os nossos C4.
Re: Freios ABS C4 PALLAS EXCLUSIVE
Enviado: 31 Jul 2013, 23:15
por Pedatella
Fiquei sem ABS qnd tava trocando as rodas do carro (mudando furaçao e tal) e o carro ficou uma bosta. nao freiava nada. muito melhor com o ABS e ja precisei dele em varias ocasioes. Por sinal a unica vez que bati foi qnd tinha um C3 sem ABS e o carro deslizou ate bater, passei a msm situaçao com o Pallas, velocidade semelhante e com peso muito superior em relaçao ao C3 e o carro parou com facilidade sem bater. Isso que o amigo falou do ABS nao ser bom qnd ta devagar, pra mim, nao cola. =p
Re: Freios ABS C4 PALLAS EXCLUSIVE
Enviado: 01 Ago 2013, 12:56
por Kbelooooo
Vou tirar o fusível da minha bomba do abs e vou fazer uns vídeos comparando e tu vai ver que com o abs o carro vai parar antes do que com rodas travadas e vou mostrar que o threshold braking sim para antes que o abs.
Re: Freios ABS C4 PALLAS EXCLUSIVE
Enviado: 01 Ago 2013, 14:15
por Kbelooooo
Ps: Na pista é indesejável qualquer tipobde controle eletrônico. O que faz diferença é uma boa técnica de pilotagem, sem esp viro de 3 a 4 segundos mais rápido na pista.