Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
EvandroDR
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR

Pressão do óleo + Temperatura

Mensagem por EvandroDR »

Bom pessoal, já relatei um problema desses aqui e obtive diversas opniões que me ajudaram bastante. O tópico vai ser meio extenso pois vou reportar tudo desde de o inicio e espero que vocês me ajudem.

Tenho um Citroen C4 VTR e um tempo atrás (8 meses) ele vinha apresentando falha na pressão de óleo, até que os famosos tuchos começaram a bater. Fiz a troca da bomba de óleo e de todos os 16 tuchos, porém o aviso de "STOP" de falha na pressão de óleo de vez em quando aparecia e ainda ouvia os tuchos baterem.
Resolvi procurar alguém mais especializado e o mesmo me disse que já conhecia esse tipo de problema e que se tratava do seguinte: O motor do C4 não trabalha em um angulo reto, logo uma de suas galerias ficava com mais óleo do que a galeria que estava mais pro alto e sendo assim a lubrificação era um pouco diferente. Ele já tinha pego 5 C4 com esse tipo de problema e disse que alargando a galeria o problema iria acabar, como não tinha mais esperanças foi isso mesmo que eu fiz.
Logo que o serviço acabou ficou tudo OK! Bomba nova, tuchos novos e a tal galeria ganho um diâmetro a mais.

Porém estou reparando que quando o tempo está muito quente como hoje de vez em quando o aviso de "STOP" dispara no carro e acusa o mesmo problema de pressão do óleo, coincidentemente ou não somente em dias quentes.

Não sou muito entendido de mecânica mas aos poucos fui tomando e aprendendo, desculpa se falei alguma besteira ai. Mas o que vocês me dizem?
Algum problema no sensor de pressão somente ou algo muito mais sério?
Conto com a ajuda de vocês.

AndréLS
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Re: Pressão do óleo + Temperatura

Mensagem por AndréLS »

Quanto mais quente, menos denso o óleo, e menor a pressão do mesmo.

EvandroDR
Membros

Mensagem por EvandroDR »

AndréLS escreveu:Quanto mais quente, menos denso o óleo, e menor a pressão do mesmo.
Sim AndréLS, mas você acha isso normal?
Uma opção seria por um óleo de uma densidade maior a quente?

fmiglior
Moderador

Mensagem por fmiglior »

qual óleo vc esta usando ???
EX C4 VTR

EvandroDR
Membros

Mensagem por EvandroDR »

fmiglior escreveu:qual óleo vc esta usando ???
Bardahl Maxoil 10w40

AndréLS
Membros

Mensagem por AndréLS »

Eu não manjo dessas peculiaridades técnicas, mas como não temos manômetros nem sabemos a quantas anda a pressão de óleo, eu levaria para aferir ela, porque tem regulagem que nem a marcha lenta.
Nos vídeos do ADG (oficina de BH) ele mostrou um carro com a trompa do cárter entupida e baixava a pressão do sistema.

leokb
Membros

Mensagem por leokb »

EvandroDR escreveu:
fmiglior escreveu:qual óleo vc esta usando ???
Bardahl Maxoil 10w40
Esse óleo eh o recomendado para nossa temperatura?

EvandroDR
Membros

Mensagem por EvandroDR »

AndréLS escreveu:Eu não manjo dessas peculiaridades técnicas, mas como não temos manômetros nem sabemos a quantas anda a pressão de óleo, eu levaria para aferir ela, porque tem regulagem que nem a marcha lenta.
Nos vídeos do ADG (oficina de BH) ele mostrou um carro com a trompa do cárter entupida e baixava a pressão do sistema.

Como a bomba de óleo foi trocada, a pressão foi aferida e está OK.
Agora teria que ver esse caso da trompa do carter. Seria o pescador, ou estou falando besteira?

AndréLS
Membros

Mensagem por AndréLS »

EvandroDR escreveu:
AndréLS escreveu:Eu não manjo dessas peculiaridades técnicas, mas como não temos manômetros nem sabemos a quantas anda a pressão de óleo, eu levaria para aferir ela, porque tem regulagem que nem a marcha lenta.

Agora teria que ver esse caso da trompa do carter. Seria o pescador, ou estou falando besteira?
É pescador.
Mas aparece escrito no CB falha de pressão de óleo?
Porque a luz STOP é genérica, já que ele não tem luz específica para pressão de óleo e injeção eletrônica, o Ford Rocam também é assim.
Deve ser alguma pane de sensor.

EvandroDR
Membros

Mensagem por EvandroDR »

AndréLS escreveu:
EvandroDR escreveu:

É pescador.
Mas aparece escrito no CB falha de pressão de óleo?
Porque a luz STOP é genérica, já que ele não tem luz específica para pressão de óleo e injeção eletrônica, o Ford Rocam também é assim.
Deve ser alguma pane de sensor.
Tambem estou com essa ideia, vou tentar trocar o sensor e quando fizer isso vou postar aqui.
Pq talvez essa possa ser a duvida de alguem.
Mas se alguem tiver uma opniao da ai. Valeu pela ajuda!

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”