Consertando a Ventoinha do Radiador com R$ 15,00
Enviado: 18 Out 2013, 13:31
Saudações amigos do C4clube, esse é o meu 1º tutorial, por isso desculpem qualquer coisa.
Como já utilizei vários tutoriais que o pessoal disponibilizou aqui, chegou a minha vez de contribuir, do mesmo jeito que minha bateria se foi com 2 anos, chegou a vez das escovas da ventoinha do radiador.
Estava andando normalmente com o carro quando apareceu a mensagem STOP no painel e a temperatura estava topada no mostrador, desliguei o carro, liguei de novo e normalizou.
Chegando em casa dei uma pesquisada aqui no C4club e na hora detectei o problema, igual o de vários aqui, fiz o teste, dando um toquinho na ventoinha ela começava a girar.
Diagnóstico: ESCOVAS DO MOTOR DA VENTOINHA
Como o pessoal aqui do clube já tinha feitos os orçamentos nas concessionárias e sempre ficava entre R$ 1.300,00 e R$ 1.800,00, e eu não tinha essa grana,e por "ACHAR" ser uma coisa fácil de fazer, resolvi fazer em casa e gastei apenas R$ 15,00.
Materiais Necessários:
- chaves de fenda
- chaves sextavadas
- chaves de boca
- alicate
- ferro de solda
- solda
- Escovas de motor de partida (aqui utilizei as do gol), mas existem várias compatíveis (pra nossa sorte)
* Não coloquei as medidas das chaves, porque não sei ao certo, mas qualquer maleta de ferramentas básicas, tem todas elas (foi o meu caso).
# Maleta de Ferramentas:
# A minha Cobaia
# Desmontando o para choque (não vou explicar essa parte porque já existe tutorial disponível), prestem atenção que não precisa de cavalete nem retirar a roda, só girar pra uma lado e para o outro.
# Tirando as presilhas de plástico
# Só puxar devagar, mas quem tiver farol de neblina (meu caso), tem que desconectar os faróis antes de puxar totalmente o para choque.
# Coloque uma mão por cima e outra por baixa para desconectar o farol de Neblina
# Detalhe do plug do farol de Neblina
# Só puxar pra frente o para choques, não tem segredo, sai facinho...
# Não precisa retirar essa proteção de baixo, no meu caso retirei porque tive que ir na oficina de um amigo, fazer as soldas, já que perdi meu ferro de solda, mas da pra soldar em casa tranquilo.
# Vai ficar assim
# Solte esses 04 parafusos
# Desconecte esse plug
# Só desencaixar a ventoinha
# Vai ficar assim
# Coloque a ventoinha em cima de uma mesa ou bancada e solte esses 03 parafusos da parte de trás, na parte da frente fica a hélice, não precisa mexer nela.
# Após retirar os parafusos terá acesso ao motor, preste atenção no detalhe, são travinhas de ferro, use o alicate e solte as trava e retire a tampa.
# Vai ficar assim, remova essa parte de cima para ter acesso as escovas
# Detalhe da ventoinha sem o suporte das escovas
# A causa dos nossos problemas - AS ESCOVAS NO DETALHE -
# Motor todo sujo pelo desgaste das escovas
# Veja a diferença entre a escova nova e as usadas, as usadas tem menos de 1/4 do tamanho das novas ( meu carro tem 60 mil KM, e uso ar condicionado direto o que faz com que a ventoinha fique ligada por mais tempo, aumentando o desgaste das escovas, tudo isso é normal!
# Jogo de Escovas na embalagem, vem 04 na embalagem
# Aqui é só trocar as escovas e soldar, nessa parte onde as escovas encaixam tem uma trava na parte de trás, puxando a trava vai ter uma molinha que empurra a escova pra frente de acordo o tempo de uso, puxe a trava, tire a mola, coloque a escova nova, coloque a mola, feche a trava
# Meu amigo Jocelino Testando a ventoinha, ligando numa fonte 12v, agora é só montar,
# Antes de montar dei uma limpada boa na frente do carro
# Aproveitei e lavei o para choque e a proteção do motor no quintal
# Resultado após o serviço!
Espero que tenham gostado.
Abraços...
Como já utilizei vários tutoriais que o pessoal disponibilizou aqui, chegou a minha vez de contribuir, do mesmo jeito que minha bateria se foi com 2 anos, chegou a vez das escovas da ventoinha do radiador.
Estava andando normalmente com o carro quando apareceu a mensagem STOP no painel e a temperatura estava topada no mostrador, desliguei o carro, liguei de novo e normalizou.
Chegando em casa dei uma pesquisada aqui no C4club e na hora detectei o problema, igual o de vários aqui, fiz o teste, dando um toquinho na ventoinha ela começava a girar.
Diagnóstico: ESCOVAS DO MOTOR DA VENTOINHA
Como o pessoal aqui do clube já tinha feitos os orçamentos nas concessionárias e sempre ficava entre R$ 1.300,00 e R$ 1.800,00, e eu não tinha essa grana,e por "ACHAR" ser uma coisa fácil de fazer, resolvi fazer em casa e gastei apenas R$ 15,00.
Materiais Necessários:
- chaves de fenda
- chaves sextavadas
- chaves de boca
- alicate
- ferro de solda
- solda
- Escovas de motor de partida (aqui utilizei as do gol), mas existem várias compatíveis (pra nossa sorte)
* Não coloquei as medidas das chaves, porque não sei ao certo, mas qualquer maleta de ferramentas básicas, tem todas elas (foi o meu caso).
# Maleta de Ferramentas:
# A minha Cobaia
# Desmontando o para choque (não vou explicar essa parte porque já existe tutorial disponível), prestem atenção que não precisa de cavalete nem retirar a roda, só girar pra uma lado e para o outro.
# Tirando as presilhas de plástico
# Só puxar devagar, mas quem tiver farol de neblina (meu caso), tem que desconectar os faróis antes de puxar totalmente o para choque.
# Coloque uma mão por cima e outra por baixa para desconectar o farol de Neblina
# Detalhe do plug do farol de Neblina
# Só puxar pra frente o para choques, não tem segredo, sai facinho...
# Não precisa retirar essa proteção de baixo, no meu caso retirei porque tive que ir na oficina de um amigo, fazer as soldas, já que perdi meu ferro de solda, mas da pra soldar em casa tranquilo.
# Vai ficar assim
# Solte esses 04 parafusos
# Desconecte esse plug
# Só desencaixar a ventoinha
# Vai ficar assim
# Coloque a ventoinha em cima de uma mesa ou bancada e solte esses 03 parafusos da parte de trás, na parte da frente fica a hélice, não precisa mexer nela.
# Após retirar os parafusos terá acesso ao motor, preste atenção no detalhe, são travinhas de ferro, use o alicate e solte as trava e retire a tampa.
# Vai ficar assim, remova essa parte de cima para ter acesso as escovas
# Detalhe da ventoinha sem o suporte das escovas
# A causa dos nossos problemas - AS ESCOVAS NO DETALHE -
# Motor todo sujo pelo desgaste das escovas
# Veja a diferença entre a escova nova e as usadas, as usadas tem menos de 1/4 do tamanho das novas ( meu carro tem 60 mil KM, e uso ar condicionado direto o que faz com que a ventoinha fique ligada por mais tempo, aumentando o desgaste das escovas, tudo isso é normal!
# Jogo de Escovas na embalagem, vem 04 na embalagem
# Aqui é só trocar as escovas e soldar, nessa parte onde as escovas encaixam tem uma trava na parte de trás, puxando a trava vai ter uma molinha que empurra a escova pra frente de acordo o tempo de uso, puxe a trava, tire a mola, coloque a escova nova, coloque a mola, feche a trava
# Meu amigo Jocelino Testando a ventoinha, ligando numa fonte 12v, agora é só montar,
# Antes de montar dei uma limpada boa na frente do carro
# Aproveitei e lavei o para choque e a proteção do motor no quintal
# Resultado após o serviço!
Espero que tenham gostado.
Abraços...