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Dúvida cambio automatico!

Enviado: 23 Ago 2009, 21:00
por Lucas Campos Martins
Bom pessoal, estou dirigindo meu pallas automatico e ainda não sei sobre os detalhes deste cambio...

Minha dúvida é a seguinte, em carros manuais colocamos o cambio na posição neutro (ponto morto) quando paramos em um sinal ou em qualuqer outro local, no automatico é possível observar que o carro não sai da primeira marcha, então seria uma forma de economizar gasolina, ou contribuir para a melhor manutenção do motor colocando o cambio automático na posição neutro??? isso de algum modo pode acarretar em problemas, pois engarrafamentos são comuns e muitas vezes o cambio seria trocado?? é correto trocar o cambio para neutro com o carro em movimento(quando está quase parando ou para descer ruas não muito ígrimes?(isso ajuda a economizar tbm?)

abraços!

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 23 Ago 2009, 21:27
por foxmc
Não coloque o câmbio automático em neutro não, vai só te trazer problemas, ele é automático até nisso, é só colocar no D e largar...

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 23 Ago 2009, 22:19
por Cyro
Em relação a posição neutra já li na quatro rodas pergunta semelhante que esclarecia que ao ficar parado por períodos mais longos como num farol, seria aconselhável a posição neutro ou parking, evitando algum grau de desgaste. Já sobre a sua segunda pergunta sou totalmente contra, pois a posição neutra em uma descida equivale a colocar o carro na "banguela" o que tira tração e consequentemente estabilidade. Além de desaconselhável é prevista como infração pelo código de trânsito. Quando estou com o carro da esposa (com câmbio automático), uso no anda-para do trânsito o drive e ao parar em semáforos passo pra parking.

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 23 Ago 2009, 22:25
por fabio_sd
Em longos periodos parado, por exemplo num engarrafamento, coloque o cambio no N. Economia de combustivel e reducao do desgaste mecanico.

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 23 Ago 2009, 22:55
por El Guapo
Meu Pallas é manual mas meu carro anterior era automático por isso posso responder algumas coisas:
1. Em descidas deixe em D ou se a descida for muito íngrime coloque na 3 marcha ou 2 conforme for o caso, vc poupa o sistema de freios e economiza combustível, com a marcha engrenada a injeção vai entrar em cut off, cortando o fornecimento de combustível e seu consumo vai ser zero, isso mesmo, consumo zero, o que não ocorre se vc deixar em N.
2. No para e anda no trânsito se vc pode colocar em N caso vc fique parado por mais de 1 minuto, do contrário deixe em D mesmo.

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 23 Ago 2009, 23:48
por mmbdp
El Guapo escreveu:Meu Pallas é manual mas meu carro anterior era automático por isso posso responder algumas coisas:
1. Em descidas deixe em D ou se a descida for muito íngrime coloque na 3 marcha ou 2 conforme for o caso, vc poupa o sistema de freios e economiza combustível, com a marcha engrenada a injeção vai entrar em cut off, cortando o fornecimento de combustível e seu consumo vai ser zero, isso mesmo, consumo zero, o que não ocorre se vc deixar em N.
2. No para e anda no trânsito se vc pode colocar em N caso vc fique parado por mais de 1 minuto, do contrário deixe em D mesmo.
Isso da injeção cortar e zerar o consumo é perfeito quando engrenada em descidas ou desacelerações, tanto em câmbio automático quanto manual, e, além de economizar combustível, diminui o uso dos freios e o desgaste maior das pastilhas e discos. Economia dos dois lados.

Ou seja, com exceção das paradas com menos de um minuto, trate seu câmbio automático como se fosse manual. No anda e pára, em descidas ou desacelerações, engrenado.

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 24 Ago 2009, 08:45
por merces
Tambem tenho esta duvida. Esse é meu primeiro carro automatico. No manual li para NUNCA colocar o carro em N em movimento. No mecânico quando o sinal fecha lá longe eu colocava no ponto morto e o carro ía deslizando não só por economia como tambem por segurança, pois hoje em dia quanto menos tempo vc ficar parado no sinal melhor, com o automático, apesar do manual, sinto vontade de colocar no N para ele deslizar igual ao mecanico, mas tenho medo por causa da advertência feita no manual. E aí colegas, vcs que tem carro automático a mais tempo? pode ou não pode?
Abs

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 24 Ago 2009, 11:03
por marcusthedriver
O meu carro atual é mecanico, mas ja tive A/T... eu colocava no N sempre em farois... quando tinha muito transito... faço a mesma coisa quando saio com o carro do meu pai... e em descidas/subidas travo o cambio em outra posução de acordo com a situação... acho q assim desgasta menos o câmbio e o carro...

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 24 Ago 2009, 14:14
por entendeu
todos carros com injeçao, independente se automatico ou manual, em decidas ele é mais economico se estiver engrenado, vc pode fazer o teste colocando o computador de bordo para mostrar o consumo instantaneo em uma descida longa e vc vera q ele qdo engrenado, sem acelerar o CB vai mostrar 999 ai se vc colocar em Neutro (ou ponto morto) o CB ira mostrar uns 74, ou seja, esta gastando.....

esse negocio de colocar em ponto morto em descida para economizar so é valido para carros carburados (sim, aqueles antigos 2E, 3E, Webber40 idf, dcoe......)

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 24 Ago 2009, 17:31
por fabio_sd
merces escreveu:Tambem tenho esta duvida. Esse é meu primeiro carro automatico. No manual li para NUNCA colocar o carro em N em movimento. No mecânico quando o sinal fecha lá longe eu colocava no ponto morto e o carro ía deslizando não só por economia como tambem por segurança, pois hoje em dia quanto menos tempo vc ficar parado no sinal melhor, com o automático, apesar do manual, sinto vontade de colocar no N para ele deslizar igual ao mecanico, mas tenho medo por causa da advertência feita no manual. E aí colegas, vcs que tem carro automático a mais tempo? pode ou não pode?
Abs
Sim, voce pode colocar N com o carro em movimento. O que voce nao pode e' voltar de N para D com o carro andando. Nao faca isto. Existe serio risco de voce quebrar o cambio do seu carro.