Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
opapito
Membros
Estado: PE
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

C4 Lounge - sensor de ponto cego/SAM – SMART ALERT MOVE

Mensagem por opapito »

Boa noite pessoal,

Comprei um C4 Lounge THP 165 Auto EXCLUSIVE Pack Select, que vem com o sistema de "Vigilância dos Pontos Cegos", segundo descrição no Manual, também chamado no próprio site da citroën como "SAM – SMART ALERT MOVE".

Segundo informado tanto no manual, quanto no site, um indicador situado no retrovisor exterior que acende-se e previne o motorista quanto da chegada de um veículo na área de detecção de pontos cegos.

Ocorre que já fiz várias manobras e essa luz nunca acendeu, e eu tinha certeza que existiam veículos nos pontos cegos.

Daí pensei que estava desativada, pois o manual também fala que no menu de parâmetros do veículo ela pode ser ativada/desativada, mas ao acessar tal menu, tal opção não é listada?

Alguém tem o mesmo problema?

fmiglior
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Re: C4 Lounge - sensor de ponto cego/SAM – SMART ALERT MOVE

Mensagem por fmiglior »

no DS4 tem um Botão proximo ao botão do ESP que ativa e desativa essa função, o desenho do botão é parecido com o desenho que tem nos catos do retrovisor. o Lounge tem esse botão?
EX C4 VTR

BDELIBERATO
Membros
Estado: SP

Mensagem por BDELIBERATO »

Olá, o meu também veio desligado. Tem que desativa-lo no computador de bordo, assim ele funcionará. Deve ser algum defeito de fabrica que será corrigido nas próximos meses. Houve vários relatos disto aqui no fórum.

opapito escreveu:Boa noite pessoal,

Comprei um C4 Lounge THP 165 Auto EXCLUSIVE Pack Select, que vem com o sistema de "Vigilância dos Pontos Cegos", segundo descrição no Manual, também chamado no próprio site da citroën como "SAM – SMART ALERT MOVE".

Segundo informado tanto no manual, quanto no site, um indicador situado no retrovisor exterior que acende-se e previne o motorista quanto da chegada de um veículo na área de detecção de pontos cegos.

Ocorre que já fiz várias manobras e essa luz nunca acendeu, e eu tinha certeza que existiam veículos nos pontos cegos.

Daí pensei que estava desativada, pois o manual também fala que no menu de parâmetros do veículo ela pode ser ativada/desativada, mas ao acessar tal menu, tal opção não é listada?

opapito
Membros

Mensagem por opapito »

fmiglior escreveu:no DS4 tem um Botão proximo ao botão do ESP que ativa e desativa essa função, o desenho do botão é parecido com o desenho que tem nos catos do retrovisor. o Lounge tem esse botão?
Pois é...tem não

opapito
Membros

Mensagem por opapito »

BDELIBERATO escreveu:Olá, o meu também veio desligado. Tem que desativa-lo no computador de bordo, assim ele funcionará. Deve ser algum defeito de fabrica que será corrigido nas próximos meses. Houve vários relatos disto aqui no fórum.

opapito escreveu:Boa noite pessoal,

Vamos lá pessoal,
Voltei há pouco da Concessionária e como o BDELIBERATO falou, trata-se de um "defeito" de fábrica.
Na verdade não é "defeito", pois todos os sensores estão funcionando. O que está errado é uma superposição de funções pela central.
Depois de um dia inteiro de investigação e adoção procedimentos com orientação da fábrica, o técnico descobriu qual é o "lance".
Primeiro, vamos combinar que o cara que faz a tradução do manual deveria ser demitido né.
A Citroën também não ajuda muito, pois chama "SAM – SMART ALERT MOVE" no site, de "sensor de ponto cego" no manual e de "ajuda para ultrapassagem" na seção de parâmetros do veículo...aí não dá né
Continuando, o SAM só funciona se você desligar ele. Isso mesmo. E ele é desligado no parâmetro "ajuda para ultrapassagem".
E por que isso acontece? Segundo o técnico, tanto o auxílio para estacionamento, quanto o de ultrapassagem utilizam os sensores fixados nos parachoques do veículo, mas cada um é comandado por uma central diferente.
O que estava acontecendo é que uma central estava interferindo na outra, ambas estavam fazendo o mesmo trabalho o que termina por anular o sistema.
Por isso que quando se desliga, ele passa a funcionar, pois o trabalho todo fica com apenas uma das centrais.
Bom, o técnico corrigiu isso e já informou à fábrica, de modo que, no meu veículo, quando se liga a opção "ajuda para ultrapassagem" o SAM agora é ativado e as centrais não mais interferem uma na outra.
É isso aí pessoal, espero que essas informações ajudem.
No mais, ainda bem que consegui ativar o SAM, pois ele é um excelente auxílio na condução segura do veículo.
Boa noite a todos

gemineiro
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Mensagem por gemineiro »

O meu já veio funcionando legal. De qq forma obrigado por compartilhar a informação.

ricardogabriel80
Membros
Estado: PR

Mensagem por ricardogabriel80 »

Pois é, tive que vir até o fórum para descobrir o problema que a consessionária Citroen Boulevard em Curitiba insiste que não tem.
Pior que deixei o carro lá e ainda me disseram: 'está funcionando tal como as páginas x e y do manual'.
Vou levar essa página do fórum impressa e exigir que a concessionária faça o serviço corretamente.
Valeu mesmo.

paulobravomike
Membros
Estado: DF

Mensagem por paulobravomike »

O meu veio com problema similar. No caso é só o sensor do lado direito (passageiro) que não funciona. Deixei hoje na Css e eles ainda não resolveram. Será que a solução já descrita pode ser aplicada no meu caso?

ricardogabriel80
Membros
Estado: PR

Mensagem por ricardogabriel80 »

Olá pessoal,
Levei ontem novamente na Citroen Boulevard de Curitiba e agora eles estão de acordo com o problema. Foi aberto um chamado na fábrica que também já tem conhecimento do problema, mas ainda não tem solução.
O jeito é sentar no lounge e esperar.
E quando a solução vier, que aproveitem e ajustem o manual e o menu do veículo. Dessa forma não fica confuso. Compartilho com vocês quando tiver novidades.

paulobravomike
Membros
Estado: DF

Mensagem por paulobravomike »

Meu problema foi resolvido na css. Tinha um problema no chicote, que estava invertido. Levou um dia para ficar pronto.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”