Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
lange.falcao
Membros
Estado: PB
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Como (des)ligar o ar-condicionado digital corretamente?

Mensagem por lange.falcao »

Olá!

Gostaria de saber a maneira correta de ligar/desligar o ar-condicionado digital no C4. Pelo seguinte, quando estou com o carro ligado e o ar no automático, ao estacioná-lo não aciono o botão para desligá-lo, fazendo isso juntamente com o ato de se desligar o veículo.

Ao dar a partida no carro, percebo "como se o compressor não ligasse" de imediato, juntamente com a partida do motor mas, após uns três/cinco segundos. Essa percepção está correta ou ele liga ao mesmo tempo do motor?

Também "sei" que no caso dos modelos equipados com ar analógico, o correto é não dar a partida com o seletor acionado, pois neste caso o compressor é ligado ao mesmo tempo do motor do carro (essa informação/recomendação me foi repassada por um consultor de vendas).

O que vocês me dizem?

Obrigada.

fernandomanomics
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR

Re: Como (des)ligar o ar-condicionado digital corretamente?

Mensagem por fernandomanomics »

Cara, hoje em dia não existe mais problema em acionar o motor com o ar ligado, seja ele analógico ou digital. Quem aciona o compressor do ar condicionado é um sinal vindo do módulo. Pode reparar, se você acelerar o motor mesmo parado, o compressor vai desacoplar ao subir o giro e acoplar novamente quando a rotação estabilizar, isso acontece para aliviar a carga sobre o motor quando se precisa de mais potência.
Tem um vídeo do Dr Carro que ele explica direitinho todo o processo: http://www.youtube.com/watch?v=zwyGgfym5h8

Abs.

Caple
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por Caple »

Eu nem tento mais entender o ar condicionado digital :P
É bem comum eu estar com o ar desligado, chegar em casa e estacionar. Horas depois, quando vou sair novamente, ligo o carro e o ar liga sozinho.
Às vezes não liga, como deveria ser nesse caso.
Outra coisa que não entendo é porque, ao desligar o ar, a ventilação segue ligada, necessitando que o botão de diminuir a ventilação seja pressionado algumas vezes para que ela desligue.

lange.falcao
Membros

fernandomanomics escreveu:Cara, hoje em dia não existe mais problema em acionar o motor com o ar ligado, seja ele analógico ou digital. Quem aciona o compressor do ar condicionado é um sinal vindo do módulo. Pode reparar, se você acelerar o motor mesmo parado, o compressor vai desacoplar ao subir o giro e acoplar novamente quando a rotação estabilizar, isso acontece para aliviar a carga sobre o motor quando se precisa de mais potência.
Tem um vídeo do Dr Carro que ele explica direitinho todo o processo: http://www.youtube.com/watch?v=zwyGgfym5h8

Abs.

Pôxa, obrigada! Vou olhar agora mesmo o vídeo.

lange.falcao
Membros

Caple escreveu:Eu nem tento mais entender o ar condicionado digital :P
É bem comum eu estar com o ar desligado, chegar em casa e estacionar. Horas depois, quando vou sair novamente, ligo o carro e o ar liga sozinho.
Às vezes não liga, como deveria ser nesse caso.
Outra coisa que não entendo é porque, ao desligar o ar, a ventilação segue ligada, necessitando que o botão de diminuir a ventilação seja pressionado algumas vezes para que ela desligue.

Bem, procurando uma resposta para a minha pergunta a fim de não criar um novo tópico (o que obviamente não foi possível), acabei encontrando uma discussão aqui no fórum justamente sobre essa sua indagação de o porquê de o ar não desligar quando se pressiona o botão a/c, sendo necessário diminuir a ventilação ao mínimo. Agora, acho estranho você desligar o carro com o ar ligado e ao ligá-lo o compressor não iniciar sozinho.

Sergitow
Membros
Estado: PE
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Sergitow »

Taaaanto tempo depois, uma resposta, Lange: isso se dá, porque todo condicionador de ar do carro tem um relê, que segura o início do compressor até o alternador gerar a corrente necessária, além disso, quando se desliga, ele também segura a energia suficiente para desarmar todo o mecanismo.

lange.falcao
Membros

Sergitow escreveu:Taaaanto tempo depois, uma resposta, Lange: isso se dá, porque todo condicionador de ar do carro tem um relê, que segura o início do compressor até o alternador gerar a corrente necessária, além disso, quando se desliga, ele também segura a energia suficiente para desarmar todo o mecanismo.

Hehehe. É verdade. Muuuuito tempo depois. Mas assim mesmo obrigada. Essa resposta bem técnica ajuda mesmo a sanar as dúvidas.

Um abraço.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”