Olá turma.
Estou querendo colocar um sub no meu C4 para aumentar os graves mas não quero mudar o som original. Não quero mudar os auto falantes e nem o CD player originais. Quero apenas dar uma melhorada nos graves.
Daí tenho algumas dúvidas. Sou leigo em termos de som e queria a ajuda de vocês.
Pesquisando na net, "montei" a seguinte possível configuração. O que vocês acham ? Vou ter o efeito esperado ?
1 Subwoofer
=> Devo comprar de 10” ou 12” ?
=> Com bobina dupla ou simples. O que é isso ?
=> Qual a melhor marca ? Amperagem, potência, etc ?
1 Caixa Selada para o Sub
=> Precisa realmente da caixa selada ?
=> Qual o melhor ? Selada ou Dutada ? Qual a diferença ?
1 Módulo de força para o Sub.
=> Qual a melhor marca ?
=> Qual deve ser a pontência ? RMS ? PMPO ?
=> Qual deve ser a frequência ? Ouvi falar que quanto menor melhor. Qual o indicado ?
=> Deve ser de 1, 2, 3 ou 4 canais ?
Esses seriam os componentes do SUB.
Agora uma outra dúvida: Para ativar o Sub vou precisar ter um botão auxiliar localizado abaixo do volante ou posso ativá-lo via função no próprio player original do som ?
Eu lembro que tinha um carro em que eu ativava o Sub através da função "Loud" do Cd Player. Posso fazer isso com o Pallas ? Sem ter que instalar um botão embaixo do volante só para isso ?
Valeu turma, grande abraço.
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Re: Instalando Subwoofer no Pallas - Dúvida
Fala meu amigo!...
Seguinte..., a parte stereo original do Pallas é muito fraca, então se você só colocar um sistema de subwoofer, você vai ficar com muito grave e pouco stereo. Porém, se o seu stereo lhe satisfaz, então indico o seguinte:
1- Subwoofer NAR de 10 pol, código 10SW-2, potência RMS 180W;
2- Caixa selada (aí tem que ver qual caixa você vai colocar e onde. Aí tem alguns pensamentos que você terá que fazer. Se você quer uma caixa pra ficar "jogada" dentro do seu porta-malas, então siga na direção de uma caixa que você compra na Sta. Ifigênia ou algo assim. Porém, se você quer algo mais voltado para um som com acabamento muito bem feito e aproveitando espaços, então você vai ter que levar em uma loja de som e mandar fazer uma caixa para o seu carro/porta-malas. Aí sai caro..., então é bom pensar bem em qual direção você quer seguir;
3- Amplificador de potência MONO. Pode ver se a Falcon tem algum que tenha a potência RMS casada com o subwoofer e que admita entrada tipo RCA;
4- Conversor fio->RCA com controle para subwoofer, pegando da saída traseira do seu rádio original, entrando nessa caixinha e pegando as saídas RCA e ligando na entrada do módulo de potência que vai ligar no seu sub. Com isso, você terá como acionar o amplificador com o remote que sai dessa caixinha (já que o rádio original não tem um sinal remote confiável), controlar o sub independentemente dos ajustes do rádio (já que o rádio não possui ajuste de sub) e cortes de frequência e ganho você poderá ajustar no próprio amplificador. Não sei se a Falcon tem algum amplificador MONO, com entrada RCA e ajuste de ganho e corte de frequência, mas verifique no site deles.
E pronto!... Você já tem um sisteminha para colocar sub grave no seu som original. E o que é melhor, você não perde os bips dos sensores de estacionamento do seu carro, caso ele tenha esse sistema.
Abraços,
Rodrigo.
Seguinte..., a parte stereo original do Pallas é muito fraca, então se você só colocar um sistema de subwoofer, você vai ficar com muito grave e pouco stereo. Porém, se o seu stereo lhe satisfaz, então indico o seguinte:
1- Subwoofer NAR de 10 pol, código 10SW-2, potência RMS 180W;
2- Caixa selada (aí tem que ver qual caixa você vai colocar e onde. Aí tem alguns pensamentos que você terá que fazer. Se você quer uma caixa pra ficar "jogada" dentro do seu porta-malas, então siga na direção de uma caixa que você compra na Sta. Ifigênia ou algo assim. Porém, se você quer algo mais voltado para um som com acabamento muito bem feito e aproveitando espaços, então você vai ter que levar em uma loja de som e mandar fazer uma caixa para o seu carro/porta-malas. Aí sai caro..., então é bom pensar bem em qual direção você quer seguir;
3- Amplificador de potência MONO. Pode ver se a Falcon tem algum que tenha a potência RMS casada com o subwoofer e que admita entrada tipo RCA;
4- Conversor fio->RCA com controle para subwoofer, pegando da saída traseira do seu rádio original, entrando nessa caixinha e pegando as saídas RCA e ligando na entrada do módulo de potência que vai ligar no seu sub. Com isso, você terá como acionar o amplificador com o remote que sai dessa caixinha (já que o rádio original não tem um sinal remote confiável), controlar o sub independentemente dos ajustes do rádio (já que o rádio não possui ajuste de sub) e cortes de frequência e ganho você poderá ajustar no próprio amplificador. Não sei se a Falcon tem algum amplificador MONO, com entrada RCA e ajuste de ganho e corte de frequência, mas verifique no site deles.
E pronto!... Você já tem um sisteminha para colocar sub grave no seu som original. E o que é melhor, você não perde os bips dos sensores de estacionamento do seu carro, caso ele tenha esse sistema.
Abraços,
Rodrigo.
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Re: Instalando Subwoofer no Pallas - Dúvida
Dá uma lida nesses 2 tópicos que vão te ajudar bastante!
viewtopic.php?f=19&t=1119
viewtopic.php?f=19&t=884
Abraço
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Abraço
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Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
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Re: Instalando Subwoofer no Pallas - Dúvida
Caros Elisandro e RodVTS98,
tenho um pallas (com sub e mais um monte de coisas) e em relação ao tópico faço apenas algumas considerações aproveitando que o que já foi dito é preciso e correto.
O pallas é um carro grande, com porta malas bem destacado da cabine, portanto, um sub prá tocar lá na mala e ser bem sentido (graves são sentidos) dentro do carro, vai ter que ter uma potência razoável e uma caixa firme e precisa em termos de litragem, além de um amp que forneça ao sub potência adequada.
Minha idéia original ao ver o porta malas do pallas era por um sub de cada lado, aproveitando os espaços laterais existentes. Desisti por ter que levar todo cabeamento pra lá e por gastar potência pra fazer a extremidade traseira do carro tremer e o grave ser mais sentido fora do que dentro do carro.
Optei por um sub FLT da Bravox em uma caixa selada de madeira embaixo do banco do carona. Inicialmente esse sub era empurrado por um módulo booster marca digisound.
tópico:viewtopic.php?f=19&t=929&st=0&sk=t&sd=a ... o&start=20
O sub NAR, pelo que tenho lido (nunca ouvi um) é melhor que esse meu, mas pede uma caixa que, em volume, inviabilizaria a minha idéia de pôr o sub DENTRO do carro.
O R1C4 (distanceswimmer@hotmail.com) e o Bora (elborabom) estão trazendo pro Brasil uma marca EXCELENTE de alto-falantes - RE AUDIO:
Vale a pena conferir ou contactar um dos dois sobre o projeto.
http://reaudio.com/home.html
O remote do rádio original do pallas é, em verdade, uma saída de positivo prá alimentação da USB BOX, ou seja, ligou o carro ele liga, ligou o rádio com o carro desligado, ele liga também. O problema em usá-lo sem chaveamento é que o amplificador ligaria junto com o carro, mesmo sem o rádio estar ligado.
Voltando pra sua idéia original, acredito que um sub e amp com essa potência, vâo produzir um grave muito mais potente que o som stereo do carro, e aí ficaria desproporcional, mesmo se usado com potenciômetro exclusivo.
Pra isso, um sub de 10 ficaria bom como disse o Rod. Marca também concordo sobre o NAR pq li muito bem a respeito dele. Caixa selada dá uma resposta mais forte de grave, enquanto a dutada dá graves mais perfeitos e extendidos, mas não nesse nível de potência de sub e de amp. Só com muito mais potência e qualidade.
Módulo poderia ser usado um módulo digital mono - mais caro, menor aquecimento e menor gasto de energia;
Mosfet prá empurrar só um sub sem amplificar o resto eu particularmente acho que não compensa o gasto com o proveito.
Não existe uma marca MELHOR, a menos que se vá pro absurdo mundo TOP importado. Pode ser considerado só para sub, sem amplificar o stereo um módulo MONO do tipo booster, muito mais barato e com entrada alta pro som original, mas não vai te dar regulagem específica, que ficará a cargo do bass do som.
A Potência Medida Prá Otário NÃO DEVE NUNCA SER CONSIDERADA PRÁ NADA, só pra enganar o comprador.
Sub toca a partir de 20 Hertz (abaixo disso não ouvimos) até uns 100/160 Hertz, o resto fica pro stereo.
Bobina dupla facilita na hora de casar a impedância do sub com o módulo, ligando-as em série ou em paralelo
Amp de um canal mono só toca o sub. Dois canais em geral só pro stereo. Quatro canais pode amplificar o stereo dianteiro e, ligando os outros dois canais em bridge, empurrar também o sub (essa a minha solução, do cyro e de outros).
viewtopic.php?f=19&t=1496&hilit=+dti+db+drive
viewtopic.php?f=19&t=2218&st=0&sk=t&sd= ... sbloqueado
viewtopic.php?f=19&t=1518&p=17282&hilit ... las#p17282
Espero ter ajudado.
tenho um pallas (com sub e mais um monte de coisas) e em relação ao tópico faço apenas algumas considerações aproveitando que o que já foi dito é preciso e correto.
O pallas é um carro grande, com porta malas bem destacado da cabine, portanto, um sub prá tocar lá na mala e ser bem sentido (graves são sentidos) dentro do carro, vai ter que ter uma potência razoável e uma caixa firme e precisa em termos de litragem, além de um amp que forneça ao sub potência adequada.
Minha idéia original ao ver o porta malas do pallas era por um sub de cada lado, aproveitando os espaços laterais existentes. Desisti por ter que levar todo cabeamento pra lá e por gastar potência pra fazer a extremidade traseira do carro tremer e o grave ser mais sentido fora do que dentro do carro.
Optei por um sub FLT da Bravox em uma caixa selada de madeira embaixo do banco do carona. Inicialmente esse sub era empurrado por um módulo booster marca digisound.
tópico:viewtopic.php?f=19&t=929&st=0&sk=t&sd=a ... o&start=20
O sub NAR, pelo que tenho lido (nunca ouvi um) é melhor que esse meu, mas pede uma caixa que, em volume, inviabilizaria a minha idéia de pôr o sub DENTRO do carro.
O R1C4 (distanceswimmer@hotmail.com) e o Bora (elborabom) estão trazendo pro Brasil uma marca EXCELENTE de alto-falantes - RE AUDIO:
Vale a pena conferir ou contactar um dos dois sobre o projeto.
http://reaudio.com/home.html
O remote do rádio original do pallas é, em verdade, uma saída de positivo prá alimentação da USB BOX, ou seja, ligou o carro ele liga, ligou o rádio com o carro desligado, ele liga também. O problema em usá-lo sem chaveamento é que o amplificador ligaria junto com o carro, mesmo sem o rádio estar ligado.
Voltando pra sua idéia original, acredito que um sub e amp com essa potência, vâo produzir um grave muito mais potente que o som stereo do carro, e aí ficaria desproporcional, mesmo se usado com potenciômetro exclusivo.
Pra isso, um sub de 10 ficaria bom como disse o Rod. Marca também concordo sobre o NAR pq li muito bem a respeito dele. Caixa selada dá uma resposta mais forte de grave, enquanto a dutada dá graves mais perfeitos e extendidos, mas não nesse nível de potência de sub e de amp. Só com muito mais potência e qualidade.
Módulo poderia ser usado um módulo digital mono - mais caro, menor aquecimento e menor gasto de energia;
Mosfet prá empurrar só um sub sem amplificar o resto eu particularmente acho que não compensa o gasto com o proveito.
Não existe uma marca MELHOR, a menos que se vá pro absurdo mundo TOP importado. Pode ser considerado só para sub, sem amplificar o stereo um módulo MONO do tipo booster, muito mais barato e com entrada alta pro som original, mas não vai te dar regulagem específica, que ficará a cargo do bass do som.
A Potência Medida Prá Otário NÃO DEVE NUNCA SER CONSIDERADA PRÁ NADA, só pra enganar o comprador.
Sub toca a partir de 20 Hertz (abaixo disso não ouvimos) até uns 100/160 Hertz, o resto fica pro stereo.
Bobina dupla facilita na hora de casar a impedância do sub com o módulo, ligando-as em série ou em paralelo
Amp de um canal mono só toca o sub. Dois canais em geral só pro stereo. Quatro canais pode amplificar o stereo dianteiro e, ligando os outros dois canais em bridge, empurrar também o sub (essa a minha solução, do cyro e de outros).
viewtopic.php?f=19&t=1496&hilit=+dti+db+drive
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Espero ter ajudado.
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Re: Instalando Subwoofer no Pallas - Dúvida
Opa Marcelo e demais companheiros do fórum.
Agradeço enormente pelas respostas dadas. Realmente tirei todas as minhas dúvidas.
Bom saber que a turma realmente se empenha nas respostas. Show !
Este fim de semana vou na loja fazer a instalação e depois posto aqui no fórum as impressões, valores e resultados pra vocês.
Abs.
Agradeço enormente pelas respostas dadas. Realmente tirei todas as minhas dúvidas.
Bom saber que a turma realmente se empenha nas respostas. Show !
Este fim de semana vou na loja fazer a instalação e depois posto aqui no fórum as impressões, valores e resultados pra vocês.
Abs.
- RodVTS98
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Re: Instalando Subwoofer no Pallas - Dúvida
Opa!!!...
Valeu Marcelão pelo complemento das respostas!
Apenas um ponto importante: Quando recomendei o conversor fio-RCA para sub, eu justamente estava pesando no controle individual para o sub, pois existe um conversor (que eu conheço) que faz isso! A marca é EATech. São conversores de excelente qualidade e já que o nosso amigo Edisandro pensou em não mexer no stereo, iria casar muito bem.
Outro ponto importante, a caixa dutada tem um ganho superior à selada. O foguete, é que a caixa dutada pede uma litragem muito maior para prover esse ganho, então tem muita gente que parte pra selada por conta de espaço. Aí vai gosto e uma porção de outros detalhes.
Abraços a todos e espero pelas infos do nosso amigo Edisandro.
Rodrigo.
Valeu Marcelão pelo complemento das respostas!
Apenas um ponto importante: Quando recomendei o conversor fio-RCA para sub, eu justamente estava pesando no controle individual para o sub, pois existe um conversor (que eu conheço) que faz isso! A marca é EATech. São conversores de excelente qualidade e já que o nosso amigo Edisandro pensou em não mexer no stereo, iria casar muito bem.
Outro ponto importante, a caixa dutada tem um ganho superior à selada. O foguete, é que a caixa dutada pede uma litragem muito maior para prover esse ganho, então tem muita gente que parte pra selada por conta de espaço. Aí vai gosto e uma porção de outros detalhes.
Abraços a todos e espero pelas infos do nosso amigo Edisandro.
Rodrigo.
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C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
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