-
- Membros
- Mensagens: 231
- Registrado em: 15 Dez 2013, 15:08
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
[hipótese] em caso de quebra, trocar AL4 por AT6 (AISIN)
Bom dia!
Acho um exercício interessante para a galera que manja de mecânica levantar a possibilidade de, no caso de uma eventual quebra do AL4, realizar a troca de todo o conjunto pelo câmbio usado atualmente nos peugeot 308/408 e no C4 Lounge para o mesmo motor 2.0 flex do C4 Hatch e do C4 PALLAS.
Espero realmente nunca passar por isso, mas quando comprei meu C4 BVA eu já sabia da fama do AL4, ou seja, dá pra esperar de tudo!
Que tipo de adaptações esse tipo de troca demandaria? Pelo fato do AL4 ainda ser vendido na mesma plataforma do 308/408, tenho algumas esperanças de ser relativamente "plug and play", salvo proporções óbvias. Provavelmente, por ser uma "evolução" do AL4 da PSA, eu imagino que as montadoras possam ter encomendado para a Aisin alguma solução com interfaces IN/OUT (lógicas) idênticas, para não ter custos de adaptação em outras partes dos carros.
Não tenho nem ideia onde fica a central lógica que comanda as trocas das marchas... mas imagino que seja algo dentro do próprio conjunto. Provavelmente o conta-giros que mostra a marcha atual embaixo não seja compatível, mas tudo é possível, vai que a central do câmbio só manda um valor tipo "char" sem maiores perfumarias...
Torço para que alguém bem ousado tente isso um dia e trace o caminho das pedras pra galera :D
Acho um exercício interessante para a galera que manja de mecânica levantar a possibilidade de, no caso de uma eventual quebra do AL4, realizar a troca de todo o conjunto pelo câmbio usado atualmente nos peugeot 308/408 e no C4 Lounge para o mesmo motor 2.0 flex do C4 Hatch e do C4 PALLAS.
Espero realmente nunca passar por isso, mas quando comprei meu C4 BVA eu já sabia da fama do AL4, ou seja, dá pra esperar de tudo!
Que tipo de adaptações esse tipo de troca demandaria? Pelo fato do AL4 ainda ser vendido na mesma plataforma do 308/408, tenho algumas esperanças de ser relativamente "plug and play", salvo proporções óbvias. Provavelmente, por ser uma "evolução" do AL4 da PSA, eu imagino que as montadoras possam ter encomendado para a Aisin alguma solução com interfaces IN/OUT (lógicas) idênticas, para não ter custos de adaptação em outras partes dos carros.
Não tenho nem ideia onde fica a central lógica que comanda as trocas das marchas... mas imagino que seja algo dentro do próprio conjunto. Provavelmente o conta-giros que mostra a marcha atual embaixo não seja compatível, mas tudo é possível, vai que a central do câmbio só manda um valor tipo "char" sem maiores perfumarias...
Torço para que alguém bem ousado tente isso um dia e trace o caminho das pedras pra galera :D
-
- Membros
- Mensagens: 35
- Registrado em: 17 Set 2013, 14:30
- Estado: SC
- Cidade: São Francisco do Sul
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Re: [hipótese] em caso de quebra, trocar AL4 por AT6 (AISIN)
Isso é uma possibilidade muito interessante!
-
- Membros
- Mensagens: 416
- Registrado em: 05 Jul 2011, 18:56
- Estado: GO
- Cidade: Anápolis
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
[hipótese] em caso de quebra, trocar AL4 por AT6 (AISIN)
Falei isso aqui no forum um tempo atras. Conheço um mecanico da citroen e ele acha q o maior problema seria a parte eletronica (nap lembro bem como ele falou) mas tipo isso. Ainda mais pq o c4 lounge 2.0 e o msm motor dos 2.0 dos nossos c4. Dificil e achar alguem pra começar um projeto desses ne...tdf escreveu:Bom dia!
Acho um exercício interessante para a galera que manja de mecânica levantar a possibilidade de, no caso de uma eventual quebra do AL4, realizar a troca de todo o conjunto pelo câmbio usado atualmente nos peugeot 308/408 e no C4 Lounge para o mesmo motor 2.0 flex do C4 Hatch e do C4 PALLAS.
Espero realmente nunca passar por isso, mas quando comprei meu C4 BVA eu já sabia da fama do AL4, ou seja, dá pra esperar de tudo!
Que tipo de adaptações esse tipo de troca demandaria? Pelo fato do AL4 ainda ser vendido na mesma plataforma do 308/408, tenho algumas esperanças de ser relativamente "plug and play", salvo proporções óbvias. Provavelmente, por ser uma "evolução" do AL4 da PSA, eu imagino que as montadoras possam ter encomendado para a Aisin alguma solução com interfaces IN/OUT (lógicas) idênticas, para não ter custos de adaptação em outras partes dos carros.
Não tenho nem ideia onde fica a central lógica que comanda as trocas das marchas... mas imagino que seja algo dentro do próprio conjunto. Provavelmente o conta-giros que mostra a marcha atual embaixo não seja compatível, mas tudo é possível, vai que a central do câmbio só manda um valor tipo "char" sem maiores perfumarias...
Torço para que alguém bem ousado tente isso um dia e trace o caminho das pedras pra galera :D
- jonathansiqueira
- Membros
- Mensagens: 247
- Registrado em: 28 Ago 2012, 20:48
- Estado: SP
- Cidade: Santo André
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: [hipótese] em caso de quebra, trocar AL4 por AT6 (AISIN)
Se funcionar quero acompanhar este post
-
- Membros
- Mensagens: 104
- Registrado em: 04 Ago 2011, 12:51
- Estado: RJ
- Cidade: Niterói
- Veiculo: Outros
Re: [hipótese] em caso de quebra, trocar AL4 por AT6 (AISIN)
Se a CCS já pede R$10.000 pelo AL4 imagine o AT6 :(
-
- Membros
- Mensagens: 306
- Registrado em: 11 Jan 2013, 02:11
- Estado: PE
- Cidade: Recife
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático
- Localização: Recife - PE
Re: [hipótese] em caso de quebra, trocar AL4 por AT6 (AISIN)
Eles não vendem... para você comprar qualquer peça, eles pedem o chassi do seu carro, que só vai ter peças originais dele liberadas. Você tem que ter caminhos lá dentro para comprar algo sem chassi de carro. Mesmo mecânico de oficina é perguntado o chassi ou placa do carro. Sem essa informação, não fazem a venda. Já tentei pesquisar a compra dessa caixa de câmbio. Conversei muito com o chefe de oficina daqui, que me conhece bem por causa da história do meu carro, já relatada em outro tópico... Ele disse que essa adaptação nem é cogitada pela Citroën porque o sistema elétrico da BSI do Hatch é diferente da do Lounge. Mesmo a incompatibilidade com o mostrador seria suficiente para impedir a instalação, porque o sistema não permitira a troca para marchas acima da quarta, já que o mostrador não acompanharia.caldas escreveu:Se a CCS já pede R$10.000 pelo AL4 imagine o AT6 :(
Ainda assim, quero acompanhar esse tópico com cuidado, porque, se for possível, e valer a pena, eu troco a minha caixa de câmbio. Tenho certeza que esse carro vai ficar outro se rolar essa troca.
-
- Membros
- Mensagens: 31
- Registrado em: 14 Mai 2010, 08:19
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Contato:
Re: [hipótese] em caso de quebra, trocar AL4 por AT6 (AISIN)
O problema é que para a troca do cambio, não depende apenas em si do cambio propriamente dito, mas da central já que além de guardar as configurações de motor e cambio (mesmo o cambio AL4/AT8 é super flexivel em configuração).
Além do que, o painel do carro hoje tem apenas disposição de display até 4 marchas. O que dá esperanças é o fato do modelo do C4 Tendance ter display em ambar e fonte caracteristica da marca. Um dos pontos que podem ser positivos é o fato de usar um computador de bordo central semelhante. Isso já ajuda e dá pistas que a possibilidade é grande de se ter.
O problema é o fato de ver se seria possível se o seletor de marchas, cambio, instalação, disposição do cambio, coxins (esse possivelmente adaptado) e por fim a central de eletronica conseguiria ser adaptada.
Numa boa? Essa "brincadeira" só seria "saudavel" e possível se houver um C4 Lounge ou 408 com PT (comprado) para testar a adaptação. Mas também... quem conseguir fazer, ganhará muito dinheiro com isso.
O problema é que comprar um cambio não é digamos.... facil.
Além do que, o painel do carro hoje tem apenas disposição de display até 4 marchas. O que dá esperanças é o fato do modelo do C4 Tendance ter display em ambar e fonte caracteristica da marca. Um dos pontos que podem ser positivos é o fato de usar um computador de bordo central semelhante. Isso já ajuda e dá pistas que a possibilidade é grande de se ter.
O problema é o fato de ver se seria possível se o seletor de marchas, cambio, instalação, disposição do cambio, coxins (esse possivelmente adaptado) e por fim a central de eletronica conseguiria ser adaptada.
Numa boa? Essa "brincadeira" só seria "saudavel" e possível se houver um C4 Lounge ou 408 com PT (comprado) para testar a adaptação. Mas também... quem conseguir fazer, ganhará muito dinheiro com isso.
O problema é que comprar um cambio não é digamos.... facil.
-
- Membros
- Mensagens: 41
- Registrado em: 21 Jan 2014, 21:53
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
Re: [hipótese] em caso de quebra, trocar AL4 por AT6 (AISIN)
E a troca pelo manual é mais facil?
-
- Membros
- Mensagens: 31
- Registrado em: 14 Mai 2010, 08:19
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
- Contato:
Re: [hipótese] em caso de quebra, trocar AL4 por AT6 (AISIN)
É mais facil pois o carro já tem a opção manual de fabrica. Entretanto, o gasto que terá para a conversão não será dos mais baratos e então surge a pergunta: Não vale a pena pensar na manutenção do cambio AL4?Badudf escreveu:E a troca pelo manual é mais facil?
-
- Membros
- Mensagens: 41
- Registrado em: 21 Jan 2014, 21:53
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
Re: [hipótese] em caso de quebra, trocar AL4 por AT6 (AISIN)
eds2000 escreveu:É mais facil pois o carro já tem a opção manual de fabrica. Entretanto, o gasto que terá para a conversão não será dos mais baratos e então surge a pergunta: Não vale a pena pensar na manutenção do cambio AL4?Badudf escreveu:E a troca pelo manual é mais facil?
Entendo, mas seria um gasto unico, sem eventuais manutenções.